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Modelos de e-mail marketing para eventos

e-mail marketing para eventos

Um evento começa muito antes do seu dia de realização. Na verdade, todas as ações prévias são tão importantes quanto o dia do evento. É aí que o e-mail marketing para eventos entra em cena, como uma ótima ferramenta para criar relacionamentos, divulgar, informar e gerar engajamento.

Isso porque, mesmo com tantas ferramentas de comunicação que dispomos atualmente, o e-mail continua sendo um das melhores aliadas para promover qualquer produto e marca que precise de divulgação.

Pensando nisso, preparamos esse texto para explicar o que é um e-mail marketing para eventos, além de dar ótimas dicas para te ajudar na sua criação. Ah, também deixamos uma surpresa no final do texto. Aproveite e boa leitura!

O que é e-mail marketing para eventos?

Apesar de o ato de enviar e-mail não ser mais algo “novo”, ele continua sendo uma das principais formas de comunicação. Isso porque ele permite que as mensagens enviadas sejam direcionadas para um público específico. Esse público pode ser, desde alguém que nunca ouviu falar no seu evento, um lead (potencial cliente) ou alguém que já participou alguma vez.

Diferente do Instagram, por exemplo, a mensagem do e-mail é enviada direcionadamente para a persona, com conteúdo personalizado, de acordo com seus gostos e preferências. Isso faz com que o leitor sinta vontade de abrir o e-mail e realizar a ação pretendida com o seu envio.

Saber qual ação você espera que o destinatário realize ao receber seu e-mail é muito importante ao pensar o seu conteúdo. Essa ação pode ser realizar a inscrição no evento, acessar o conteúdo do seu blog ou site, deixar o contato para uma prospecção ou apenas receber alguma informação.

Por que utilizar o e-mail marketing para eventos?

Uma das primeiras vantagens de se utilizar o e-mail marketing para eventos é a possibilidade de gerar engajamento, empatia e agregar valor tanto com os futuros participantes como com os potenciais inscritos.

Através dele é possível comunicar toda a ideia do evento, utilizando a linguagem adequada para atrair seus leads. Essa pode ser a melhor forma de fazer seus potenciais participantes sentirem vontade de realizar a inscrição e se identificar com as propostas do seu evento.

Outra vantagem é conseguir, através dele, criar toda a atmosfera do evento, desde o primeiro e-mail. Traduzindo, muito antes de o evento começar você pode fazer os participantes se sentirem parte dele, fazendo com que expectativas positivas sejam criadas – o que é ótimo para seu negócio!

Com todos esses investimentos você consegue, não apenas comunicar seu evento, mas sim criar vínculos com os clientes já fidelizados e os futuros participantes, que podem render frutos para além do dia do evento.

#DicaDoity – Realizar um evento hoje sem usar tecnologia é algo praticamente impensável! Mas também é preciso saber como utilizá-la para conseguir os melhores resultados. Dá uma olhada nesse e-book e confira ótimas dicas de como usar tecnologia para eventos!

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Com toda a evolução que sofreu ao longo dos anos, o e-mail marketing atualmente possui uma variação entre seus tipos conteúdos e objetivos. Vamos explicar cada um deles abaixo:

1. E-mails informacionais

Como o próprio nome já sugere, esse tipo de e-mail tem como objetivo passar informações relevantes para determinado público. Geralmente são e-mails mais curtos que já trazem o conteúdo principal destacado no assunto.

2. E-mails de nutrição

Se você tem algum blog ou site específico para o seu evento vai gostar de conhecer esse tipo de e-mail. O principal intuito dele é fazer com que o leitor visite seu domínio e consuma seus conteúdos. Por isso, geralmente, são enviados textos pequenos com links que direcionam para alguma página.

3. E-mails educacionais

Esse tipo de e-mail é focado em tirar dúvidas e resolver problemas. Eles são os que mais agregam, pois de fato contribuem com informações relevantes, materiais exclusivos que buscam impactar a vida de quem recebe.

4. E-mails transacionais

Esse tipo de e-mail trata de assuntos de ofertas e transações, por isso precisa de  cuidado e atenção extras. Eles são bastante utilizados por e-commerce como uma resposta do sistema a alguma ação ou transação realizada, como uma compra. As empresas também costumam utilizá-lo para acompanhar seus contatos, leads e clientes depois de realizarem alguma ação em seu site.

5. Newsletter

Você já deixou seu e-mail, quando solicitado, em algum site e depois começou a receber e-mails dele? Pronto, você entrou para o fluxo de disparos da newsletter deles. Esse é um tipo de e-mail informativo que tem uma frequência de envio, que não tem um conteúdo específico, já que seu principal objetivo é criar uma maior proximidade com os potenciais clientes.

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Como divulgar o seu evento com o e-mail marketing

Já deu para perceber que divulgar seu evento através do e-mail marketing pode ser uma excelente estratégia para gerar impulso na divulgação e vendas. Mas a questão agora é saber como divulgá-lo.

