Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (XI CLABES)

Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (XI CLABES)

Limites e aproximações entre educação básica e superior

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De 16 a 18 de novembro Todos os dias das 08h00 às 13h00

Sobre o Evento


Nos últimos anos, a aposta das sociedades latino-americanas tem sido a ampliação da cobertura da educação superior, alinhada com a qualidade da mesma. Esta ampliação deriva em desafios relacionados com a permanência e graduação efetiva dos estudantes que ingressam no sistema. Neste sentido, diferentes estudos (como o do Banco Mundial, 2017) apontam que o percentual de estudantes de Educação Superior que não culmina com êxito os estudos iniciados em um prazo "razoável" de tempo tem valores próximos a 50%.

Nesse sentido, as Universidades tem assumido grandes desafios para diminuir o abandono estudantil através de múltiplas ações, atacando tanto as causas acadêmicas e financeiras, como aquelas relacionadas com a vocação, as condições dos estudantes e sua motivação, fomentando visões integrais do fenômeno e práticas cada vez mais inovadoras para seu sucesso. Diante deste desafio, temos a iniciativa do Congresso Latino-americano sobre o Abandono na Educação Superior (CLABES), cuja décima primeira edição se realizará na Universidade Católica de Brasília, Brasil, nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 2022. Este encontro reúne as universidades latino-americanas, e algumas do continente europeu, em um espaço de análise e entendimento mútuo, com o objetivo de promover um conhecimento conjunto sobre o fenômeno do abandono e experiências exitosas que promovam a permanência estudantil e o sucesso acadêmico.

O objetivo fundamental é reunir a professores, autoridades educativas, funcionarios universitarios, pesquisadores e estudiantes, preocupados com os aspectos relacionados com a qualidade da educação e, em particular, com o abandono e a permanência estudantil. Te convidamos a participar ativamento neste espaço de aprendizagem mutuo.


Datas importantes:

Período de envio de resumos - 10/05 a 10/07 31/07
Período de avaliação sobre a pertinência do resumo a temática do evento - 11/07 a 15/08
Período de entrega de Trabalhos Completos – 08/08 a 15/09
Período de comunicação dos resultados – 10/10 a 16/10
Envio das revisões dos Trabalhos Completos – 23/10

Publicação da lista final de Trabalhos Aceitos – 31/10 - Download aqui

Programação das apresentações de trabalhos - Download aqui

Modelo para apresentação (PPT) de trabalho - Download aqui

Palestrantes

  • Sérgio Roberto Kieling Franco
  • Gonzalo Raul Fonseca Grandon
  • Adriana Justin Cerveira Kampff
  • Renato de Oliveira Brito

Programação

08h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Sagão Teatro UCB

Recepção, credenciamento e distribuição do material

09h00 Solenidade de Abertura Abertura
Local: Teatro

Pe. Geraldo Adair da Silva – Presidente da UBEC – União Brasileira de Educação Católica

Prof. Dr. Ricardo Pereira Calegari – Magnífico Reitor da UCB

Profa. Me. Adriana Pelizzari – Pró-reitora Acadêmica da UCB

Prof. Me. Leandro Genoíno Cerutti – Pró-reitor Administrativo da UCB

Prof. Dr. Geraldo Caliman – Coordenador da Cátedra Unesco

Prof. Dr. Renato Oliveira Brito – Coordenador do PPG em Educação da UCB

Profa. Dra. Bettina Steren dos Santos – Coordenação RedGUIA/PUCRS

Profa. Dra. Pricila Kohls-Santos – Presidente do XI CLABES

Profa. Me. Patricia Estrada Mejía – Vice-presidente do XI CLABES

Apresentação Cultural

10h00 Intervalo – Coffee Break Coffee break
Local: Sagão Teatro UCB

Intervalo – Coffee Break

11h30 Debate Debate
Local: Teatro UCB

Espaço para perguntas ao conferências Dr. Sérgio Roberto Kieling Franco.

12h00 Almoço Almoço
Local: Livre

Horário para almoço e descanso.

Por conta dos participantes.

14h00 Apresentação Cátedra Unesco Apresentação
Local: Teatro UCB

Apresentação da Cátedra Unesco da Universidade Católica de Brasília e publicações.

