Compartilhe
Compartilhe emfacebook
Compartilhe emtwitter
Compartilhe emlinkedin

Tipos de eventos acadêmicos que você pode realizar

tipos de eventos

Criar e organizar os diferentes de tipos de eventos acadêmicos exige dedicação e o cumprimento de várias etapas, como idealização, planejamento, execução, entre outras. Um dos primeiros passos, inclusive, é decidir qual tipo de evento será o seu. Se você souber, exatamente, o que precisa fazer, suas chances de sucesso são altas!

Um evento bem estruturado e organizado transparece uma confiança para seu público e ainda serve de modelo para os próximos. Ou seja, para que ele crie forma e seja uma experiência relevante, primeiro você tem que decidir qual será o tipo do seu evento!

Você deve saber que existem vários tipos de eventos e cada um com a sua importância e necessidade. Saber escolher o tipo certo é primordial para a preparação e execução do mesmo. Para ajudar você nessa tarefa, elencamos os 12 principais tipos de eventos acadêmicos e suas particularidades. Conheça agora!

Tipos de eventos acadêmicos

Simpósios

Você já deve ter ido a um lugar onde acontecia uma reunião com especialistas e um moderador que conduzia o evento, certo? Pois bem, esse é o simpósio. Nele são apresentados e discutidos temas específicos, com a finalidade de gerar maior entendimento da temática ou gerar opiniões.

Da mesma forma, o público tem a liberdade de fazer perguntas e expor seu ponto de vista, compartilhando ideias e gerando questionamentos.

A proposta também é possibilitar que pessoas que não conhecem o assunto possam participar do evento como ouvintes. Assim, a concepção de simpósio está muito relacionada com palestras acadêmicas e geralmente é utilizada na área científica.

Seminários

O seminário é um dos tipos de eventos mais comuns no meio acadêmico. Ele é regido por um orador e é dividido em três momentos: a fase de exposição, a de discussão e a de conclusão. Essas fases são importantes para seguir a linha de raciocínio e construção narrativa do evento.

Além disso, ocorre uma troca de informações e experiências e funciona como um debate, mas sem o intuito de chegar a conclusões definitivas.

Os seminários têm o objetivo de fomentar a discussão de determinados temas, desenvolver novas capacidades e incentivar o aprendizado de coisas novas e diferentes com a instrução de profissionais especializados.

#DicaDoity: Nos dias de hoje, é indispensável estar atento ao universo online! E a versão virtual do seminário, o webinar, é o formato ideal para começar a investir. Clique aqui e conheça todas as suas vantagens!

Congresso

Sabe um evento que é conduzido como um grande encontro que dura poucos dias ou até mesmo uma semana, onde o assunto é apresentada de diversas maneiras? O congresso é um evento que pode ser definido como uma reunião promovida por associações e entidades de uma classe durante um determinado período. Dentro do congresso, podemos encontrar mesas-redondas, palestras, sessões de apresentações de trabalhos e até minicursos.

Os congressos podem ter portes regionais, nacionais e internacionais, dependendo do seu público. Normalmente, um congresso é norteado por uma temática geral, que conduz todo o evento e incentiva o participante a discutir sobre temas em comum.

Conferência

Conferência é um tipo de evento mais formal, que reúne especialistas importantes para debater uma temática. Enquanto isso, o debate é orientado por um presidente de mesa, que é responsável por conduzir o evento.

Entre as suas formalidades está a necessidade do presidente de mesa, que coordena as apresentações e debates e que seleciona as perguntas para serem feitas aos especialistas. Geralmente as perguntas são formuladas por escrito e entregues pelos participantes à produção.

Curso

Todo mundo já deve ter feito algum curso, certo? Então, o curso é aquele tipo de evento que leva o participante a aprender novas áreas, capacitando-o por meio de aulas com profissionais qualificados.

O curso pode ser aplicado como teórico, prático ou teórico-prático. Da mesma forma a sua definição será estabelecida através de sua tema e de seus organizadores. Os cursos também podem ter curta ou longa duração.

Fórum

Fórum é aquele evento que você pode e deve expor a sua opinião. Além de ser permitida, a participação da plateia é essencial nesse evento. No fórum, a maior quantidade de opiniões e a exposição de diversos tipos desses pontos de vistas servem de incentivo para o posicionamento da plateia.

Desse modo a opinião serve como um dominó, que vai desencadeando cada vez mais opiniões, mais ideias, mais teorias, cada vez mais posicionamento. O fórum é moderado por um profissional que tenha domínio sobre o tema e que comece a debater as opiniões.

Palestra

Como o curso, todo mundo já deve ter ido à uma palestra, e deve lembrar daquele palestrante específico que fez com que você enxergasse sua realidade de uma maneira diferente ou inspirou você com a história compartilhada.

Dessa forma, o andamento da palestra é conduzido por um profissional de certa área que irá apresentar seu trabalho, pensamento, carreira ou até sobre como a sua vida foi construída. Isso vai depender da temática do seu evento e do próprio palestrante. A palestra normalmente tem uma liberdade para o público fazer perguntas no final da apresentação.

Workshop

Workshop é uma espécie uma oficina mais desenvolta e extrovertida, o workshop, que geralmente é utilizado em congressos, é uma maneira de aprendizagem através da construção prática e costuma ser regido por um profissional especializado

O workshop pode ser aplicado dentro de outros eventos, como, por exemplo, um workshop de “Como planejar o TCC” dentro de um evento universitário, e também como um evento autônomo.

Encontro

Um encontro acadêmico ocorre quando pessoas que participam da mesma categoria de área de atuação se encontram para discutir temas relevantes em suas áreas. Ou seja, essa discussão pode vir de uma necessidade da classe ou uma nova temática a ser debatida.  

O encontro tem o intuito de debater pautas atuais, corriqueiras e até polêmicas, quem sabe até podendo encontrar alguma solução que seja aprovada para os respectivos problemas.

Mesa-redonda

As mesas-redondas geralmente acontecem dentro de outros eventos, como parte de sua programação. Nelas acontecem debates entre especialistas que discutem um assunto em comum. Enquanto isso, ela é conduzida por um moderador que apresenta os especialistas, introduz ao assunto e medeia as perguntas. O público tem direito a fazer seus questionamentos e expor as suas opiniões.

Painel

Diferentemente de outras reuniões, os painéis são encontros entre especialistas que debatem entre si uma temática. O público não tem o direito de formular perguntas ou expor opiniões. Em suma, o painel transfigura uma reunião somente entre os especialistas e com espectadores. Semelhante à mesa-redonda, o painel é regido por um mediador.

Jornada

As jornadas são encontros entres grupos profissionais que podem discutir e definir caminhos para norteá-los diante de suas profissões. Nelas os grupos levam temas a serem discutidos, para que possam encontrar uma solução como resultado. As jornadas podem durar algumas horas ou até dias.

Entendeu todos os tipos de eventos que citamos? Esperamos ter ajudado a esclarecer os tipos de eventos e também ter auxiliado você a fazer a melhor escolha.

Agora que você conhece os tipos de eventos acadêmicos, que tal baixar nossa planilha e começar a organizar o seu?

nv-author-image

Juliana Souza

Apaixonada por transformar ideias em momentos inesquecíveis. Experiência na organização de grandes eventos corporativos, feiras e festivais. Líder criativa e motivadora, sempre em busca de dividir conhecimento, organizar eventos incríveis e impactar as pessoas.