Muito tem se falado sobre as vantagens de fazer um evento online, principalmente depois de tantos ajustes que precisamos fazer em nossas rotinas por conta do Covid-19 e a necessidade de distanciamento social. E não é à toa, afinal, essa tem sido a melhor opção para continuar investindo no mercado de eventos, descobrir ainda mais o mundo digital e permanecer organizando eventos incríveis!
Mas, também sei que você ainda pode estar inseguro para investir em um formato diferente de evento do que já está acostumado. Afinal, se aventurar em um novo universo é sempre desafiador, mas lembre-se: é incrível descobrir e aprender coisas novas. Por isso, listei abaixo algumas vantagens de fazer um evento online para te ajudar nessa decisão! Confira:
Vantagens de fazer um evento online
1 – Aumento do alcance
Acredite, você pode fazer seu evento chegar a lugares que nunca imaginou! É simples, um evento online não tem as limitações físicas e geográficas que os eventos convencionais. Essa é a chance de alcançar mais pessoas em lugares diferentes do país (e do mundo, quem sabe!), sem precisar sair de casa!
O segredo para isso é caprichar na qualidade do conteúdo que vai compartilhar e na divulgação. Então, não perca tempo e comece a ampliar os horizontes dos seus eventos agora mesmo!
2 – É mais simples de organizar!
Você pode ainda não ser um adepto dos eventos online, mas num ponto você precisa concordar comigo: esse é um tipo de evento mais simples de serem organizados! Sabe o porquê?
Grande parte do desgaste da organização de um evento vem da necessidade de encontrar o local perfeito, com aluguel acessível, do investimento na preparação de todos os materiais que serão entregues durante o evento, sem falar na correria do Dia D para deixar em ordem, desde a limpeza à entrega dos certificados de participação.
Com um evento online você consegue poupar energia com esse trabalho e ainda aumentar as chances de ter um público maior! Você imagina o trabalho que daria para organizar, recepcionar e comportar uma quantidade de pessoas que pode, por exemplo, estar em uma transmissão ao vivo?
Em pensar que é possível dar conta de tudo isso com uma equipe reduzida e um investimento bem menor e ainda contando com as parcerias certas, pois não dá pra fazer tudo sozinho! Uma ótima ajuda são as plataformas de eventos, que podem auxiliar em tarefas como inscrições e certificações, enquanto você estudar para encontrar formas de deixar seu evento ainda melhor!
#DicaDoity: Ah, e para te ajudar a entender melhor como acontece todo o processo de organização de eventos online, nós fizemos um e-book completo! Baixe agora e veja como é mais simples do que você imagina!
3 – O custo é baixo!
Essa é uma das vantagens de fazer um evento online que devia contar por duas, não mesmo?! Brincadeiras à parte, não estou exagerando ao falar no baixo custo da organização de um evento online. E você pode até já estar pensando nos outros investimentos que vai precisar fazer em equipamentos e estrutura para pôr no ar um evento online. Mas, posso te garantir, são valores que nem se comparam!
Você vai economizar muito em não precisar arcar com o aluguel do espaço ou dos equipamentos de som, por exemplo, como também vai economizar com o coffee-break, hospedagens e passagens dos convidados, materiais para o dia do evento, entre outras demandas.
Em um evento online você consegue atingir um número expressivo de pessoas utilizando apenas uma boa conexão com a internet, um computador, a própria webcam para fazer as imagens e os fones de ouvido para captar o áudio, por exemplo. E cada uma na sua casa, ou em qualquer outro lugar do mundo! Claro que quanto mais equipamentos você tiver à disposição, mais qualidade seu evento vai ter, mas lembre-se que isso não é um pré-requisito!
4 – Aumenta as vendas
Sim, isso mesmo! Uma das vantagens de fazer um evento online é a possibilidade de aumentar suas vendas. Pensa comigo, seu evento vai chegar a um público muito maior e isso fará seus números aumentarem. Claro que tudo vai depender da estratégia de divulgação e venda que você utilizar.
