Aline Bastos

Embrapa

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com período sanduíche como pesquisadora visitante na University of the West of England (UWE), Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ), Graduada em Comunicação Social - Jornalismo e Relações Públicas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Possui ampla experiência na área de Comunicação, especialmente em Comunicação Institucional (Relações Públicas e Jornalismo Empresarial), Divulgação Científica, Comunicação Interna, Produção Editorial, Assessoria de Imprensa, Cerimonial e Protocolo e Organização de Eventos. Atualmente é Analista de Comunicação da Embrapa Agroindústria de Alimentos, no Rio de Janeiro-RJ.

Alan Oliveira

Universidade Católica de Brasília

Doutorando em Comunicação na linha de pesquisa: Imagem, Estética e Cultura Contemporânea pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília. Também atuou como professor do Curso de Comunicação da Universidade Católica de Brasília entre 2017 e 2020.

Alessandra Bastos

UniCEUB

JORNALISTA (UniCEUB), mestranda em Inovação em Comunicação e Economia Criativa no PPGCOM/UCB, linha Gestão e Estratégia Comunicacional. Membro do Grupo de Pesquisa em Inovação, Empreendedorismo e Comunicação. Especialista em Recursos Humanos (ESAD), Marketing (ESAD) e História, sociedade e cidadania (UniCEUB).

Aline Ávila

Jornalista

Criadora da metodologia Design for Business, se especializou em Inovação em Branding (FRB/SP). Graduada inicialmente em Jornalismo pela Universidade Federal de Goiás, tem formação transversal passando pelas áreas de Filosofia, Cultura Visual, Design Estratégico e Gestão de Marca.

André Borges

freelancer

Natural de Patos de Minas-MG, graduando em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Começou a fotografar em 2005 e dedica-se exclusivamente ao fotojornalismo desde 2008, após ingressar como fotógrafo estagiário no Jornal de Brasília. Desde então, trabalhou nas redações dos jornais: Tribuna do Brasil, Alô Brasília e Folha de São Paulo. Foi fotógrafo oficial de Brasília durante a Copa do Mundo Fifa 2014, pelo Governo do Distrito Federal (GDF). Atualmente trabalha como fotojornalista freelancer independente com trabalhos publicados agências internacionais como Nurphoto, Associated Press, EFE, Getty Images, Shutterstock e DPA.

Adalberto Müller

Professor do PPG Estudos Literários da UFF

Professor do PPG Estudos Literários da UFF. Foi professor/pesquisador visitante em Münster (WWU), Lyon2, Yale e na SUNY Buffalo. Publicou diversos livros de poesia, ensaio, tradução e narrativa, entre os quais: Transplantações: do jardim da minha mãe (Para.Texto, 2019); O traço do calígrafo: contos (Medusa, 2020) Poesia Completa de Emily Dickinson (Editora da UnB/Editora Unicamp, 2020, no prelo); Walter Benjamin: Teses sobre a história (com Márcio Seligmann-Silva, Ed. Alameda, 2020). Pequena filosofia do voo: contos (Patuá, em editoração) e Francis Ponge: Partido das coisas (retradução, in progress).

Ben-Hur Demeneck

Jornalista

Graduado em Jornalismo, doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Colaborou com a UEPG por quatro anos como professor do curso de Jornalismo. Em produção cultural, idealizou e coordenou os projetos Samba do Trilho, Sarau do Tijolo e dois clubes de leitura, um associado à editora Companhia das Letras (2016-) e outro à Veneta (2018-2019). Mora atualmente em São Paulo. É idealizador e editor do Prensa, selo dedicado ao jornalismo na editora Veneta. Possui um livro de crônicas urbanas. Em 2020, foi selecionado para a bolsa de estudos Beca Cosecha Anfibia que reúne 16 jornalistas da América Latina para pensar o futuro do jornalismo. 

Ciro I. Marcondes

Universidade Católica de Brasília

Professor, crítico e pesquisador de Histórias em Quadrinhos e Cinema. Atualmente ministra aulas no curso de Comunicação e é pesquisador no Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da Universidade Católica de Brasília. É Doutor em Comunicação e Mestre em Literatura pela Universidade de Brasília, com passagem pela Paris IV - Sorbonne. É o editor do site www.raiolaser.net, especializado em crítica de Histórias em Quadrinhos. Já ministrou cursos como “História do Cinema”, “Crítica de cinema e análise fílmica”, “Hitchcock e a ilusão do cinema”, “Cinema e filosofia”, para o Espaço Cult, Centro Cultural Banco do Brasil e Espaço Varanda.

Florence Dravet

Universidade Católica de Brasília

Professora nos cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília. É doutora pela Universidade de Paris III - Sorbonne-Nouvelle (2002). Fez pós-doutorado em Comunicação, pela Universidade de Brasília,(2011). Desde 2014, coordenaa equipe do Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa daUniversidade Católica de Brasília. Orienta pesquisas de graduação, iniciação científica, mestrado e doutorado. Desenvolve pesquisas e atividades de extensão em Comunicação Digital voltada para a arte, a poesia e a atuação feminina empreendedora, com reflexões sobre imagens midiáticas e imaginário. Coordena o grupo de pesquisa Travessia - Transdiciplinaridade e Criatividade do DGP/CNPq. É autora dos livros: "Crítica da razão metafórica - mito, magia e poesia na cultura contemporânea"; (Brasília, Casa das Musas, 2014) e "Comunicação e Poesia" (Brasília, UnB, 2014), e organizou com outros autores o livro Transdisciplinaridade e Educação do Futuro, onde propõe um pensamento poético.

