O Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, que em 2021 está em sua quinta edição, acontecerá em formato on-line dias 09 e 10 de junho.
Como a área de Educação sempre mereceu um carinho especial por parte da GSC Eventos Especiais, o Congresso exclusivamente de Educação, tem como objetivo unir os acadêmicos, educadores e gestores educacionais, e possibilitar a integração entre eles em um processo de reflexão e atualização sobre temas e desafios contemporâneos da educação, recebendo convidados de renome para discutir variados assuntos de interesse da área da Educação.
O Congresso tem o intuito de refletir sobre as implicações de políticas educacionais nas redes educacionais; reconhecer o educando como sujeito de direitos, protagonistas em diferentes sentidos, experiências e horizontes; e analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da educação da infância e juventude, visando uma educação de qualidade.
Segundo a comissão organizadora e técnica do Congresso o objetivo é manter a continuidade do projeto pois se trata de um evento referência no Brasil e inúmeros profissionais aguardam por ele. A partir de 2020, por conta do cenário da pandemia do COVID19, foi transformado em formato virtual, especialmente para atender ao grande número de estudantes (graduação, pós, mestrados e doutorado) que necessitam oportunidade para apresentação de trabalhos científicos e as publicações em anais.
Além das apresentações dos trabalhos científicos, os participantes do Congresso, contarão com palestras master e mesas de debates.
Eixos Temáticos do Congresso
Comissão Técnica Científica:
O Congresso conta com um corpo técnico e acadêmico não só do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, responsável pela avaliação dos trabalhos científicos, como também, contribuições de professores, mestres e doutores da Puc Minas, UEMG, Unifal dentre outras importantes entidades acadêmicas. Além da fundamental parceria com a Secretaria de Educação de Poços de Caldas. Conta com o Apoio da Alcoa.
Destina-se a:
Acadêmicos - Estudantes de graduação, pós-graduação e outras;
Educadores – professores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, áreas de humanas em geral;
Gestores educacionais – Diretores de universidade e escolas, profissionais de áreas administrativas na Educação;
Entidades vinculadas à Educação – Escolas, Universidades, Institutos Federais, empresas privadas, dentre outros.
TIRE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS NO VÍDEO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊS!
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissão'Os próximos desafios da Educação no Congresso Nacional' | Palestra Master com Dep. Federal Tabata Amaral Palestra · Tabata Amaral
Abertura Oficial Abertura
Palestra de Abertura 'O Poder de Transformação da Educação' Bate-papo · Prof. Dr. José Vicente, Renata Mantovani
'Quem conta um conto, tem muitos pontos: a história da Escola da Ponte enquanto experiência educacional' com Dr. José Pacheco. Mediação Fabiana Gimenes Webinário · Fabiana Gimenes, Prof. José Pacheco
'Wish School e sua Des/Re-construção rumo a Educação Holística' Webinário · Andressa Lutiano, Beatriz Fosco Giorgi, CUCA (Alessandra) Lombardi, Marina Gadioli
Mesa Edições Sesc - 'A Arte da Aula' Mesa-redonda · Denilson Soares Cordeiro, Joaci Pereira Furtado, João Adolfo Hansen, Renato Janine RIbeiro
Apresentação de Trabalhos Apresentação Pôster
Mesa ALCOA/CENPEC: “O direito à educação no Brasil. Análise de pontos críticos.” Participantes: Monica Espadaro e Romualdo Luiz Portela de Oliveira Mesa-redonda · Monica Espadaro, Romualdo Luiz Portela de Oliveira
Mesa IFSULDEMINAS Campus Poços de Caldas - Educação científica, tecnológica e interdisciplinar na EPT Mesa-redonda · Lorena Temponi Boechat, Maria Beatriz Gameiro Cordeiro, Nathália Luiz de Freitas, Rosana Ferrareto
Mesa Unifeob - Os desafios da formação docente pós pandemia: O que esperam de nós? Mesa-redonda · Diogo Henrique Vianna, Inês Regina Waitz, João Fábio Diniz, Patrícia Furlanetto
Palestra de Encerramento - 'O Futuro da Educação no Brasil' Palestra · Claudia Costin
COMO IRÁ FUNCIONAR O CNE2021?