15h00 Intervalo – Coffee Break Coffee break
Local: Sagão Teatro UCB

Intervalo – Coffee Break

Conferência de Abertura - Gestão Institucional para a permanência estudantil

Gestão Institucional para a permanência estudantil – Dr. Sérgio Roberto Kieling Franco (Ufrgs/Brasil)

Às10h30 - Teatro UCB
10h30 Intervalo – Coffee Break Coffee break
Local: Sagão Teatro UCB

Intervalo – Coffee Break

12h30 Almoço Almoço
Local: Livre

Almoço (Livre)

15h30 Intervalo – Coffee Break Coffee break
Local: Sagão Teatro UCB

Intervalo – Coffee Break

16h00 Oficinas temáticas Atividade Prática
Local: Conforme programação específica

Oficinas temáticas - necessária inscrição prévia

Responsáveis: membros da RedGUIA e Cátedra Unesco/UCB

A descrição das oficinas pode ser acessada na aba "Oficinas temáticas". Necessário inscrição prévia.

Mesa redonda - Permanência Estudantil: Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior

Permanência Estudantil: Limites e Aproximações entre a Educação Básica e Superior

Palestrantes:

Profª. Drª. Adriana Justin Cerveira Kampff – PUCRS/Brasil

Profº. Dr. Renato Oliveira Brito – MEC/UCB/Brasil

Mediação:

Profª. Ms. Adriana Pelizarri – UCB/Brasil

Às14h00 - Teatro UCB
09h30 Intervalo – Coffee Break Coffee break
Local: Sagão Teatro UCB Intervalo – Coffee Break
11h15 Menção de qualidade e distinções Premiação
Local: Teatro UCB

Entrega de premiação para os melhores trabalhos apresentados em cada linha temática

12h00 Cerimônia de encerramento Encerramento
Local: Teatro UCB

Encerramento do XI CLABES:

Profª. Dr. Pricila Kohls-Santos (UCB/Brasil)

Profª. Me. Patricia Estrada Mejía (UCB/Brasil)

Apresentação do XII CLABES: Profª. Me. Fabiola Faúndez (RedGUIA)

Palavras finais.

Conferência de Encerramento - Permanência estudantil e projetos de vida 

Permanencia estudantil e projetos de vida 

Palestrante:

Prof. Dr. Gonzalo Raul Fonseca Grandon - Universidad de Concepción/Chile

Às10h00 - Teatro UCB
16h00 Oficina 1 - Acompanhamento estudantil para a inclusão Oficina
Local: Sala M209

Acompanhamento estudantil para a inclusão

Línea 4 - Práticas de integração universitária para fomentar a permanência e para redução da evasão (Tutorias-Mentorias)

Justificativa da Oficina

Um objetivo fundamental da educação é preparar os estudantes para assumir cada uma das etapas de sua vida, seja na formação acadêmica, no trabalho ou socialmente. É na formação que obtêm, por parte de seus professores, a maioria das ferramentas necessárias, porém em alguns casos é mais complexo para os docentes alcançar a meta de formação pelas características heterogêneas dos grupos propensos a ser vulneráveis, se convertendo em um desafio para o qual nem sempre se está preparado. Se faz necessário um espaço de sensibilização e construção para os docentes que se comprometem com uma transformação em sua forma de atuar para alcançar o objetivo do ponto de vista humanista e social na educação.

Objetivo Geral: Desenvolver competências básicas do professor para realizar um acompanhamento apropiado aos estudantes que fazem parte das estrategias de inclusão nas instituições educativas.

Objetivos Específicos:

• Debater sobre a necessidade e/ou conveniência da inclusão estudiantil.
• Identificar e definir estratégias institucionais para o favorecimento da inclusão educativa.

Estrutura do conteúdo:

1. Fatores importantes na inclusão

2. O ser tutor

3. Enfoques desde a Política de Educação Superior Inclusiva

4. Processos acadêmicos e docentes inclusivos

Facilitadoras:

Pricila Kohls-Santos es Licenciada en Pedagogía Multimedios e Informática Educativa por la Pontificia Universidad Católica de Rio Grande do Sul (PUCRS, 1996), Máster y Doctora en Educación (PUCRS, 2015). Es docente e investigadora en el Posgrado en Educación en la Universidad Católica de Brasilia (UCB). Ha participado como investigadora del Proyecto GUIA (Gestión Universitaria Integral del Abandono) del Programa ALFA de la Unión Europea, y miembro del Comité Científico del congreso CLABES.