Gabriela Sobral

Jornalista

É escritora, jornalista e mestra em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN. Mediou o clube literário Leia Mulheres, na cidade de Belém. Realizou o projeto Imaginárias - Um encontro entre narrativas imagéticas e literárias, na Ilha do Marajó, premiado pela Fundação Cultural do Pará (2016). Lançou, em 2017, seu primeiro livro de poesias, Caranguejo, pela Editora Patuá (2017) e produziu a Bancada - Feira publicações independentes e artes gráficas (2019), no Rio de Janeiro. Em 2020, foi premiada pelo Edital Arte Como Respiro: Literatura do Itaú Cultural. No momento, reside em Belém, escreve e atua em projetos de cultura e comunicação.

Kelly Quirino

Universidade Católica de Brasília

Jornalista, mestre e doutora em comunicação. Pesquisadora em relações étnico-g\raciais, professora na Universidade de Brasília e Universidade Católica de Brasília.

Lara Bourdin

Universidade de Montreal e Sorbonne Université

Lara Bourdin é pesquisadora, escritora e tradutora com focos nas artes modernas e contemporâneas e nas questões ligadas à mobilidade e à migração. É mestra em história da arte pela Université de Montréal (Canada) e em estudos lusófonos pela Sorbonne-Université (Paris, France). Também atua como coordenadora de pesquisas para as ONGs Art Moves Africa e On the Move.

Maicon Mello

Designer

Com base em Lisboa para um mestrado em Cultura e Comunicação, na Universidade de Lisboa. Coordenou projetos estratégicos para grandes marcas do Sudeste e Centro-Oeste, com 15 anos de experiência nas áreas de publicidade, marketing e design. É especialista em Design Estratégico pelo IED e em Indústrias e Culturas Criativas pela ULisboa.

Pedro Ladeira

Folha de São Paulo, sucursal Brasília 

Pedro Ladeira nasceu em Brasília em 1984, é jornalista e atua como repórter fotográfico na capital federal desde 2007. Iniciou a carreira como estagiário no Jornal de Brasília e foi stringer da Agence France Presse durante dois anos. Desde 2013 é fotógrafo da sucursal da Folha na capital federal.

Rafael Castanheira

Universidade Católica de Brasília

Rafael Castanheira é fotógrafo e jornalista. Possui doutorado em Comunicação (2017) pela Universidade de Brasília (UnB) e mestrado em Artes e Cultura Visual pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atuou como fotojornalista no Rio de Janeiro, Brasília, Amazonas e Mato Grosso. Desde 2007 trabalha como professor de fotografia, tendo lecionado na UFG, PUC (GO) e no Instituto de Ensino Superior de Brasília (IESB). Atualmente, é professor na Universidade Católica de Brasília (UCB) e desenvolve projetos em fotografia, como ensaios, pesquisas e curadorias.

Zuleika de Souza

freelancer

Natural de Brasília, Zuleika de Souza fotografa profissionalmente desde 1982. Já trabalhou e colaborou para diversos veículos de comunicação, entre eles Ágil Fotojornalismo, Correio Braziliense, Jornal do Brasil, Istoé, Veja, Claudia e Vogue. Participou de projetos importantes como os livros Alfabetização Solidária, 100 Fotógrafos fotografam o Brasil nos seus 500 e a publicação que documentou o processo de elaboração da Constituição Brasileira, em 1988. Em 2019 lançou o Livro FotosPoéticas com Paulo Coutinho. Realizou as exposições individuais Deusas e Um olhar sobre a moda brasileira. Como produtora e fotógrafa, também participou do projeto do CCBB Foto Fórum 45 anos de Brasília. Produziu e expos seu trabalho sobre a arquitetura popular do Df - Chão de Flores no Ccbb Brasília,W3 Divergentes Brasílias no Espaço Cultural Renato Russo e Jardinagens do Devaneio na Galeria Baixo Cobogó. Atualmente administra o espaço dedicado a fotografia Plano Imaginário

João Carlos Massarolo

USP

JOÃO CARLOS MASSAROLO - cineasta, professor universitário, Doutor em Cinema pela USP, é diretor e roteirista de vários filmes, entre os quais, São Carlos / 68 e O Quintal dos Guerrilheiros. Publicou: O Potencial narrativo dos videogames e Povo no Cinema: Um estudo sobre Abril Despedaçado, entre outros artigos. É professor associado da Universidade Federal de São Carlos e, atualmente, pesquisa a narrativa transmídia.

Alexandre Kieling

Universidade Católica de Brasília

 Alexandre Kieling (UCB): Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (1985), especialização em cinema e TV (2000) mestrado (2004) e doutorado (2009) em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Desenvolveu uma pesquisa sobre interatividade na TV, tendo feito estágio doutoral na Sorbonne Nouvelle Paris 3 , na França, sob a orientação do Professor François Jost. É professor do Programa de Mestrado em Comunicação e da Graduação em Comunicação da Universidade Católica de Brasília. Tem experiência em produção e gestão de realização audiovisual, especialmente em televisão. Atua e pesquisa com ênfase nos seguintes temas: digitalização das mídias, TV digital, televisão brasileira, interatividade, narratologia, conteúdos audiovisuais, conteúdos digitais. Coordena o Grupo de Pesquisa que estuda os conteúdos Digitais e Interativos.