III CONEPI - Congresso Nacional em Educação e Práticas Interdisciplinares

III CONEPI - Congresso Nacional em Educação e Práticas Interdisciplinares

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De 20 a 22 de junho Todos os dias das 08h00 às 17h00

Sobre o Evento

O CONEPI (Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares) é um evento acadêmico que está em sua segunda edição e tem a função de discutir a educação em seu contexto interdisciplinar. Dessa forma, congregamos grupos de trabalhos, minicursos, oficinas de modo a propiciar o debate sobre educação em caráter interdisciplinar. O evento é anual, e na edição de 2019 será realizado nos dias 20, 21 e 22 de junho (no feriado de corpus christi), contando com a iniciativa pública e privada, como forma de fomentar o debate e a formação continuada dos docentes e demais profissionais da educação e áreas afins.

Acessar Anais do III CONEPI – 2019

Acessar Errata dos Anais 2019

Programação

08h30 Credenciamento- SALA DE REUNIÕES - CCHLA Credenciamento
Local: Secretaria do evento - Sala de reuniões no CCHLA-UFPB

Faça a impressão do comprovante de inscrição e apresente no credenciamento junto com um documento com foto.

09h00 Minicurso-Tradução e interpretação em LIBRAS Minicurso
Local: 402

Tradução e interpretação em LIBRAS

Ministrantes: Maria Zilda Medeiros da Silva, professora de LIBRAS

Ismênia Tácita Menezes de Lima, Intérprete de LIBRAS

Tem como objetivo apresentar os conceitos e os tipos de tradução e interpretação em LIBRAS. Assim desenvolver atividades que possa auxiliar na absorção da temática, e assim proporcionar um aprendizado significativo.

09h30 Educação de jovens e adultos prisional: uma perspectiva de inclusão através da leitura e da escrita Palestra
Local: Auditório 411

Ministrante:

Wilder Kleber Fernandes de Santana

A presente Palestra configura como objeto de pesquisa a análise a importância da leitura e da escrita na Educação de Jovens e Adultos – EJA no campo das prisões, especificamente na efetivação da remição pela leitura prevista na Recomendação no 44/2013 do Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Especificamente na área das políticas públicas, também se discursará sobre a vivência do agente penitenciário João Sitônio Rosas enquanto docente no ambiente prisional, também estudante de Pedagogia e que desenvolveu parte desse projeto Na Penitenciária de Segurança Máxima Criminalista Geraldo Beltrão. A pesquisa tem como objetivo geral analisar a efetivação da remição prevista da supracitada recomendação do CNJ. Metodologicamente a pesquisa foi pautada no método de abordagem indutiva, ou seja, parte de questões particulares até chegar a conclusões generalizadas, utilizando uma abordagem qualitativa que busca compreender os fenômenos educativos de aplicação e efetividade de normativa jurídica no contexto da EJA prisional, já que esta abordagem é indispensável para a compreensão responsiva ativa dos fenômenos vivenciados no contexto prisional. Utilizamos no trabalho as perspectivas de Paulo Freire, de Emília Ferreiro, entre outros autores que referenciam toda a pesquisa, especialmente na categoria leitura e escrita. Os procedimentos utilizados buscaram, mediante os fundamentos teóricos, apreender a realidade em análise. Assim, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica e documental. Trabalha-se com a hipótese de que a leitura no contexto da EJA prisional contribui tanto para remição de pena, quanto para o aprimoramento e ressocialização do privado de liberdade. A pesquisa revela que há efetivação da remição pela leitura, preconizada na Recomendação do CNJ e que há aquisição da escrita e leitura por parte dos privados de liberdade participantes da oficina de leitura dentro da EJA, portanto a leitura e a escrita são meios facilitadores para ressocialização, na medida em que, na experiência do referenciado agente, todos os participantes não cometeram nenhuma falta de natureza grave entre as previstas na Lei 7.210/1984 - Lei de Execução Penal.

09h30 Sessão de pôster Apresentação de Trabalhos
Local: Hall do CCHLA

Manhã- 20/06/2019

09:30 às 11:30 - Sessão de pôster

A sessão de pôster será realizada no Hall do CCHLA com trabalhos que tenham tema atrelado aos Grupos de trabalhos.

Local: Sala a definir

09h30 PALESTRA- A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO AÇÃO TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR Palestra
Local: AUDITÓRIO 412

A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO AÇÃO TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR

GILMAR CARAMURÚ

EMENTA

Educação escolar como fenômeno histórico-social. O dinamismo da Prática Pedagógica e a implementação na sala de aula. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino e aprendizagem.

OBJETIVOS

O minicurso “A Prática Pedagógica Como Ação Transformadora No Espaço Escolar” visa proporcionar novas perspectivas para ação pedagógica em sala de aula frente as novas ação sócio educacionais existentes na contemporaneidade.