Olá Congressista! Estamos aqui para orientar seu Congresso em 2021!
1. INSCRIÇÃO - escolha o período vigente: Inscrição Sem Submissão ou Com Submissão
2. Opção Sem Submissão - Insira seu Nome (ESTE NOME IRA PARA O CERTIFICADO, ENTÃO CONFIRA!) e E-mail (ESTE E-MAIL SERÁ SUA IDENTIFICAÇÃO E USADO CONSTANTEMENTE PARA COMUNICAÇÃO! ENTÃO CADASTRE APENAS UM E-MAIL E O QUE TERÁ ACESSO), clique em Continuar. Complete o restante de seu cadastro, escolha a forma de pagamento e pronto, Inscrição realizada com sucesso! Você receberá um e-mail com todas informações. Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar. O link da transmissão, que você receberá por e-mail, é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento. Até 7 dias após o congresso receberá seu certificado no e-mail cadastrado.
3. Opção com Submissão - Insira seu Nome (ESTE NOME IRA PARA O CERTIFICADO, ENTÃO CONFIRA!) e E-mail (ESTE E-MAIL SERÁ SUA IDENTIFICAÇÃO E USADO CONSTANTEMENTE PARA COMUNICAÇÃO! ENTÃO CADASTRE APENAS UM E-MAIL E O QUE TERÁ ACESSO), clique em Continuar. Complete o restante de seu cadastro, escolha a forma de pagamento e pronto, Inscrição realizada com sucesso! Você receberá um e-mail com todas informações e acesso a sua conta.
3.1-Para a Submissão:
3.2 Seu trabalho será encaminhado a um avaliador. Se for aprovado ou reprovado, você receberá um e-mail com a informação até o dia 01 de Junho.
3.3 A lista final dos aprovados estará no SITE OFICIAL no dia 01 de Junho.
3.4 Os trabalhos aprovados devem enviar para a apresentação o banner disponível no SITE OFICIAL pela Área de Submissão até o dia 30 de Junho. Eles serão expostos no site do evento nos meses seguintes ao congresso.
3.5 Você receberá um e-mail com todas informações. Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar. O link da transmissão, que você receberá por e-mail, é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento. A plataforma funciona no horário de Brasília, então, o seu dispositivo precisa estar ajustado de acordo, fuso horário (UTC-03:00) Brasília e a opção de horário de verão desativada, para não comprometer o seu acesso ao ambiente de transmissão. O tempo de permanência é registrado durante o horário de transmissão das salas. Caso você assista após a transmissão, o tempo não será computado. Até 7 dias após o congresso receberá seu certificado no e-mail cadastrado.
PRINCIPAIS PERGUNTAS:
Data: 07/06/2021 - 10/06/2021 às 18:00
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Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Estamos completando em 2021, 32 anos em Poços de Caldas.
Somos profissionais, genuinamente "sufurosos", mas com visão além das montanhas.
Não nos privamos em subir as montanhas e olhar ao longe.
Somos uma empresa focada em realizar e empreender nossos próprios eventos oferecendo benefícios para todos os públicos como a população local e regional, participantes e visitantes de todas as partes do Brasil.
Claudia Costin é fundadora e diretora do FGV CEIPE – o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e, mais recentemente, da Faculdade de Educação da Univerisdade de Harvard. Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo e cofundaodra do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL - Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida - Institute for Lifelong Learning - da Unesco.
José Francisco de Almeida Pacheco é um educador, pedagogo e pedagogista, nascido na cidade do Porto em Portugal e grande dinamizador da gestão democrática na Educação.
Foi eletricista, estudou engenharia e mudou-se para o Ensino. Foi professor primário e universitário.
É um crítico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo.
Defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovações, sem campainhas.
Em meados de 2017 era já indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil e colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da “Escola da Ponte”. Uma escola liceal sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno que ele próprio tinha sido o mentor, nos anos 70, no Norte de Portugal.
