Informações

O Concurso de Bolsas Inspire para ano letivo de 2026 está com inscrições abertas e você pode ser o próximo aluno do Colégio Inspire!

Importante: Antes de realizar a sua inscrição, leia o Edital desse concurso no ícone "CREDENCIAMENTO".

Carregando área de inscrição

Credenciamento

EDITAL DO CONCURSO DE BOLSA DE ESTUDO 2026


1. INFORMAÇÕES GERAIS

A Bolsa de Estudos Inspire visa contemplar alunos de outras escolas que pretendem ingressar no Colégio Inspire por meio de uma avaliação classificatória. O resultado do candidato em relação a esta prova poderá conceder-lhe desconto parcial ou integral na mensalidade, exclusivamente para o ano letivo de 2026, conforme as normas a seguir.

2. INSCRIÇÕES

As inscrições para o Concurso de Bolsa de Estudos Inspire devem ser feitas pela plataforma Doity no link http://doity.com.br/concursodebolsas-colegioinspire2026  durante o período compreendido entre 03 de junho a 01 de julho de 2025. O candidato é responsável pelos dados informados, sendo que o Colégio Inspire não se responsabiliza em caso de informações não verídicas.

Taxa de inscrição: R$50,00 (cinquenta reais).

Forma de pagamento: pelo site acima citado (a inscrição só será confirmada mediante confirmação do pagamento da taxa).

Caso o candidato não participe da prova do Concurso de Bolsas Inspire no dia e horário descrito neste regulamento, não terá direito à devolução da taxa de pagamento. A prova não poderá ser aplicada em outro dia e em horários diferentes do acima citado, sob hipótese alguma.

3. COMPOSIÇÃO DAS PROVAS 

Para a realização da prova, considera-se o ano em que o candidato está cursando em 2025, ou seja, deverá fazer a prova do ano que está matriculado em 2025 e não o ano que está sendo pleiteado para 2026.

  • Conteúdos do 5º ao 8º ANO - A prova será composta de 60 questões de múltipla escolha, com questões referentes às disciplinas de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Matemática, Inglês, Ciências Naturais, História, Geografia e realização de uma Redação dissertativa. 

  • Conteúdos do 9º ANO - A prova será composta de 70 questões de múltipla escolha, com questões referentes às disciplinas de Língua Portuguesa (Gramática e Interpretação de Texto), Matemática, Ciências, Inglês, Geografia, História, Química, Física e realização de uma Redação dissertativa. 

4. DATA, HORÁRIO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DA PROVA 

As provas serão realizadas no dia 16 de agosto de 2025, sábado, com início, pontualmente, dentro da sala de prova, às 8h da manhã (horário de Brasília). O candidato deverá chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência no Colégio Inspire para verificação da documentação e identificação da sala.

 5. DURAÇÃO E TEMPO DE PERMANÊNCIA 

  • Ano pretendido: 6º ao 8º ANO – Início pontualmente às 8h (duração de 4 horas). Após decorrido o tempo de 1h30 do início da mesma, o candidato poderá entregar a prova e deixar o prédio do Colégio. 

  • Ano pretendido: 9º ANO – Início pontualmente às 8h (duração de 5 horas). Após decorrido o tempo de 2h do início da mesma, o candidato poderá entregar a prova e deixar o prédio do Colégio.  

ATENÇÃO! O candidato não poderá levar o seu caderno de questões.

6. DOCUMENTAÇÃO E MATERIAL NECESSÁRIO E OBRIGATÓRIO

No dia da prova, o candidato deverá estar de posse de seu documento de identidade original (Físico ou oficial do gov.com) ou passaporte, dentro do prazo de validade. Não será permitido foto de documento.  

Cada candidato deve trazer o seguinte material para a realização da prova: caneta esferográfica de corpo transparente na cor preta, lápis, borracha, apontador e régua. Não trazer estojo.

Não será permitido o uso de calculadoras, celulares, relógios ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, de comunicação e similares. 

Não será permitido portar qualquer outro material senão os exigidos para a realização da prova. 

No caso do candidato não seguir as normas acima, o mesmo será desclassificado automaticamente do processo e sua prova será recolhida. 

7. DIVULGAÇÃO DOS GABARITOS

Os gabaritos oficiais estarão disponíveis para consulta no site do Colégio Inspire no dia 22/08/2025.

8. DA CORREÇÃO DAS PROVAS 

As provas serão corrigidas no formato de média aritmética simples. A redação será considerada, apenas, como critério de desempate.

9. DA PONTUAÇÃO

As questões terão a seguinte pontuação:

  • 5º ao 8º ANO - 1,0 ponto para cada questão, totalizando até 60 pontos. 

  • 9º ANO - 1,0 ponto para cada questão, totalizando até 70 pontos. 

10. CLASSIFICAÇÃO 

Os descontos referentes às bolsas de estudo são incidentes somente sobre o valor da mensalidade, exceto material didático e uniforme, que deverão ser adquiridos à parte. É exigido o aproveitamento de, no mínimo, 50% do total de questões da prova para ter direito aos benefícios das bolsas de estudo. 

