XI CLABES - Congresso Latino-americano sobre o ABandono na Educação Superior
CLABES (Congresso Latinoamericano sobre ABandono na Educação Superior) aborda a problemática associada ao abandono de estudos superiores. Sua primeira edição foi realizada em 2011, e este ano 2022 se realiza sua décima primeira edição, XI-CLABES, que se realizará na Universidade Católica de Brasília, em Brasília - Brasil.
Ao longo das dez edições anteriores, os CLABES construiu a maior coleção de trabalhos de pesquisa, experiencias, boas práticas e propostas para reduzir o abandono de estudos superiores e promover a permanência. Por isso, convidamos os autores à consultar e citar nas referências de seus artigos os trabalhos que estão publicados no repositório CLABES https://bit.ly.RepositorioCLABES.
CLABES não é um congresso sobre Educação Superior em geral, mas sim uma referência internacional - e particularmente latino-americano - sobre o abandono e permanência estudantil. Por isso, somente serão aceitos trabalhos que se inscrevam em alguma das linhas temáticas definidas para o congresso que aportem conhecimento, investigações ou experiências encaminhadas a redução da evasão e, paralelamente, à melhoria dos índices de permanência. Tenha isso em conta ao apresentar seus trabalhos para que estes possam ser avaliados positivamente para sua apresentação no XI-CLABES.
Reconhecimentos
CLABES reconhece em cada edição aos melhores trabalhos apresentados, por meio de cinco “Menções de Qualidade” (uma para cada uma das linhas temáticas), entre Comunicações Orais, Pôster e Simpósio Auto-organizado.
Divulgação
Os trabalhos apresentados no XI-CLABES serão publicados no Livro de Anais e incorporados a repositórios indexados com a finalidade de proporcionar a máxima visibilidade em nível internacional. Por isso, é necessário que os autores aceitem que sua publicação esteja sob licença CreativeCommons(by-nc-sa). Sob esta licença é permitido copiar, distribuir e publicar obras derivadas, sempre e quando se reconheça e cite aos autores titulares dos textos originais.
Normas para apresentação de trabalhos
Todos os artigos devem ser originais e estar em alguma das linhas temáticas descritas abaixo. No caso de serem trabalhos empíricos é necessário descrever a intervenção e apresentar evidências ou dados de seu impacto na redução do abandono e/ou promoção da permanência.
No final desta página encontra-se o "Regulamento" com a informação geral para o envio de trabalhos, bem como o arquivo "Template" que contém a planilha para apresentação do resumo. Siga as instruções indicadas em cada arquivo, desse modo, sua contribuição poderá ser incorporada aos Anais do evento.
IMPORTANTE: Antes de enviar seu trabalho, por favor, acesse o arquivo do Regulamento.
Considere também as seguintes informações:
- O envio de trabalhos completos requer o aceite anterior do resumo.
- O número de páginas para o artigo completo é de 5 a 7 páginas.
- Se estipula um máximo de cinco autores por artigo. Um mesmo autor poderá enviar até três trabalhos diferentes, seja como primeiro autor ou outro tipo de autoria.
- Utilizar o modelo de arquivo disponibilizado como template.
- O trabalho deve ser enviado em arquivo Microsoft Word (.doc / .docx) ou Open Office (.odf / .odt)
- Nesta fase de entrega de trabalhos, deverão ser enviados dois arquivos, um sem identificação dos autores e um com o nome dos autores, sua afiliação e correio eletrônico, isto com a finalidade de garantir um processo de revisão anônimo.
- No momento do envio, deverá especificar em que linha temática inscreve o trabalho.
- Para enviar sua contribuição não é necessário realizar a inscrição prévia no evento, mas para apresentação do mesmo no evento é necessário que, pelo menos, um autor esteja inscrito no evento.
- Na versão para publicação se incluirão os nomes e afiliação dos autores.
- Os trabalhos apresentados no evento serão publicados no livro de Actas do XI CLABES e no repositório CLABES https://bit.ly.RepositorioCLABES.
Finalizado o período de revisão dos artigos, o resultado será comunicado por correio eletrônico aos autores junto com os comentários dos avaliadores. Se dará um prazo para a entrega da versão final do trabalho, no qual deverão ter em conta as observações dos avaliadores.
Linhas temáticas
LINHA 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono.
Teorias e fatores associados à permanência e/ou abandono
- Variáveis e determinantes do abandono.
- Modelos conceituais e teóricos para explicar as causas do abandono.
- Modelos e/ou métodos de medição das causas associadas ao abandono.
Tipos e perfis de abandono
- Classificações do abandono: conceitos, teorias, medições.
- Caracteristicas dos atores relacionados ao abandono: tendências, perfis.
- Variáveis de acompanhamento do abandono.
- Modelos e métodos de acompanhamento do abandono.
- Estudos enfocados em grupos diversos (gênero, pessoas com deficiência, indígenas, afrodescendentes, vítimas de conflito, entre outros).
LINHA 2 - Articulação da Educação Superior com a Educação Básica
Práticas relacionadas ao acesso a Educação Superior
- Informação e formação para o acesso ao ensino superior encaminadas à permanência: ações de orientação vocacional, intervenções acadêmicas, apoio interdisciplinar, etc.
- Projetos de coordenação entre a Educação Básica e a Educação Superior a nível institucional e colaborativo.
- Atividades de vinculação de estudantes do ensino médio em aulas universitárias.
- Reconhecimento de aprendizagens e conhecimentos prévios.
LINHA 3 - Práticas curriculares para a redução do abandono e promoção da permanência
- Flexibilidade de planos de estudo e intervenções curriculares para a promoção da permanência (comunidades de aprendizagem, seminários acadêmicos de primeiro ano, etc.).
- Métodos que promovam a aprendizagem ativa e visem a promover a permanência e reduzir o abandono (aprendizagem baseada em problemas, uso de TICs...).
- Metodologias de avaliação altenativas.
- Papel do docente e perceção de estudantes sobre determinantes e estratégias para fomentar a permanência e reduzir a evasão.
LINHA 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)
- Tutorias sob responsabilidade de professores.
- Mentoria entre pares.
- Programas de nivelamento.
- Programas de apoio à aprendizagem para favorecer a permanência e o êxito acadêmico.
- Assessorias acadêmicas e não acadêmicas que favoreçam a permanência.
- Práticas institucionais para favorecer a permanência por níveis de risco e necessidades de acordo ao ciclo acadêmico.
- Atenção aos estudantes com formação deficitária para promover a permanência e reduzir as taxas de evasão.
- Práticas de acesso, iniciação, orientação e outras, voltadas a facilitar a continuidade dos estudos.
- Outras experiências de orientação para a integração.
LINHA 5 - Políticas nacionais e gestão institucional para a promoção da permanência e redução do abandono
Políticas nacionais para promover a permanência e redução do abandono
- Programas governamentais orientados a fomentar a permanência e a redução do abandono.
- Políticas de bolsas e auxílios.
- Programas de incentivo ao acesso.
- Atenção a heterogeneidade dos perfis de acesso.
- Serviços nacionais de ajuda e suporte das IES para conhecer e combater o abandono.
- Avaliação de programas para a promoção da permanência e redução do abandono.
- Políticas de permanência e graduação e avaliação econômica e de impacto das políticas e programas.
Gestão institucional em relação com a promoção da permanência e redução da evasão
- Procedimentos e indicadores para integrar a promoção da permanência e a redução do abandono nos sistemas internos de qualidade.
- Marco institucional de qualidade de programas institucionais para redução da evasão e/ou incentivo à permanência estudantil.
- Marco para assegurar a Qualidade da formação na Educação Superior.