Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Letras apresentam o Cine-Fórum: Cinema, Literatura, Linguística, Sociedade e Debate - InterAção 2022.
Evento Nacional Científico Cultural
Datas importantes - PRAZOS PRORROGADOS:
Data para inscrição e submissão: até 15 de março
Datas das cartas aceite dos resumos submetidos: até 15 de abril
Comunicações orais: 28 a 30 de abril
Data da publicação dos anais de evento/caderno de resumos: maio de 2022
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoPortunhol Selvagem Feminista: a arte como luta contra o falocentrismo com Mariana Arndt de Souza e Ana Paula Macedo Cartapatti Palestra
As consequências da desinformação com Lucia Santaella Palestra · Lucia Santaella
Como nascem as verdades? Para entender os processos de legitimação dos discursos em Michel Foucault - (Dias: 19, 20, 21 e 22 de abril) Minicurso · Breilla Zanon
Baixinhos, fracos, tontos e feios: a paródia do herói em Chapolin e Chaves (Dia 27 de abril) Encontro com especialista · Wilson Filho Ribeiro de Almeida
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Cine-Fórum da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, nasceu como um projeto de alunos e para alunos em 2018. Neste ano, trazemos uma pequena edição especial para vocês.
Lucia Santaella é pesquisadora 1 A do CNPq, professora titular na pós-graduação em Comunicação e Semiótica e coordenadora da pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (PUCSP). Doutora em Teoria Literária pela PUCSP e Livre-docente em Ciências da Comunicação pela USP. Fez repetidos estágios de pós-doutorado no exterior e foi professora e pesquisadora convidada em várias universidades europeias e latino-americanas. Já levou à defesa 248 mestres e doutores. Publicou 51 livros e organizou 26, além da publicação de quase 500 artigos no Brasil e no exterior. Recebeu os prêmios Jabuti (2002, 2009, 2011, 2014), o prêmio Sergio Motta (2005) e o prêmio Luiz Beltrão (2010). É atualmente catedrática na cátedra Oscar Sala do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2021-2022).
Indicado a Roteirista do Ano no 5° Prêmio ABRA (Associação Brasileira de Autores Roteiristas). Atuou como roteirista em mais de 20 produtos; onde se destacam a novela Malhação (Rede Globo), as séries de ficção Temporada de Verão (Netflix), Perrengue (MTV), Matches (Warner Channel) e Bola pra Frente (TV Brasil), os longas-metragens documentais Torre das Donzelas (Melhor Filme nos festivais de Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Uruguai e Portugal), Mussum – um filme do cacildis (Amazon Prime), Prazer em Conhecer (premiado no Spring Film Festival Barcelona) e a série documental Favela Gay – Periferias LGBTQI (Canal Brasil). Atuou ainda como consultor de roteiro e questões raciais em série de ficção para a Glaz Entretenimento e em série documental para a Globoplay. Trabalha também como consultor de projetos no Laboratório Novas Histórias, no Laboratório Negras Narrativas (APAN), como curador de roteiros no FRAPA e professor na Pós-Graduação em Roteiro Audiovisual da FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado). Escreveu o longa ficcional A Mais Forte (em captação), selecionado para a Residência Base Filmes e para o Laboratório Diáspora Conecta. Atualmente é líder do núcleo criativo Corpo-Território, contemplado em primeiro lugar no edital de desenvolvimento de projetos da SPCine e é roteirista contratado pela Rede Globo, onde além de colaborar em telenovelas, desenvolve projeto autoral. Graduado, Mestre e Doutorando em Antropologia pela UFRJ, pesquisa questões relacionadas a gênero, raça e sexualidade no cinema. Estudou roteiro com Patrick Vanetti, diretor do Conservatório Europeu de Escrita Audiovisual, Lucas Paraízo e Zé Carvalho. É especialista em Cinema Etnográfico pela Fiocruz. Cursou a Oficina de Roteiristas e a Oficina de Escrita de Humor da Rede Globo de Televisão.
Doutora em Teoria da Literatura. Publicou Recortes para álbum de fotografia sem gente; Coração à corda; Amora (vencedor do prêmio Jabuti em 2016), que explora as nuances das relações homoafetivas entre mulheres; Pé atrás; Controle, seu primeiro romance; e Corpos secos. Em 2017, foi selecionada para a coletânea Bogotá39. Seu trabalho foi traduzido para o inglês e para o espanhol e publicado em diversos países.
