REGULAMENTO
1 ª Competição de Pontes de Palito de Picolé (ICET-UFVJM)
REGULAMENTO
1. Disposições gerais
1.1 - Tema da competição: A tarefa proposta e a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando palitos de picolé e cola, conforme especificado no regulamento da competição. A ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 0,6 m, sendo que cem (100) palitos de picolé serão disponibilizados para a construção da ponte. A construção da ponte deverá ser precedida da análise estrutural e projeto detalhado da ponte escolhida, contendo o diagrama dos esforços e a carga de colapso da mesma.
1.2 - Equipes O trabalho deverá ser realizado em equipes formadas por alunos dos cursos do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da UFVJM, com o número mínimo de 6 integrantes e máximo de 8 integrantes.
1.3 – Objetivos Os principais objetivos desta competição são: • Aplicar conhecimentos básicos de Mecânica e Resistência Materiais para resolver problemas de Engenharia; • Utilizar computadores para resolver problemas de Engenharia, poderá ser utilizado para projeto o softwar Ftool ; • Projetar sistemas estruturais simples; • Comunicar e justificar seus projetos em forma oral e escrita; • Trabalhar em grupo para executar projetos.
1.4 – Premiação Serão premiados os quesitos: – Eficiência estrutural (EF): a ponte que apresentar maior relação entre a carga de colapso e o peso próprio (%); – Exatidão do projeto (EP): grupo cuja carga de colapso for a mais próxima do previsto no projeto (%); – Estética (ES): avaliada pelo pôster (cartaz) e pela ponte construída ( nota de 0 a 100). – Desempenho geral: a ponte que apresentar maior desempenho geral, conforme a fórmula DG = EF*0,4 + EP* 0,3 + ES *0,3.
Cada um dos integrantes dos grupos vencedores receberá uma medalha comemorativa do evento, um certificado oficial de ganhador da competição e um picolé.
2. Regulamento da competição
2.1 Disposições gerais
1. A competição ocorrerá em 3 níveis
a) Nível 1 - Equipes formadas, exclusivamente, por discentes matriculados na disciplina de Mecânica dos Sólidos;
b) Nível 2 - Equipes formadas, exclusivamente, por discentes matriculados na disciplina de Resistência dos Materiais I;
c) Nível 3 - Equipes formadas, por discentes matriculados nos cursos do ICET – UFVJM , exceto os que já estiverem participando de equipes concorrentes dos níveis 1 e 2.
2. Cada grupo poderá participar com apenas uma ponte e cada discente poderá participar apenas em uma equipe.
3. Será constituída uma comissão de fiscalização para acompanhar a construção das pontes e verificar se os materiais empregados são permitidos.
4. Antes da realização do teste de carga, cada grupo deverá apresentar uma estimativa da carga de colapso.
5. Dados para o projeto:
a) Dimensões do palito : 115 mm de comprimento, 2 mm de espessura e 8,2 mm de largura.
b) A resistência à compressão de um palito é de 4,0 Kgf.
c) A resistência a compressão de uma composição formada por dois palitos é de 11 Kgf .
d) A resistência à tração do palito é de 72 Kgf.
6. Normas para a construção da ponte:
a) Cada grupo devera construir sua ponte na semana anterior ao teste de carga, em local e horário a ser definido pela comissão organizadora (na ICET), com acompanhamento da comissao de fiscalização de que trata o item 3.
b) A ponte deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.
c) A ponte deverá ser constituída apenas de palitos de picolé e colas fornecidas pelas comissão organizadora.
d) A ponte não poderá receber nenhum tipo de revestimento ou pintura.
e) A ponte deverá ser capaz de vencer um vão livre de 0,6 m, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que não serão admitidas fixações nas extremidades.
f) Cada extremidade da ponte poderá prolongar-se até 6 cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio.
g) A ponte deverá ter uma largura mínima de 5 cm e máxima de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.
h) Os elementos da treliça da poderão ser constituídos de no máximo dois palitos de picolé colados.
i) Apenas a união da barra central com a ponte poderá ser usado massa epóxi , sendo esta a barra responsável por receber o carregamento.
j) a ponte poderá ou não conter um dispositivo para fixação do suporte usado para aplicação das cargas (por exemplo um gancho). Se a ponte não possuir tal dispositivo, uma ou duas barras de alumínio será posicionada transversalmente na parte central, seja ela inferior ou superior, para fixação do suporte de carga.
k) os equipamentos e utensilios necessários para a fabricação da ponte devem ser providenciados por cada equipe.
l) os elementos podem ser unidos nos nós por cola de madeira ou durepoxi que deverá ser providenciado pelo grupo. Não poderá ser utilizado pinos para união dos palitos.
m) os palitos poderão ser cortados (axial ou radial) para composição de elementos de menor tamanho.
7 . Normas para a apresentação da ponte:
a) Cada grupo deverá apresentar no dia 04/10 em local a ser estipulado pela comissão organizadora o projeto na forma de pôster em formato A2, com as seguintes informações:
- Nome da Ponte;
- Componentes da equipe;
- Carga de ruptura estimada;
- Esforços nas barras ( considerando a carga de ruptura estimada);
- Dimensões;
- Peso- próprio da estrutura.
b) Anteriormente ao teste de carga, as pontes e os pôsteres ficarão expostos para visitação pública e para avaliação do critério de estética por uma banca instituída pela comissão organizadora.
c) Antes do teste de carga, a comissão de fiscalização da competição realizará a pesagem e a medição das pontes, verificando o cumprimento das prescrições contidas no regulamento.
Normas para a realização do teste de carga:
a) A carga inicial a ser aplicada é de 10 kgf. Se após 10 segundos da aplicação da carga mínima a ponte não apresentar danos estruturais, será considerado que a ponte passou no teste de carga mínima, estando habilitada para participar do teste de carga de colapso.
b) A seguir a ponte será carregada de 1 em 1 Kg, devendo resistir pelo menos 5 segundos com cada carregamento.
c) A carga deverá ser aplicada na porção central inferior ou superior da ponte.
9 . A competição será realizada no dia 05 de outubro às 14:00 h no pátio do ICET. O cronograma contendo as datas para inscrição das equipes, fabricação das pontes e entrega dos pôsteres, será divulgado no site: https://doity.com.br/competicao-de-pontes-de-palito/inscricao
Organizadores:
Profª Carolina Coelho Martuscelli
Prof. Flávio Alchaar Barbosa
Apoio:
Melius Empresa Júnior
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.