Já ouviu falar em promoção de eventos? Se a sua resposta foi “sim”, fico muito animada e já te convido a conferir as nossas dicas para impulsionar essa estratégia. Mas se a sua resposta foi não, eu não fico triste, mas sim empolgada em poder te apresentar esse conjunto de ações que pode transformar o seu evento!
Afinal, você sabe bem o quanto é importante divulgar o seu evento e como isso impacta, diretamente, na vendas das inscrições e no sucesso dele. E é justamente sobre isso que vou falar nesse texto, mostrando como promover um evento do jeito certo, além de dar dicas sobre as melhores ações e estratégias, que vão elevar as chances de vendas e ampliação do seu evento.
Você vai aprender:
Preparado? Vamos lá!
O que é promoção de eventos?
É uma excelente estratégia para otimizar a divulgação de um evento através de ações promocionais em mídias online e offline. Afinal, comunicação é tudo! Pois mesmo que o planejamento de um evento seja perfeito e a execução esteja fluindo tranquilamente, se o público-alvo não receber todas as informações necessárias, ou pior, nem sequer for informado da realização, de nada vai adiantar.
Acontece também que, por parecer algo simples – “é só fazer um post no Facebook e colocar um outdoor no centro da cidade” – muitas pessoas perdem ótimas oportunidades de comunicar seus eventos e, o pior, perdem dinheiro! Por isso, é importante trabalhar estrategicamente, conhecendo os participantes, a melhor forma de chamar a atenção e convencê-los.
Além disso, hoje temos excelentes ferramentas que a tecnologia dispõe para fazer um evento ser conhecido – já pensou em como é incrível poder estar presente no dia a dia do seu público através das mídias sociais? Então, para que você não perca mais tempo – e nem dinheiro! – vamos te explicar como implantar a promoção de eventos da maneira correta no próximo tópico!
6 dicas de como implementar a promoção de eventos
Agora que você já está mais por dentro dessa estratégia vamos para a parte prática – quem aí também ama? Listamos abaixo algumas ações que, quando bem planejadas e executadas, surtem efeitos rápidos e efetivos na divulgação dos eventos.
Faça um plano marketing
O primeiro passo é criar um plano marketing para o seu evento. Esse é um documento que reúne as diretrizes para todas as ações de divulgação, onde você vai, inclusive, definir todo o orçamento – parte essencial para o sucesso do plano.
Trabalhar a partir de um documento como este facilita – e muito – o andamento das ações e a comunicação de toda a equipe. Para entender melhor como funciona um plano marketing e aprender a criá-lo, leia esse texto que reúne 7 dicas incríveis!
Envie e-mail marketing
O e-mail marketing continua sendo uma excelente ferramenta para informar, gerar expectativa e engajar e, por isso, pode sim estar presente na sua estratégia. Com ele, você consegue nutrir o participante/futuro participante com informações relevantes.
O diferencial será a forma como você vai se comunicar, a identidade visual escolhida, a frequência dos envios e os conteúdos dos e-mails. Ah, e para entender melhor o que é e-mail marketing e saber como aproveitar todas suas possibilidades é só conferir o nosso e-book completo, que está cheio de dicas!
Invista nas redes sociais
Não deixe de incluir no seu plano marketing a gestão de redes sociais. É inegável a força que elas ganharam nos últimos anos e a importância que assumiram na vida de todos os públicos. Com isso, tenha como indispensável criar um perfil para o seu evento, onde você irá compartilhar bons conteúdos, seja em formato de vídeo, foto, textos e o que mais a sua criatividade sugerir.
#DicaDoity: Para entender como as redes sociais são importantes para os eventos e aprender como potencializar as ações nessas plataformas confira esse texto, onde reunimos 7 dicas infalíveis para usá-las a favor do seu evento!
Use os influenciadores digitais
E você sabia que pode aproveitar ainda mais as redes sociais para impulsionar a divulgação do seu evento através dos influenciadores digitais? Pois é! Eles são hoje uma das melhores opções para gerar engajamento e influenciar as ações das pessoas, além de ser uma estratégia financeiramente mais acessível!
#DicaDoity: Saiba mais sobre essa estratégia inovadora nesse texto aqui, cheio de informações e dicas práticas para você implementar no seu evento!
Não esqueça das mídias offline
Mas não é porque agora que o seu evento estará presente nas mídias digitais que você vai deixar de lado a boa e velha divulgação offline – aquela do boca a boca, entrega de folders, panfletos e outdoors pela cidade. Para isso, é preciso conhecer bem o seu público para saber qual a melhor forma de atraí-lo, pois talvez essas ações mais tradicionais sejam mais eficientes para alcançar seus objetivos.
Ah, mas não esqueça de conferir o orçamento do seu evento antes de qualquer decisão, para analisar a viabilidade de realizar essas ações mais dispendiosas. Saiba que é mais importante manter as finanças em dia e fazer uma divulgação dentro das suas possibilidades – que não deixa, por isso, de ser eficiente – do que extrapolar esse limite e terminar o evento com a conta negativa!
#DicaDoity: Sei bem como a demanda de materiais para eventos, não só para a divulgação, é enorme. Então, sugiro que você leia esse texto que a Karina fez sobre todos os materiais necessários para um evento. Vai te poupar tempo e dar várias ideias legais!
Trabalhe com o marketing de conteúdo para eventos
Essa é mais uma estratégia muito boa para engajar os futuros participantes e já inscritos no seu evento por meio de conteúdos relevantes e materiais que sejam de valor para eles, distribuídos em formato de vídeos, textos para blog, podcasts, infográficos, e muitos outros.
Mas atenção! Essa é uma ação que precisa ser pensada e executada muito antes do evento acontecer, pois leva um certo tempo para trazer resultados, já que é uma construção e precisa de muita constância e empenho.
#DicaDoity: Pra não ficar com dúvidas e aprender como executar essa estratégia, dá uma olhada nesse texto aqui para saber como utilizar o marketing digital para eventos. Você precisa ler!
Agora que tal conferir dicas incríveis para acelerar a vendas do seu evento? Não perca tempo e baixe o nosso e-book. É gratuito!