De forma especifica, o minicurso tem a intenção de abordar os seguintes pontos:

· Contribuir no cotidiano escolar enquanto prática pedagógica;

· Destacar a importância da ação pedagógica (através de conceitos específicos da área educacional e em especial da área da didática;

· Estabelecer relações entre o processo de mediação de conhecimento e elementos condicionantes da prática pedagógica em contextos escolares;

· Instrumentalizar a organização e a proposição de planejamento da didático pedagógico.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

· A função social e cultural da escola e do ensino na sociedade contemporânea;

· O ensino como objeto do conhecimento da área da Didática e pedagógico no contexto escolar;

· O cotidiano escolar e a ação pedagógica;

· As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar;

· Concepções de ensino-aprendizagem na educação escolar;

· Perfil epistemológico do professor e estilos didáticos.

BIBLIOGRAFIA

ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria; SILVERIO, Valter (orgs.) Educação como prática da diferença. São Paulo: Autores Associados, 2005.194p

BICUDO, M.A.V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.

CASTRO, A. D. de & CARVALHO, A. M. P. de (orgs). 2001. Ensinar a ensinar. Thomson, São Paulo.

CASTRO, A. D. de. A trajetória histórica da didática. In: Idéias. São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, n.11, p. 17-27, 1991.

CHARLOT, B. Da relação com o saber. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. CHIAPPINI, Ligia (coord.geral) & GERALDI, João Wanderlei (coord). Aprender e ensinar com textos dos alunos. São Paulo, Cortez, 1997. CODO, W. (coord.). Educação: Carinho e Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes/ Brasília: CNTE: UNB. 1999.

CORTELLA, M.S.. A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.

DAVIS, C. & SPOSITO, Y.L. Papel e Função do Erro na Avaliação Escolar. In: Cadernos de Pesquisa. Agosto de 1990 (74): 71- 75, São Paulo, 1990. DAYRELL, Juarez Tarciso. (Org.). Múltiplos Olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

ESTEBAN, Maria Teresa (Org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 2ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

13h00 Abertura do Congresso (Solenidade) Abertura
Local: Auditório 411 do CCHLA da Universidade Federal da Paraíba

A solenidade de abertura do Congresso será as 13:30, em que será cantado o Hino Nacional do Brasil no Auditório 411 do CCHLA da Universidade Federal da Paraíba.

17h30 Coquetel de abertura Coquetel
Local: Sala a definir

20-06-2019

17:30- Coquetel de abertura

Conferência:

NOTA DE ESCLARECIMENTO (cancelamento)

TEMA: A BNCC AVANÇOS E RETROCESSOS ( Palestrante: CELSO VASCONCELOS)

Por motivos de força maior, a ORGANIZAÇÃO  do evento comunica aos  nossos congressistas que o Prof Celso Vasconcelos não estará presente no III CONEPI.  Comunicamos, ainda, que tais alterações estão previstas no regularmento do evento.

No entanto, o minicurso com a mesma temática   está confirmado conforme a programação liberada desde o princípio, para o sábado dia 22 de junho às 13:30.

 

 

Às14h00 - Sala a definir

mesa-redonda: LINGUAGENS E SEUS MÚLTIPLOS SENTIDOS

Mesa-redonda: “Palavras e Seus múltiplos sentidos”

Profª Dra Evangelina Maria Faria (CCHLA-UFPB)

Prof Dr Paulo Ávila – UEPB

Prof Dra Izabel Marinho (CE-UFPB)

Prof Dr Hermano Rodrigues (UFPB-CCHLA)

 

-Lançamento do Ebook vol 1:

 

Às14h00 - Auditório 412

Coffee Break

Horários:

20/06/2019- Tarde

15:30 - 16:00 - Coffee Break

 

Às15h30 - Hall do CCLHA
08h30 Credenciamento- SALA DE REUNIÕES - CCHLA Credenciamento
Local: Secretaria do evento - Sala de reuniões no CCHLA-UFPB

Faça a impressão do comprovante de inscrição e apresente no credenciamento junto com um documento com foto.

09h00 Minicurso: Letramento e Formação Docente Minicurso
Local: Sala a definir

Horários: Os minicursos serão de 6 horas, 3 horas em cada dia.

21/06/2019 - MANHÃ - 09:00 às 12:00

22/062019 - TARDE - 16:00 às 19:00

Este minicurso tem como finalidade trabalhar o processo de letramento Luz da teoria dos gêneros textuais, de maneira a contribuir com a formação docentes dos professores de línguas e dos anos iniciais.

09h00 OFICINA: USO E COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO DESENHO LIVRE: UMA LINGUAGEM DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES Oficina
Local: Sala a definir

Horários: Os minicursos serão de 6 horas, 3 horas em cada dia.