Patricia Estrada Mejía es Economista, Psicóloga, Especialista en asesoría de Organizaciones, Magister en Administración. Asesora en Educación Superior principalmente en los siguientes temas: Abandono Estudiantil, Formación de profesores, Tutoría. Integrante del Grupo de investigación “Ingeniería y Sociedad”, inscrito la Facultad de Ingeniería, Universidad de Antioquia y del Grupo de Investigación GeTIPE, Universidad Católica de Brasilia. Ha participado como investigadora del Proyecto GUIA (Gestión Universitaria Integral del Abandono) del Programa ALFA de la Unión Europea, y miembro del Comité Científico del congreso CLABES.

16h00 Oficina 2 - Conhecendo o perfil do abandono através do mapa da empatia: design thinking para solução de problemas Oficina
Local: A202

Conhecendo o perfil do abandono através do mapa da empatia: design thinking para solução de problemas

Linha 1 - Teorias e fatores associados à permanência e ao abandono. Tipos e perfis de abandono.

Justificación del Taller: Através da união de metodologia e prática a oficina é uma propsota voltada para elaboração de estratégias para a permanência considerando o perfil do estudante que abandona através do mapa da empatia.

Objetivo General: Analisar os perfis de abandono através do mapa da empatia para a solução de problemas.

Objetivos Específicos:

• Comprehender os perfis de abandono
• Elaborar estratégias para a permanencia

Estructura del contenido:

1. Breve apresentação sobre a temática
2. Criação do mapa da empatía
3. Desenvolvimento de estratégias para a permanencia
4. Roda de conversa para apresentação

Metodología: A metodología utilizada será o design thinking que propõe auxiliar a criação, estruturação e validação de ideias voltadas para a permanencia através de um processo estruturado que parte da empatia para a geração de soluções possíveis para evasão.

Observaciones: Será utilizado o mapa da empatia, canetas e post it.

Figura 1: Mapa da empatia

Mapa da empatia

Fonte: Game stonming Disp. em: https://gamestorming.com/empathy-mapping/ Acesso em Fev./ 2022

Facilitador(a):

Bettina Steren dos Santos

Julliana Cunha Alves Graduada no Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, especialista em Gerenciamento de Projetos, mestranda em Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS.

16h00 Oficina 3 - Estrategias para favorecer la permanencia a través del fomento de la autonomía y las competencias socioemocionales Oficina
Local: Sala A201

Estrategias para favorecer la permanencia a través del fomento de la autonomía y las competencias socioemocionales

Línea 3 - Prácticas curriculares para la reducción del abandono e incremento de la permanencia

Justificación del Taller:

La Pandemia COVID-19 ha dejado entre sus terribles consecuencias, el aumento de deserción por el impacto en su salud mental, psicológica y socioemocional que han sufrido los y las estudiantes. Esto ya ha sido ampliamente estudiado. Por lo anterior a través de este taller, se pretende compartir e ilustrar buenas prácticas a contrarrestar estos impactos negativos.

Objetivo General:

Analizar intervenciones que han permitido combatir los efectos negativos en relación con salud mental, psicológica y socioemocional que han sufrido los y las estudiantes a raíz de la emergencia sanitaria.

Objetivos Específicos:

  1. Presentar una panorámica global de la problemática.
  2. Favorecer que los participantes, analicen a través del trabajo colaborativo, las buenas prácticas aplicadas en este tiempo para combatir la problemática presentada.
  3. Generar conjuntamente un pequeño portafolio, fruto del trabajo del taller, que sintetice las prácticas analizadas.

Estructura del contenido:

Panorámica global:

-¿Por qué requerimos hoy de estrategias especiales para favorecer la permanencia?

-¿Por qué el fomento de la autonomía y las competencias socioemocionales resultan cruciales hoy?

Metodología:

Se combinarán presentaciones motivadoras sobre los temas a abordar con preguntas orientadoras que guíen el diálogo, la reflexión y la acción de los participantes. Se guiará paso a paso a los participantes para que concluyan con la sistematización de una experiencia construida colaborativamente. Las experiencias se compartirán para que cada participante pueda llevarse un portafolio de posibilidades de apoyo al desarrollo de la autonomía y las competencias socioemocionales.

Facilitador(as):

Luz Stella Escudero

Fabiola Faúndez

16h00 Oficina 4 - Mediação de conflitos e comunicação não violenta: a transição entre a educação básica e a superior Oficina
Local: C002

Mediação de conflitos e comunicação não violenta: a passagem da educação básica a superior

Linha 2: Articulação da Educação Superior com a Educação Básica

Justificación del Taller: A transição da Educação Básica para o Ensino Superior revela-se, para a maior parte das pessoas, como um período de transição conflituoso, haja vista as questões que permeiam o que se sonha enquanto horizonte de futuro, seja na vida pessoal, seja na perspectiva da escolha de um curso superior que proporcione uma carreira profissional promisora. Nesse sentido, perceber os conflitos como algo inerente a nossa condição humana e a comunicação enquanto forma de ser e estar no mundo em interação empática consigo mesmo e com os outros, faz toda a diferença. A oficina de mediação de conflitos e comunicação não violenta tem como proposito ressignificar o conceito de conflito, bem como refletir sobre a forma como nos comunicamos, especialmente em situações desafiantes da vida.