Mestre em Linguística Geral e Semiótica pela Universidade de São Paulo (Conceito Capes 7). Professora de ensino superior há mais de 20 anos na área de Linguística e Semiótica. Desenvolve estudos com os seguintes temas: semiótica teórica e aplicada, análise do discurso, estudo de linguagens, estudo das linguagens estruturais da produção fílmica, semiótica plástica, redação publicitária, construção e análise de marcas, análise do discurso da Propaganda de prevenção às drogas, análise do discurso de prevenção à aids, combate ao tabagismo, proteção ao idoso. Professora na Universidade Estadual de Minas Gerais- UEMG, unidade Frutal onde ministra aulas nos cursos de Comunicação Social, coordena estágios de Publicidade, entre outras atividades.
Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos. Integrante do LEST-M/UFSCar (Laboratório de estudos sobre Trabalho, Profissões e Mobilidades). Atua nos seguintes temas: sociologia do trabalho (em especial sobre temas relacionados à reestruturação produtiva e às novas formas de trabalho como coworkings e startups), redes de sociabilidade no campo da cultura e do trabalho; políticas da subjetividade; biopolítica; representatividade e autonomia nas relações sociais. Atualmente é assessora de comunicação da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e faz parte do Comitê de Mídia e Programação da associação.
Atualmente doutoranda pelo Programa de Semiótica e Linguística Geral do Departamento de Linguística (FFLCH-USP). Mestre em Linguística pelo POSLIN (UFMG), com dissertação voltada para o estudo das mulheres no século XIX. Bacharel em Letras/Francês com período de intercâmbio na Universidade do Algarve, Portugal, na área de Línguas e Comunicação. Atualmente, participa das atividades fomentadas pelo GES-USP (Grupo de estudos semióticos da USP). Tenho, por interesse, os estudos de gênero, antropológicos e filosóficos, bem como a história das mulheres, e suas possibilidades de interação com a semiótica de bases francesas, como seus desdobramentos de uma semiótica da(s) cultura(s).
Ramiro Giroldo é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua na graduação e na pós-graduação e ministra disciplinas ligadas à literatura, ao roteiro audiovisual e à escrita criativa. Mestre em Estudos de Linguagens pela mesma instituição e doutor em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP), dedica-se a investigar a utopia, a ficção científica e as representações artísticas da violência e do horror. Também atua como produtor e roteirista audiovisual, junto à Astaroth Produções. Autor de ensaios publicados em revistas acadêmicas, publicou em 2013 o livro Ditadura do Prazer: sobre ficção científica e utopia (Editora da UFMS).
Possui bacharelado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário de Ensino Superior de Maringá - UniCesumar e Licenciatura em Letras Português/Espanhol e suas literaturas pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais pela Universidade Braz Cubas e Psicologia Analítica Junguiana - Perspectiva Multidisciplinar pela Faculdade Unyleya (DF). Atualmente é Mestrando em Estudos Literários no Mestrado Acadêmico da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul na linha de pesquisa Poéticas da Modernidade, bolsista FUNDECT/CAPES. Ministrou os cursos de Escrita Criativa (2021.1 - 2021.2) e Introdução à Semiótica (2019) no Núcleo de Ensino de Línguas - NEL/UEMS. Atuou como assistente de publicidade e marketing para a empresa Solabia Biotecnológica França/Brasil. Possui dois livros publicados: O Lustre Metafórico: uma análise semiótica do videoclipe Chandelier, Editora RedRoc (2020) e Mitos, Arquétipos e Narrativas: a Jornada dos Amantes em Black Mirror, Editora Viseu (2021). Tem experiência em área em mídias sociais, redação publicitária, marketing, direção de arte e cinema/audiovisual. Produz pesquisas e atua em cursos em: semiótica peirciana, mitologia, arquétipos e intertextualidade aplicados à construção de marcas, narrativas e personagens na literatura e no audiovisual; adaptação cinematográfica, escrita criativa e roteiro audiovisual.
Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura) pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da UFG e Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação da UFPR. Pesquisador em áreas como Sociologia do Cinema, Psicanálise, Sociologia da Arte, Capitalismo e Lutas Sociais.
Graduada no curso de Letras- Português/ Espanhol, pela UEMS- Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, unidade Campo Grande. Participou do PIBIC- Iniciação Cientifica, modalidade sem bolsa, ciclo 2018/2019. Monitora da disciplina de Língua Espanhola II, nos anos de 2018/2019. Mestranda pelo programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Acadêmico em Letras; Área de concentração: Estudos Literários, Linha de pesquisa: Literatura, História e Memória Cultural.
Doutora em Ciências Humanas e Sociais pela Universidade Federal do ABC, mestre em Sociologia pela FFLCH-USP e formada em jornalismo pela ECA/USP. Foi integrante do Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro de Santo André. Documentarista independente desde 1998. Trabalhou na TV Globo, TV Cultura e diversas produtoras como jornalista, roterista e diretora de documentários. Entre seus curta-metragens destaca-se "Parece Não" (2000), sobre moradores de um trem abandonado exibido no festival Mix Brasil e na TV Cultura.
