Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Como fazer sorteio para eventos sem perder tempo?

sorteio para eventos

O momento do sorteio para eventos é um dos mais aguardados pelos participantes. Não há quem não se anime com a possibilidade de ganhar, desde um livro à uma viagem, por exemplo.

Mas é preciso cuidado, pois ele pode demandar muito tempo, causar atrasos e tornar-se um dos momentos mais desgastantes do evento. Isso porque, infelizmente, os sorteios nem sempre são bem executados, seja por falta de ferramentas e até mesmo de organização.

Neste post vamos discutir as formas mais convencionais e as mais recentes de fazê-lo e te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu evento. Nesse texto você vai encontrar:

  1. Ferramentas para facilitar a realização dos sorteios
  2. Use a Doity para fazer seu sorteio

Forma tradicional de fazer sorteio para eventos

Tradicionalmente os sorteios são feitos através dos famosos papeizinhos recortados, contendo números referentes a cada participante, retirados da lista de frequência do evento.

Essa forma, apesar de aparentar ser mais prática e simples de realizar, demanda muito tempo para ser executada. Isso porque requer um tempo de preparo anterior, para organizar uma lista com os nomes dos inscritos, em seguida recortar cada nome.

Além disso, essa forma de sorteio para eventos abre espaço para que aleguem favorecimento ou erro durante a execução! Isso pode comprometer todo o andamento do evento, provocando atrasos e pior, passando ao público a ideia de desorganização, culminando na falta de credibilidade, característica indispensável à todo evento.

#DicaDoity: Ah, você já conhece todo o potencial dos eventos online? Nos dias de hoje, investir nesse novo formato se tornou essencial! Clique aqui e se surpreenda com todas as possibilidades que esse universo oferece!

Outras opções

Graças aos avanços tecnológicos, outras opções surgiram para facilitar a realização dos sorteios, tornando-os mais dinâmicos, rápidos e menos estressantes. Alguns exemplos são:

Planilhas no Excel

Uma das formas mais utilizadas, atualmente, são as planilhas do Excel. Nelas é possível criar uma lista com os nomes dos participantes e aplicar uma fórmula que irá escolher, automaticamente, um número entre os selecionados na planilha. Ou seja, cada vez que é calculada, um novo número aleatório é escolhido.

A desvantagem das planilhas é que é preciso algum conhecimento técnico para usar o Microsoft Excel. Dessa forma, é necessário muita atenção, pois se a planilha sofrer qualquer alteração, corre o risco de perder o resultado do primeiro sorteio.

Programas específicos

Além das planilhas, existem programas desenvolvidos, exclusivamente, para realizar sorteios, que podem ser encontrados em sites como o Baixaki. Nesse sentido, é atribuído um número para cada participante cadastrado e o sistema é encarregado de gerar um número aleatório.

Como vantagem, através desses programas você consegue obter os números ou nomes sorteados com mais agilidade, que pela forma tradicional. No entanto, por ser necessário fazer o download e instalá-lo no computador para poder usar, a ocorrência de problemas técnicos podem impedir o sorteio.

Lembrando que esses programas não têm acesso aos dados dos participantes. Ou seja, apenas a parte do sorteio dos números é facilitada! Conferindo à equipe de organização a tarefa de conferir os dados, confirmar presença e divulgar o resultado.

Sorteadores online

Hoje também é possível fazer sorteios online através de sites especializados, com a opção de sortear tanto números como nomes. Para sortear nomes é preciso seguir algumas regrinhas! Elas são: separar os nomes por quebra de linha ou vírgula para que possam embaralhar,. Mas, isso não ajuda muito na diminuição de tarefas antes do evento, não é?

Se optar por sortear apenas números, ainda assim seria preciso criar uma lista com os nomes dos participantes, enumerá-los, e após o sorteio precisar conferir os dados da pessoa, verificar sua presença, para poder confirmar o ganhador.

Uma das vantagens desses sorteadores é que dispensam qualquer download ou instalação. Eles oferecem um serviço online, além de eliminar todas etapas de um sorteio para eventos pela maneira tradicional. Conferir imparcialidade ao sorteio, também é uma das principais vantagens, pois todos percebem que é um máquina que seleciona os números ou nomes.

A desvantagem é que, por esses sites não terem acesso aos dados dos participantes não conseguem exibir o nome do ganhador, necessitando ainda checar a lista de frequência, como prepará-las anteriormente.

Use a Doity para fazer seu sorteio

Uma das soluções mais completas e simples que existem são as plataformas de eventos. A Doity, por exemplo, além de ajudar a gerenciar o evento como um todo, oferece também uma ferramenta completa para realizar sorteios.

A principal vantagem de utilizá-la é a facilidade de trabalhar com todos os dados integrados.  Nesse sentido, são eles os nomes dos participantes, e-mails, entre outras informações. Com isso, você elimina todas as etapas manuais, evitando desgaste e atrasos na programação.

Encontre as melhores soluções para a gestão do seu evento!
Crie o site e comece a vender em 5 minutos
Mais de 80 mil eventos em 9 países
Mais de 5 milhões de inscrições

Outra vantagem é que ela possibilita fazer o sorteio para eventos! Seja com todos os inscritos como apenas com os credenciados (presentes no evento), além de evitar que o mesmo participante seja sorteado mais de uma vez.

Assim, a Doity atualiza automaticamente uma lista com os dados de cada e o brinde de ganhador, com a opção de compartilhar o resultado nas redes sociais, garantindo assim mais transparência nos seus sorteios.

Outro detalhe muito importante para que o seu evento seja um completo sucesso é cuidar muito bem das certificações. Preparamos um conteúdo especial sobre certificados online para você. Que tal lê-lo agora? Boa leitura!

nv-author-image

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens