Por Larissa Lima, Gestão de Projetos Digitais
Antes, durante e depois. Confira nesta publicação o passo a passo para divulgar um evento via internet e ampliar as inscrições com Marketing Digital. As dicas são da Larissa Lima, fundadora do Gestão de Projetos Digitais, nossa convidada de hoje para ajudar quem deseja saber na prática como criar um planejamento de sucesso.
Já falamos neste post sobre a importância do planejamento de Marketing Digital para o sucesso da divulgação. Hoje, no entanto, seremos ainda mais específicos com o checklist utilizado para levantar a divulgação de um evento utilizando a internet. O passo a passo também inclui o que fazer com a comunicação mesmo após o fim do evento.
Planejamento: o que preparar antes de divulgar um evento na internet
1 – Informações gerais
Para garantir a credibilidade do evento, as informações gerais devem incluir: local, data, principais palestrantes confirmados (não precisam ser todos), preço do ingresso, lotes de venda. Prefira ter esses dados confirmados antes de iniciar a divulgação. Essas garantias vão evitar retrabalho com mudança de arte e perguntas persistentes do público potencial.
2 – Público-alvo
Tenha clareza de quem é o participante esperado do seu evento. Isso vai ajudar a direcionar os canais de anúncio. Cidade onde mora, idade, profissão, faculdades onde estuda e preferências na internet ajudam a direcionar os anúncios para as pessoas que vão se interessar pela sua comunicação. Sem isso, você pode desperdiçar dinheiro ao anunciar para quem não tem interesse no seu evento.
3 – Período de divulgação
Lançamento, contagem regressiva, divulgação de palestrantes, anúncio em grupo do Facebook, divulgação de ingressos por lotes, envio de e-mail. Há várias possibilidades de divulgar um evento a depender do tempo disponível. Nas experiências com eventos regionais, a divulgação deve considerar pelo menos 90 dias de antecedência da sua primeira edição. Quanto maior a rede de relacionamento, mais fácil será divulgá-lo.
4 – Orçamento disponível
Para divulgar seu evento na internet você vai precisar de verba no cartão de crédito internacional ou de muita gente para compartilhar sua página. Para realizar uma divulgação profissional, é melhor contar com investimento para anunciar na web. Essa conta deve considerar o valor do ingresso (ticket médio), custos e lucro esperado. Quanto maior o ingresso, mais você vai precisar investir para alcançar o público.
5 – Canais de divulgação
Sabendo quem é o público-alvo, fica mais fácil escolher os canais de preferência dele. Na escolha pode estar Facebook (fanpage, evento, stories, anúncio), Instagram (feed e stories), Linkedin, Whatsapp, e-mail, Youtube, Google, portais de notícias locais, influenciadores regionais. O mix pode ser extenso e vai depender da equipe disponível, verba e da rede de relacionamento já acionada para divulgar o evento.
6 – Materiais de divulgação necessários
A escolha dos canais irá definir quais serão os materiais necessários para divulgação. Imagem com 20% de texto, vídeo, cards para redes sociais, além do site do evento são alguns dos ativos possíveis. Conheça as especificações técnicas (guidelines) de cada canal para evitar problemas na aprovação dos anúncios. A do Facebook, por exemplo, é essa aqui.
7 – Monitoramento
Canais escolhidos. É hora de garantir que você vai monitorar os visitantes e ingressos gerados. Garanta que o site possua uma ferramenta de análise, como o Google Analytics, e que permite a inserção (manual ou automática) do pixel do Facebook. Ele é fundamental para quem deseja anunciar na internet.
8 – Cronograma de divulgação
Para garantir o controle da comunicação, opte por organizar as demandas por dia, semana e mês. Essa proximidade ajuda na definição de prioridades na linha de comunicação que será seguida para divulgar o evento. Com isso, também consegue se adaptar a eventuais mudanças ao longo da divulgação
Mão na massa: o que acompanhar durante a divulgação de um evento via internet
Se tudo foi feito com cuidado na fase de planejamento, o durante é menos operacional e mais de acompanhamento. É importante fazer os anúncios, criar eventos no Facebook e divulgar em grupos de interesse por e-mail ou Whatsapp.
Mas, em se tratando de verba, a preocupação com os anúncios deve considerar o investimento máximo para gerar cada inscrito. Chamamos isso de custo por conversão (CPC). Esse valor deve garantir que não se pague mais em anúncio do que no valor do ingresso. Assim você terá o ROI (retorno sob investimento) positivo.
Durante a divulgação preocupe-se em manter pelo menos uma pessoa dedicada a responder as dúvidas do público. É o que chamamos de SAC 2.0. Uma ótima maneira de remover objeções e facilitar a aquisição de ingressos. Local do evento, palestrantes, formas de pagamento, site para inscrição são algumas das perguntas mais frequentes. Tenha um roteiro fácil para respondê-las sem se cansar.
Trabalho encerrado: o que fazer depois da realização de um evento
A essa altura o evento foi um sucesso e lotado. Os dados dos inscritos são uma moeda muito importante para enviar o email de agradecimento, o certificado de participação e já planejar a lista da edição seguinte.
Pois é, esse banco de emails e telefones é fundamental para otimizar a divulgação do ano seguinte. Afinal, você teve todo trabalho para alcançar o seu público algo e agora terá uma lista com quem poderá se relacionar ao longo do ano e facilitar a venda da edição de uma nova edição. Aproveite!
Sobre o Gestão de Projetos Digitais
Fundado em 2016, o GPD é o resultado da minha experiência na Gestão de Projetos Digitais para clientes no Nordeste, Sul e Sudeste do Brasil. Se você é profissional de Marketing Digital e quer aumentar a produtividade de suas tarefas vale a pena fazer uma visita.
Agora, que tal descobrir todos os benefícios das redes sociais para eventos? Leia esse post e ainda confira 7 dicas de como você pode usá-las a seu favor. Boa leitura!