5° Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas

9 de junho de 2021, 09h00 até 10 de junho de 2021, 21h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, que em 2021 está em sua quinta edição, acontecerá em formato on-line dias 09 e 10 de junho.

Como a área de Educação sempre mereceu um carinho especial por parte da GSC Eventos Especiais, o Congresso exclusivamente de Educação, tem como objetivo unir os acadêmicos, educadores e gestores educacionais, e possibilitar a integração entre eles em um processo de reflexão e atualização sobre temas e desafios contemporâneos da educação, recebendo convidados de renome para discutir variados assuntos de interesse da área da Educação.

O Congresso tem o intuito de refletir sobre as implicações de políticas educacionais nas redes educacionais; reconhecer o educando como sujeito de direitos, protagonistas em diferentes sentidos, experiências e horizontes; e analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da educação da infância e juventude, visando uma educação de qualidade.

Segundo a comissão organizadora e técnica do Congresso o objetivo é manter a continuidade do projeto pois se trata de um evento referência no Brasil e inúmeros profissionais aguardam por ele. A partir de 2020, por conta do cenário da pandemia do COVID19, foi transformado em formato virtual, especialmente para atender ao grande número de estudantes (graduação, pós, mestrados e doutorado) que necessitam oportunidade para apresentação de trabalhos científicos e as publicações em anais.

Além das apresentações dos trabalhos científicos, os participantes do Congresso, contarão com palestras master e mesas de debates.


Eixos Temáticos do Congresso

  • Currículo, Metodologia e Práticas de Ensino Educação e Diversidade
  • Educação em espaços não formais
  • Educação Tecnológica e Profissional
  • Ética, direitos humanos e cidadania
  • Formação inicial, continuada e valorização dos profissionais de Educação
  • Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia da Educação
  • Gestão Educacional democrática e avaliação
  • Integração entre educação e mundo do trabalho
  • Sistemas de educação e políticas públicas
  • Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação
  • Literatura na Educação

Comissão Técnica Científica:

O Congresso conta com um corpo técnico e acadêmico não só do IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas, responsável pela avaliação dos trabalhos científicos, como também, contribuições de professores, mestres e doutores da Puc Minas, UEMG, Unifal dentre outras importantes entidades acadêmicas. Além da fundamental parceria com a Secretaria de Educação de Poços de Caldas.


Destina-se a:
Acadêmicos - Estudantes de graduação, pós-graduação e outras;
Educadores – professores, psicólogos, pedagogos, psicopedagogos, áreas de humanas em geral;
Gestores educacionais – Diretores de universidade e escolas, profissionais de áreas administrativas na Educação;
Entidades vinculadas à Educação – Escolas, Universidades, Institutos Federais, empresas privadas, dentre outros.

TIRE AS PRINCIPAIS DÚVIDAS NO VÍDEO QUE PREPARAMOS PARA VOCÊS!

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão de trabalhos e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Claudia Costin

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Prof. José Pacheco

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Prof. Dr. José Vicente

Programação:

CERIMÔNIA DE ABERTURA Abertura

PALESTRA DE ABERTURA Palestra · Prof. Dr. José Vicente

WEBINAR 1 Webinário · Prof. José Pacheco

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ESCOLHIDOS 1 Apresentação

MASTER CLASS Palestra

WEBINAR 2 Webinário

WEBINAR 3 Webinário

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS ESCOLHIDOS 2 Apresentação

PALESTRA Palestra · Claudia Costin

Credenciamento

COMO IRÁ FUNCIONAR O CNE2021?

Olá Congressista! Estamos aqui para orientar seu Congresso em 2021!

1. INSCRIÇÃO - escolha o período vigente: Inscrição Sem Submissão ou Com Submissão

2. Opção Sem Submissão - Insira seu Nome (ESTE NOME IRA PARA O CERTIFICADO, ENTÃO CONFIRA!) e E-mail (ESTE E-MAIL SERÁ SUA IDENTIFICAÇÃO E USADO CONSTANTEMENTE PARA COMUNICAÇÃO! ENTÃO CADASTRE APENAS UM E-MAIL E O QUE TERÁ ACESSO), clique em Continuar. Complete o restante de seu cadastro, escolha a forma de pagamento e pronto, Inscrição realizada com sucesso! Você receberá um e-mail com todas informações. Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar. O link da transmissão, que você receberá por e-mail, é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento. Até 7 dias após o congresso receberá seu certificado no e-mail cadastrado.

3. Opção com Submissão - Insira seu Nome (ESTE NOME IRA PARA O CERTIFICADO, ENTÃO CONFIRA!) e E-mail (ESTE E-MAIL SERÁ SUA IDENTIFICAÇÃO E USADO CONSTANTEMENTE PARA COMUNICAÇÃO! ENTÃO CADASTRE APENAS UM E-MAIL E O QUE TERÁ ACESSO), clique em Continuar. Complete o restante de seu cadastro, escolha a forma de pagamento e pronto, Inscrição realizada com sucesso! Você receberá um e-mail com todas informações e acesso a sua conta.

3.1-Para a Submissão:

  • Após o pagamento da inscrição e confirmação via e-mail, dirija-se a Área de Submissão a partir do dia 20 de janeiro até 28 de fevereiro de 2021.
  • Nesta área você consegue baixar as normas e o template (OBRIGATÓRIO).

