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Descubra como melhorar a experiência de compra do seu evento

Experiência de compra

Você já parou para pensar em como uma boa experiência de compra da inscrição pode influenciar na imagem que os participantes terão de todo o seu evento? Por mais que não pareça, casos de insatisfação nessa etapa são muito comuns e, geralmente, acontecem devido aos problemas que o participante encontra no decorrer do processo de compra. 

Muitas vezes o futuro inscrito não chega nem a finalizar a compra, mas porque será que isso acontece? Nesse texto nós vamos te contar como evitar que as pessoas desistam de participar do seu evento e quais são os motivos para você começar a entender que construir um site mais intuitivo vai facilitar a vida do futuro participante. 

Vamos lá?!

O segredo é caprichar na experiência de compra

Não adianta inventar muita moda: quando o assunto é vender você precisa investir em experiência. Isso mesmo, experiência de compra é uma das chaves para o sucesso. Mas como fazer isso? O público precisa encontrar o seu evento nos canais de divulgação, chegar até o seu site, finalizar a compra e fazer tudo isso sem problemas, dores de cabeça ou insatisfações.

Se algo der errado você e a sua equipe precisam estar preparados para encontrar uma solução rápida e resolver o problema do usuário. Essa é uma das razões pela qual é importante selecionar um time qualificado para exercer as funções definidas pela comissão organizadora. 

Toda essa jornada que o participante percorre pode ser considerada como um fator determinante para que ele possa voltar a se inscrever nos seus futuros eventos e ainda indicar para outras pessoas do convívio pessoal e social. Assim, ele se torna um verdadeiro brand love ou seja: defensor da marca!

Um site é essencial

Para proporcionar uma experiência plena, um site bem construído é fundamental. Ele será responsável por informar e atualizar o participante sobre a programação do evento atual e até de edições anteriores – através de uma galeria de fotos e/ou depoimentos de ex-participantes. 

Ele deve servir como canal para a venda de inscrições, então não abra mão dessa ferramenta! As vendas on-line trazem comodidade e segurança para o participante. Em qualquer lugar e a qualquer hora ele pode percorrer a jornada de compra e ser levado à etapa de decisão. Ele entra no site, preenche os dados e finaliza a compra – ou seja, no momento do desejo ele executa a ação. 

Isso dificilmente iria acontecer se o ponto de venda fosse, exclusivamente, físico. O público iria encontrar o seu evento através dos meios de divulgação, se interessar e adiar a aquisição para um outro momento – já que a venda on-line não estaria disponível. Nesse caso, a experiência de compra foi cortada antes mesmo de acontecer. 

O que o site do meu evento precisa ter?

O seu site precisa ter personalidade. Mas qual, a sua? Não, a do seu evento! A identidade visual, linguagem, formato e todas as ferramentas e funções oferecidas precisam estar de acordo com a proposta do evento. Quem acessa sua página, deve identificar com facilidade do que se trata, por isso, invista em templates que se pareçam com a sua logo e tabela de cores.

O segredo é caprichar! Procure oferecer um site que deixe as informações claras e bem dispostas para que sejam acessadas intuitivamente. Essa é uma maneira simples de fortalecer a confiança e o entusiasmo do participante para finalizar a compra.

Além disso, investir em acessibilidade é uma atitude que deve ser tida como uma das prioridades durante a organização. Oferecer um evento mais plural, começando pelo site, sem dúvidas, fará a diferença, principalmente, para os inscritos. E a boa notícia é que você pode conseguir isso utilizando a tecnologia! Já existem plataformas de eventos que oferecem tradutor de libras como ferramenta para o site. É um diferencial e tanto para a experiência de compra!

Outro ponto importante é que o site consiga carregar suas informações de maneira rápida, responda às perguntas de quem está navegando e deixe o usuário com a sensação de satisfação em cada etapa de compra. Investir na eficiência dos processos é uma das formas mais simples de alcançar os melhores resultados.

Ah! Uma das principais características para conquistar o participantes é oferecer diferentes condições de compra, facilidades para dividir no cartão, boleto e todas as outras formas de pagamento. Afinal, a gente sabe como é ruim ter que depositar o dinheiro e enviar o comprovante do pagamento para validar a inscrição. Nesse texto a gente fala mais sobre isso, dá uma olhada!

#DicaDoity – Se você gostou dessas dicas, mas ainda quer saber mais sobre esse assunto, vale a pena conferir esse post. Ele vai te explicar todos os pontos-chave para construir um site incrível, de um jeito super simples. Então, abre o bloco de notas e corre para fazer o seu check-site, haha!

Quer uma solução mais rápida? 

Para encontrar soluções práticas você pode apostar em uma plataforma de eventos. Isso porque ela oferece funcionalidades que beneficiam o gerenciamento dos eventos por completo – desde o pré ao pós. Mas fique ligado, nem todas trazem em seu pacote a construção de um site. Nesse caso, a Doity pensou em você e pode ajudar! 

Nossa plataforma é completa e integrada, com ela é você mesmo consegue criar um site completo em apenas 5 minutos. O melhor de ter autonomia para executar os processos é que você pode deixar o site com a cara do seu evento, sem a necessidade de contratar um especialista – caso você não tenha habilidades técnicas, claro.

Para que seja possível personalizar o site, a plataforma disponibiliza templates de acordo com a área dos eventos. Você escolhe o que mais se encaixa na proposta do seu evento e a cor predominante, simples assim. Além disso, ela disponibiliza a função mais importante que um site de eventos precisa ter – falamos sobre ela no decorrer desse texto, lembra? A venda de inscrições!

Ainda não se convenceu? Se liga nessa lista de outros benefícios que você ganha ao escolher a Doity!

  • A nossa equipe de atendimento é especializada e sempre está disposta a ajudar, tirar as dúvidas e dar suporte a você e aos inscritos no seu evento;
  • A plataforma tem autoridade de domínio, ou seja, quando o seu site é hospedado lá, ele já fica com um ótimo ranqueamento nos buscadores, como o Google;
  • Todos os dados cadastrados têm segurança garantida;
  • A gente divulga o seu site para potenciais clientes lá na aba “eventos” da nossa plataforma. Clique aqui e confira o que está rolando de novidade!

Você viu que, para melhorar a experiência de compra do seu evento, é preciso ficar atento aos detalhes. Mudanças como: usar um site para vender as inscrições pode ser fundamental. Investir em uma plataforma pode ser a melhor opção para evitar gastos e preocupações com assistência técnica e tráfego do site. Outra forma de melhorar a experiência do participante no evento é escolher os materiais certos para cada etapa. Clica no vídeo abaixo e saiba mais!

Coloque em prática todas essas dicas e não se esqueça de ficar sempre de olho nas novidades do nosso blog para descobrir tudo sobre o universo dos eventos. Pra começar, a gente te indica o e-book design de experiência. Clique e entenda como aplicar essa estratégia no seu evento, deixando tudo ainda mais exclusivo!

Quer saber como seu evento pode ser inesquecível?

Descubra o que é Design de Experiência, quais as vantagens em utilizá-lo e como implementar essa estratégia em seu evento

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Karina Melo

Estudante de publicidade, produtora de conteúdo, paulistana, louca por redes sociais e dançarina nas horas vagas