CONECOM - Congresso de Comunicação e Economia Criativa

O II Congresso de Comunicação e Economia Criativa (II CONECOM) é um evento realizado anualmente pelos cursos de mestrado e graduação em Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília e nesta segunda edição trará personalidades regionais e nacionais para compor a programação com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos gratuitos com pesquisadores e profissionais do mercado. O evento é voltado, portanto, à integração entre estudantes, professores, mercado de trabalho e academia, visando à compreensão dos elementos que constituem os cenários da comunicação e, principalmente, das mudanças de paradigmas pelas quais a área vem passando com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação na era digital.

Com a finalidade basilar de promover a interface academia-sociedade-mercado por meio de atividades pedagógicas e apresentações de trabalhos tanto científicos quanto artísticos, culturais e comerciais que busquem refletir sobre temas contemporâneos, o congresso este ano tem como tema "Criatividade e resiliência em tempos de pandemia", tomando-o como base para reflexão sobre o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não apenas nos processos de ensino-aprendizagem, como também na criação de novos modelos de negócios voltados à Comunicação e Economia Criativa a fim de gerar soluções inovadoras para o difícil momento por que passa o mundo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Deflagrada no final de 2019, a pandemia tem provocado mudanças estruturais em todas as sociedades mundiais com redefinições na sociabilidade, nos costumes, no consumo, envolvendo transformações profundas não apenas nos modos de viver e produzir dos seres humanos, que impactam diretamente a política, a economia e a cultura globais, mas também no meio ambiente e em todas as formas de vida no planeta. Nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento o cenário social é ainda pior. A pandemia expôs e tem aumentado as desigualdades sociais, revelando a cruel lógica do capital e a contradições dos sistemas financeiros. No Brasil, a pandemia agravou um cenário social já marcado pelo recente recrudescimento da pobreza e a consequente precarização do trabalho e da moradia, pelo aumento das tensões nas lutas de classe, gênero e raça e, sobretudo, pela polarização política.

Diante deste contexto, como pensar o papel dos acadêmicos (professores, pesquisadores e estudantes), bem como dos profissionais da comunicação e de setores criativos (jornalistas e publicitários, designers, produtores audiovisuais etc.) na promoção de processos que impactem na construção de conhecimento e soluções criativas para as crises financeiras e políticas na contemporaneidade?

De maneira específica o evento visa:

  • Promover o aprimoramento e o desenvolvimento de pesquisas em comunicação a nível de mestrado, especialização e graduação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Produção Audiovisual, conteúdo e narrativas digitais);
  • Refletir sobre a prática criativa na comunicação e suas consequências dentro do fazer e do pensar comunicacional, especialmente diante das distensões tecnológicas nos processos de produção, distribuição e consumo;
  • Auxiliar no aprimoramento da prática profissional dos estudantes de Comunicação Social através de oficinas, minicursos e palestras;
  • Refletir sobre estratégias de inserção e atuação profissional em diversos profissionais, em um mercado que se encontra em acelerada reconfiguração.

Leia mais... →

LOCAL DO EVENTO

Evento online
Link: https://www.youtube.com/channel/UCiuD1n1ocmPNZzipo7Pbpfw