Objetivo Geral: Refletir sobre a relevância da mediação de conflitos e da comunicação não violenta na transição da educação básica a superior.

Objetivos Específicos:

  • Ressignificar os conceitos de conflito, agressividade, violência e não violencia.
  • Compreender a comunicação não violenta como uma forma empática e autêntica de ser e estar no mundo por meio dos componentes: observação, sentimentos, necessidades e pedidos).
  • Vivenciar os princípios da mediação de conflitos e da comunicação não violenta nos contextos pessoais, académicos e profissionais por meio das mensagens-eu.

Estructura del contenido:

  • Apresentação e integração dos participantes;
  • Apresentação da proposta da oficina e estabelecimento de contrato de convivência;
  • Visão sobre Conflitos: compreender e clarificar a noção de conflito;
  • Diferença entre agressividade, violencia e não violencia.
  • Apresentação dos componentes da comunicação não violenta: observação, sentimento, necessidade e pedido.
  • Exercícios para o desenvolvimento das habilidades comunicacionais: mensagens-eu;
  • Avaliação

Metodologia:

A oficina está planejada a partir dos seguintes principios metodológicos:

  • "Saber conhecer". Aquisição das noções teórico-práticas relacionadas com a mediação de conflitos e com a comunicação não violenta.
  • "Saber ser". Desenvolver competências comunicacionais e interacionais, bem como a sua forma de atuar e de se posicionar face aos conflitos para tomar consciência dos seus processos de projeção pessoal e os seus limites na gestão de situações conflitivas;
  • "Saber fazer". Desenvolvimento prático mediante a vivência e aplicação das competências adquiridas ao longo da oficina.

Facilitadores:

José Ivaldo Lucena

Vanildes Gonçalves dos Santos

15h30 Apresentação de Trabalhos Apresentação Oral
Local: Conforme programação específica

Simpósio Auto-organizado 1

Apresentação de Trabalhos

Programação - link

08h00 Apresentação de Trabalhos Apresentação Oral
Local: Conforme programação específica

Apresentação de Trabalhos

Programação - link

11h30 Apresentação de Trabalhos Apresentação Oral
Local: Conforme programação específica

Apresentação de Trabalhos

Programação - link

08h00 Apresentação de Trabalhos Apresentação Oral
Local: Conforme programação específica

Apresentação de Trabalhos

Programação - link

17h30 Apresentação de Pôster e Confraternização Roda de Conversa
Local: Hall Teatro UCB

Confraternização com coffee break
Apresentação de Pôster
Roda de Conversa e Lançamento de Livros

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Local

Universidade Católica de Brasília - Teatro UCB, 71966-700, QS 7, Areal (Águas Claras), Brasília, Distrito Federal
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Colaboradores

Apoio

Organizador

Universidade Católica de Brasília e RedGUIA

A Universidade Católica de Brasília (UCB) é a única universidade particular do Distrito Federal. É uma instituição de ensino superior católica, filantrópica e comunitária. A UCB é administrada pela União Brasileira de Educação Católica (UBEC), que foi fundada em 1972, com o objetivo de manter as instituições católicas de ensino, proporcionando uma rede de educação sólida e de qualidade.
A RedGUIA (Red para la Gestión Universitária Integral del Abandono) é uma rede de pesquisadores, professores, instituições e, em geral, pessoas ligadas ao meio acadêmico interessadas no problema do abandono e permanência na Educação Superior.

La Universidad Católica de Brasilia (UCB) es la única universidad privada del Distrito Federal. Es una institución de educación superior católica, filantrópica y comunitaria. La UCB es administrada por la Unión Brasileña de Educación Católica (UBEC), que fue fundada en 1972, con el objetivo de mantener las instituciones educativas católicas, proporcionando una red educativa sólida y de calidad.
RedGUIA (Red para la Gestión Universitaria Integral del Abandono) es una red de investigadores, profesores, instituciones y, en general, personas vinculadas al entorno académico interesadas en el problema de la deserción y permanencia en la Educación Superior.