Professora Mestre Adriana Aparecida Burato Marques Buytendorp

SED/MS

Possui graduação em Pedagogia - Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1988) e Especialização Lato Sensu em Educação Especial pela UFMS e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Atualmente é Coordenadora de Políticas para Educação Especial da Secretaria de Estado de Educação de MS, professora da Faculdade Campo Grande- FCG e Faculdade Mato Grosso do Sul-FACSUL, membro da comissão permanente de legislação e normas da educação especial do Conselho Estadual de Educação de MS, professora da pós graduação, professora formadora do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa pela UFMS desde 2013. Atua em tópicos como: Currículo, educação especial, práticas educativas em educação inclusiva, políticas públicas.

Procuradora de Justiça Jaceguara Dantas da Silva Passos

Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul

Procuradora de Justiça do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul. Mestre em Direito e Doutoranda em Direito, área de concentração Direito Constitucional pela PUC/SP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público, atuou nos feitos em trâmites na comarca de Campo Grande/MS referente a atribuições da 67ª Promotoria de Justiça de Direitos Humanos de Campo Grande entre o período de 22 de abril de 2014 a 2 de setembro de 2015. Membro do Grupo de Trabalho da Ouvidoria do Conselho Nacional do Ministério Público, para avaliação e formulação de propostas sobre atuação do Ministério Público na promoção da igualdade racial. Foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça no dia 9 de setembro de 2015 e responde pela 1ª Procuradoria de Justiça Criminal.

Professora Doutora Márcia Denise Pletsch

Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar.

Doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora adjunta do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordena o Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e inclusão escolar: práticas curriculares e processos de ensino e aprendizagem (PPGEduc/UFRRJ) e, por meio de convênio interinstitucional entre a UFRRJ e a UERJ, também é pesquisadora do grupo de pesquisa Inclusão e aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais: práticas pedagógicas, cultura escolar e aspectos psicossociais (UERJ/PROPED). Atualmente, é vice-diretora do Instituto Multidisciplinar Campus da UFRRJ de Nova Iguaçu (desde 2013). Participa de projetos de extensão sobre desenvolvimento regional da Baixada Fluminense financiado pelo PROEXT/MEC. Atua como Vice Presidente do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada Fluminense, que integra pesquisadores do Instituto Multidisciplinar (UFRRJ), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Campus de Duque de Caxias e os gestores da área de Educação Especial na Baixada Fluminense/RJ. Seus principais temas de investigação incluem educação especial, políticas de educação inclusiva, escolarização de pessoas com deficiência, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares e formação de professores.  

Professora Doutora Miryam Bonadiu Pelosi

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Medicina/ Departamento de Terapia Ocupacional

Professora adjunta do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado (2000) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora da área de Tecnologia Assistiva e Inclusão Escolar coordenada o LabAssistiva, é lider do Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado "Terapia Ocupacional e Tecnologia Assistiva em diferentes contextos", e desenvolve estudos, produtos e serviços no Núcleo de Pesquisa em Tecnologia Assistiva da UFRJ.

Drª Monise Cristine Souza Paula

Prefeitura Municipal de Campo Grande

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2008) com especialização em Psiquiatria pela Fundação Centro de Estudos Dr. Willian Maksoud (2011) e Psicoterapia Psicanalítica pelo Instituto de Pesquisa Psicossociais SAPIENS (2012). Atua como Médica (CRM/MS 5861) no Instituto SAPIENS em Campo Grande - MS    

Psicóloga Laura Helena Pires

Clínica de Psicologia

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS, 2016), cursa Especialização em Neuropsicologia Clínica e Reabilitação Cognitiva pelo Centro Sul-brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação e Licenciatura em Pedagogia pelo Instituto Prominas. Atua como Psicóloga (CRP 14/06778-1) na área clínica voltada especialmente para a psicoterapia infantil, psicologia escolar, educação inclusiva e relação saúde-educação no NeuroPsiReab, Centro de Neuropsicologia, Psicoterapia e Reabilitação.

Fonoaudióloga Especialista Priscila de Oliveira Viração

CEDAALF (Centro de Atendimento em Audiologia Lilian Ferro)

Fonoaudióloga (Crefono 7145/MS) formada pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, 2008) com especialização em Motricidade Orofacial (UCDB, 2012) e Audiologia Clínica pelo Centro de Especialização em Fonoaudiologia Clinica (CEFAC, 2015). Atua como  Fonoaudióloga Clínica no CEDALF - Centro de Atendimento em Audiologia Lilian Ferro, Clínica de Diagnóstico e Reabilitação em Fonoaudiologia Lilian Ferro em Campo Grande - MS e cursa aprimoramento do Transtornos do Espectro do Autismo pelo CEFAC em são Paulo/SP.

Terapeuta Ocupacional Especialista Grazielle Fátima Malheiros Rodrigues Linares

Hospital Regional de Campo Grande - MS

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB, 2002) e especialista em Reabilitação do Membro Superior – Terapia da Mão pela Universidade Católica Dom Bosco e Universidade de São Paulo (UCDB/USP, 2005). Tem Experiência de 11 anos na área Hospitalar e Ambulatorial follow up infantil, 6 anos na Área de educação e 1 ano e meio em Docência e Supervisão de Estágio de Ensino Superior do Curso de Terapia Ocupacional. Atuou por mais de 05 anos na Área de educação e clínica com o Autismo Infantil.