Esses resultados podem não surgir na primeira edição do evento, principalmente, se for o seu primeiro contato com esse tipo de organização. Mas, aproveite que a internet permite não só alcançar mais pessoas, como também acompanhar os interessados no seu tipo de evento. Então, invista nessas pessoas! Envie conteúdos exclusivos, faça posts que engajem nas redes sociais para demonstrar sua autoridade no assunto e fazer com que eles lembrem do seu evento!
#DicaDoity: Uma excelente estratégia para aumentar ainda mais as suas vendas são os afiliados em eventos! Eles são vendedores que ganham comissão para divulgar seu evento e vender inscrições. Quer entender melhor como essa estratégia funciona e como implementar no seu evento? Então clique aqui e aprenda tudo sobre ela!
5 – Tornar seu evento mais conhecido
Esse, sem dúvidas, é o seu maior desejo de todo organizador de eventos. Quem não quer ter seu evento como referência no mercado, ser reconhecido e conhecido dentro e fora do país?
Não há limites quando falamos da internet. Então, agarre-se a todas as possibilidades que ela oferece para espalhar a ideia e o nome do seu evento. Você pode, por exemplo, entrar em contato com alguns microinfluenciadores que falem para o seu público-alvo para trabalhar uma divulgação bem direcionada e que busque alcançar, não só muitas pessoas, mas, principalmente, as pessoas certas!
Dá pra fazer isso através das redes sociais e dos post patrocinados, do envio e-mail marketing, com nutrição dessas pessoas com bons conteúdos e constância. O que vai de fato vai impactar essas pessoas é o posicionamento do seu evento. Mostre que você tem autoridade no assunto e cada vez mais pessoas vão se interessar pelo que você tem que falar.
#DicaDoity: Você precisa conhecer as vantagens de investir em e-mail marketing, uma estratégia essencial para os eventos online! Clique aqui e confira nosso e-book que tem todos os direcionamentos para quem quer aprender sobre o assunto!
6 – Gera material para o pós evento
Uma das principais vantagens de fazer um evento online é ter, ao final do evento, conteúdo para usar como desejar. O que nos eventos físicos necessitava de uma equipe especializada para fazer as gravações das palestras, aumentando os gastos, pode ser feito enquanto seu evento acontece, sem nenhum custo adicional!
Depois, esse material pode ser usado para a divulgação das próximas edições ou como um curso online que pode ser vendido, por exemplo. Você também pode disponibilizar o evento completo no seu canal no YouTube, caso tenha, claro. O que você não pode perder é a chance de aproveitar esse material!
7 – Proporciona interação e engajamento
Engana-se quem pensa que é impossível criar engajamento durante um evento online, pelo contrário! Além de participar do evento, as pessoas se sentem mais à vontade para comentar e fazer perguntas, através do chat, por se sentirem mais próximas aos palestrantes. Sem dúvidas, ter aquele palestrante que antes ficava num palco, distante e, muitas vezes, sem acesso, no evento online a realidade é outra.
Mas, como posso fazer um evento online?
Criar um evento online é muito simples! É preciso cuidar do planejamento, pensar nos objetivos, definir a equipe, orçamento e outros detalhes próprios de qualquer evento. Uma das principais diferenças dessa modalidade é a troca da escolha de um local físico por uma ferramenta para transmissão online.
Além disso, é muito importante também escolher, o quanto antes, uma plataforma de eventos para ajudar na organização, pois os eventos online podem ser bem diferentes dos físicos, mas ainda tem as mesmas necessidades, como a criação do site, a venda das inscrições, credenciamento, emissão dos certificados, entre outras.
A Doity, por exemplo, oferece todas essas vantagens e ainda um espaço físico ideal para a transmissão de eventos online: a Doity Play, totalmente integrada ao gerenciamento de eventos, o que vai te dar o controle de tudo que você precisa em um único lugar.
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