Local: AUDITÓRIO 412
A PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO AÇÃO TRANSFORMADORA NO ESPAÇO ESCOLAR
GILMAR CARAMURÚ
EMENTA
Educação escolar como fenômeno histórico-social. O dinamismo da Prática Pedagógica e a implementação na sala de aula. As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar. Mediações pedagógicas e suas relações com o ensino e aprendizagem.
OBJETIVOS
O minicurso “A Prática Pedagógica Como Ação Transformadora No Espaço Escolar” visa proporcionar novas perspectivas para ação pedagógica em sala de aula frente as novas ação sócio educacionais existentes na contemporaneidade.
De forma especifica, o minicurso tem a intenção de abordar os seguintes pontos:
· Contribuir no cotidiano escolar enquanto prática pedagógica;
· Destacar a importância da ação pedagógica (através de conceitos específicos da área educacional e em especial da área da didática;
· Estabelecer relações entre o processo de mediação de conhecimento e elementos condicionantes da prática pedagógica em contextos escolares;
· Instrumentalizar a organização e a proposição de planejamento da didático pedagógico.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
· A função social e cultural da escola e do ensino na sociedade contemporânea;
· O ensino como objeto do conhecimento da área da Didática e pedagógico no contexto escolar;
· O cotidiano escolar e a ação pedagógica;
· As relações de ensino-aprendizagem em contexto escolar;
· Concepções de ensino-aprendizagem na educação escolar;
· Perfil epistemológico do professor e estilos didáticos.
BIBLIOGRAFIA
ABRAMOWICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria; SILVERIO, Valter (orgs.) Educação como prática da diferença. São Paulo: Autores Associados, 2005.194p
BICUDO, M.A.V. (org.). Pesquisa em Educação Matemática: concepções e perspectivas. São Paulo: Editora UNESP, 1999.
CASTRO, A. D. de & CARVALHO, A. M. P. de (orgs). 2001. Ensinar a ensinar. Thomson, São Paulo.
CASTRO, A. D. de. A trajetória histórica da didática. In: Idéias. São Paulo, Secretaria de Estado da Educação, n.11, p. 17-27, 1991.
CHARLOT, B. Da relação com o saber. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000. CHIAPPINI, Ligia (coord.geral) & GERALDI, João Wanderlei (coord). Aprender e ensinar com textos dos alunos. São Paulo, Cortez, 1997. CODO, W. (coord.). Educação: Carinho e Trabalho. Petrópolis, RJ: Vozes/ Brasília: CNTE: UNB. 1999.
CORTELLA, M.S.. A Escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez: Instituto Paulo Freire, 2000.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática: arte ou técnica de explicar e conhecer. São Paulo: Ática, 1990.
DAVIS, C. & SPOSITO, Y.L. Papel e Função do Erro na Avaliação Escolar. In: Cadernos de Pesquisa. Agosto de 1990 (74): 71- 75, São Paulo, 1990. DAYRELL, Juarez Tarciso. (Org.). Múltiplos Olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.
ESTEBAN, Maria Teresa (Org.) Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. 2ª Ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.