"Trajetória das migrações em mais de 200 anos de história da Independência do Brasil: novas linhas de ação"

Nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2022 vai decorrer, na Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, Campus de Azurém, em Guimarães, Portugal, o I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira (CIMDAB’2022).

Em um contexto de globalização e de crescente mobilidade humana, assiste-se ao forte aumento da migração internacional, diversificação dos fluxos, alteração dos contextos económicos e políticos que condicionam os processos de expatriação, os fluxos migratórios de saída e de retorno e a sua integração. Associado ao intercâmbio cultural, técnico e científico cada vez mais facilitado pela comunicação e redes de colaboração pelo mundo, as temáticas relacionadas com as Migrações e a Diáspora Acadêmica Brasileira na contemporaneidade, colocam múltiplos e novos desafios, questões e oportunidades aos níveis científico e acadêmico e nos planos individual, social, do emprego e das organizações.

Milhares de brasileiros realizam Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diversas universidades e centros de pesquisa pelo mundo ao longo dos anos. Conhecer essa diáspora brasileira acadêmica e de profissionais ao redor do mundo e colocá-la em rede, são fatores favoráveis para a própria diáspora brasileira, como também para o Brasil. Para a diáspora, ao permitir novas oportunidades de colaborações e para o Brasil, no impulsionamento de cooperações internacionais entre países, contribuindo, de maneira decisiva, para o desenvolvimento do País.

Ao mesmo tempo, pesquisadores e centros de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, caracterizam, estudam e analisam o fluxo migratório e a evolução da diáspora ao longo dos anos, assim como os impactos e as complexidades dos contatos interculturais e suas relações na contemporaneidade.

O I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira (CIMDAB’2022), tem como objetivo promover um espaço de difusão de conhecimentos, de troca de saberes e experiências, que contribuam para aprofundar tanto a reflexão científica e crítica sobre o tema, bem como o debate sobre dinâmicas, processos, métodos, estratégias e políticas relacionadas com a mobilidade humana, migrações e diáspora acadêmica brasileira. Tudo isso de forma a estabelecer relações interculturais no mundo contemporâneo, em contexto nacional e internacional, favorecendo a implementação e o desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimento (P&D) neste domínio.

Ao abranger uma área de estudo claramente interdisciplinar, este congresso pretende acolher e colocar em diálogo investigadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação dos mais variados domínios científicos e áreas do conhecimento, em temáticas associadas com migração e a diáspora científica brasileira, com repercussões na sociedade, no mercado de trabalho, na economia, na educação, e entre outros importantes setores para a reflexão científica, de integração e de desenvolvimento. O evento destina-se também a organizações governamentais e não-governamentais, públicas ou privadas, e intervenientes políticos e da sociedade civil que se interessam ou trabalham no âmbito destas temáticas.

Iremos contar com a presença de especialistas na área de várias instituições do Brasil e do Mundo, bem como demais profissionais e acadêmicos presentes da maior parte dos países ao redor do mundo, principalmente com maior diáspora acadêmica brasileira e oriundos de diferentes universidades, centros de pesquisa e áreas disciplinares, que irão debater questões de grande pertinência e atualidade, como as questões dos migrantes, das migrações, das diversidades culturais, das relações interculturais e ainda da cultura e mediações culturais, entre outras as quais irão ser analisadas e discutidas através de múltiplas perspetivas e abordagens.

O evento estrutura-se em torno de palestras, mesas-redondas, apresentação de resumos expandidos e pôsteres em um sistema híbrido (presencial e a distância).

Os trabalhos devem ser enviados até 31 de maio de 2022. Os autores serão notificados dos resultados da apreciação dos trabalhos submetidos avaliados pelos pares até o dia 05 de Julho de 2022. Mais detalhes nos tópicos seguintes.

Data do evento

21 de julho de 2022, 10h00 até 23 de julho de 2022, 18h00

LOCAL DO EVENTO

Casa do Conhecimento da Universidade do Minho - Biblioteca da Universidade do Minho (Edifício 13), Campus de Azurém, 4800-058, Guimarães, Portugal - Norte