Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Formulário de inscrição online para o seu evento: como criar

formulário-de-inscrição

O formulário de inscrição é uma das ferramentas mais importantes para organizadores de eventos. Ele é responsável por coletar informações dos participantes. Além disso, criar um formulário online é indispensável para atrair mais pessoas e gerar mais vendas para seu evento. Afinal, realizar essa atividade pela internet facilita muito a sua vida e a do participante, não é mesmo?

O uso de formulários de inscrição online reduz drasticamente o tempo e esforço para coletar informações. Os organizadores de eventos podem acessar as informações enviadas através do link de inscrição, sem a necessidade de processar manualmente pilhas de inscrições em papel. E, se o evento vender ingressos, ainda existe a possibilidade de integração com outras ferramentas como meios de pagamentos online, tornando o processo ainda mais simples.

Pensando nisso, listamos as principais ferramentas para criar um formulário de inscrição online e um link de inscrição, ensinamos como usar e ainda apresentamos as vantagens de cada uma. Assim, você poderá decidir qual a melhor para atender sua necessidade!

A melhor forma de criar formulário de inscrição online para eventos

Se você vai organizar uma palestra, um curso, uma semana acadêmica, ou mesmo eventos de maior porte como congressos e conferências, a forma mais adequada de fazer um formulário de inscrições é utilizar uma plataforma de eventos como a Doity.

Além de criar um formulário de inscrição, a plataforma oferece a possibilidade de você criar um site personalizado para o seu evento, vender inscrições e ingressos online, fazer o check-in dos participantes, receber e avaliar trabalhos científicos, emitir certificados e muito mais. 

Encontre as melhores soluções para a gestão do seu evento!
Crie o site e comece a vender em 5 minutos
Mais de 80 mil eventos em 9 países
Mais de 5 milhões de inscrições

Como criar um formulário de inscrição online na Doity

Primeiramente, você acessa o site da plataforma e clica em criar evento. Após preencher os dados para criação da conta, você deve acessar seu e-mail e clicar no link de ativação. Em seguida, você será direcionado para a área do organizador. Lá, você irá encontrar o espaço para criar um novo evento e utilizar todas as funcionalidades.

A plataforma permite criar um site gratuito para o seu evento, e você pode customizar tanto esse site, escolhendo cores, template, como também personalizar o formulário de inscrição, criando os campos que achar necessário para os participantes responderem.

formulários de inscrição online para seu evento

Pronto! Finalizado o cadastro você terá um site de inscrições como esse exemplo mostrado na imagem acima, com um formulário de inscrições intuitivo e só precisa divulgar o link de inscrição para os participantes.

Como personalizar o formulário de inscrição

Na Doity você pode criar um formulário de inscrição personalizado, para solicitar informações dos mais variados tipos. Aqui estão alguns exemplos de campos que você pode criar para o formulário do site do seu evento:

  • Nome do participante
  • E-mail
  • Telefone
  • CPF / CNPJ
  • Endereço
  • Campos formatados (ex: números, CEP…)
  • Arquivos (PDF, DOC, fotos…)
  • Data
  • Textos
  • Campos de seleção e marcação
  • Informações de pagamento

Ferramentas mais básicas para criar um formulário de inscrição online

Se você precisa criar apenas um formulário básico, onde não é necessário ter um site completo, com informações do evento, programação, palestrantes ou mesmo integração com meios de pagamento, você pode utilizar soluções mais simples como Google Forms ou Typeform.

1 – Google Forms

O Google Forms é a ferramenta mais conhecida para criar formulários e coletar dados e informações. Com ela, você pode criar os campos que deseja e visualizar as respostas recebidas em uma planilha do excel, que fica disponível em seu Google Drive.

Como usar o Google Forms

Para usar essa ferramenta, você precisa ter uma conta no Google. Para acessá-la, você pode pesquisar por Google Drive em seu buscador ou acessar por meio do seu gmail.

Caso você acesse pelo gmail, você deve clicar nos aplicativos e selecionar a opção drive. Em seguida, basta clicar em novo, escolher a opção mais > formulários do google e selecionar se você deseja um formulário em branco ou um modelo existente.

Formulários de inscrição via google forms

O Google Forms é gratuito e possibilita a personalização dos campos com temáticas da plataforma prontas ou de livre edição. Os formulários podem ser pequenos para informações básicas ou grandes contendo diversas perguntas. Além disso, o Google Forms está conectado a sua conta Google.

Feito o formulário, basta divulgar o link de inscrição para o seu público.

2 – Typeform

O Typeform é uma ferramenta onde você pode fazer um formulário de inscrição, pesquisas, criar formulários para feedbacks e outras funções. A plataforma é conhecida pela sua personalização nos formulários. A ferramenta pode ser encontrada também na versão mobile.

Como usar o Typeform

Inicialmente você precisa criar uma conta na plataforma para poder criar os formulários. Após criar a conta, você receberá algumas instruções em vídeo.

Logo após, você deve ir em “Create a new typeform”, depois você pode escolher se quer criar um formulário novo ou utilizar dos modelos prontos.

Se for um modelo novo, você coloca o nome do formulário e depois escolhe o idioma. Em seguida, você terá todas as opções de personalização disponíveis.

Formulários de inscrição

As personalizações nos formulários de inscrição vão desde o design do formulário até as perguntas, com o intuito de humanizar o formulário. Ah, e como a plataforma disponibiliza a versão gratuita, ela também oferece uma paga que libera outras funções de personalização.

Quando não usar Google Docs ou Typeform?

Uma das desvantagem dessas plataformas, é que elas não foram feitas especificamente para inscrições em eventos. Apesar de serem usadas em alguns casos com formulários mais básicos. Outra desvantagem é a falta de controle para, por exemplo, limitar a lista de inscritos ou mesmo vender as inscrições online.

Outra desvantagem é que essas ferramentas não estão integradas a meios de pagamento online e, se você vai vender as inscrições, precisa gerenciar as vendas de forma manual, como numa planilha por exemplo. Além disso, você precisaria fornecer uma conta para depósito ou um meio de pagamento e confirmar os pagamentos manualmente. Isso pode dar um certo trabalho e demandar tempo

Agora que você já conhece as vantagens de utilizar a Doity para criar, não apenas um formulário de inscrição, mas um site completo para o seu evento, que tal criar um evento gratuitamente e conhecer todas as facilidades que a plataforma oferece? 

Vai organizar um evento? A Doity facilita o seu trabalho!

Crie em poucos minutos o site completo do seu evento, com formulário de inscrição, programação, palestrantes, certificados e muito mais!

Criar meu evento
nv-author-image

Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.