Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Como fazer o currículo Lattes: aprenda com esse passo a passo

como-fazer-o-curriculo-lattes

Antigamente, concluir uma graduação era o fim da jornada dos estudos. Só que os tempos mudaram. Agora quem termina uma graduação já está pensando no curso de extensão, no mestrado e no doutorado — tudo para conquistar uma posição melhor no mercado de trabalho ou até mesmo para seguir carreira acadêmica. Independentemente do motivo de continuar os estudos, uma exigência é igual para todos: criar um currículo Lattes.

“O que é, exatamente, o tão famoso currículo Lattes?”, você pode estar se questionando. Neste post, vamos esclarecer suas dúvidas e você ficará por dentro de assuntos como:

  1. O que é o Currículo Lattes
  2. Saiba como o currículo Lattes pode agregar na vida profissional
  3. 7 passos para publicar o seu Currículo Lattes de qualidade
  4. Atualizar o seu currículo Lattes 
  5. Como achar o meu Currículo Lattes?
  6. Qual a diferença entre currículo lattes e vitae

O que é currículo Lattes

Para entender a função do Lattes no presente, é preciso entender seu passado. Antes, os dados de docentes, pesquisadores e discentes do todo o Brasil eram armazenados em formulários de papel. Naquela época, a lentidão dos processos era bastante comum.

Contudo, isso mudou em 1999, quando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou o sistema do currículo Lattes. A plataforma online foi criada com o objetivo de integrar em uma única base nacional os dados de todos os profissionais de diversas áreas do conhecimento.

Atualmente, o CNPq usa a plataforma principalmente para realizar a concessão de bolsas para pesquisas. Além disso, instituições usam o Lattes como requisito para ingresso em cursos de mestrado e doutorado. Há ainda agências e órgãos públicos que recorrem ao sistema para analisar e aprovar perfis profissionais.

Além de ser o principal sistema para bolsas de pesquisas e ingresso em cursos, a plataforma Lattes fortalece a conexão entre instituições e pesquisadores e preserva a memória das pesquisas desenvolvidas no Brasil.

Saiba como o currículo pode agregar na vida profissional

Quem pretende ingressar em um curso de mestrado e conseguir uma bolsa de pesquisa precisará de um currículo Lattes. Acontece, como já mencionado, que ele é requisito para ingresso em cursos de pós-graduação em instituições públicas e privadas e para a concessão de bolsas de pesquisas.

Conheça as melhores ferramentas pra te ajudar na faculdade

Separamos as principais ferramentas que vão te dar mais produtividade, trazer mais conhecimento e fazer você ter melhores resultados na faculdade

Ver ferramentas

Dessa forma, quem possui um currículo Lattes de qualidade, ou seja, bem escrito, sem erros e bem detalhado, acaba se destacando nas oportunidades acadêmicas e profissionais. “Não é mais fácil ter um LinkedIn?”, talvez você pense. A resposta é não. Ocorre que, diferentemente do Lattes, o LinkedIn é uma rede social que visa promover o networking e as oportunidades de trabalho. Ou seja, quem realmente quer atuar na vida acadêmica deve priorizar o Lattes.

Como se faz um Currículo Lattes?

Fazer o Currículo Lattes não é uma tarefa complicada, como muitos pensam. Preparamos os passos abaixo para você entender todo o processo e publicar o seu currículo!

7 passos para montar um currículo de qualidade

1. Cadastro básico

Acesse a plataforma Lattes. Em seguida, clique em “cadastrar novo currículo”. Na página aberta, insira a nacionalidade e o e-mail, crie uma senha e digite os caracteres que você vê na imagem. Após concluir essa etapa, é só clicar no ícone “próximo”.

como fazer o currículo lattes

2. Informações pessoais

Na página seguinte, é necessário preencher todos os dados pessoais corretamente e inserir uma foto. Lembre-se de usar uma foto mais formal: por ser uma plataforma séria, usar uma foto estilo selfie no Lattes não é a melhor escolha.

Concluindo essa etapa, é só seguir adiante. Na próxima aba, você deve informar o endereço e contato tanto pessoal quanto profissional.

3. Formação acadêmica

Essa etapa é uma das mais importantes: é necessário falar sobre sua formação acadêmica. Insira o nome da instituição, curso, ano de início e conclusão. Caso já tenha uma graduação, mestrado ou doutorado, é necessário informar o título da dissertação/tese e nome completo do orientador.

4. Atuação profissional

A quarta etapa também merece bastante atenção. Nessa fase, insira suas informações profissionais, caso você já esteja atuando na área. Caso contrário, é só seguir adiante.

5. Área de atuação

Para finalizar, deve-se inserir a área de atuação e também as habilidades linguísticas. No campo de idiomas, há três opções. Caso tenha fluência em mais idiomas, insira apenas os que mais domina. Em cada um deles especifique a fluência na leitura, escrita, compreensão e fala.