A ideia de criar a faculdade zumbi dos palmares, uma instituição voltada para a inclusão, para a qualificação e para o protagonismo do negro brasileiro, foi iniciada no curso de sociologia da fundação escola de sociologia e política de São Paulo (FESPSP), em 1996. Conduzida e coordenada pelo então aluno de sociologia, José Vicente, a ação reuniu alunos, professores da fundação, militantes, artistas e personalidades sociais no debate político, sociológico, acadêmico, social e da militância negra para a constituição da entidade. Em 1997, juntamente com participantes desse grupo, José Vicente fundou a sociedade afro-brasileira de desenvolvimento sociocultural (Ong Afrobras) para preparar a estrutura administrativa e jurídica de consolidação e de construção da zumbi, sendo eleito o seu primeiro presidente. Em 21 de março de 2002, ele fundou e presidiu o instituto afro-brasileiro de ensino superior, ‘braço’ mantenedor da instituição. Finalmente, no dia 20 de novembro de 2004, a faculdade zumbi dos palmares foi aberta ao público, realizando seu primeiro vestibular com 200 vagas para o curso de administração, inaugurando a trajetória da faculdade. A partir de então, o advogado José Vicente assumiu o cargo de reitor.
Tabata Amaral tem 26 anos e foi a 6ª Deputada Federal mais votada do estado de São Paulo, eleita com 264.450 votos. Nascida e criada na Vila Missionária, na periferia de São Paulo, foi campeã de olimpíadas de ciências e, a partir daí, ganhou bolsa em escola particular e depois em Harvard, onde se formou em Ciência Política e Astrofísica. Foi cofundadora do Mapa da Educação e do Movimento Acredito. Suas principais bandeiras no mandato são a educação, direito das mulheres, renovação política e futuro sustentável.
Possui Graduação em Direito (2003), Doutorado e Mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2011/2006), com Pesquisa realizada na Universidade de Pisa/Itália. Professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Fundação Universidade de Itaúna/Minas Gerais. Reitora da Universidade Vale do Rio Verde. Professora e ex-Coordenadora do Curso de Direito do Centro Universitário UNA. Professora e ex-Diretora do Curso de Direito do Centro Universitário de Belo Horizonte - UNIBH. Ex-Membro do Jurídico do Grupo Ânima Educação. Possui experiência na área Jurídica, com ênfase em Direito Público e Educacional.
Jornalista formada pela UNESP - Bauru, Fabiana é apresentadora de TV na TV União, emissora regional. É mestre em TV Digital: Educação para TV, pela UNESP, pós graduada em Planejamento, Gestão e Implementação em Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense e . Já atuou como professora universitária nos cursos de Engenharia Elétrica e Publicidade e Propaganda, com as disciplinas de Comunicação e Expressão e Comunicação e Linguagens, junto ao Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino. É formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Alfenas. Atualmente é pós graduanda em Humanidades junto ao IFSP-SJBV.
Graduada em Letras pela USP, pós-graduada em educação bilíngue pelo Instituto Singularidades e mestre em Educação Transformadora pela Antioch University (EUA). Pesquisadora e facilitadora da Educação Holística no desenvolvimento da pedagogia da Wish School, instituição de ensino da qual é sócia-fundadora e que foi reconhecida pela MEC como criativa e inovadora. Facilitadora de grupos que buscam ser a mudança que sonham para a educação, Andressa conta sobre os processos transformadores promovidos e vivenciados pela Wish. Entusiasta e estudiosa de iniciativas inovadoras em educação, já rodou o mundo para conhecer as mais variadas propostas que servem de inspiração para a educação que propõe.
Pedagoga. Formada pela PUC-SP. Educadora há 25 anos. Coordenadora do Infantil e séries iniciais da Wish School. Coordenou o curso Grupo operativo: O Coordenador Pedagógico na Gestão das Relações, no Instituto Singularidades. Pós-graduada em Gestão do Novo Milênio. Especialista em Educação.
Sócia da Wish School, mestranda em Educação na University of Toronto (OISE), Graduada e licenciada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Professora de Artes da Wish por diversos anos, integrando as diversas formas de expressão artística no trabalho por projetos com os estudantes. Sempre buscando práticas que transparecem o interesse dos estudantes e que os empoderem a dirigir seu próprio aprendizado.
