Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

11 cursos online que são essenciais para quem está na faculdade

Por Isabella Campos, Udemy

Cursar a graduação em uma universidade já ocupa boa parte da rotina de um universitário. É preciso se dedicar aos estudos e, por vezes, conciliá-lo com estágio, trabalho, vida pessoal, entre outras atividades.

Mas para quem quer se destacar na profissão escolhida, é preciso ir além do que é passado em sala de aula. Se você é um universitário que está em busca de um lugar no mercado de trabalho, existe um caminho que você já pode começar a trilhar.

Um bom profissional se destaca por conta de suas habilidades extracurriculares. Por isso, indicamos 11 cursos online que são essenciais para quem precisa trabalhar as habilidades interpessoais não só na universidade, mas também para conquistar as diferenças tão buscadas pelas grandes empresas em um currículo. Vamos nessa?

Currículos e entrevistas

O primeiro passo para um universitário conquistar seu lugar no mercado de trabalho é com a apresentação de um bom currículo e, claro, se comportando adequadamente em uma entrevista.

Hoje em dia, com o advento da internet, ter um perfil no Linkedin é essencial para atingir ambos os objetivos. Com um perfil atrativo e com as informações certas, você cria laços não só com outros profissionais, mas também fica disponível para que as empresas cheguem até você – o que pode render uma entrevista para uma vaga que tenha tudo a ver com o seu perfil.

Para saber como explorar o potencial do Linkedin e construir uma carreira de sucesso – mesmo estando na faculdade! – ​é só clicar aqui!

Outros cursos para quem quer ir além:

1. ​ Como construir um currículo de sucesso
2.  Treinamento: como se comportar em entrevistas de emprego

Ferramentas

Quem nunca colocou no currículo aquele curso de excel ou de inglês que, na verdade, nunca fez?

É hora de deixar essa gambiarra para trás. Empresas estão em busca de profissionais cada vez mais multifuncionais – e isso significa que as suas habilidades devem ser reais.

Habilidades como trabalhar com planilhas, compilar e automatizar dados, e até mesmo montar uma boa apresentação são essenciais no dia a dia de qualquer instituição.

Portanto, não vale só fingir que sabe mexer no Excel: você só vai se destacar se tiver de fato essa habilidade. Para desenvolvê-la de forma completa, ​clique aqui!

Outras habilidades para quem quer ir além:

3. Excel Completo
4. G Suite: ferramentas do Google
5. Como fazer uma apresentação de impacto no PowerPoint
6. Pacote Office Essencial

Habilidades interpessoais

Já viu por aí que um dos principais requisitos das empresas que estão buscando por um funcionário é o que chamam de ​soft skills?

Elas nada mais são do que habilidades interpessoais, que diferem candidatos em um processo seletivo. Imagine só: se todo mundo está concorrendo para uma vaga de analista de sistema, é de se esperar que todas essas pessoas tenham uma formação acadêmica na área proposta, certo?

Então como é que os recrutadores vão diferenciar um candidato do outro e ver qual é o melhor para a vaga ofertada?

Aí é que entram as habilidades interpessoais. Os candidatos mais propensos a conquistar o emprego são aqueles que possuem capacidade comunicativa, de se relacionar com outras pessoas, de trabalhar em equipe, de ser produtivo, entre muitas outras.

Ou seja, habilidades que não podem ser mensuradas, mas que no dia a dia de uma empresa, fazem
toda a diferença.

Outros cursos que vão desenvolver suas habilidades interpessoais:

7. Guia completo da alta produtividade
8. Curso completo de inglês

Empreendedorismo

Se engana quem acha que ser empreendedor é o mesmo que ser empresário. As duas coisas podem andar juntas, claro, mas o empreendedorismo está muito mais ligado à inovação. É a arte de conseguir implementar mudanças e outras iniciativas, mas também a de prever e arcar com os riscos.

Já deu pra ver que essa habilidade é quase que fundamental para funcionários de qualquer organização, né?

Portanto, ter no seu currículo cursos ou qualquer outro envolvimento com empreendedorismo é uma boa forma de se destacar. Já pensou em aprender sobre o assunto com alguém que é expert na área? ​ Esse curso te ajuda nisso!

Você também pode aprender sobre empreendedorismo com o curso:

9. Fast MBA: empreendedorismo, negócios e startups na prática.5. TCC nota 10

TCC nota 10

Não dá pra deixar de lado a indicação de um curso que vai ajudar o universitário a concluir seu maior desafio na universidade: o TCC.
Desenvolver e apresentar um trabalho de conclusão de curso não é tarefa fácil, mas seguindo as dicas certas, é possível descomplicar o processo.

Para isso, é preciso saber como montar um bom grupo, como escolher um orientador, como agir com ele no processo de decidir o tema da sua monografia, entender o que se esperar do trabalho e muitas outras coisas que você pode aprender com um​ curso completo sobre como desenvolver um TCC de sucesso.

Para apresentar um bom TCC, você também pode conferir os cursos:

10. Como apresentar trabalhos acadêmicos
11. Como formatar um Trabalho de Conclusão de Curso

Agora é hora de iniciar os cursos e se preparar para dar um up ​na sua vida universitária e profissional. Quer saber 7 dicas práticas para se destacar ainda mais na faculdade? Confere esse post! 

nv-author-image

Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.