IV COLÓQUIO DA LINHA DE PESQUISA CULTURAS E LINGUAGENS DO PPGEDUC/UFPA
O Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará, em sua quarta edição, objetiva promover um amplo diálogo sociocultural e acadêmico envolvendo troca de saberes e socialização de pesquisas. O colóquio se apresenta nesta edição, pela segunda vez, devido à pandemia de covid-19 que ainda assola a sociedade brasileira, em formato online, com uma participação diversificada de pesquisadores do PPGEDUC (docentes, discentes e egressos), da rede PROCAD-Amazônia (UFPA, UFAM e UFMT) e de instituições nacionais e internacionais, e principalmente de lideranças e representantes dos povos, comunidades tradicionais da Amazônia e em torno da temática “Educação e Saberes Culturais: Vozes da Resistência”.
O evento visa contemplar diferentes abordagens teórico-metodológicas no âmbito da pesquisa em educação, cultura, linguagem, práticas culturais das populações tradicionais indígenas e negras da Amazônia, questões de gênero e sexualidade, literaturas, artes entre outras.
Pensar a educação, os saberes tradicionais, as diferentes formas de resistir, sobreviver durante um período tão longo de pandemia e de ausência de políticas públicas talvez seja um dos desafios do Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens do PPGEDUC/UFPA, para que possamos enquanto educadores, pesquisadores, sujeitos sociais, articular saberes, caminhos para projetos educacionais no presente e pós-pandemia. O quarto Colóquio convida a comunidade em geral a dialogar sobre “Educação e Saberes Culturais: Vozes da Resistência”.
Acesse as atividades do evento pelo link:https://www.youtube.com/c/ufpappgeduc
ATENÇÃO
Para certificação de ouvinte no evento deve-se participar de no mínimo 75% das atividades online
(mesas-redonda e conferências)
Para publicação nos Anais do evento é obrigatório a apresentação e participação no Grupo de Trabalho.
TRABALHOS SELECIONADOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA PARA APRESENTAÇÃO NOS GRUPOS DE TRABALHO. AS SALAS/LINK DE ACESSO, DATAS E HORÁRIOS SERÃO COMUNICADOS NO DIA 21 DE SETEMBRO POR POR E-MAIL AOS PARTICIPANTES | ||
Grupo de Trabalho | Autores (as) | TÍTULO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS |
1: Relações Étnico-Raciais e Educação |
| EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO |
1: Relações Étnico-Raciais e Educação |
| ARBOCONTROL PARÁ – REDE NORTE: EDUCAÇÃO, SAÚDE, SABERES TRADICIONAIS E PRÁTICAS DE CURA NA/DA AMAZÔNIA TOCANTINA |
1: Relações Étnico-Raciais e Educação |
| REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O "DEVIR MULHER NEGRA SURDA": ENTRELACES ENTRE GÊNERO, RAÇA E IDENTIDADE. |
1: Relações Étnico-Raciais e Educação |
| DO SILENCIAMENTO AO PROTAGONISNO: A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PROCESSO DE MILITÂNCIA DA MULHER NEGRA SURDA |
1: Relações Étnico-Raciais e Educação |
| CORPO NEGRO COMO FERRAMENTA DO BIOPODER |
1: Relações Étnico-Raciais e Educação |
| A EDUCAÇÃO METODISTA: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FORMAL EM ANGOLA E OS IMPACTOS NA REVOLUÇÃO PELA INDEPENDÊNCIA |
1: Relações Étnico-Raciais e Educação |
| RESISTENCIA DE MULHERES NEGRAS CONTRA A ESCRAVIDÃO NO BAIXO TOCANTINS |
1: Relações Étnico-Raciais e Educação |
| EDUCAÇÃO E TERREIRO: DIVERSIDADE NO ENSINO MÉDIO EM ABAETETUBA- PA |
1: Relações Étnico-Raciais e Educação |
| EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE FRONTEIRA EM PONTA PORÃ/MS: COM PROPOSTA DE INTERVENÇÃO |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| CONHECENDO O LIVRO DIDÁTICO: A REPRESENTAÇÃO DAS PESSOAS COMUNS |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEU PROCESSO DE EXPERIMENTAÇÃO NA ESCOLA BOSQUE PROFESSOR EIDORFE MOREIRA, EM BELÉM-PA |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| DEVIRES-MUSICATUANTES |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| A CABANAGEM EM CAMETÁ (1835-1840): OUTROS OLHARES E NOVAS ABORDAGENS NOS DISCURSOS E CONTEÚDOS ESCOLARES |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| DISCURSO E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CIDADE DE CAMETÁ – PA. |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| MÚSICA E DISCURSO: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS – CAMETÁ PARÁ |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| A POLIDEZ LINGUÍSTICA NAS INTERAÇÕES VERBAIS DOS PARTICIPANTES DA ASSOCIAÇÃO DE REMANESCENTES DE QUILOMBOS DA VILA SÃO JOSÉ DO ICATU |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| A ATENUAÇÃO E A INTENSIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA POLIDEZ FEMININA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO JOSÉ DO ICATU |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| POSSÍVEIS CAMINHOS À EDUCAÇÃO PARA A INTEIREZA DO SER HUMANO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HUMANISTA |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| AS INTERAÇÕES CONVERSACIONAIS DE JOVENS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS E AS ESTRATÉGIAS DE PRESERVAÇÃO DE FACE. |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| DEVIR-MULHER NO QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA: CAMINHOS PARA O PENSAMENTO DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM NA ESCOLA RIBEIRINHA: A AFETIVIDADE COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| O ENSINO-APRENDIZAGEM NA CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| ESCRITAS DE SI EM NARRATIVAS FORMATIVAS DE MULHERES SURDAS |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| CULTURA E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS: OS USOS DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO FORMA DE CONTINUAÇÃO IDENTITÁRIA DA COMUNIDADE INDÍGENA ASURINI DO TROCARÁ |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| TÍTULO: A ESCRAVA E PEDAÇOS DE FOME: INTERSECÇÕES NA ESCRITA FEMININA NEGRA DE MARIA FIRMINO DOS REIS E CAROLINA MARIA DE JESUS. |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| EDUCAÇÃO NO QUILOMBO DE IGARAPÉ PRETO: SABERES DIFERENCIADOS E POLÍTICAS PÚBLICAS |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| DO PENSAR TÉCNICO AO PENSAR AUTÊNTICO EM MARTIN HEIDEGGER |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| O “NOVO” ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E ENSINO DE FILOSOFIA NA CIDADE DE BREVES-MARAJÓ-PARÁ |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| A IMPORTANCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS À LUZ DAS TEORIAS DE VYGOTSKY NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DOS BEBÊS |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| MEMÓRIAS, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE MORADORES DA CIDADE DE CAMETÁ COM PLANTAS MEDICINAIS |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| PRÁTICAS DE CURAS COM PLANTAS MEDICINAIS PARA ARBOVIROSES EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DA/NA REGIÃO TOCANTINA-CAMETÁ-PA |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS DE BREVES/PA NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DE ALUNOS E ALUNAS NEGROS(AS) SURDOS (AS) |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| PAUL KLEE E A ARTE MENOR EXPERIMENTAÇÕES POR UMA AULA-ACONTECIMENTO |
2: Educação, Cultura e Linguagens |
| INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS: DO ATRAVESSAR DA GRADUAÇÃO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES DE UMA TRAJETÓRIA. |
3: Corpo, Gênero e Linguagens |
| CLARICE LISPECTOR E O DEVIR-MULHER NA LITERATURA |
3: Corpo, Gênero e Linguagens |
| VOZES POLIFÔNICAS NA LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR |
3: Corpo, Gênero e Linguagens |
| ARTE AMBIENTAL DE HÉLIO OITICICA E A PRODUÇÃO DE HETEROTOPIAS |
3: Corpo, Gênero e Linguagens |
| O SALTO ALTO: CORPO E RESISTÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA |
3: Corpo, Gênero e Linguagens |
| RAÇA E GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO ANGOLA (1948-1961). |
3: Corpo, Gênero e Linguagens |
| PROVOCAÇÕES ORGÁSTICAS DO SEXO ANAL NO LIVRO OLHO DE BOTO |
4: Linguagens, Discursos e Tecnologias |
| OS DEBATES SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NOS DISCURSOS PARLAMENTARES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS NO BRASIL ENTRE OS ANOS 2008 A 2020 |
4: Linguagens, Discursos e Tecnologias |
| LITERATURA DE AUTORIA INDÍGENA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA AO RACISMO E SUAS MÚLTIPLAS FACETAS |
4: Linguagens, Discursos e Tecnologias |
| CIBERCULTURA E AS LIVES COMO ESPAÇO DE EXPANSÃO DAS ATIVIDADES DA UNIVERSIDADE: INCLUSÃO, DESAFIOS E CONTRADIÇÕS DURANTE O ENSINO REMOTO |
4: Linguagens, Discursos e Tecnologias |
| O GRITO DE VITÓRIA NO ACONTECIMENTO ESPORTIVO |
4: Linguagens, Discursos e Tecnologias |
| O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA |
4: Linguagens, Discursos e Tecnologias |
| LÍNGUA-CULTURA INGLESA: REPRESENTAÇÕES DOCENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) |
4: Linguagens, Discursos e Tecnologias |
| A EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: UNIÃO POTENTE PARA UMA PEDAGOGIA EMERGENTE |
4: Linguagens, Discursos e Tecnologias |
| A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA-CULTURA INGLESA EM CAMETÁ - DOS DIZERES DOCENTES À REFLEXÃO CRÍTICA À LUZ DA TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS |
22 de setembro de 2021, 00h00 até 24 de setembro de 2021, 00h00
Evento Online
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