Sócia, professora e coordenadora de Ensino Fundamental da Wish School. Graduada e licenciada em Educação Artística pela FAAP, com pós-graduação em Autoconhecimento na Formação do Educador e especialização em Bilinguismo. Pesquisadora da Educação Holística, busca constantemente compreender as relações entre as práticas inovadoras de educação, as linguagens artísticas e as pessoas - comunidade escolar como um todo.
Monica R. Espadaro ocupa a posição de Gerente de Projetos Comunitários do Instituto Alcoa, sendo gestora dos pilares de Educação e Geração de Trabalho e Renda. Como principais iniciativas nestas áreas, destacam-se o Programa de Apoio a Projetos Locais e do Programa Ecoa, realizado em parceria com as Secretarias Municipais de Educação. Em 2017, a Alcoa integrou o Guia Exame de Sustentabilidade com o case do Programa Ecoa, que beneficiou mais de 50 mil alunos em seis anos de execução. Em 2018, o programa também foi selecionado na chamada de casos de articulação entre empresas e poder público para o desenvolvimento local, da Fundação Getúlio Vargas. O Programa de Apoio a Projetos Locais tem o objetivo de apoiar financeiramente projetos de organizações da sociedade civil e poder público que atendam às demandas da sociedade. Responsável pelo orçamento anual do Instituto Alcoa, bem como pelo Sistema de Gestão de Projetos. Participou ativamente dos momentos de reformulação da estratégia do Instituto Alcoa. Foi também responsável por programas de voluntariado de estímulo à participação individual e coletiva de funcionários em diferentes iniciativas. Experiência no relacionamento com diferentes stakeholders, incluindo representantes do poder público. Em 2019, Monica participou do Influentials Programme ‘Corporate Social Responsibility’ promovido pelo governo da Holanda, com o objetivo de difundir as práticas de responsabilidade social desenvolvidas por empresas e por agências governamentais. Ao ingressar na Alcoa, ocupou o cargo de Assistente Administrativo para o Projeto Juruti, em sua fase de construção. É voluntariamente responsável pela AWN – Alcoa Women’s Network (Rede de Mulheres Alcoa) no escritório corporativo em São Paulo, promovendo iniciativas relacionadas à diversidade e inclusão de mulheres.
Bacharel em Administração de Empresas, graduada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2002, e Especialista em Gestão da Sustentabilidade e Responsabilidade Corporativa, pela Universidade de Campinas – UNICAMP, em 2011.
Possui graduação em Matemática-Licenciatura (IME-USP, 1982), mestrado (FEUSP - 1990), doutorado (FEUSP - 1995) e Livre Docência (FEUSP - 2006) em educação. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade de Cornell (1996-7), foi consultor do Laboratório Latino Americano de Avaliação da Qualidade da Educação (LLECE), Orealc-Unesco, Santiago do Chile (jul 2004-mar 2005), pesquisador visitante junto à Universidade de Maryland (programa de Educação Internacional e Comparada) (dez 2012 - mar 2013), pesquisador visitante junto à Universidade do Minho (Portugal) (dez 2013 - abril 2014). Coordenou o Curso de Pedagogia da FEUSP (1999-2001 e 2013-2014) e professor visitante junto ao programa de pós graduação em educação da UFBA (ago 2018 a ago 2019), o GT Estado e Política Educacional da Anped (1993-1996), o programa de pós-graduação em educação da FEUSP (2007-2010), foi membro da Comissão Setorial de Avaliação da Universidade de São Paulo (Educação e Psicologia), 2012 a 2014, Coordenador de Educação da Capes (2014-2018) e membro da coordenação de Ciências Humanas 3 (Educação e Psicologia) da FAPESP (set. 2012 a out. 2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas educacionais, financiamento da educação, avaliação educacional, administração escolar e direito à educação. Nos últimos anos tem desenvolvido três linhas de pesquisa, o estudo dos impactos da financeirização da economia na educação, particularmente na educação superior; estudos sobre educação e desigualdade, com especial atenção à desigualdade intraescolar e estudos em torno da qualidade da educação básica, particularmente no debate acerca dos indicadores. Atualmente é professor Titular aposentado no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (Colaborador Sênior), Diretor de Pesquisa e Avaliação do Cenpec - Centro de estudos e pesquisas em educação e ação comunitária (a partir de Set. 2019) e Presidente da Anpae - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (2019-2021).