Adiantamos que um dos seus principais objetivos deverá ser produzir e-mails atrativos, personalizados, que tenham bons conteúdos e que consigam entregar valor ao destinatário. Essa é a receita certa para fazê-lo sentir interesse pelo e-mail, antes mesmo de abri-lo. E o mais importante de tudo, não deixar que seu e-mail se torne um spam!

Para isso, a primeira atitude deve ser criar uma base de e-mails. Você precisa saber para quem está escrevendo, para que, de fato, o e-mail consiga causar algum efeito, pois atingirá as necessidades da pessoa certa, fugindo de ser um tiro no escuro.

Separamos abaixo algumas dicas para te ajudar a construir um bom e-mail marketing para eventos. Confira:

Escreva de um jeito pessoal

A principal característica do e-mail marketing é sua possibilidade de ser personalizado, específico para cada persona. Então, nada de falar como se estivesse falando com qualquer pessoa. Escolha bem os pronomes de tratamento para o tipo de mensagem e inclua o primeiro nome do destinatário (isso já dá uma cara de bem pessoal).

Use o humor e as referências da persona

Uma ótima estratégia para criar um ambiente descontraído e leve é utilizar o humor (claro que na medida certa, ok?) ou passar alguma informação de maneira criativa, sempre alinhado ao gosto do destinatário. Aqui você pode usar toda a sua criatividade, só tome cuidado para não parecer forçado demais.

Crie um senso de urgência

Outra estratégia que funciona muito bem é despertar um senso de urgência no destinatário. Isso pode ser feito ao utilizar frases do tipo, “Última chance de se inscrever!” ou “Se eu fosse você não deixava de ler esse e-mail!”. A intenção aqui é fazer o leitor sentir que estaria desperdiçando uma grande oportunidade caso não leia ou descarte o e-mail.

Utilize o e-mail marketing para vender mais

Já mostramos como o e-mail marketing para eventos pode ajudar na divulgação do seu evento. Agora imagina só utilizá-lo para comunicar o início das vendas das inscrições, o lançamento de lotes promocionais ou as promoções relâmpagos. Sem dúvidas, isso faria com que as suas vendas tomassem outra proporção!

Por isso não deixe de incluir o envio do e-mail marketing para eventos na sua estratégia de vendas! Segue algumas dicas valiosas:

Pense num título brilhante

Se seu objetivo é vender não pode desperdiçar nenhuma chance de conversão. Para isso, além de investir em boas promoções e lotes imperdíveis, é preciso chamar a atenção do destinatário desde o título do e-mail. Afinal, de nada adianta escrever um conteúdo incrível com ótimas ofertas se ele não for aberto!

Crie um cronograma

Você também precisa pensar na sequência de conteúdo que será enviada aos seus contatos, com base no funil de vendas – se por acaso não conhece esse modelo não perca tempo, clica nesse link e veja o que está perdendo! Através dele você passa a nutrir o futuro participante com conteúdo específico e vai aprofundando ao longo do tempo. No começo (o topo do funil), os conteúdos são mais genéricos, depois vão ficando mais didáticos, elucidativos (meio do funil), até chegar a produtos, serviços (fundo de funil).

Faça testes

Vale ressaltar que o e-mail marketing não é uma ciência exata! Não é uma fórmula mágica que se aplica a qualquer situação e surte o efeito desejado. É preciso testar, conhecer para quem está escrevendo, analisar qual tipo de conteúdo dá mais resultado, qual o tipo de título atrai mais o leitor e por aí vai.

 

Conheça ferramentas ideais para envio de e-mail marketing

Entendemos também que não é uma tarefa fácil conseguir conciliar todas as atividades da organização de um evento com criar e executar a estratégia de e-mail marketing. Uma opção para isso é automatizar esse processo.

Separamos abaixo quatro plataformas de marketing que trabalham diretamente com automatização e criação de e-mails marketing. Lembrando que a automatização pode facilitar bastante sua vida, mas não generalize! É importante que cada e-mail enviado seja bem direcionado e o mais personalizado possível, pois só assim surtirá o efeito desejado.

Mailchimp

Essa é uma plataforma de marketing fundada no Estados Unidos e que já está no mercado desde 2001. Através dela é possível montar e-mails com templates já prontos, que podem ser personalizados e entregues automaticamente.

Mautic

Essa é uma ferramenta de automação de marketing gratuita. Ela é um software disponibilizado para ser baixado e instalado no computador e permite gerenciar leads, cadastrar contatos, elaborar sequências de e-mails, entre outras possibilidades. O contra dela é que tem que instalar num servidor próprio e arcar com a infraestrutura necessária para ela funcionar (servidores, equipe técnica, por exemplo).

RD Station

Uma excelente representante brasileira nesse time de plataformas de marketing é a Resultados Digitais. Com ela você consegue criar todo um planejamento e conseguir automatizar o envio de e-mails para trazer tráfego, converter visitante em leads e, a melhor parte, criar oportunidades de negócios.