Professora efetiva (Semed)
Egressa do Curso de Artes Visuais (UFMS)
Especialista em História da Arte pela Faculdade Claretiano (SP)
Drag Queen e Youtuber do Canal Compacty
Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (2020), possui graduação em Letras pela Universidade do Vale do Paraíba (1993), com habilitação em Língua Portuguesa e Inglesa e suas literaturas, graduação em Matemática pela UFJF (2017), em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa (1990) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (2006). Atualmente, é professora efetiva de Língua Portuguesa e Inglesa no Instituto Federal do Tocantins, Campus Gurupi. Foi professora efetiva de Língua Portuguesa e Inglesa no Instituto Federal do Triângulo Mineiro no Parque Tecnológico em Uberaba - MG. Foi professora efetiva do Estado de Minas Gerais na Escola Estadual Dom José Gaspar (2011-2017), professora substituta do CEFET-MG (2011-2013, 2017). Foi tutora a distância do curso Letras - Inglês da Universidade Federal de Uberlândia de 2013 a 2019.
Wilson Filho é artista plástico, quadrinista, poeta, compositor e tradutor. Nascido em Capinópolis-MG, mudou-se em 2003 para Uberlândia-MG, onde ainda reside. Na Universidade Federal de Uberlândia, cursou a graduação em Artes Plásticas, o mestrado em Teoria Literária e o doutorado em Estudos Literários. Já participou de várias exposições de arte, coletivas e individuais, e tem artigos publicados em revistas científicas do Brasil e do México. É autor do livro "O Riso é um Triunfo do Cérebro: Comédia, Filosofia e Literatura em 'Chaves' e 'Chapolin'", a ser lançado em 2022.
Eduardo Baggio é professor do Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Mestrado em Cinema e Artes do Vídeo, ambos da Unespar. Colíder do grupo de pesquisa Cinecriare (Unespar/CNPq). Membro do ST Teoria de Cineastas da Socine e do GT Teoria dos Cineastas da AIM. Publicou textos em revistas como Cine Documental, Aniki, Doc Online, Interin e Cognítio. É um dos organizadores dos livros Teoria dos Cineastas (Vols.1, 2 e 3). Entre seus filmes documentários destacam-se A Alma do Gesto (2020), João & Maria (2016) e Santa Teresa (2014).
Presidente da Academia Sorocabana de Fotografia Cinema e Vídeo.
Produtor audiovisual.
Roteirista e diretor de documentários, ficcionais e vídeo clipes musicais.
Oficineiro de audiovisual, com 15 anos de experiência.
Curador de cineclube.
Organizador de saraus cinematográficos.
Fotógrafo.
Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Estudos de Linguagens (PPGEL) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestra pelo Programa de Mestrado Acadêmico de Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2019), com área de concentração em Estudos Literários, onde apresentou a dissertação "A Rainha do Ignoto de Emília Freitas: a personagem feminina como elemento da transgressão da realidade na narrativa fantástica". Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS em 2013, destacando-se a pesquisa com a Teoria Psicanalítica em diálogo com Literatura, em especial Literatura Fantástica. Bacharel em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS. Especialista em Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade do Grupo UNIASSELVI.
Alexander Meireles da Silva é Professor Associado da Universidade Federal de Goiás, onde atua na Graduação dos cursos de Letras e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da mesma instituição. É Doutor em Literatura Comparada pela UFRJ (2008) e Mestre em Literaturas de Língua Inglesa pela UERJ (2003). É membro fundador dos Grupos de Pesquisa “Estudos do Gótico” (CNPq) e “Nós do insólito: Vertentes da Ficção, da Teoria e da Crítica” (CNPq) que reúnem pesquisadores e pesquisadoras de diversas universidades do Brasil. Desde 2016 é produtor de conteúdo do canal do YouTube Fantasticursos, onde ajuda quem escreve, pesquisa e leciona a usar a fantasia, o gótico, a ficção científica e a ficção weird em suas atividades diversas.
Mariana Arndt de Souza é Licenciada em Artes Visuais pela UFMS (2013). Especialista em Culturas e História dos Povos Indígenas pela UFMS (2015). Mestre em Estudos de Linguagens, também pela UFMS. Formada em Processos Fotográficos pelo SENAC - MS. Fotógrafa e Arte-educadora. Professora de Arte do IFMS/campus Ponta Porã.
Ana Paula Macedo Cartapatti é professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Técnico Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). Realizou estágio pós-doutoral (2014-2016) no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Londrina, como bolsista do PNPD/CAPES, na linha de pesquisa Diálogos Culturais. É doutora (2007) e mestre (2003) em Teoria da Literatura pelo programa de pós-graduação em Letras da Universidade Estadual Paulista, Unesp-Ibilce.