Já pensou em utilizar a Black Friday para atrair mais pessoas ao seu evento? Pois é, essa pode ser uma excelente estratégia de divulgação para melhorar suas vendas.
A Black Friday, de acordo com a versão mais aceita, surgiu na Pensilvânia como uma gíria policial que se referia ao intenso movimento de carros e pessoas no início da temporada de compras para o Natal. No Brasil, a Black Friday só chegou em 2010, adotada, inicialmente, pelas lojas online, mas que tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros e não só no comércio virtual. E pode durar até um mês, ou seja, mais chances de vendas!
Ano passado, de acordo com a organizadora oficial do evento e a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), as vendas foram entre R$ 2,2 e 2,5 bilhões. E aí, quer ficar de fora desses números? Se não, continua lendo que agora vão começar as dicas!
1- Seu evento precisa aderir a Black Friday
Parece um pouco óbvio, mas não é! Seu evento precisa aderir a Black Friday como estratégia de vendas. Ou seja, é preciso que você e sua equipe pensem em tudo que será necessário para divulgar e vender, antes e durante esse período.
Pense nas ofertas que podem ser oferecidas, quais vantagens os inscritos terão, quais os pacotes de descontos serão dados, quais as melhores maneiras de divulgação, entre outros detalhes. Sem dúvidas, uma boa estratégia fará toda a diferença!
2 – Crie uma rede de afiliados para divulgar e vender
Quanto maior a divulgação e o número de pessoas ajudando nas vendas, maiores as chances de sucesso. Por isso, encontrar parceiros para te ajudar, diretamente, na divulgação e vendas pode ser uma ótima estratégia.
A Doity, por exemplo, é uma plataforma de eventos que oferece a possibilidade de, além de gerenciar todo o evento, criar uma rede de parceiros para vender inscrições. Ela funciona da seguinte maneira: cada inscrição vendida por um parceiro cadastrado gerará uma comissão para ele. Sensacional, não é?
Imagina só como isso pode impulsionar suas vendas e ainda atrair mais visibilidade para o seu evento!
3 – Crie lotes promocionais e cupons de desconto
Uma outra estratégia que pode impulsionar suas vendas é fazer surgir o senso de urgência de compra nas pessoas, de forma que a tomada de decisão seja feita com mais rapidez. Isso pode ser feito através de um primeiro lote promocional que ofereça um bom desconto, mas com inscrições limitadas e, claro, um prazo curto para essas vendas.
Ah, outra opção para acelerar as vendas é oferecer cupons de desconto. Eles são ótimos para chamar a atenção e despertar o interesse em participar do evento, afinal, quem é que não gosta de receber um desconto legal, não é? E depois de definir esses detalhes é só investir em uma boa divulgação!
4 – Lance descontos progressivos
Não entregue todo o ouro de uma vez! É importante organizar como irá dispor os descontos, quais os prazos e qual a melhor forma de disponibilizá-los. Você pode, por exemplo, criar descontos para quem se inscrever em dupla, trio ou em equipe, e a depender do seu tipo de evento, oferecer descontos para empresas também.
5 – Aproveite as redes sociais para divulgar
O ambiente digital precisa ser o principal meio de divulgação do seu evento. Afinal de contas, é lá que você irá vender as inscrições. E que lugar melhor para encontrar todos os possíveis inscritos do seu evento, que nas redes sociais?
Por isso, use bastante o Facebook, Twitter e, principalmente, o Instagram, hoje uma das redes sociais de maior alcance no país. Ah, vale investir em patrocínio de posts para alcançar mais pessoas e aumentar as probabilidades de vendas. E não se preocupe em grandes orçamentos, escolha o valor de acordo com suas finanças, mas não deixe de fazer!
6 – Faça parcerias
Uma outra estratégia para conseguir mais visibilidade para as ofertas da Black Friday do seu evento é fazer parcerias com influenciadores. Como estamos falando do meio digital, nada melhor que entrar em contato com digitais influencers, personalidades que atuam nesse meio, capazes de gerar curiosidade e atrair atenção.
Claro que essas pessoas ou a pessoa escolhida precisa ter um perfil que harmonize com a ideia do evento ou que trabalhe para um público que consuma o tipo de conteúdo que será tratado por lá.
7 – Tenha uma carta na manga
Uma jogada extra pode fazer a diferença no resultado final da sua estratégia! Principalmente para o caso do seu evento não conseguir boas vendas e você achar que o número de participantes pode, por exemplo, comprometer o sucesso do evento.
Por isso, tenha algo preparado para chamar atenção, como divulgar o palestrante principal ou alguma atração importante, como um show musical, apresentação cultural, stand up, ou qualquer outra atividade que combine com a proposta do evento.
8 – Por que não aproveitar para economizar também?
Ah, essa época pode ser uma excelente oportunidade, não apenas para lucrar, como para economizar também. Como?
Fique de olho nos sites que vendem equipamentos necessários para a realização do seu evento, e até mesmo serviços que possam ofertar descontos nessa época do ano. Até porque você já sabe: organizar um evento envolve gastos e investimentos que, a depender do porte do evento, podem ser altos. Então, nada melhor que estar atento e saber pesquisar.
Assim, você aumentará as chances de oferecer a melhor experiência para os participantes! Agora, que tal colocar as dicas em práticas e se preparar para realizar um evento de sucesso, como todo organizador quer? E se quiser nossa ajuda, baixe a planilha de orçamento, anota, acompanha todas as finanças e começa fazendo a coisa certa!