Rosana Ferrareto é cientista da linguagem, estudiosa da cognição humana e professora do IFSP. Tem paixão e propósito na jornada colaborativa do conhecimento, conectando pessoas da empatia à autonomia.
Maria Beatriz Gameiro Cordeiro é docente do curso de Licenciatura em Letras e do ProfEPT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus Sertãozinho. Dedica-se ao ensino e à pesquisa em Língua Portuguesa e à Educação Profissional.
Nathália Luiz de Freitas é linguísta, desenvolvendo pesquisas sobre temáticas que envolvem linguagem, cognição, ensino-aprendizagem e tecnologias digitais. Docente do IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas, atua no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT.
Lorena Temponi Boechat é Pedagoga e graduada em Ciência da Computação, desenvolvendo pesquisas na área de computação e educação. Docente do IFSULDEMINAS campus Poços de Caldas, é docente e coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – ProfEPT do IFSULDEMINAS.
Professora de Graduação e Pós Graduação e Gestora Educacional, com a filosofia de que a Educação é a única transformação possível. Desde 2012 apaixonada por Gestão Acadêmica e Construção de Planos de Desenvolvimentos Institucionais, além de Projetos Pedagógicos Institucionais e de Cursos. Liderança colaborativa em Formação de Docentes e equipes de Coordenadores Pedagógicos.
Sociólogo e Antropólogo graduado pela UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, é mestre em Energia, Ambiente e Sociedade pela UFABC – Universidade Federal do ABC. Como cientista social, atuou em uma série de estudos e pesquisas sobre temas variados, que renderam um número significativo de artigos e capítulos de livros, sempre em conjunto com a prática docente, que exerce desde 2002, ainda na época de graduação. Em 2011 ingressou na Educação Superior, e em 2014 na UNIFEOB: somadas as duas instituições em que trabalhou, já ministrou mais de vinte disciplinas diferentes na educação universitária, nas áreas de Ciências Humanas, Metodologia de Ensino e Metodologia de Pesquisa. A partir de 2017, passou a fundamentar toda sua pesquisa e produção acadêmica na área da Educação, significativamente no que diz respeito às Metodologias Ativas de Ensino/Aprendizagem e ao chamado Aprendizado Significativo. Atualmente é coordenador do curso de pós-graduação em Metodologias Ativas para a Aprendizagem da UNIFEOB e tem apresentado palestras e realizado oficinas em diversas instituições de Educação sobre a temática das Metodologias Ativas e, mais recentemente, sobre as possibilidades de construção de aprendizados significativos de forma remota.
Doutorando e mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp. Especialista em História pela Pontifícia Universidade Católica – PUCMinas, Trabalhou como analista educacional pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – Superintendência de Poços de Caldas. Graduado em História pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – Unifeob, é professor nesta mesma fundação nos cursos de Direito, Pedagogia e Psicologia.
Licenciada em Letras (1993) e mestre em Teoria Literária (1997)pela Unesp, atuou como professora na educação básica e superior, foi coordenadora e supervisora do curso de Letras. Foram 20 anos de aprendizado em sala de aula, pesquisa e projeto de extensão na área. Teve experiência como gestora de avaliação externa junto de uma equipe que acompanhava os processos regulatórios do MEC em várias regiões do país. Também foi consultora de conteúdos de cursos de licenciatura e, desde janeiro de 2017, atua como Coordenadora de Congruência Pedagógica, na Unifeob, trabalhando na concepção e implementação do Projeto Pedagógico Institucional, fundamentado pelo conceito de Formação por Competências. Apaixonada pelo o que faz, acredita que podemos melhorar muito nossos ambientes de aprendizagem e os espaços educativos.
Professor aposentado do Departamento de Filosofia da USP e ex-ministro da Educação, é autor de A pátria educadora em colapso (Três Estrelas), entre outros livros.
É professor dos cursos de arquivologia e biblioteconomia da Universidade Federal Fluminense.
Professor aposentado do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP, é autor de A sátira e o engenho: Gregório de Matos e a Bahia do século XVII (Editora da Unicamp), entre outros livros.
É professor de filosofia na Universidade Federal de São Paulo.