Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (XI CLABES)

Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (XI CLABES)

Limites e aproximações entre educação básica e superior

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Submissão de trabalhos completos

O período de submissão do modelo Envio de resumos (ENCERRADO) já está encerrado
Dados do trabalho Período de submissão
10/05/2022 até 31/07/2022
Informações

XI CLABES - Congresso Latino-americano sobre o ABandono na Educação Superior

CLABES (Congresso Latinoamericano sobre ABandono na Educação Superior) aborda a problemática associada ao abandono de estudos superiores. Sua primeira edição foi realizada em 2011, e este ano 2022 se realiza sua décima primeira edição, XI-CLABES, que se realizará na Universidade Católica de Brasília, em Brasília - Brasil.

Ao longo das dez edições anteriores, os CLABES construiu a maior coleção de trabalhos de pesquisa, experiencias, boas práticas e propostas para reduzir o abandono de estudos superiores e promover a permanência. Por isso, convidamos os autores à consultar e citar nas referências de seus artigos os trabalhos que estão publicados no repositório CLABES https://bit.ly.RepositorioCLABES.


CLABES não é um congresso sobre Educação Superior em geral, mas sim uma referência internacional - e particularmente latino-americano - sobre o abandono e permanência estudantil. Por isso, somente serão aceitos trabalhos que se inscrevam em alguma das linhas temáticas definidas para o congresso que aportem conhecimento, investigações ou experiências encaminhadas a redução da evasão e, paralelamente, à melhoria dos índices de permanência. Tenha isso em conta ao apresentar seus trabalhos para que estes possam ser avaliados positivamente para sua apresentação no XI-CLABES.


Reconhecimentos

CLABES reconhece em cada edição aos melhores trabalhos apresentados, por meio de cinco “Menções de Qualidade” (uma para cada uma das linhas temáticas), entre Comunicações Orais, Pôster e Simpósio Auto-organizado.


Divulgação

Os trabalhos apresentados no XI-CLABES serão publicados no Livro de Anais e incorporados a repositórios indexados com a finalidade de proporcionar a máxima visibilidade em nível internacional. Por isso, é necessário que os autores aceitem que sua publicação esteja sob licença CreativeCommons(by-nc-sa). Sob esta licença é permitido copiar, distribuir e publicar obras derivadas, sempre e quando se reconheça e cite aos autores titulares dos textos originais.


Normas para apresentação de trabalhos

Todos os artigos devem ser originais e estar em alguma das linhas temáticas descritas abaixo. No caso de serem trabalhos empíricos é necessário descrever a intervenção e apresentar evidências ou dados de seu impacto na redução do abandono e/ou promoção da permanência.

No final desta página encontra-se o "Regulamento" com a informação geral para o envio de trabalhos, bem como o arquivo "Template" que contém a planilha para apresentação do resumo. Siga as instruções indicadas em cada arquivo, desse modo, sua contribuição poderá ser incorporada aos Anais do evento.

IMPORTANTE: Antes de enviar seu trabalho, por favor, acesse o arquivo do Regulamento.

Considere também as seguintes informações:

  • Nesta edição do CLABES 2022 é necessário apresentar um resumo prévio do trabalho, com o limite de 800 palavras.
  • O número de páginas para o artigo completo é de 5 a 7 páginas.
  • Se estipula um máximo de cinco autores por artigo. Um mesmo autor poderá enviar até três trabalhos diferentes, seja como primeiro autor ou outro tipo de autoria.
  • Na primeira fase de entrega de trabalhos, não inclua no texto de sua comunicação o nome dos autores nem sua afiliação, isto com a finalidade de garantir um processo de revisão anônimo.
  • No momento do envio, deverá especificar em que linha temática inscreve o trabalho.
  • Para enviar sua contribuição não é necessário realizar a inscrição prévia no evento, mas para apresentação do mesmo no evento é necessário que, pelo menos, um autor esteja inscrito no evento.
  • Na versão final do trabalho se incluirão os nomes e afiliação dos autores.

Finalizado o período de revisão dos artigos, o resultado será comunicado por correio eletrônico aos autores junto com os comentários dos avaliadores. Se dará um prazo para a entrega da versão final do trabalho, no qual deverão ter em conta as observações dos avaliadores.


Linhas temáticas

LINHA 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono.

Teorias e fatores associados à permanência e/ou abandono

  • Variáveis e determinantes do abandono.
  • Modelos conceituais e teóricos para explicar as causas do abandono.
  • Modelos e/ou métodos de medição das causas associadas ao abandono.

Tipos e perfis de abandono

  • Classificações do abandono: conceitos, teorias, medições.
  • Caracteristicas dos atores relacionados ao abandono: tendências, perfis.
  • Variáveis de acompanhamento do abandono.
  • Modelos e métodos de acompanhamento do abandono.
  • Estudos enfocados em grupos diversos (gênero, pessoas com deficiência, indígenas, afrodescendentes, vítimas de conflito, entre outros).

LINHA 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Práticas relacionadas ao acesso a Educação Superior

  • Informação e formação para o acesso ao ensino superior encaminadas à permanência: ações de orientação vocacional, intervenções acadêmicas, apoio interdisciplinar, etc.
  • Projetos de coordenação entre a Educação Básica e a Educação Superior a nível institucional e colaborativo.
  • Atividades de vinculação de estudantes do ensino médio em aulas universitárias.
  • Reconhecimento de aprendizagens e conhecimentos prévios.

LINHA 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência

  • Flexibilidade de planos de estudo e intervenções curriculares para a promoção da permanência (comunidades de aprendizagem, seminários acadêmicos de primeiro ano, etc.).
  • Métodos que promovam a aprendizagem ativa e visem a promover a permanência e reduzir o abandono (aprendizagem baseada em problemas, uso de TICs...).
  • Metodologias de avaliação altenativas.
  • Papel do docente e perceção de estudantes sobre determinantes e estratégias para fomentar a permanência e reduzir a evasão.

LINHA 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

  • Tutorias sob responsabilidade de professores.
  • Mentoria entre pares.
  • Programas de nivelamento.
  • Programas de apoio à aprendizagem para favorecer a permanência e o êxito acadêmico.
  • Assessorias acadêmicas e não acadêmicas que favoreçam a permanência.
  • Práticas institucionais para favorecer a permanência por níveis de risco e necessidades de acordo ao ciclo acadêmico.
  • Atenção aos estudantes com formação deficitária para promover a permanência e reduzir as taxas de evasão.
  • Práticas de acesso, iniciação, orientação e outras, voltadas a facilitar a continuidade dos estudos.
  • Outras experiências de orientação para a integração.

LINHA 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono

Políticas nacionais para promover a permanência e redução do abandono

  • Programas governamentais orientados a fomentar a permanência e a redução do abandono.
  • Políticas de bolsas e auxílios.
  • Programas de incentivo ao acesso.
  • Atenção a heterogeneidade dos perfis de acesso.
  • Serviços nacionais de ajuda e suporte das IES para conhecer e combater o abandono.
  • Avaliação de programas para a promoção da permanência e redução do abandono.
  • Políticas de permanência e graduação e avaliação econômica e de impacto das políticas e programas.

Gestão institucional em relação com a promoção da permanência e redução da evasão

  • Procedimentos e indicadores para integrar a promoção da permanência e a redução do abandono nos sistemas internos de qualidade.
  • Marco institucional de qualidade de programas institucionais para redução da evasão e/ou incentivo à permanência estudantil.
  • Marco para assegurar a Qualidade da formação na Educação Superior.