I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira

"Trajetória das migrações em mais de 200 anos de história da Independência do Brasil: novas linhas de ação"

Nos dias 21, 22 e 23 de julho de 2022 vai decorrer, na Casa do Conhecimento da Universidade do Minho, Campus de Azurém, em Guimarães, Portugal, o I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira (CIMDAB’2022).

Em um contexto de globalização e de crescente mobilidade humana, assiste-se ao forte aumento da migração internacional, diversificação dos fluxos, alteração dos contextos económicos e políticos que condicionam os processos de expatriação, os fluxos migratórios de saída e de retorno e a sua integração. Associado ao intercâmbio cultural, técnico e científico cada vez mais facilitado pela comunicação e redes de colaboração pelo mundo, as temáticas relacionadas com as Migrações e a Diáspora Acadêmica Brasileira na contemporaneidade, colocam múltiplos e novos desafios, questões e oportunidades aos níveis científico e acadêmico e nos planos individual, social, do emprego e das organizações.

Milhares de brasileiros realizam Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em diversas universidades e centros de pesquisa pelo mundo ao longo dos anos. Conhecer essa diáspora brasileira acadêmica e de profissionais ao redor do mundo e colocá-la em rede, são fatores favoráveis para a própria diáspora brasileira, como também para o Brasil. Para a diáspora, ao permitir novas oportunidades de colaborações e para o Brasil, no impulsionamento de cooperações internacionais entre países, contribuindo, de maneira decisiva, para o desenvolvimento do País.

Ao mesmo tempo, pesquisadores e centros de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, caracterizam, estudam e analisam o fluxo migratório e a evolução da diáspora ao longo dos anos, assim como os impactos e as complexidades dos contatos interculturais e suas relações na contemporaneidade.

O I Congresso Internacional sobre Migração e Diáspora Acadêmica Brasileira (CIMDAB’2022), tem como objetivo promover um espaço de difusão de conhecimentos, de troca de saberes e experiências, que contribuam para aprofundar tanto a reflexão científica e crítica sobre o tema, bem como o debate sobre dinâmicas, processos, métodos, estratégias e políticas relacionadas com a mobilidade humana, migrações e diáspora acadêmica brasileira. Tudo isso de forma a estabelecer relações interculturais no mundo contemporâneo, em contexto nacional e internacional, favorecendo a implementação e o desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimento (P&D) neste domínio.

Ao abranger uma área de estudo claramente interdisciplinar, este congresso pretende acolher e colocar em diálogo investigadores, docentes, profissionais, estudantes de pós-graduação e graduação dos mais variados domínios científicos e áreas do conhecimento, em temáticas associadas com migração e a diáspora científica brasileira, com repercussões na sociedade, no mercado de trabalho, na economia, na educação, e entre outros importantes setores para a reflexão científica, de integração e de desenvolvimento. O evento destina-se também a organizações governamentais e não-governamentais, públicas ou privadas, e intervenientes políticos e da sociedade civil que se interessam ou trabalham no âmbito destas temáticas.

Iremos contar com a presença de especialistas na área de várias instituições do Brasil e do Mundo, bem como demais profissionais e acadêmicos presentes da maior parte dos países ao redor do mundo, principalmente com maior diáspora acadêmica brasileira e oriundos de diferentes universidades, centros de pesquisa e áreas disciplinares, que irão debater questões de grande pertinência e atualidade, como as questões dos migrantes, das migrações, das diversidades culturais, das relações interculturais e ainda da cultura e mediações culturais, entre outras as quais irão ser analisadas e discutidas através de múltiplas perspetivas e abordagens.

O evento estrutura-se em torno de palestras, mesas-redondas, apresentação de resumos expandidos e pôsteres em um sistema híbrido (presencial e a distância).

Os trabalhos devem ser enviados até 31 de maio de 2022. Os autores serão notificados dos resultados da apreciação dos trabalhos submetidos avaliados pelos pares até o dia 05 de Julho de 2022. Mais detalhes nos tópicos seguintes.

Leia mais... →

Data do evento

21 de julho de 2022, 10h00 até 23 de julho de 2022, 18h00

LOCAL DO EVENTO

Casa do Conhecimento da Universidade do Minho - Biblioteca da Universidade do Minho (Edifício 13), Campus de Azurém, 4800-058, Guimarães, Portugal - Norte