21/06/2019 - MANHÃ - 09:00 às 12:00

Ministrante:

Ma. Psicóloga Karla A. Carlos

Proposta:

O que é o desenho livre e como utilizá-lo para interação e compreensão das emoções e sentimentos apresentados no atendimento individual. Como aplicar, avaliar e utilizá-lo como comunicação alternativa e expressão de linguagem afetiva-emocional em ambiente de atendimento clínico e educacional.

12h00 Intervalo para o Almoço Intervalo
Local: Local a critério do congressista

Entre 12:00 e 13:30 será o Intervalo para o almoço.

12h00 Intervalo para o Almoço Intervalo
Local: Local a critério do congressista

Entre 12:00 e 13:30 será o Intervalo para o almoço.

13h30 Minicurso-Tradução e interpretação em LIBRAS Minicurso
Local: 402

Tradução e interpretação em LIBRAS

Ministrantes: Maria Zilda Medeiros da Silva, professora de LIBRAS

Ismênia Tácita Menezes de Lima, Intérprete de LIBRAS

Tem como objetivo apresentar os conceitos e os tipos de tradução e interpretação em LIBRAS. Assim desenvolver atividades que possa auxiliar na absorção da temática, e assim proporcionar um aprendizado significativo.

Minicurso: A utilização da escrita acadêmica na construção de projetos para mestrado ou doutorado

Horários: Os minicursos serão de 6 horas, 3 horas em cada dia.

20-06-2019 - MANHÃ - 09:00 às 12:00

Ministrante:

Rosilene Felix Mamedes

 

Às09h00 - Sala a definir

Minicurso: Psicanálise e Linguagem: Compreendendo o Universo Humano

Horários: Os minicursos serão de  3 horas em cada dia.

21/06/2019 - MANHÃ - 09:00 às 12:00

 

Ministrante:

Psicóloga Angeli Raposo Lucena

Psicóloga Monik Lira Monteiro

Esse minicurso objetiva elucidar o trabalho da psicanalise diante da construção do discurso humano, desvelando o universo do psiquismo humano. O participante se capacitará compreendendo como o alunado, por exemplo, enfatiza seu mundo interior por meio da linguagem. Dentre os pontos trabalhados, enfatizaremos como a psicanalise compreende os transtornos psíquicos em que a linguagem fica fragmentada, como os pacientes com autismo.

Às09h00 - Sala a definir

Apresentação dos Grupos de Trabalhos

Confira os Grupos de trabalhos aqui

HORÁRIOS E SALAS DISPONÍVEIS NA ABA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Às13h30 - SALAS DO CCHLA-UFPB

Mesa-redonda: Educação, diversidade e Psicanálise

PALESTRA: Educação, diversidade e Psicanálise

Prof Dr Hermano Rodrigues de França

 

Esta mesa-redonda buscará refletir sobre as novas propostas da educação brasileira à luz do tema sobre as diversidades, em sua amplitude, buscando trazer para o debate a discussão sobre gênero, raça, deficiência, corpo feminino, além da ressonância dessas temáticas nas salas de aulas do ensino regular. Os conteúdos serão tratados à luz da Psicanálise, dos teóricos da educação e da Psicologia.

Às14h30 - AUDITÓRIO 411
08h30 Credenciamento- SALA DE REUNIÕES - CCHLA Credenciamento
Local: Secretaria do evento - Sala de reuniões no CCHLA-UFPB

Faça a impressão do comprovante de inscrição e apresente no credenciamento junto com um documento com foto.

16h00 Minicurso: Letramento e Formação Docente Minicurso
Local: Sala a definir

Horários: Os minicursos serão de 6 horas, 3 horas em cada dia.

21/06/2019 - MANHÃ - 09:00 às 12:00

22/062019 - TARDE - 16:00 às 19:00

Este minicurso tem como finalidade trabalhar o processo de letramento Luz da teoria dos gêneros textuais, de maneira a contribuir com a formação docentes dos professores de línguas e dos anos iniciais.

Apresentação dos Grupos de Trabalhos

Confira os Grupos de trabalhos aqui

HORÁRIOS E SALAS DISPONÍVEIS NA ABA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

Às08h30 - SALAS DO CCHLA-UFPB

BNCC novos rumos e desafios para uma prática pedagógica

Este minicurso terá 10 horas, objetivando  tratar a temática da BNCC a partir do norte pedagógico voltado para  questões problematizadora de concursos docentes, formação pedagógica e do dia  a dia do professor.

PÚBLICO-ALVO: DOCENTES E LICENCIADOS EM GERAL

LOCAL: Auditório 412 CCHLA

DIA: 22 DE JUNHO DE 2019 

TOTAL DE VAGAS: 400

Às13h00 - AUDITÓRIO 412-CCHLA

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CCHLA - UFPB - 58051-900, Via Expressa Padre Zé, 221, Castelo Branco, João Pessoa, Paraíba,
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