  • Coloque a Área Temática,
  • o Título,
  • as Palavras-Chaves.
  • Na área "Resumo" - copie o texto do arquivo word o trabalho e cole na área indicada.
  • Após isso, na parte inferior desta área, anexe o arquivo final em word no template exigido. Este arquivo que irá para os anais do evento caso aprovado.
  • Nos dados dos autores fique ligado em marcar quem será o apresentador, colocar os nomes corretos e colocar os e-mails usados na inscrição! Esse nome é o que irá para o certificado depois!
  • Logo após você receberá um e-mail confirmando sua submissão.

3.2 Seu trabalho será encaminhado a um avaliador. Se for aprovado ou reprovado, você receberá um e-mail com a informação até o dia 10 de maio. Caso tenha alguma correção você receberá um e-mail antes desta data com os dados para fazer a correção e substituir o trabalho para uma nova análise.

3.3 A lista final dos aprovados estará no SITE OFICIAL no dia 10 de maio.

3.4 Os trabalhos aprovados devem enviar para a apresentação o banner disponível no SITE OFICIAL por E-Mail até o dia 30 de Maio. Eles serão expostos no site do evento nos meses seguintes ao congresso.

3.5 Você receberá um e-mail com todas informações. Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar. O link da transmissão, que você receberá por e-mail, é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento. A plataforma funciona no horário de Brasília, então, o seu dispositivo precisa estar ajustado de acordo, fuso horário (UTC-03:00) Brasília e a opção de horário de verão desativada, para não comprometer o seu acesso ao ambiente de transmissão. O tempo de permanência é registrado durante o horário de transmissão das salas. Caso você assista após a transmissão, o tempo não será computado. Até 7 dias após o congresso receberá seu certificado no e-mail cadastrado.

 

Evento online

Data: 09/06/2021 - 10/06/2021 às 09:00

Parceiro

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GSC EVENTOS ESPECIAIS

Estamos completando em 2021, 32 anos em Poços de Caldas.
Somos profissionais, genuinamente "sufurosos", mas com visão além das montanhas.
Não nos privamos em subir as montanhas e olhar ao longe.
Somos uma empresa focada em realizar e empreender nossos próprios eventos oferecendo benefícios para todos os públicos como a população local e regional, participantes e visitantes de todas as partes do Brasil.

Claudia Costin

Claudia Costin


Claudia Costin é fundadora e diretora do FGV CEIPE – o Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro. Foi Diretora Global de Educação do Banco Mundial, membro da Comissão Global sobre o Futuro do Trabalho da Organização Internacional do Trabalho (OIT), professora da PUC-SP, do Insper, da Enap (Canadá) e, mais recentemente, da Faculdade de Educação da Univerisdade de Harvard.  Foi ministra da Administração e Reforma do Estado, secretária de Cultura do Estado de São Paulo e secretária de Educação do município do Rio de Janeiro. É articulista da Folha de São Paulo e cofundaodra do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação. Integra, desde o final de 2020, o UIL - Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida - Institute for Lifelong Learning - da Unesco.

Prof. José Pacheco

Escola da Ponte


José Francisco de Almeida Pacheco é um educador, pedagogo e pedagogista, nascido na cidade do Porto em Portugal e grande dinamizador da gestão democrática na Educação.

Foi eletricista, estudou engenharia e mudou-se para o Ensino. Foi professor primário e universitário.

É um crítico do sistema tradicional de ensino. Para ele, a aula tradicional é um sistema obsoleto de reprodução de conteúdos que deixa a desejar naquilo que é o mais importante objetivo educacional: a humanização do indivíduo.

Defende uma escola sem turmas, sem ciclos, sem testes ou exames, sem reprovações, sem campainhas.

Em meados de 2017 era já indutor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil e colaborador voluntário no Projeto Âncora, que segue o mesmo método de ensino da “Escola da Ponte”. Uma escola liceal sem séries, sem prova, sem “aula” e focada na autonomia e protagonismo do aluno que ele próprio tinha sido o mentor, nos anos 70, no Norte de Portugal.

Prof. Dr. José Vicente

Zumbi dos Palmares


A ideia de criar a faculdade zumbi dos palmares, uma instituição voltada para a inclusão, para a qualificação e para o protagonismo do negro brasileiro, foi iniciada no curso de sociologia da fundação escola de sociologia e política de São Paulo (FESPSP), em 1996. Conduzida e coordenada pelo então aluno de sociologia, José Vicente, a ação reuniu alunos, professores da fundação, militantes, artistas e personalidades sociais no debate político, sociológico, acadêmico, social e da militância negra para a constituição da entidade. Em 1997, juntamente com participantes desse grupo, José Vicente fundou a sociedade afro-brasileira de desenvolvimento sociocultural (Ong Afrobras) para preparar a estrutura administrativa e jurídica de consolidação e de construção da zumbi, sendo eleito o seu primeiro presidente. Em 21 de março de 2002, ele fundou e presidiu o instituto afro-brasileiro de ensino superior, ‘braço’ mantenedor da instituição. Finalmente, no dia 20 de novembro de 2004, a faculdade zumbi dos palmares foi aberta ao público, realizando seu primeiro vestibular com 200 vagas para o curso de administração, inaugurando a trajetória da faculdade. A partir de então, o advogado José Vicente assumiu o cargo de reitor.