Mário Ribeiro dos Santos

Universidade de Pernambuco - UPE

Possui graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2006), Especialização em Ensino de História das Artes e das Religiões - UFRPE (2008), Mestrado em História Social da Cultura Regional - UFRPE (2010) e Doutorado em História pela UFPE (2015). Atualmente é professor adjunto do Curso de Licenciatura em História e da pós-graduação em Ensino de História, ambos na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Na sua trajetória está o período de Docência no curso de especialização em Cultura Pernambucana da FAFIRE, a Coordenação de Conteúdo e Supervisão do Educativo e do Centro de Documentação do Museu Cais do Sertão (2014-2015); a Gestão do Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural - Casa do Carnaval, vinculado à Secretaria de Cultura do Recife (2010-2014). Tem experiência na área de patrimônio cultural, atuando principalmente com os seguintes temas: festas, história e cultura afro-brasileira e museus.

Hayeska Costa Barroso

Universidade Estadual do Ceará - UECE

Doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (MAPPS-UECE); Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Gênero, Família e Geração na Políticas Públicas, do Observatório de Violência Contra a Mulher (OBSERVEM) e do Núcleo de Pesquisas Sociais (NUPES); Professora Substituta do Curso de Serviço Social da Universidade Estadual do Ceará desde 2011. Membro do Grupo de Estudos em Cultura, Comunicação e Arte (GECCA), Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas nas áreas: Cultura popular e Economia Criativa, Gênero, Violência e Trabalho. Atuação profissional nas áreas de assistência social, no tocante à proteção social básica, e em projetos sociais com mulheres, associações e conselhos de bairro, e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Henrique Pereira Rocha

Faculdade Cearense (FaC)/Instituto de Cultura e Arte (ICA-UFC)

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (1995), especialização em Gestão de Produtos e Serviços Culturais pela Universidade Estadual do Ceará (2002), especialização em Cultura Folclórica Aplicada pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (2005) e Mestrado em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2006). Atualmente é professor do ensino superior da Faculdade Cearense - FaC, Produtor Cultural do Instituto de Cultura e Arte - ICA da Universidade Federal do Ceará - UFC e doutorando em Ócio e Desenvolvimento Humano pela Universidade de Deusto, em Bilbao - Espanha. Tem experiência na área de Comunicação e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, cultura popular, folclore, pesquisa científica, antropologia e valorização das culturas regionais. Foi Supervisor de Operações do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (1999/2002) e Gerente do Programa de Desenvolvimento Artístico e Cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (2003/2005), período em que integrou o Comitê Intersetorial da Juventude do Governo do Estado do Ceará, representou a Secretaria da Cultura do Estado junto do Núcleo de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes e exerceu a função de conselheiro no Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescentes-CEDCA. Foi Coordenador do Curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Faculdade Cearense - FaC (2008-2011), membro da Comissão Estadual de Incentivo à Cultura (CEIC), da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (2010-2011), membro do Conselho Municipal de Política Cultural, da Secretaria de Cultura de Fortaleza, como representante da categoria de Cultura Tradicional Popular (2011-2012) e membro do Conselho Estadual de Cultura do Ceará, representante do segmento de Tradições Populares (2013-2015). É sócio da Comissão Cearense de Folclore, colaborador do Fórum Cearense de Cultura Popular Tradicional, Conselheiro-suplente do Conselho Estadual de Política Cultural do Ceará, representante do segmento de Tradições Populares (2015-2017), membro do Colegiado Setorial de Culturas Populares (2013-2015 e 2015-2017) e Conselheiro-suplente do Conselho Nacional de Política Cultural - CNPC, do Ministério da Cultura (2015-2017).

Aterlane Martins (ORGANIZADOR)

IFCE

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2015). Licenciado em História (UFC/2004). Foi bolsista da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - Unesco no Programa de Especialização em Patrimônio - PEP do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - Iphan (2005-2007). É membro pesquisador no Grupo de Estudos e Pesquisas em Patrimônio Cultural GPPM/UFC/CNPq. É professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, campus Quixadá - CE. Tem experiência na área de História, com ênfase nos estudos do patrimônio cultural, ações educativas em museus e centros culturais. É membro do Conselho Estadual de Política Cultural (CEPC) e Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC), respectivamente nas categorias Tradições Populares e Cultural Tradicional Popular. É coordenador da Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina.

Emmanuel Alves Carneiro (ORGANIZADOR)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Possui graduação em Educação Física pela Faculdade Integrada do Ceará (2006). Especialista em Educação Física Escolar (2008) e Arte Educação e Cultura Popular Brasileira (2011). Mestre em Ciência da Educação (2011). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE, Campus Fortaleza. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, didática, dança e esporte. É membro da Rede Nacional de Pesquisadores em Cultura Junina. É Palestrante em curso de formação de jurados da União Junina e do Festejo Ceará Junino/Secult-CE. 

Leilane Pinto do Nascimento

Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG)

Possui graduação em Turismo (2006) e mestrado em Antropologia (2013), pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é coordenadora do Núcleo Educativo e Programação Cultural do Paço do Frevo/IDG. Tem experiência nas áreas de Cultura Popular, Educação e Patrimônio Imaterial.

Anderson Costa Silva

Escola Municipal 11 de Agosto/Grupo Mira Ira

Possui graduação em Letras - Português Literatura pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor efetivo da Escola Municipal 11 de Agosto. Tem experiência na área de Letras, Cultura Folclórica, Danças e Literatura Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade cultural, cultura folclórica, danças populares, educação patrimonial, Literatura e oralidade e cultura afro e afro-brasileira. É pesquisador junto ao Grupo Mira Ira - Grupo de Pesquisa em Cultura Folclórica Aplicada.

Lairton dos Santos Guedes

Txai Cia de Dança

Possui graduação em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (1990), graduação em Fisioterapia pela Universidade de Fortaleza (1997) e especialização em Arte-Educação e Cultura Popular pela Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro (2012). É curador do Fetival Internacional de Folclore do Ceará. É membro da Rede Nacional de Pesquisadores em Cutura Junina. É coordenador do Fórum de Cultura tradicional Popular do Ceará.  É de Diretor e Coreógrafo da Txai Cia de Dança. 

Raimundo Nonato Cordeiro

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Fortaleza

Doutor em Artes pela UFMG (2014), com estudo desenvolvido na Linha de Pesquisa "Teatro: teorias e práticas", Mestre em Música pela UFBA (2002), com estudo na Linha de Pesquisa "Etnomusicologia", possui Graduação em Música pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1989). Atualmente, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, onde leciona no Curso Técnico em Instrumento Musical e é diretor musical do Mira Ira - Laboratório de Práticas Culturais Tradicionais, da referida instituição. Desenvolve atividades docentes ligadas a prática instrumental (acordeão e teclado), harmonia, música brasileira, música em conjunto.