O Café Filosófico tem o objetivo de divulgar o conhecimento filosófico e sua íntima relação com o cotidiano. Mensalmente, realiza-se uma edição com um convidado que aborda a filosofia a partir de sua experiência, formação, pesquisa e interesse com o intuito de favorecer a maior variedade possível de abordagens filosóficas aos participantes.

Nos dez anos de realização do evento, a comissão organizadora contabiliza a participação de 83 convidados, com a apresentação de temas nas áreas de epistemologia, filosofia da religião, ética, estética, filosofia da linguagem, política, educação, ontologia etc. A participação registrada no período em que o evento é realizado chega a 13 mil pessoas, gerando impacto na formação de bacharéis e licenciados, de estudantes do ensino médio e de professores e pesquisadores que tem interesse na filosofia. O evento é realizado nas dependências da universidade e aberto a toda a comunidade.

Neste ano, em comemoração ao aos seus dez anos de realização, a comissão organizadora projetou a realização de um evento especial, com a participação da Professora Viviane Mosé.

Viviane Mosé é uma poetisa, filósofa, psicóloga, psicanalista e especialista em elaboração e implementação de políticas públicas. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Publicou sua tese de doutorado Nietzsche e a grande política da linguagem em 2005 pela editora Civilização Brasileira.

Escreveu e apresentou, em 2005 e 2006, o quadro “Ser ou não ser”, no Fantástico da TV Globo, onde trazia temas de filosofia para uma linguagem cotidiana. Participou como comentarista do programa Liberdade de Expressão, na Rádio CBN, com Carlos Heitor Cony e Artur Xexéo. Tem diversos livros de poesia, filosofia e psicanálise publicados. Hoje é sócia e diretora de conteúdo da Usina Pensamento.

Viviane Mosé é hoje uma das palestrantes mais requisitadas do país. Fala sobre educação, cultura, sociedade, sempre tendo em vista os desafios do contemporâneo. Com grande capacidade analítica Viviane Mosé faz diagnósticos, analisa cenários, propõe formatos, nos seguintes temas: educação, filosofia, psicologia, gestão empresarial, gestão pública, governança, ética, cultura, sustentabilidade, diversidade e recursos humanos. Falando sempre de improviso, articula seu vasto conteúdo com a vida diária, sempre ilustrada com exemplos simples e divertidos, mas sempre muito precisos e pertinentes.

Já palestrou em grandes eventos em todo o Brasil, tendo como clientes empresas dos mais diversos segmentos tais como BNDES, Rede Globo, Itaú, Banco do Brasil, Petrobrás, SESC, SENAI, SENAC, FIRJAN, FIESP, O Boticário, Vale, Caixa Econômica, Fundação Telefônica, Philips, Raízen, Mercedes Benz, dentre outras em todo território nacional.

Também é colaboradora fixa do programa Encontro com Fátima Bernardes.

Data do evento

12 de setembro de 2019, 19h00 - 22h00

Local do evento

Auditório Professor Paulo de Bastos Perillo, UFG - Câmpus Catalão

Avenida Doutor Lamartine Pinto de Avelar

Loteamento Vila Chaud, Catalão - Goiás