Uma dúvida frequente entre os organizadores de eventos é como conseguir patrocínio para eventos online? Afinal, conseguir bons parceiros e patrocinadores que possam ajudar a monetizar seus os eventos online é indispensável. Mas de que forma fazer isso?
É completamente normal que esse questionamento surja, afinal, todos nós que trabalhamos com o mercado de eventos tivemos pouco tempo para se acostumar a mudanças tão rápidas. Além disso, ter dúvidas demonstra que a pessoa realmente entendeu que está trabalhando com um tipo diferente de evento e que precisa pensar em novos meios de fazer aquilo que já fazia antes.
E é disso que esse texto trata! Pois ele vai te ajudar a abrir a mente para novas e maiores possibilidades de aproveitar os espaços e oportunidades de promover o patrocínio para eventos online. Preparado?
Dicas de conseguir patrocínio para eventos online?
Peter Poehle, especialista em patrocínio de eventos online, diz que: “Você precisa ver os patrocinadores como parceiros que precisam fazer parte do seu evento, de todo o processo de construção.” Ou seja, mais do que tratar o patrocínio como uma simples etapa do seu evento, é preciso pensar em como incluir os patrocinadores nos espaços de cada etapa, para que assim, a divulgação desses parceiros não pareça algo forçado ou desconexo da proposta do evento.
Abaixo estão algumas sugestões de como implementar o patrocínio para eventos online. Essas são ideias baseadas em experiências de especialistas no assunto, do Brasil e de outros países!
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Use introduções patrocinadas e anúncios em vídeo
As oportunidades que o online oferecem são muitas, por isso, é preciso aproveitá-las! Uma delas é passar anúncios dos patrocinadores durante os intervalos do evento em formato de vídeo, por exemplo.
O importante é que seus parceiros estejam alinhados à ideia do evento para que esses materiais sejam, de fato, atrativos. Assim, eles não parecerão deslocados para o público, pois nesses casos a divulgação pode ter um resultado totalmente negativo.
Adicione patrocínio ao aplicativo do evento
Incluir um aplicativo do seu evento na construção de um evento já não é uma novidade. Essa estratégia é bem utilizada para facilitar o acesso à transmissão como também para envolver os participantes através do chat, por exemplo. O que você não pode perder de vista são as oportunidades de expor seus patrocinadores através de banners de marca, anúncios pop-up e logotipos em tela nesse espaço.
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Promova os patrocinadores nas mídias sociais
Trabalhar as redes sociais do seu evento é indispensável para a estratégia de marketing e divulgação! E além disso, esse é também um ótimo local para promover os seus patrocinadores. Sim, isso mesmo!
Aproveite suas redes sociais para dar voz a seus parceiros e permita que eles dialoguem com o seu público. Dessa forma, será mais fácil criar conexões entre eles, antes mesmo do evento ir ao ar!
Sobrepor logotipos
Perceba e estude quais os espaços que pode incluir a logomarca do patrocinador. Bons exemplos são o site do evento, as redes sociais, a tela principal de transmissão do evento – esta última foi bem utilizada nas lives realizadas durante a quarentena – . Lembre-se que é importante apresentar esses locais já na proposta de patrocínio para que sejam definidos juntos!
Estande virtual para os patrocinadores
Não deixe de perceber as oportunidades que só os eventos online oferecem, como criar um espaço exclusivo para os patrocinadores! Uma sala onde eles possam ter contato direto com o seu público. Além disso, o ambiente virtual permite mostrar o produto durante o evento, aumentando as possibilidades de contato e visibilidade!
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Métricas, mensuração e lucro
Ainda durante a fase do acordo com os patrocinadores, é preciso definir qual a meta a ser alcançada e quais resultados vão definir o sucesso dessa parceria. Essa atitude vai facilitar não só a comunicação e execução das estratégias, mas, principalmente, a análise dos resultados ao final do evento.
Alguns exemplos de metas podem ser: a quantidade de contatos com pessoas que se mostraram realmente interessadas na marca e a interação nas mais diversas formas. Outro tipo pode ser o de volume de vendas, mas aqui é preciso definir a quantidade de vendas que os parceiros esperam realizar no antes, durante e depois do evento.
Utilize ferramentas que facilitem a execução do patrocínio para eventos online
Tão importante quanto conseguir patrocinadores e montar uma boa apresentação é investir em ferramentas para executar as atividades com excelência. Ou seja, garantir a ferramenta certa, que permita criar salas, fixar logotipos na tela, criação de aplicativo e sorteios online.
A Doity Play, por exemplo, o nosso espaço virtual que falamos acima é completamente vinculado à plataforma para gerenciamento de eventos. Ou seja, você consegue executar as principais tarefas do seu evento de um único local! Fazer o credenciamento dos participantes, emitir certificados, criar um site, um app exclusivo e acompanhar todas as vendas.
Além disso, é possível ter acesso a relatórios financeiros criados pela plataforma e fazer o envio de pesquisa de satisfação! Esse é um ótimo documento para apresentar durante a reunião de análise de dados junto aos patrocinadores!
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre patrocínio para eventos online, chegou a hora de construir o seu evento! Então, clique aqui e veja como a Doity torna todo esse processo mais simples, desde o cadastro à execução de cada etapa!