Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

6 dicas de como conseguir um emprego depois da faculdade

como-conseguir-um-emprego

Depois de se destacar na faculdade, é hora de você brilhar no mercado de trabalho. No entanto, considerando que a situação socioeconômica do país não é muito favorável e que a alta taxa de desemprego persiste, é necessário fazer uma avaliação atualizada da área em que se pretende atuar, a fim de encontrar as melhores maneiras de como conseguir um emprego e evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Além de saber a média salarial paga na carreira que você escolher, é importante descobrir, por exemplo, quais as demandas do mercado para a atuação dos  profissionais da sua área ou ainda descobrir quais os principais critérios considerados durante um eventual processo seletivo na sua área.

Ou seja, não se pode exigir um salário alto e nem dizer que não possui habilidades suficientes para uma ocupação no seu ramo. É preciso mostrar serviço e saber encontrar um bom emprego.

Quer saber mais? Acompanhe este texto e conheça 6 dicas para ser eficiente no seu processo de busca de emprego loga após concluir a faculdade. Confira!

1. Elabore um bom currículo

Durante a graduação você deve ter se preocupado muito em manter atualizado o seu currículo lattes, principal portfólio acadêmico-científico. Depois de se graduar, a preocupação é com o outro currículo: o profissional ou curriculum vitae, que deve ser muito bem elaborado, pois será o seu cartão de visitas na procura por uma vaga de emprego.

Para que o recrutador se interesse pelas informações que estão contidas nele, é importante que ele seja bem apresentável. Sendo assim, elabore o seu currículo de forma muito criteriosa. Seja objetivo na descrição das suas experiências e coloque foto só se for solicitado pela empresa.

2. Faça uma especialização na área

Tudo bem que você acabou de sair da graduação direto para o mercado de trabalho, mas ter conhecimento especializado deixou de ser um diferencial, para se tornar um requisito fundamental e urgente. Afinal, para ocupar um espaço de destaque no mercado de trabalho, é preciso adquirir outras habilidades e, principalmente, conhecimentos diferenciados. As organizações precisam de profissionais com domínio de conteúdos específicos, capazes de lidar com as complexidades de uma determinada função com precisão.

Nesse sentido, que tal investir em uma qualificação mais aprofundada por meio de mestrado? Essa é uma oportunidade de ser formar como especialista no seu ramo. E não precisa faz isso no Brasil. Um mestrado sanduíche, por exemplo, é a oportunidade de estudar no exterior e agregar muito valor ao currículo, além de obter experiência cultural transformadora.

Mas se no momento um mestrado não estiver tão acessível, tente investir em cursos de qualificação, especialização ou MBA, que costumam ter menor duração e que, apesar de mais baratos, ainda podem manter você atualizado e melhorar suas competências profissionais. Hoje em dia, há uma gama de cursos que podem ser feitos. Aposte nos cursos on-line e obtenha conhecimento onde estiver e quando puder.

3. Busque (e mantenha) contatos profissionais da área

Sabe aquele colega de faculdade que trabalha numa importante empresa da sua área? Que tal perguntar para ele se existe alguma oportunidade para você lá? Quem mantém uma rede de contatos ativa tem mais acesso a novas oportunidades e de fazer seu marketing pessoal, destacando-se no mercado de trabalho.

Assim, além de fazer esses contatos com pessoas conhecidas, aventure-se em participar de eventos corporativos, feiras e palestras da sua área. Esse tipo de contato pode causar uma boa impressão e abrir novas portas para você. Ou seja, aproveite esses encontros para fazer um excelente networking profissional, aumentando as chances de conquistar um emprego.

4. Faça cadastro em sites de emprego

Também vale a pensa usar a internet para conseguir um emprego. Hoje em dia, há uma variedade de sites específicos para seleção de candidatos e preenchimento de vagas. A maioria mantém um banco com dezenas ou centenas de vagas, atualizadas diariamente ou, pelo menos, com periodicidade. É possível tanto  fazer um cadastro gratuito quanto aproveitar os serviços especiais de uma conta paga.

Quando estiver em um site de emprego, faça pesquisa por região, título da vaga, cargos da empresa etc. Aproveite ainda para anexar seu currículo. Esse é um ótimo caminho de como conseguir um emprego. A Catho e a Empregos são exemplos de plataformas ou sites de empregos em que você pode procurar uma vaga de emprego.

5. Aposte nas redes sociais

Além dos sites de emprego, a internet pode ser uma aliada na procura de um emprego também por meio das redes sociais. Você sabia que o Facebook não serve somente para se conectar aos seus amigos e ficar sabendo o que está acontecendo no Brasil e no Mundo? Essa rede social oferece também a possibilidade de criar grupos que divulgam vagas em determinadas áreas de atuação.

Por exemplo, você pode procurar tanto um grupo que divulgue oportunidades na sua cidade quanto em qualquer região do país. Participe desses grupos. Muitas empresas costumam publicar as vagas mais quentes nesses espaços.

Também é importante ter (e manter) um perfil atualizado no LinkedIn. Diferente do Facebook, essa é uma rede social exclusivamente voltada para relacionamentos de trabalho. Você poderá criar conexões com profissionais de várias áreas, além de ter acesso a conteúdos inspiradores sobre carreira e trabalho – além de aprender mais, se atualizar com ótimos conteúdo,

Além disso, você pode montar o seu currículo, criar conexões com outros profissionais e contatar empresas.

Por isso, é importante não deixar o seu perfil desatualizado nessa plataforma, pois não soa como algo positivo para os recrutadores. Afinal, eles costumam analisar seus futuros candidatos a partir de informações atualizadas nessa rede social. Mantenha suas informações atualizadas e aumente as chances de conquistar um emprego.

6. Preencha o “Trabalhe Conosco” dos sites das empresas

Outra forma de pleitear um emprego é visitando os sites de empresas nas quais você tem interesse em trabalhar. Na seção “Trabalhe Conosco” do site, é possível cadastrar seu currículo ou deixar algum contato.

Aproveite também para conhecer os valores e a missão da empresa e pesquisar mais sobre a organização, para ter certeza de que é ali mesmo que você quer começar sua carreira.

Essas foram algumas dicas de como conseguir um emprego depois que sair da faculdade. Mas para que você tenha um currículo de destaque, vai ser preciso recheá-lo de experiências. Que tal começar com a organização de um workshop impactante e envolvente? Organizando eventos desse tipo, você adquire expertise, demonstra habilidades e também tem a chance de trabalhar com pessoas incríveis.

Quer saber mais novidades sobre como conseguir um emprego e se manter atualizado sobre o mercado?! Assine nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos!

Receba os melhores conteúdos

Assinando a nossa newsletter você tem acesso a materiais e dicas exclusivas sobre vida acadêmica e organização de eventos. Não perca!



    nv-author-image

    Juliana Souza

    Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.