Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Critérios de avaliação de trabalhos: conheça os 23 mais comuns

criterios-de-avaliacao

Os critérios de avaliação são parte importante da gestão de trabalhos científicos. Eles são definidos na segunda etapa desse processo, a avaliação. Esses critérios são os responsáveis por determinar se um trabalho será aceito ou não no evento.

Fizemos uma consulta em nossa base de eventos científicos e listamos para você os 23 critérios de avaliação mais utilizados. Confira!

Elementos da pesquisa

Os elementos da pesquisa, como o próprio nome já sugere, estão relacionado aos aspectos da pesquisa realizada. Questões como tema, objetos, originalizada, contextualização e relevância estão presentes entre os critérios.

Note que que alguns deles agrupam três em um só. A ideia foi listar as possibilidades para que você possa escolher os critérios que mais se adequam ao seu evento.
1 – Relevância do tema/pesquisa
2 – Originalidade
3 – Objetivos
4 – Inovação
5 – Atualidade, originalidade e relevância do tema  
6 – Delimitação do objeto e problematização
7 – Articulação entre objetivos, problematização e resultados
8 – Contextualização teórica e conhecimento da bibliografia relativa ao campo de pesquisa
9 – Capacidade de comunicação/interação da proposta com o(s) segmento(s) de público ao qual se destina

Estrutura do trabalho

Os critérios dessa categoria tem o objetivo de analisar cada item do artigo produzido. Sendo assim, você vai perceber que esses critérios correspondem ao nome de cada seção do trabalho.
10 – Título do trabalho
11 – Introdução
12 – Metodologia
13 – Fundamentação teórica
14 – Resultados da pesquisa
15 – Considerações finais
16 – Conclusão
17 – Referências

Redação

Os critérios de redação avaliam a escrita do trabalho e sua adequação às regras da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
18 – Coesão
19 – Coerência
20 – Ortografia e gramática
21 – Clareza, pertinência e consecução dos objetivos
22 –  Adequação às normas da ABNT
23 – Clareza e propriedade no uso da linguagem

Como escolher os critérios de avaliação do seu evento

É importante que você escolha critérios de avaliação de todas as categorias para que a análise dos trabalhos do seu evento seja completa. A média de critérios de avaliação de artigos é entre 6 e 8.
Isso porque poucos critérios não possibilitam uma avaliação completa do trabalho, assim como critérios em excesso podem dificultar o trabalho dos avaliadores.

Para fazer a seleção desses critérios, você deve contar com o apoio da comissão científica, que tem mais experiência e domínio para tomar essa decisão.
Além disso, os critérios de avaliação podem variar de acordo com a área de conhecimento e com o nível de graduação exigido na submissão, por exemplo.

Este post ajudou você? Acreditamos que sim! Deixe ele salvo em algum lugar para consultar sempre que precisar.

Acha que ainda tem alguma dúvida? Que tal começar a praticar escrevendo um artigo científico? Confira as dicas nesse post

nv-author-image

Karoline Torres