ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA: INTERVENÇÃO COM INDIVÍDUOS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO

21 de setembro de 2019, 00h00 até 10 de novembro de 2019, 00h00
Hotel Golden Park Salvador - Salvador, BA

Informações

IEPSIS traz para Salvador o CURSO DE FORMAÇÃO de Análise do Comportamento Aplicada, focado em intervenção com individuos com transtornos do neurodesenvolvimento, com 6 módulos e uma carga horária de 50h.

Informações Gerais:

Periodo do Curso: 21/09 a 10/11 - aos fins de semana

Local: SALVADOR/BA - HOTEL GOLDEN PARK SALVADOR

PÚBLICO ALVO: Profissionais e estudantes dos cursos de Psicologia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicopedagogia e Educação Especial.

CRONOGRAMA:

MÓDULO I: 21 de setembro de 2019

Título: Princípios da Análise do Comportamento na intervenção de indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

Docente: Luana Flor

Ementa: Princípios básicos da Análise do Comportamento: comportamento, condicionamento, reforço, punição, extinção, discriminação, generalização e operações estabelecedoras. A utilização dos princípios básicos na intervenção comportamental com indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

MÓDULO II: 28 de setembro de 2019

Título: Introdução ao conceito de Comportamento Verbal e de Operantes Verbais.

Docente: Luana Flor

Ementa: Estrutura geral da intervenção analítico-comportamental. Avaliação do repertório inicial: modalidades disponíveis (observação, entrevistas, protocolos de avaliação, testes e inventários) e instrumentos importantes. Avaliação dos possíveis reforçadores (escolha das preferências dos indivíduos atendidos).

MÓDULO III:05 de outubro de 2019

Título: A estrutura da intervenção analítico-comportamental com indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento - Parte 1

Ementa: A definição de objetivos (objetivos sessão-a-sessão, objetivos de curto-prazo, objetivos de médio prazo, objetivos de longo prazo). A escolha dos métodos de intervenção (práticas baseadas em evidências). A constante avaliação das sessões de intervenção. O registro dos resultados de cada sessão.

MÓDULO IV: 19 de outubro de 2019

Título: A estrutura da intervenção analítico-comportamental com indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento - Parte 2

Ementa: O conceito de comportamento verbal. Os operantes verbais: mandos, tactos, ecoicos, intraverbais, comportamento textual e leitura com compreensão. O comportamento verbal na intervenção comportamental com indivíduos com TEA e outros transtornos do neurodesenvolvimento.

MÓDULO V: 26 de outubro de 2019

Título: O Ensino dos Operantes Verbais para indivíduos com TEA: ecoicos, mandos, tactos e leitura.

Docente: Luana Flor

Ementa: Descrição do procedimento de ensino por tentativas discretas. Indicações, vantagens e desvantagens. O uso de tentativas discretas na prática. Descrição do ensino incidental. Indicações, vantagens e desvantagens. O uso do ensino incidental na prática. A importância da generalização do que é ensinado.

MÓDULO VI: 09 de novembro de 2019

Título: Procedimentos de intervenção para indivíduos com TEA: ensino por tentativas discretas e ensino incidental.

Ementa: A importância do ensino dos operantes verbais para indivíduos com TEA. As técnicas disponíveis para o ensino de operantes verbais. O ensino dos operantes verbais na prática: o que e como fazer?

-

IEPSIS CURSOS

www.iepsis.com.br

(82) 3313 - 5335 / (82) 99370 - 7312

Carregando área de inscrição

Hotel Golden Park Salvador

Avenida Manoel Dias da Silva1 979

Pituba, Salvador - BA

41830-000

Hotel Golden Park Salvador

Avenida Manoel Dias da Silva1 979

Pituba, Salvador - BA

41830-000

IEPSIS CURSOS

O IEPSIS – Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social – surgiu a partir da Inclusion Cursos, uma instituição que ministrava cursos exclusivamente sobre o tema. Hoje, o IEPSIS ampliou seu espectro de atuação e oferece pós-graduações lato sensu com ênfase em alterações genéticas, neurológicas e comportamentais além de participar ativamente de pesquisas que objetivam acessibi­lizar conhecimentos científicos atualizados e inovadores sobre a Trissomia do 21 (Síndrome de Down) em conjunto com a Unicamp e a Mississippi State University, dos Estados Unidos.