A classificação será divulgada na secretaria do colégio em 01/09/2025 a partir das 10h. 

A concessão das bolsas seguirá a seguinte distribuição:

  • 100% de acertos: 90% de bolsa na anuidade; 

  • 99% a 90% de acertos: 80% de bolsa na anuidade 

(sendo uma bolsa para cada ano – 6º Ano a 1ª Série do Ensino Médio); 

  • 89% a 80% de acertos: 70% de bolsa na anuidade 

(sendo uma bolsa para cada ano – 6º Ano a 1ª Série do Ensino Médio); 

  • 79% a 75% de acertos: 60% de bolsa na anuidade 

(sendo uma bolsa para cada ano – 6º Ano a 1ª Série do Ensino Médio); 

  • 74% a 70% de acertos:50% de bolsa na anuidade 

(sendo uma bolsa para cada ano – 6º Ano a 1ª Série do Ensino Médio); 

  • 69% a 60% de acertos: 40% de bolsa na anuidade 

(sendo uma bolsa para cada ano – 6º Ano a 1ª Série do Ensino Médio). 

11. CRITÉRIOS DE DESEMPATE

Em caso de empate, serão considerados os seguintes critérios, rigorosamente nesta ordem: 

a. Candidato que obtiver maior nota em Redação; 

b. Candidato que obtiver maior nota em Matemática; 

c. Candidato que obtiver maior nota em Inglês. 

12. CONTEÚDO PARA AS PROVAS

As provas respeitarão a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para cada ano letivo.

13. MATRÍCULAS 

Os classificados com concessão de bolsas serão avisados por telefone e e-mail, de acordo com a disponibilidade para cada ano após avaliação das vagas remanescentes, e terão prazo de 2 (dois) dias úteis para efetivar a matrícula. Em caso de não comparecimento para a efetivação da matrícula, o Colégio considerará que houve desistência da vaga. Sendo assim, o próximo colocado será chamado. Para efetivação das matrículas, é necessário trazer: 

  • Declaração de Transferência 

  • Atestado de Escolaridade 

  • Histórico Escolar Ens. Fundamental 

(original e cópia) 

  • Histórico Escolar Ens. Médio (original e cópia) 

  • Cópia da Carteira do SUS 

  • Cópia do Convênio Saúde 

  • Atestado Médico para práticas esportivas 

  • Carta de adimplência do Colégio anterior 

  • Cópia da Certidão (nascimento) 

  • Cópia do CPF (contratantes) 

  • Cópia do comprovante de residência 

  • 1 Foto 3x4 

  • Apresentação do boleto de matrícula quitado 

  • Cópia do RG do aluno 

  • Cópia do CPF do aluno 

14. CONCESSÃO DAS BOLSAS DE ESTUDO 

É dada de forma individual e intransferível, sendo formalizada após efetivação da matrícula. Para que a matrícula possa ser realizada é necessário que a vaga esteja disponível após o período regular de rematrícula dos alunos do Colégio. O direito à bolsa e seu respectivo desconto podem ser revogados a qualquer momento, caso o contemplado apresente rendimento escolar insuficiente e/ou descumprimento do regimento escolar, bem como se houver inadimplência por um período superior a 30 dias. Sob a matrícula, não incide o desconto concedido. Também não há desconto ou bolsa para o material escolar e demais atividades da escola. 

Reforçando: a matrícula deve ser feita seguindo a tabela integral do Colégio. 

Caso os responsáveis não tenham, porventura, realizado a matrícula do candidato na data prevista pelo Colégio Inspire, o mesmo perderá sua bolsa e o próximo candidato da lista de espera será convocado para matrícula.

15. CONSIDERAÇÕES GERAIS 

Casos omissos neste regulamento serão decididos pela Equipe Pedagógica, juntamente com a Direção. 

16. TERMO DE CONSENTIMENTO 

A inscrição para o concurso é sinônimo de aceite ao regulamento e normas gerais, bem como das decisões dos organizadores. 

O responsável também fica ciente e concorda que, em hipótese nenhuma, haverá revisão de prova ou acesso aos gabaritos das mesmas. 

A bolsa será concedida somente para o período normal de aulas e não para projetos ou turno integral. 

Não haverá acúmulo de descontos. 

O benefício que trata o presente concurso de bolsas 2026 é intransferível, indivisível e deve ser utilizado exclusivamente no ano letivo de 2026. 

Os participantes das provas realizadas no Colégio Inspire autorizam a utilização de suas imagens em materiais impressos, TV, internet e quaisquer outros veículos de comunicação pelo período de um ano, após a data da realização do concurso. 

Alunos do próprio Colégio Inspire não poderão realizar a prova, pois ela se destina ao público externo. 

 

São José dos Campos, 03 de junho de 2025.

Equipe Colégio Inspire

Colégio Inspire

Rua Todas as Nações, s/n

Vila São Benedito, São José dos Campos - SP

12220-612

Colégio Inspire

Ver no mapa

Rua Todas as Nações, s/n

Vila São Benedito, São José dos Campos - SP

12220-612

Colégio Inspire