6. Confirmação dos dados

Ao clicar em seguir, a próxima tela mostrará os dados cadastrados. É indispensável realizar uma leitura atenta e conferir cada informação inserida para que não haja erros.  Caso encontre algum problema, é só editar. Após analisar todos os dados, clique em “enviar ao CNPq”. Assim, o currículo estará no banco de dados em até 24 horas.

7. Atualização do currículo

É fundamental gerar atualizações constantes ao currículo. A primeira deve ser realizada logo após o cadastro no banco de dados. Acontece que o cadastro inicial só solicita informações básicas. Para inserir informações complementares, como eventos, congressos, palestras ministradas, trabalhos, grupos de pesquisas, projetos, artigos e cursos de extensão, é necessário realizar a atualização.

Para isso, é só entrar na plataforma e clicar em “atualizar currículo”. Na página que abrir, insira seu CPF ou e-mail, senha e clique em “acessar”. Entrando na parte de edição, é tudo muito intuitivo: é só clicar nos ícones que você quer editar — formação, eventos, projetos, entre outros.

Um alerta indispensável para quem vai atualizar o Lattes é não esquecer de atualizar também o texto inicial. Inclusive, o texto inicial “sobre mim” deve ser formal, escrito sem erros e apresentar de forma resumida as experiências acadêmicas e profissionais. Para editá-lo é só ir até a barra principal, clicar em “dados gerais” e “texto inicial” do currículo.

Outro adendo é que quem pretende ingressar em cursos de pós ou conquistar uma bolsa de pesquisa precisa manter o currículo sempre atualizado. Afinal, ele será um dos critérios de avaliação. Caso o Lattes esteja desatualizado, é possível até perder uma oportunidade, por exemplo.  Assim, mais uma vez: sempre que participar de eventos ou concluir um projeto, insira imediatamente as informações na plataforma.

#DicaDoity: E por falar em eventos, você sabia que pode deixar sua vida acadêmica ainda mais proveitosa organizando eventos acadêmicos online? Clique aqui e conheça todas as possibilidades que esse universo oferece!

Como achar o meu Currículo Lattes?

Encontrar o seu currículo Lattes é muito simples. Basta acessar o link https://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do, da Plataforma Lattes, e seguir os passos abaixo:

  1. No campo “Buscar por” informe o seu nome completo;
  2. No campo “Nas bases” marque a opção “Demais pesquisadores (Mestres, Graduados,Estudantes, Técnicos, etc.)”;
  3. Clique no botão Buscar

É possível que existam outras pessoas com o mesmo nome que você. Neste caso, a busca vai retornar mais de um resultado e você deve verificar qual dos currículos é o seu.

Qual a diferença entre Currículo Lattes e vitae?

O Currículo Lattes, como já explicamos acima, é um currículo feito na Plataforma Lattes, que é mantida pela CNPq. É um currículo mais acadêmico, embora também seja aceito em alguns contextos do mercado de trabalho, como parcerias para concessões de bolsas em parcerias publico-privado.

Já o currículo vitae é um currículo mais objetivo, mais resumido e é mais solicitado nos processos seletivos de emprego e estágio. O termo “curriculum vitae” vem do latim e significa “trajetória de vida”. Ou seja, é um documento que resume sua trajetória profissional, acadêmica e suas experiências relacionadas com a vaga que você está concorrendo.

Uma boa estrutura para um currículo vitae pode ser essa:

  • Objetivo – qual seu objetivo ao tentar a vaga ? Por que você quer trabalhar nessa empresa?
  • Formação – destaque aqui seus títulos acadêmicos (técnico, graduação, pós, etc);
  • Experiência – detalhe suas experiências profissionais e acadêmicas mais relevantes para o cargo/empresa desejado;
  • Outras atividades – participou de eventos relevantes ou fez cursos que valem ser citados? E aquela viagem/intercâmbio
  • Referências – deixe o contanto de um ex-chefe, professor ou mesmo colega de trabalho para que o RH possa contactar e conhecer referências suas.

Para te ajudar ainda mais, dá uma olhada no infográfico abaixo, elaborado pela Venngage. Nele reunimos, de forma resumida, todo o processo de construção de um currículo na plataforma Lattes:

construindo um currículo Lattes

Seguindo todos os passos ensinados aqui, você já pode cadastrar seu currículo com tranquilidade. Além disso, também poderá enviar o link para conquistar oportunidades com a segurança de que ele realmente mostra suas habilidades e conquistas e está de acordo com as exigências.

Agora que você já sabe como montar seu currículo Lattes, o que acha de continuar lendo informações acadêmicas e de qualidade? Caso tenha gostado da ideia, confira esse post sobre cursos online essenciais para quem está na faculdade! 

nv-author-image

Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.