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7 erros que atrapalham a venda das inscrições do seu evento

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Para conseguir ter sucesso com a venda das inscrições é preciso percorrer o caminho certo. Uma ótima maneira para se alcançar esse objetivo é trabalhar a partir dos erros já cometidos por outras pessoas e até mesmo por você.

Pensando nisso, separamos os erros mais comuns que acontecem durante a organização de eventos e que comprometem, diretamente, as vendas das inscrições.

Então, muita atenção! Leia o texto e tente identificar quais erros podem estar presente na sua realidade de organizador e, claro, o mais importante, procure eliminar cada um. Vamos lá?

1. Site do evento mal construído

O primeiro erro que destacamos é o descuido com a construção do site. Sim, esse é um detalhe muito importante! É lá que você vai apresentar seu evento e conseguir reunir o maior número de interessados para vender inscrições.

A má disposição das informações pode dificultar a visualização da página e até fazer com que o usuário não consiga chegar ao botão de inscrição. O problema se repete quando o caminho até a parte de inscrições é muito longo e complicado, e ainda exige o preenchimento de extensos formulários de inscrição.

Para te ajudar ainda mais nessa parte, confira esse texto que fizemos para explicar como fazer um site ideal para eventos. Vale a pena dá uma olhada!

2. Facilidade e formas de pagamento

Um erro que também é muito cometido durante a venda das inscrições, é não oferecer condições de pagamentos e um processo simples de compra.

O site pode ser sim o principal meio de vendas das inscrições. Com ele você dispensa os outros pontos de venda, pois tudo fica centralizado em um só lugar, o que dá liberdade para oferecer condições de pagamento mais práticas, como cartão de crédito parcelado,débito e boleto bancário.

Por isso, faça o que puder para facilitar o caminho do o usuário ao fazer a inscrição e cuide para que nada atrapalhe esse propósito.

3. Muito trabalho operacional e pouco foco na estratégia

Já parou para pensar em como você perde tempo com todas as atividades manuais da rotina de organização? Pode não parecer, mas esse é um dos erros que mais atrapalham o processo de vendas.

Isso porque preencher formulários, infinitas listas, fazer todas as inscrições de forma manual, conferir os depósitos bancários, um a um, manter a comunicação com cada participante, entre outras tarefas , acaba sugando todo o tempo que deveria ser empregado no marketing do evento.

Se esses processos forem automatizados, você terá como focar em estratégias para vender mais – o que inclui planejamento, uma boa programação, nomes importantes da área,como também trabalhar toda a parte de divulgação e comunicação.

4. Falta de estratégia de marketing e vendas

Como falamos acima, o foco no trabalho prático pode fazer com que você esqueça de como é importante rever as estratégias de marketing e vendas – isso se você já parou para defini-las, caso não, corre porque já passou da hora!

Definir o público-alvo, como também os canais de vendas, é indispensável para direcionar a venda de inscrições e assim atingir as pessoas certas.

Hoje, com a atuação massiva das redes sociais é preciso pesquisar e procurar investir em campanhas de divulgação, como também conquistar os parceiros ideais.

5. Não construir uma programação atrativa

Para que as pessoas sintam vontade de se inscrever no seu evento é preciso cuidar para que a programação seja atraente.

Assim, evite trazer palestrantes comuns em eventos similares, ou palestrantes que já vieram em outras edições – se essa não for a primeira edição – ou aqueles que não sejam consoantes com a proposta do evento, mesmo que ofereçam facilidade de logística (não vale a pena economizar nesse momento e deixar de lucrar depois).

Também procure fugir de temas desatualizados e programações longas que não tenham pausas estratégicas. Pense também em atividades complementares que somem ao tema principal – quem não gosta de um “algo a mais”, não é?

6. Palestrantes de destaque

Não investir em palestrantes de renome pode ser um dos erros que atrapalhe a venda das inscrições. Sim, isso mesmo! Não pense que essa seja apenas uma questão de status, pois é uma das formas mais seguras de atrair participantes.

Esse palestrantes não precisam ser, necessariamente, famosos, mas pessoas de referência sobre o tema do evento. Invista nessas pessoas, que podem ser até mesmo um digital influencer – claro que se harmônico à proposta do evento.

Além de atrair um público ainda maior, usar essa técnica pode ajudar a conferir, cada vez mais, autoridade ao seu evento.

7. Não emitir certificado

O evento pode ser excelente, trazer palestrantes renomados e oferecer uma estrutura incrível, mas se não oferecer certificação da carga horária, certamente, perderá boa parte do seu potencial público.

Isso porque, a composição do currículo lattes é muito importante na vida acadêmica, tanto para professores como para alunos. Já as horas flexíveis são essenciais e cobradas para complementar os estudos da universidade.

É preciso pensar em como facilitar a entrega e disponibilização desses certificados, caso contrário, essa será mais uma etapa que exigirá tempo e dedicação – e lembra que é preciso direcionar esse tempo para outras tarefas, não é?

Uma excelente opção é investir em certificados online, que podem ser entregues assim que o evento termine, encaminhados diretamente para o email do participante, com a possibilidade de download para impressão.

#DicaDoity: Se o seu evento é acadêmico e você vai precisar organizar toda a parte de submissão de trabalho científicos, confira esse post e descubra 6 razões pelas quais uma plataforma de eventos pode te ajudar muito nesse processo!

Se você já cometeu alguns desses erros, ainda é tempo de consertá-los, se não, fique atento! Lembre-se que o mais importante agora é procurar resolvê-los, o contrário pode deixar você longe do sucesso que sonha para o seu evento!

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Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens