Leonor Patrícia Cerdeira Morellato

UNESP - Rio Claro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado e doutorado em Ecologia pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é Professor Titular da UNESP Universidade Estadual Paulista. Tem experiência em Botânica e Ecologia, atuando principalmente em fenologia e ecologia temporal de vegetações tropicais, investigando efeitos das mudanças climáticas globais na época de crescimento e reprodução das plantas; biologia da polinização e dispersão de sementes; influência da filogenia e distúrbios antrópicos na fenologia e implicações para conservação da biodiversidade. Tem produzido revisões e organizado livros (um Prêmio Jabuti) e coletâneas. Tem se dedicado a investigação de métodos na pesquisa em fenologia e, como uma importante inovação, em colaboração com pesquisadores da ciência da computação tem explorado novas tecnologias no estudo de mudanças temporais nas vegetações em múltiplas escalas espaciais, utilizando câmeras digitais, drones e sensoriamento remoto. Lidera projetos de pesquisa nessas novas fronteiras,em e-science e transdisciplinar. Participou, como contributing author, no grupo de trabalho II (WGII), do 4o Relatório do IPCC - (Intergovernmental Panel on Climate Change) - 2006/2007, ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2007. (Fonte: Currículo Lattes)

Pamela Soltis

University of Florida

Professor Pam Soltis, together with her life partner Professor Doug Soltis, has made fundamental contributions to elucidating the phylogenetic relationships of flowering plants, under the rubric of a multi-pronged project - the Tree of Life. They have uncovered the genetic bases of floral development and revealed the great importance of polyploidy in plant evolution. They have used population genetic tools to crystallize understanding of historical dimensions of plant communities in North America. At present, she is developing a new field of 'molecular floristics,' which starts with multispecies samples and builds up to ecological niche models and phylogenetic trees for entire floras.

Vitor Fernandes Oliveira de Miranda

UNESP - Jaboticabal

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura (1999), mestrado e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho câmpus Rio Claro (2006) e Livre-Docência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho câmpus Jaboticabal (2018). Atualmente é professor associado do Departamento de Biologia Aplicada à Agropecuária da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho câmpus Jaboticabal, professor visitante da Jagiellonian University (Kraków, Polônia), professor colaborador da Florida International University (COIL Program - EUA) e curador de fanerógamas do Herbário Jaboti (JABU). É coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Genética e Melhoramento de Plantas) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Ministra disciplinas para a graduação (Ciências Biológicas e Engenharia Agronômica) relacionadas à sistemática de plantas e para a pós-graduação relacionadas à sistemática filogenética e evolução molecular. É líder do grupo de pesquisa (CNPq) Sistemática, genômica e evolução de plantas carnívoras, membro do corpo editorial dos periódicos Frontiers in Plant Science (Suíça), Frontiers in Ecology and Evolution (Suíça), Italian Botanist (Itália) e PLANTS (Suíça) e parecerista de periódicos nacionais e internacionais. Assessor de agências de fomento nacionais (Fapesp, Capes, CNPq) e internacionais (Human Frontier Science Program - França, Ministero dell'Università e della Ricerca, Itália). Publicou mais de 60 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais, 11 capítulos de livros e organizou um livro. Orientou e orienta alunos e pesquisadores de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Tem experiência na área de botânica, com ênfase em sistemática de plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática e taxonomia, sistemática filogenética, filogeografia, genética e evolução molecular. (Fonte: Currículo Lattes)

Daniel Guariz Pinheiro

UNESP - Jaboticabal

Possui graduação (Bacharelado) em Ciência da Computação pela Universidade Paulista (UNIP) (2001), pós-graduação (Doutorado) em Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) (2009), e Pós-Doutorado na área de Bioinformática aplicada à Biologia do Desenvolvimento de Abelhas na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP-USP) (2012). Durante o doutorado atuou na área de Bioinformática aplicada à Genética Humana e Médica na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) (2001-2010). Atualmente é Professor na Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV - Unesp) onde atua no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agropecuária, particularmente, nas linhas de pesquisas em Genética e Biologia Molecular de Microrganismos e Ecologia Microbiana. A sua pesquisa tem como temática os estudos moleculares da fitomicrobiota em interação com a planta e o meio-ambiente. Tem experiência na área de Bioinformática, com destaque aos estudos que envolvem abordagens "ômicas" (Genômica, Transcritômica, Metagenômica, Metataxonômica, Epigenômica, etc.). (Fonte: Currículo Lattes)

Milene Ferro

UNESP - Rio Claro

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP. Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Celular e Molecular) pela UNESP de Rio Claro - SP. Pós-doutorado na UFSCar, UNESP de Rio Claro e Centro de Investigação Principe Felipe na Espanha (Valência). Sou bioinformata trabalhando com transcriptomas, metatranscriptomas, bibliotecas de metabarcoding para fungos e bactérias, em espécies não-modelos. Experiência em análises de Bioinformática em análises de pré-processamento, anotação funcional, identificação de ortólogos, expressão gênica diferencial, classificação taxonômica de fungos e bactérias por metabarcoding. Interessada em estudos para melhorar práticas de ensino-aprendizagem de conceitos de Bioinformática e computacionais para alunos de Biologia. Atualmente Professora assistente em Bioinformática, do Departamento de Biologia Geral e Aplicada, da Universidade Estadual Paulista (UNESP, Campus de Rio Claro-SP).  (Fonte: Currículo Lattes)

