O II Congresso de Comunicação e Economia Criativa (II CONECOM) é um evento realizado anualmente pelos cursos de mestrado e graduação em Comunicação Social da Universidade Católica de Brasília e nesta segunda edição trará personalidades regionais e nacionais para compor a programação com palestras, mesas redondas, oficinas e minicursos gratuitos com pesquisadores e profissionais do mercado. O evento é voltado, portanto, à integração entre estudantes, professores, mercado de trabalho e academia, visando à compreensão dos elementos que constituem os cenários da comunicação e, principalmente, das mudanças de paradigmas pelas quais a área vem passando com o surgimento das novas tecnologias de informação e comunicação na era digital.

Com a finalidade basilar de promover a interface academia-sociedade-mercado por meio de atividades pedagógicas e apresentações de trabalhos tanto científicos quanto artísticos, culturais e comerciais que busquem refletir sobre temas contemporâneos, o congresso este ano tem como tema "Criatividade e resiliência em tempos de pandemia", tomando-o como base para reflexão sobre o papel das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) não apenas nos processos de ensino-aprendizagem, como também na criação de novos modelos de negócios voltados à Comunicação e Economia Criativa a fim de gerar soluções inovadoras para o difícil momento por que passa o mundo com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Deflagrada no final de 2019, a pandemia tem provocado mudanças estruturais em todas as sociedades mundiais com redefinições na sociabilidade, nos costumes, no consumo, envolvendo transformações profundas não apenas nos modos de viver e produzir dos seres humanos, que impactam diretamente a política, a economia e a cultura globais, mas também no meio ambiente e em todas as formas de vida no planeta. Nos países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento o cenário social é ainda pior. A pandemia expôs e tem aumentado as desigualdades sociais, revelando a cruel lógica do capital e a contradições dos sistemas financeiros. No Brasil, a pandemia agravou um cenário social já marcado pelo recente recrudescimento da pobreza e a consequente precarização do trabalho e da moradia, pelo aumento das tensões nas lutas de classe, gênero e raça e, sobretudo, pela polarização política.

Diante deste contexto, como pensar o papel dos acadêmicos (professores, pesquisadores e estudantes), bem como dos profissionais da comunicação e de setores criativos (jornalistas e publicitários, designers, produtores audiovisuais etc.) na promoção de processos que impactem na construção de conhecimento e soluções criativas para as crises financeiras e políticas na contemporaneidade?

De maneira específica o evento visa:

  • Promover o aprimoramento e o desenvolvimento de pesquisas em comunicação a nível de mestrado, especialização e graduação (Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design, Produção Audiovisual, conteúdo e narrativas digitais);
  • Refletir sobre a prática criativa na comunicação e suas consequências dentro do fazer e do pensar comunicacional, especialmente diante das distensões tecnológicas nos processos de produção, distribuição e consumo;
  • Auxiliar no aprimoramento da prática profissional dos estudantes de Comunicação Social através de oficinas, minicursos e palestras;
  • Refletir sobre estratégias de inserção e atuação profissional em diversos profissionais, em um mercado que se encontra em acelerada reconfiguração.

Data do evento

20 de outubro de 2020, 09h30 até 28 de novembro de 2020, 22h00

LOCAL DO EVENTO

Evento Online
Link: https://www.youtube.com/channel/UCiuD1n1ocmPNZzipo7Pbpfw