Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Periódicos online: o que são e como utilizar em sua vida acadêmica

Periódicos online: o que são e como utilizar em sua vida acadêmica

Você é estudante universitário? Já ouviu falar em periódicos online? Se ainda não, saiba  que eles são as melhores fontes de pesquisa para a produção de trabalhos acadêmicos.

Afinal de contas, não se pode brincar quando o assunto é credibilidade, palavra-chave para o sucesso de uma carreira universitária. Ter acesso a materiais confiáveis e de qualidade, certamente, te farão conquistá-la.

Pensando nisso, construímos esse texto para te explicar tudo sobre periódicos online e como utilizá-los na sua jornada acadêmica. Confira!

O que são periódicos online?

Os livros sempre foram a nossa primeira fonte de pesquisa e instrução, isso não mudou! O que tem sofrido mudanças é a maneira como temos acesso a eles.

Hoje é possível ler livros e artigos pelo computador, tablet ou smartphone – e sabemos que esse é apenas o começo dos avanços. Com isso, consultar livros, artigos e, principalmente, publicações estrangeiras, ficou muito mais fácil. Mas onde encontrar esses materiais?

É aí que entra em cena os periódicos online, que são publicações eletrônicas, e como o próprio nome sugere, têm edições periódicas que podem variar entre anual, semestral, quadrimestral e trimestral.

Nelas são publicados artigos, resumos, resenhas, entre outros, tudo escrito por pesquisadores, professores, alunos e cientistas.

Essas publicações  também são conhecidas como revistas acadêmicas e científicas, mas como esse nome pode gerar confusão e alguém relacionar a revistas comerciais, prefere-se usar o termo periódico ou periódicos.

Para que servem?

Os periódicos online, como falamos na introdução, são ótimas fontes de consultas para a elaboração de monografias, artigos e outros trabalhos científicos.

Seus trabalhos acadêmicos não podem ser construídos com base, apenas, no seu conhecimento, mas sim a partir de uma fundamentação teórica, construída com referências e pesquisas de outros estudiosos da área.

Isso, além de enriquecer suas produções, confere credibilidade e indica que você conduziu uma pesquisa de maneira séria e criteriosa.

Assim, sua tese ou linha de pesquisa terá maior chances de aceitação ao ser defendida – pois não é apenas você quem está afirmando tal coisa, mas outros estudiosos também, o que confere mais autoridade ao seu trabalho

Onde posso encontrar?

Existem sites específicos, tanto nacionais quanto internacionais que disponibilizam todos os tipos de publicações científicas e funcionam como grandes bibliotecas de periódicos virtuais. Entre os mais conceituados podemos citar o SciELO, Scopus, Google Acadêmico e o BDTD.

Fizemos abaixo uma pequena descrição para você conhecer um pouco melhor como eles funcionam:

  • SciELO

A Scielo é um banco de dados bibliográfico, que funciona como uma biblioteca digital de periódicos científicos brasileiros de acesso livre.

Ela é o resultado de um projeto de pesquisa de órgãos de apoio à pesquisa, tanto do Brasil como da América Latina e do Caribe e que também conta com o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

Participam atualmente desse banco de dados vários países da América do Sul, América Central, África e até Europa, tanto de língua espanhola como portuguesa, como África do Sul, Argentina, Brasil, Costa Rica, Cuba, Espanha, México e Portugal.

  • Google Acadêmico

Essa é uma plataforma de pesquisa lançada pelo Google e que funciona como um enorme acervo de publicações de conteúdo científico, como artigos científicos, teses de mestrado ou doutorado, livros, resumos, bibliotecas de pré-publicações entre outros.

Todo material consumido e produzido por lá é feito, principalmente, por organizações profissionais e acadêmicas. O site oferece também a opção de fazer uma pesquisa avançada por trabalhos de vários temas e idiomas, desde que estejam disponíveis na web, claro.

  • Scopus

O Scopus é também um banco de dados de resumos e citações de artigos para revistas acadêmicas, mas que é disponibilizado na web apenas para assinantes.

Além de uma variedade de publicações ele também oferece perfis de autores, seus dados bibliográficos e número de publicações.

  • BDTD

A BDTD é a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações que integra, em um único portal, os sistemas de informação de teses e dissertações de várias instituições de ensino e pesquisa brasileiras.

Quem criou e coordena esse projeto é o Ibict, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, que estimula o cadastro e a publicação das teses e dissertações disponíveis no site.

O bacana é que as publicações podem ser visualizadas aqui no Brasil e fora do país – uma ótima chance de aumentar a visibilidade dos estudantes, profissionais e pesquisadores.  

Você conhece o periódico CAPES?

Imagina só a possibilidade de ter acesso às boas pesquisas de vários lugares do país em um só lugar?! O periódico CAPES (Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) foi criado, exatamente, com esse intuito.

Ele é o site mais importante de pesquisas científicas nacionais, tem reconhecimento internacional e o acesso é livre e gratuito.

Com um acervo, atualmente, de mais de 45 mil periódicos com texto completo, o site ainda disponibiliza livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.

Ela ainda oferece um campo especial para quem se cadastrar, o “Meu espaço”, possibilitando ao usuário criar uma lista de artigos preferidos,, gerar alertas para pesquisas já realizadas, e outras vantagens.  

Para saber como utilizar todas as vantagens que a plataforma oferece é só entrar no guia de uso do portal e aproveitar!

#DicaDoity:  Ah, uma ótima ferramenta que existe dentro do próprio periódico CAPES é a busca avançada. Ela permite encontrar vários artigos relacionados ao tema que desejar com uma procura  mais minuciosa. Ótima para ser usada quando estiver na fase de revisão sistemática do seu trabalho.

Seus trabalhos acadêmicos também podem ser publicados!

Pois é, mesmo ainda como estudante você pode contribuir para a ciência publicando seus artigos, o que também agregará ao seu Currículo Lattes, principalmente, se pretende seguir carreira acadêmica.

É preciso estar por dentro das diretrizes específicas do periódico ou da editora que escolher para submeter seu trabalho e das suas normas de publicação. Esteja atento também aos prazos e elabore seu artigo de acordo com as diretrizes do veículo de publicação.

Para saber mais detalhes de como publicar um trabalho acadêmico confira o post que fizemos sobre o assunto. Aproveite!

Agora que já conheceu ótimas fontes de pesquisa, é só pôr a mão na massa e começar a escrever seu trabalho! Ah, antes você pode conferir algumas dicas valiosas no nosso e-book “Tudo que você precisa saber para escrever trabalhos científicos”, é gratuito. Bom trabalho!

Tem dificuldade para escrever seus trabalhos da faculdade?

Baixe agora o nosso e-book e aprenda os principais aspectos que precisam ser considerados na hora de produzir um artigo científico

Baixe aqui

 

nv-author-image

Aline Braz

Estudante de jornalismo, produtora de conteúdo, é do sítio, mas vive na cidade. Ama música, livros e viagens