Mariana Lúcio Lyra

New York University Abu Dhabi

Possui Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biologia pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2002) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2008). Desenvolveu projetos de pós doutorado na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de Rio Claro e na UNICAMP. Atualmente é pesquisadora associada da "New York University Abu Dhabi" e desenvolve projetos em colaboração com pesquisadores de pelo menos 5 instituições internacionais e diversas instituições nacionais. Tem experiência na área de Genética, com ênfase em Genética Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: Variabilidade genética, evolução, limites de espécies e adaptação. Está interessada em aspectos relacionados a sistemática filogenética, biodiversidade e biologia evolutiva de anfíbios neotropicais, com ênfase em coleções biológicas. Também está interessada em padrões gerais de distribuição da diversidade no tempo e no espaço, bem como processos genéticos de adaptação a ambientes extremos. (Fonte: Currículo Lattes)

Carla Martins Lopes

UNESP - Rio Claro

Possui graduação (2005) em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), pela Universidade Estadual de Londrina, mestrado (2007) e doutorado (2011) em Genética e Biologia Molecular, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi bolsista de pós-doutorado CNPq, na Université Grenoble Alpes - França (2012 - 2013), e bolsista de pós-doutorado CNPq e FAPESP (2014 - 2022), na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Atualmente é bolsista DTI-A CNPq, no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Sistemas Autônomos Cooperativos Aplicados em Segurança e Meio Ambiente, na Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de ecologia molecular, e no desenvolvimento e aplicação de abordagens envolvendo DNA ambiental para estudar ecologia de comunidades, e os efeitos dos impactos antrópicos para conservação da biodiversidade, especialmente de vertebrados tropicais. (Fonte: Currículo Lattes)

Bárbara Simões Santos Leal

Instituto Tecnológico Vale

Graduação em Ciências Biológicas (2010) e mestrado em Biologia Vegetal (2013) pela Universidade Federal de Minas Gerais, e doutorado em Ecologia e Biodiversidade pela Universidade Estadual Paulista (2018), com período sanduíche no Institut de la Recherche Agronomique (INRA). Realizou pós-doutorado no departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas (2019-2021) para investigar processos de especiação e hibridação em orquídeas utilizando dados genômicos, com enfoque nos processos adaptativos. Atualmente é pós-doutoranda estudando genômica da conservação e história demográfica de espécies associadas as cangas ferruginosas no Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável. Experiência na área de Botânica e Evolução, com ênfase Genética e Genômica de Populações, Genômica da Conservação e Filogeografia. Em especial, na investigação de processos ecológicos e evolutivos responsáveis pela enorme biodiversidade nos Neotrópicos, utilizando plantas como grupo modelo e diversas ferramentas, tais como marcadores moleculares, modelagem de distribuição de espécies, morfometria e experimentos de biologia reprodutiva. (Fonte: Currículo Lattes)

Cleber Juliano Neves Chaves

Unicamp - Campinas

Biólogo licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006-2010). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011-2013). Doutor pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Biodiversidade da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" no Campus de Rio Claro (2014-2019). Atualmente desenvolve um pós-doutorado no Laboratório de Ecologia Evolutiva e Genômica, no departamanento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas (2019-). Suas principais linhas de pesquisa envolvem ecofisiologia de bromélias, metabolismo CAM, termotolerância fotossintética, ecologia de comunidades epifíticas, ecologia funcional, interações entre espécies, genética de populações e espécies oportunistas. (Fonte: Currículo Lattes)

Ana Paula de Moraes

UNESP - Botucatu

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, com mestrado em Genética e Biologia Molecular pela mesma instituição e doutorado em Biologia Vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, com período de estágio sanduíche na Texas A&M University (EUA). Realizei pós-doutorado no Royal Botanic Garden, Kew/Queen Mary University of London e no Departamento de Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP. Fui Jovem Pesquisadora da FAPESP (2012-2018) e docente da Universidade Federal de São Paulo (2015-2017) e da Universidade Federal do ABC (2017-2023) e, em breve, assumindo como docente da Universidade Estadual Paulista - UNESP, campus Botucatu. Sou credenciada no Programa de Pós-graduação em Evolução e Diversidade da UFABC. A linha de pesquisa do meu grupo visa compreender processos evolutivos em plantas, empregando Orchidaceae como modelo. Por meio de uma abordagem integrada entre citogenética, citogenômica, sistemática vegetal e métodos comparativos filogenéticos, os projetos em desenvolvimento têm como objetivo compreender o papel da hibridação, poliploidia e variações de tamanho de genoma na evolução e diversificação de plantas neotropicais.

Marcela Pimenta

Empresas Veritas / Zymo Research

Profissional com mais de 10 anos de experiência no mercado atuando em Pesquisa Acadêmica, Laboratórios de Análises Clínicas e Vendas Técnicas especializada de produtos para Biologia Molecular. Graduada em Biologia, com Mestrado na área de Genética e Doutorado em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica, com Inglês Avançado e artigos publicados em revistas nacionais e internacionais. Bom relacionamento com o Meio Acadêmico (USP, UNICAMP, ESALQ, UFSCAR, UNIFESP, CNPEM etc.), Laboratórios de Análises Clínicas, Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de empresas privadas (P&D). Conhecimento em produtos e empresas de Life Science como GE Life Science, Thermo Scientific, Takara Bio, Beckman Coulter Genomics, Zymo Research, Brooks Life Science Systems, Origene, Dharmacon, etc. Amplo conhecimento Técnico na Pesquisa e Desenvolvimento de Biofármacos, pesquisa sobre as empresas que produzem e comercializam estes medicamentos em território nacional e o potencial desse mercado. Atuação com Diagnóstico por Biologia Molecular com foco em PCR em tempo real; Identificação de Agentes Infecciosos, mutações e sexagem fetal; Vivência e conhecimento em Procedimentos, Normas Técnicas, Boas Práticas de Laboratórios e Elaboração de POPs, Implementação e Acompanhamento de KPIs e utilização de Ferramentas de Qualidade como (Gráfico de pareto, 5S, Lean entre outras).