Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
JULIANA LEMES
UFU
Doutora em Política Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestra em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM - Diamantina/MG), graduada em Serviço Social pela UFVJM (Teófilo Otoni/MG) e está cabo da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG), atuante no nordeste mineiro. É conselheira de administração do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e exerce atividades de docência junto à Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP), da Senasp, do Ministério da Justiça e Segurança Pública no Curso Nacional de Atendimento à Mulher em Situação de Violência. Atuou junto à Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica do 19o Batalhão | 15a Região | PMMG. Articulista da coluna semanal "Interfaces" no jornal Diário Tribuna e da Newsletter Fonte Segura/FBSP, onde aborda temáticas relacionadas à Segurança Pública. Colaboradora do Instituto Brasileiro de Estudo e Pesquisa de Direito Militar (INBRADIM) e membro do Grupo de Extensão e Pesquisa em Agricultura Familiar (GEPAF/UFVJM).
Eliara Santana
PUC Minas
Eliara Santana é jornalista, doutora e mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela PUC Minas. É pesquisadora do Observatório das Eleições e da Democracia, do Instituto da Democracia e Democratização da Comunicação (INCT/IDDC) e pesquisadora colaboradora do IEL/Unicamp. Foi pesquisadora visitante do Teachers College (TC), Universidade Columbia, em Nova York (2019). Pesquisa especialmente os temas: desinformação, desinfodemia, letramento midiático, construção da narrativa midiática.
Genilson Ribeiro Zeferino
Secretária Municipal de Segurança e Prevenção de Belo Horizonte
Genilson Ribeiro Zeferino é secretário municipal de segurança e prevenção de Belo Horizonte. Servidor público federal aposentado do MEC, com formação em Psicologia e especialização em Criminologia e Planejamento Estratégico. Ocupou a Superintendência de Integração das Polícias Civil e Militar do Estado de MG e foi secretário adjunto da Secretaria de Estado de Defesa Social de MG. Atou nos estados do Maranhão e de Alagoas, assessorando a área prisional.
José Luiz Quadros de Magalhães
UFMG
Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986), graduação em Língua e Literatura Francesa pela Universidade Nancy II (1983), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1991) e doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais. É Presidente da Comissão Arquidiocesana de Justiça e Paz de Belo Horizonte (a partir de 2020) e Presidente da Sociedade Brasileira de Bioética, Regional Minas Gerais (a partir de agosto de 2023). Membro da Diretoria do Sindicato APUBH da UFMG, segundo mandato. Foi Presidente Nacional (Brasil) da Rede para um Constitucionalismo Democrático latino americano no período de 2016 a 2018 e Presidente da Red Internacional para un constitucionalismo democrático en latinoamerica, com sede em Quito, Equador no período de 2017 a 2019. Foi Professor visitante no mestrado em filosofia da Universidad Libre de Bogotá (Colômbia); do doutorado da Faculdade de Direito de la Universidad de Buenos Aires (Argentina); na Facultad de Derecho de la Universidad de la Habana (Cuba) e pesquisador na Universidad Nacional Autónoma de México. Foi Procurador Geral da Universidade Federal de Minas Gerais, Presidente do Colégio de Procuradores Gerais das Instituições Federais de Ensino Superior do Brasil e Coordenador dos Cursos de Pós Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFMG. Foi Diretor da Escola Superior Dom Helder Câmara (Jesuíta) e da Faculdade de Direito Metodista Izabela Hendrix. Tem diversos livros e artigos científicos e jornalísticos publicados. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Internacional, Teoria do Estado e da Constituição, atuando principalmente nos seguintes temas: plurinacionalidade, diversidade, democracia, federalismo, direitos humanos, poder, ideologia e constituição.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.