E-goi

Como as demais, a E-goi é uma plataforma que também oferece a possibilidade de personalizar os e-mails, criar listas, formulários, campanhas, programar a entrega, além de ter a vantagem de também ser gratuita.

Modelos de e-mail marketing para eventos

Esperamos que você tenha aprendido como utilizar o e-mail marketing para eventos e use nossas dicas para divulgar seu evento e fazê-lo crescer ainda mais! Como falamos lá na introdução, preparamos uma surpresinha para você, modelos de e-mail marketing para evento incríveis e prontinhos para serem personalizados e enviados para a sua base de contatos.

Ah, lembrando que essas são apenas sugestões de e-mails que você pode enviar à sua base de contatos. É importante ter ciência que cada evento é único, você precisa conhecer as necessidades do seu público e assim encontrar a maneira exata de se comunicar com ele.

  • Pré-lançamento

Assunto: Pré-venda do NOME DO EVENTO. Você vai vivenciar uma das melhores experiências da sua vida!

Oi, PRIMEIRO NOME! Tudo bem com você?

Está quase tudo pronto para evento XXXX! Você vai vivenciar uma das melhores experiências na área, ter a oportunidade de absorver um conteúdo único e ainda fazer networking com profissionais e participantes.

Nos próximos dias lançaremos as inscrições e temos um presente para você! Se você fizer a sua pré-inscrição agora, além de garantir a sua vaga, você terá um super desconto.

Clica no botão abaixo e reserve a sua vaga!

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Ah! Se você tiver alguma dúvida pode entrar em contato com a gente através do e-mail E-MAIL DO EVENTO ou pelo número TELEFONE DO EVENTO.

Até logo!

  • Lançamento

Assunto: Ótima notícia. As inscrições no NOME DO EVENTO já estão liberadas e nós temos uma surpresa para você!

Oi, PRIMEIRO NOME! Voltei com uma ótima notícia!

Acabamos de lançar as inscrições do NOME DO EVENTO. E como te prometi, está aqui o seu desconto! É só acessar o site do evento e utilizar o código do cupom para validar o desconto.  

Aproveita e confira a programação no site e o conteúdo que preparamos para você viver experiência incrível junto com a gente!

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Abraços e até breve!

  • Cupons de descontos

Assunto: Ainda não se inscreveu no NOME DO EVENTO? Calma, nesse e-mail tem um cupom de desconto te esperando!

Oi, PRIMEIRO NOME! Tudo bem por aí?

Temos um desconto para você não ficar de fora e aproveitar todo conteúdo e experiência do nosso evento!  

Acesse o link abaixo e utilize o cupom XXXX para fazer sua inscrição!

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Aproveita essa chance e corre pra fazer a sua inscrição, as vagas são limitadas.

Abraços e sucesso!

  • Divulgar um palestrante

Assunto: Um dos convidados mais aguardado do NOME DO EVENTO acabou de confirmar presença, confira!

Oi, PRIMEIRO NOME!

Um dos nossos convidados mais aguardados do evento, NOME DO CONVIDADO, já confirmou presença!

NOME DO CONVIDADO é um nome super importante na área e vai deixar o evento ainda mais incrível!

O evento estará cheio de profissionais renomados que vão compartilhar seus conhecimento com os participantes. Vai lá no nosso site e confira a programação completa.

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Abraços!

  • Divulgar a programação

Assunto: Quer saber quais nomes vão ampliar e transformar a sua visão no NOME DO EVENTO? Se liga nessa programação!

Oi, PRIMEIRO NOME!

A nossa programação já está completa, você já visitou o site e conferiu tudo?

A agenda desse ano está repleta de convidados que vão ampliar e transformar a sua visão sobre os mais diversos assuntos da ÁREA DO EVENTO.

Confira abaixo a programação completa!

BOTÃO PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO NO SITE

Abraços e sucesso!

  • Contagem regressiva

Assunto: Já estamos contando as horas para o início do NOME DO EVENTO. Essa experiência marcante está cada vez mais próxima de você!

Oi, PRIMEIRO NOME! Está chegando a hora!

Já estamos na contagem regressiva! O evento acontece no DIA DO EVENTO, a partir das HORA DO EVENTO, no LOCAL DO EVENTO. Não esqueça seu comprovante de inscrição e documento com foto.

Ah! Já sabe, né? A gente espera que a sua experiência durante esses NÚMERO DE DIAS seja sensacional!

Te espero lá!

  • Pós-evento

Assunto: O evento foi um sucesso. Obrigado pela confiança!

Oi, PRIMEIRO NOME!

Queremos te agradecer pela presença no NOME DO EVENTO! Esperamos que a sua experiência tenha sido proveitosa e que o conhecimento adquirido sirva para ser aplicado na sua vida profissional e pessoal.

Se precisar de qualquer ajuda ou informação, pode nos procurar, estamos à disposição!

Te aguardo nos próximos eventos.

Abraços e sucesso!

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Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens