O Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens, do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura da Universidade Federal do Pará, em sua quarta edição, objetiva promover um amplo diálogo sociocultural e acadêmico envolvendo troca de saberes e socialização de pesquisas. O colóquio se apresenta nesta edição, pela segunda vez, devido à pandemia de covid-19 que ainda assola a sociedade brasileira, em formato online, com uma participação diversificada de pesquisadores do PPGEDUC (docentes, discentes e egressos), da rede PROCAD-Amazônia (UFPA, UFAM e UFMT) e de instituições nacionais e internacionais, e principalmente de lideranças e representantes dos povos, comunidades tradicionais da Amazônia e em torno da temática “Educação e Saberes Culturais: Vozes da Resistência”.
O evento visa contemplar diferentes abordagens teórico-metodológicas no âmbito da pesquisa em educação, cultura, linguagem, práticas culturais das populações tradicionais indígenas e negras da Amazônia, questões de gênero e sexualidade, literaturas, artes entre outras.
Pensar a educação, os saberes tradicionais, as diferentes formas de resistir, sobreviver durante um período tão longo de pandemia e de ausência de políticas públicas talvez seja um dos desafios do Colóquio da Linha de Pesquisa Culturas e Linguagens do PPGEDUC/UFPA, para que possamos enquanto educadores, pesquisadores, sujeitos sociais, articular saberes, caminhos para projetos educacionais no presente e pós-pandemia. O quarto Colóquio convida a comunidade em geral a dialogar sobre “Educação e Saberes Culturais: Vozes da Resistência”.

Acesse as atividades do evento pelo link:https://www.youtube.com/c/ufpappgeduc

ATENÇÃO

Para certificação de ouvinte no evento deve-se participar de no mínimo 75% das atividades online

(mesas-redonda e conferências)

Para publicação nos Anais do evento é obrigatório a apresentação e participação no Grupo de Trabalho.

TRABALHOS SELECIONADOS PELA COMISSÃO CIENTÍFICA PARA APRESENTAÇÃO NOS GRUPOS DE TRABALHO.

AS SALAS/LINK DE ACESSO, DATAS E HORÁRIOS SERÃO COMUNICADOS NO DIA 21 DE SETEMBRO POR POR E-MAIL AOS PARTICIPANTES

Grupo de Trabalho

Autores (as)

TÍTULO DAS COMUNICAÇÕES ORAIS

1: Relações Étnico-Raciais e Educação

  • Maria do Socorro dos Santos Lobato
  • Vilma Aparecida de Pinho

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

1: Relações Étnico-Raciais e Educação

  • Andrea Silva Domingues
  • Benedita Celeste de Moraes Pinto

ARBOCONTROL PARÁ – REDE NORTE: EDUCAÇÃO, SAÚDE, SABERES TRADICIONAIS E PRÁTICAS DE CURA NA/DA AMAZÔNIA TOCANTINA

1: Relações Étnico-Raciais e Educação

  • Renata Ferreira Siqueira
  • Benedita Celeste de Moraes Pinto

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O "DEVIR MULHER NEGRA SURDA": ENTRELACES ENTRE GÊNERO, RAÇA E IDENTIDADE.

1: Relações Étnico-Raciais e Educação

  • Renata Ferreira Siqueira
  • Benedita Celeste de Moraes Pinto

DO SILENCIAMENTO AO PROTAGONISNO: A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO PROCESSO DE MILITÂNCIA DA MULHER NEGRA SURDA

1: Relações Étnico-Raciais e Educação

  • Claudinei Caetano dos Santos
  • Heleen Cristina Silva Campos

CORPO NEGRO COMO FERRAMENTA DO BIOPODER

1: Relações Étnico-Raciais e Educação

  • Daélem Maria Rodrigues Pinheiro

A EDUCAÇÃO METODISTA: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO FORMAL EM ANGOLA E OS IMPACTOS NA REVOLUÇÃO PELA INDEPENDÊNCIA

1: Relações Étnico-Raciais e Educação

  • Rusevelt Silva Santos

RESISTENCIA DE MULHERES NEGRAS CONTRA A ESCRAVIDÃO NO BAIXO TOCANTINS

1: Relações Étnico-Raciais e Educação

  • Leonel de Abreu Pereira
  • Andrea Silva Domingues
  • Benedita Celeste de Moraes Pinto

EDUCAÇÃO E TERREIRO: DIVERSIDADE NO ENSINO MÉDIO EM ABAETETUBA- PA

1: Relações Étnico-Raciais e Educação

  • Maria do Socorro dos Santos Lobato
  • Vilma Aparecida de Pinho

EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA NO AMBIENTE ESCOLAR: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Silvano Artur Busch Vergutz

DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS DE FRONTEIRA EM PONTA PORÃ/MS: COM PROPOSTA DE INTERVENÇÃO

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • José Alcir Wanzeler Prestes
  • Andrea Silva Domingues

CONHECENDO O LIVRO DIDÁTICO: A REPRESENTAÇÃO DAS PESSOAS COMUNS

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Charleston Silva de Souza
  • José Valdinei Albuquerque Miranda

O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SEU PROCESSO DE EXPERIMENTAÇÃO NA ESCOLA BOSQUE PROFESSOR EIDORFE MOREIRA, EM BELÉM-PA

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Marta Martins Pederiva
  • José Valdinei Albuquerque Miranda

DEVIRES-MUSICATUANTES

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Rhana Beatriz Maia de Freitas

A CABANAGEM EM CAMETÁ (1835-1840): OUTROS OLHARES E NOVAS ABORDAGENS NOS DISCURSOS E CONTEÚDOS ESCOLARES

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Geizabeth Teles Guimarães
  • Andrea Silva Domingues

DISCURSO E IDENTIDADE: UMA ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NA CIDADE DE CAMETÁ – PA.

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Rosiely Cruz e Cruz
  • Andrea Silva Domingues

MÚSICA E DISCURSO: O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NAS ESCOLAS PÚBLICAS – CAMETÁ PARÁ

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Franciane Moreira Serrao

A POLIDEZ LINGUÍSTICA NAS INTERAÇÕES VERBAIS DOS PARTICIPANTES DA ASSOCIAÇÃO DE REMANESCENTES DE QUILOMBOS DA VILA SÃO JOSÉ DO ICATU

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Danieli Dutra Correa
  • Benedita Maria do Socorro Campos de Souza

A ATENUAÇÃO E A INTENSIFICAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DA POLIDEZ FEMININA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE SÃO JOSÉ DO ICATU

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Elizangela Viana Lousada

POSSÍVEIS CAMINHOS À EDUCAÇÃO PARA A INTEIREZA DO SER HUMANO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA HUMANISTA

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Nilza Maria Viana Cardoso

AS INTERAÇÕES CONVERSACIONAIS DE JOVENS DE COMUNIDADES QUILOMBOLAS E AS ESTRATÉGIAS DE PRESERVAÇÃO DE FACE.

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Denise dos Santos Santos Francilene Aguiar Parente

DEVIR-MULHER NO QUARTO DE DESPEJO DE CAROLINA: CAMINHOS PARA O PENSAMENTO DA DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Raimundo Kleiton Pinheiro Pantoja

APROPRIAÇÃO DA LINGUAGEM NA ESCOLA RIBEIRINHA: A AFETIVIDADE COMO MEDIADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Meriam de Cristo Lobato
  • Raimundo Nonato de Oliveira Falabelo

O ENSINO-APRENDIZAGEM NA CONSTITUIÇÃO DE SUBJETIVIDADES NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Athayse Raiana Wanzeler Teles
  • Gilcilene Dias da Costa

ESCRITAS DE SI EM NARRATIVAS FORMATIVAS DE MULHERES SURDAS

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Milene Mindêlo Lôbo
  • Benedita Celeste de Moraes Pinto

CULTURA E CONHECIMENTOS TRADICIONAIS: OS USOS DAS PLANTAS MEDICINAIS COMO FORMA DE CONTINUAÇÃO IDENTITÁRIA DA COMUNIDADE INDÍGENA ASURINI DO TROCARÁ

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Tereza Cristina Veloso Pantoja
  • Maria Lucilena Gonzaga Costa

TÍTULO: A ESCRAVA E PEDAÇOS DE FOME: INTERSECÇÕES NA ESCRITA FEMININA NEGRA DE MARIA FIRMINO DOS REIS E CAROLINA MARIA DE JESUS.

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Sílvia de Lima Batista
  • Andréa Silva Domingues
  • Lucas Rodrigues Lopes
  • Cândida Soares da Costa

EDUCAÇÃO NO QUILOMBO DE IGARAPÉ PRETO: SABERES DIFERENCIADOS E POLÍTICAS PÚBLICAS

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • André do Socorro Portilho Baia
  • Cezar Luís Seibt

DO PENSAR TÉCNICO AO PENSAR AUTÊNTICO EM MARTIN HEIDEGGER

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Raryson Maciel Rocha
  • Andrea Silva Domingues
  • Doriedson do Socorro Rodrigues

O “NOVO” ENSINO MÉDIO: CURRÍCULO E ENSINO DE FILOSOFIA NA CIDADE DE BREVES-MARAJÓ-PARÁ

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Glenda Manuela Gomes de Sena

A IMPORTANCIA DAS INTERAÇÕES SOCIAIS À LUZ DAS TEORIAS DE VYGOTSKY NA CONSTRUÇÃO DA LINGUAGEM DOS BEBÊS

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Sherlyane Louzada Pinto
  • Benedita Celeste de Moraes Pinto

MEMÓRIAS, VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS DE MORADORES DA CIDADE DE CAMETÁ COM PLANTAS MEDICINAIS

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Sherlyane Louzada Pinto
  • Benedita Celeste de Moraes Pinto
  • Andrea Silva Domingues

PRÁTICAS DE CURAS COM PLANTAS MEDICINAIS PARA ARBOVIROSES EM COMUNIDADES TRADICIONAIS DA/NA REGIÃO TOCANTINA-CAMETÁ-PA

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Vítor Serra Rodrigues

A PARTICIPAÇÃO DAS ESCOLAS DE BREVES/PA NA CONSTITUIÇÃO DAS IDENTIDADES DE ALUNOS E ALUNAS NEGROS(AS) SURDOS (AS)

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Jessé Pinto Campos
  • Gilcilene Dias da Costa

PAUL KLEE E A ARTE MENOR EXPERIMENTAÇÕES POR UMA AULA-ACONTECIMENTO

2: Educação, Cultura e Linguagens

  • Valdriana Lira da Costa
  • Francilene de Aguiar Parente

INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS: DO ATRAVESSAR DA GRADUAÇÃO PARA A PÓS-GRADUAÇÃO: REFLEXÕES DE UMA TRAJETÓRIA.

3: Corpo, Gênero e Linguagens

  • Maria Eduarda dos Santos Bacha

CLARICE LISPECTOR E O DEVIR-MULHER NA LITERATURA

3: Corpo, Gênero e Linguagens

  • Ana Carolina Lopes Medeiros
  • Gilcilene Dias da Costa

VOZES POLIFÔNICAS NA LITERATURA DE CLARICE LISPECTOR

3: Corpo, Gênero e Linguagens

  • Fernanda Serrão Carneiro
  • José Valdinei Albuquerque Miranda

ARTE AMBIENTAL DE HÉLIO OITICICA E A PRODUÇÃO DE HETEROTOPIAS

3: Corpo, Gênero e Linguagens

  • Ivana Moura Viana
  • José Valdinei Albuquerque Miranda

O SALTO ALTO: CORPO E RESISTÊNCIA NA ESCOLA BÁSICA

3: Corpo, Gênero e Linguagens

  • Yasmim Fonseca Amaral
  • Luiz Augusto Pinheiro Leal

RAÇA E GÊNERO: REPRESENTAÇÕES DO FEMININO ANGOLA (1948-1961).

3: Corpo, Gênero e Linguagens

  • Luiz Ramiro Cruz Cardoso
  • Gilcilene Dias Da Costa

PROVOCAÇÕES ORGÁSTICAS DO SEXO ANAL NO LIVRO OLHO DE BOTO

4: Linguagens, Discursos e Tecnologias

  • Gabriel Gadelha de Souza

OS DEBATES SOBRE A DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA NOS DISCURSOS PARLAMENTARES DA CÂMARA DOS DEPUTADOS NO BRASIL ENTRE OS ANOS 2008 A 2020

4: Linguagens, Discursos e Tecnologias

  • Jonaso José dos Passos Dias
  • Iara Tatina Bonin

LITERATURA DE AUTORIA INDÍGENA COMO FORMA DE RESISTÊNCIA AO RACISMO E SUAS MÚLTIPLAS FACETAS

4: Linguagens, Discursos e Tecnologias

  • Judith Anteles Moreira
  • Leonardo Zenha Cordeiro

CIBERCULTURA E AS LIVES COMO ESPAÇO DE EXPANSÃO DAS ATIVIDADES DA UNIVERSIDADE: INCLUSÃO, DESAFIOS E CONTRADIÇÕS DURANTE O ENSINO REMOTO

4: Linguagens, Discursos e Tecnologias

  • Weverton Ortiz Fernandes

O GRITO DE VITÓRIA NO ACONTECIMENTO ESPORTIVO

4: Linguagens, Discursos e Tecnologias

  • Cristiane Ribeiro Barbosa da Silva
  • Leonardo Zenha Cordeiro

O ENSINO DA LÍNGUA INGLESA EM TEMPOS DE PANDEMIA: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA

4: Linguagens, Discursos e Tecnologias

  • Zamara Rodrigues Pinheiro
  • Lucas Rodrigues Lopes

LÍNGUA-CULTURA INGLESA: REPRESENTAÇÕES DOCENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

4: Linguagens, Discursos e Tecnologias

  • Wellinson Monteiro Nascimento
  • Leonardo Zenha Cordeiro

A EDUCAÇÃO POPULAR NO CONTEXTO DA CIBERCULTURA: UNIÃO POTENTE PARA UMA PEDAGOGIA EMERGENTE

4: Linguagens, Discursos e Tecnologias

  • Geciel Ranieri Furtado
  • Lucas Rodrigues Lopes

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA-CULTURA INGLESA EM CAMETÁ - DOS DIZERES DOCENTES À REFLEXÃO CRÍTICA À LUZ DA TEORIA DOS MULTILETRAMENTOS

Data do evento

22 de setembro de 2021, 00h00 até 24 de setembro de 2021, 00h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
O link do evento ainda não foi informado