Autoria: GPD – Gestão de Projetos Digitais
Corporativo, entretenimento, cultural. Seja para discutir o setor no Brasil ou para atrair novos visitantes, os eventos de turismo fazem parte da indústria que deve gerar quase 8 milhões de empregos em 2023.
Dados do Ministério do Turismo apontam que, só em julho, o segmento foi responsável por 1 a cada 10 novos postos de trabalho formais no país. Neste ano, o setor também deve criar 24 milhões de empregos no mundo, ⅓ só no Brasil.
Sabendo da importância econômica da indústria turística, os eventos aparecem como boa oportunidade de garantir a qualificação profissional na geração de emprego e renda. Nesta publicação, reunimos 4 estratégias para ajudar na promoção de eventos de turismo.
1 – Planeje seu evento com foco no resultado esperado
Antes de pensar em divulgação é importante ter segurança sobre o objetivo do seu evento. Assim todos os movimentos e escolhas serão realizados para alcançá-lo. Troca de conhecimento sobre o mercado turístico, networking entre parceiros do setor, venda de produtos de interesse do hoteleiro, entretenimento e lazer para visitantes são algumas das motivações por trás de quem decide lançar um evento.
Sabendo da sua motivação, reúna os envolvidos na organização para alinhar expectativas sobre público-alvo, canais de comunicação, processo de vendas, atrações e diferenciais do evento. Pronto! A partir disso, pode partir para promover seu evento de turismo.
2 – Tenha clareza do ciclo de vendas
Por quais etapas seu potencial cliente passa entre visualizar sua comunicação e comprar seu ingresso? Conhecer o ciclo de vendas para seu evento de turismo é fundamental para colocar as peças certas em busca da conversão em vendas.
No caso de um evento corporativo, por exemplo, o participante irá considerar o ineditismo da temática, a experiência dos palestrantes, a proximidade de sua região, a disponibilidade de agenda e financeira. Por isso, é importante ter peças de divulgação que apresentem soluções para os principais questionamentos do público.
Vale lembrar também que quanto maior o investimento do participante, mais antecedência de divulgação do seu evento de turismo. Viradas de lote, condições de parcelamento, vendas em grupo podem ajudar a acelerar as compras.
3 – Priorize os canais de marketing por grau de engajamento
Anúncios, Imprensa, Whatsapp, Email, Redes Sociais. Quanto menos conhecido seu evento, mais esforço em divulgação você terá. Por isso, vale contar com a rede de influenciadores para espalhar sua mensagem. E não estamos falando em números de seguidores, mas sim da credibilidade deles com o seu público-alvo.
Em um evento de turismo para hoteleiros, por exemplo, considere que as lideranças de associações de classe, ferramentas de gestão para o evento, profissionais da área possuem alto poder de influência. Conte com eles na sua programação ou na divulgação dela.
Quer saber mais sobre eventos de turismo?
Acompanhe os bastidores da Imersão GPD: hotelaria em Alagoas. O evento reunirá grandes nomes do mercado a partir de Maceió, um dos destinos mais vendidos pelas operadoras de turismo no primeiro semestre de 2023.
Promovido pela Consultoria GPD com patrocínio do Sebrae Alagoas, o evento vai tratar de como integrar o time para aumentar a participação da venda direta em sua receita. Um encontro de perto com quem constrói cases de sucesso equilibrando o mix de vendas com as OTAs.
Inscreva-se no Imersão GPD: Hotelaria em Alagoas
O evento Imersão GPD: Hotelaria em Alagoas acontece no dia 17 de outubro, das 13h às 19h, no Hotel Brisa Suites, em Maceió-AL, em formato híbrido: presencial e online. Os ingressos custam a partir de R$57 e as inscrições podem ser feitas aqui.
Para ampliar o impacto sócio-econômico do evento, 10% dos ingressos serão destinados para o público diverso. Lideranças femininas, profissionais negros e periféricos poderão se inscrever para solicitar acesso gratuito preenchendo formulário disponível no site do evento.