EIXO 1: LINGUAGEM E ENSINO

 

GT 1: PSICOLINGUÍSTICA, NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Coordenadores

Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Proling)

Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB/Proling)

 

O nosso Grupo de Trabalho tem como objetivo agregar pesquisas que focalizem a interface entre Psicolinguística, Neurociência e Educação, possibilitando a reflexão e o diálogo entre essas áreas, tendo, como ponto de convergência, a possibilidade de contribuir direta ou indiretamente com a Educação Linguística que ainda precisa ser divulgada e levada tanto para os alunos da licenciatura em LETRAS e áreas afins, quanto para os alunos dos níveis básico, fundamental e médio. Essas áreas têm muitos resultados de pesquisa e conhecimento sedimentado que devem ser postos em prática, visando a melhora das possibilidades de aprendizagem da língua portuguesa como língua materna e de línguas estrangeiras como L2. O nosso GT é uma oportunidade para o fomento desse diálogo e dessa reflexão. Para isso, contaremos com um minicurso e uma mesa redonda vinculados ao GT, além de apresentações via comunicação oral e pôster. Esperamos receber trabalhos que focalizem essas interfaces.

 

GT 2: LINGUAGEM, DISCURSO E SOCIEDADE

Coordenadores

 Dr. Pedro Farias Francelino (UFPB/Proling)

Me. Wilder Kleber Fernandes de Santana (UFPB/Proling)

 

Este Grupo de trabalho trará o debate sobre os diferentes discursos que estão imersos na sociedade, trazendo à luz debates com a temática da Análise Dialógica do Discurso, Teoria da Enunciação e áreas afins. https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif Após a grande virada para o século XXI, pudemos presenciar um crescimento gradativo de discussões, em âmbito nacional e internacional, sobre a os meios de manifestação da linguagem humana, em suas micro e macro esferas: religião, política, educacional, estética, moral etc. Esses campos de saber também são denominados de criações ideológicas [Medviédev (2010 (1929)]. Apesar de a maioria das análises terem se voltado para os domínios da escrita durante grande parte das Idades Média e Contemporânea, também temos presenciado, na pós-modernidade, a inserção e proposição de trabalhos voltados para a oralidade. É nessa perspectiva mútua de saberes orais e escritos que este GT visa a reunir trabalhos que explorem esses espaços ideológicos, reflexões que abordem os discursos que se proliferam na sociedade, através de Estudos que tenham fundamentação teórica em Bakhtin e o Círculo.

 

GT 3: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Coordenadoras

Drª. Evangelina Maria Brito de Faria (UFPB-Proling)

Drª. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB-Proling)

 

O GT Aquisição da Linguagem e Letramento tem por objetivo apresentar discussões acerca dos processos iniciais de aquisição da Linguagem oral e sinalizada, bem como, trazer discussões acerca dos processos iniciais da aquisição da escrita escolarizada. Sob a coordenação de Dra  Evangelina Faria e  Dra Marianne Cavalcante.

 

GT 4: ENSINO DE LÍNGUA(S) E OS GÊNEROS DISCURSIVOS

Coordenador

 Me. Elias Coelho da Silva (IFPE)

 

Partindo do princípio de que os gêneros discursivos são formas relativamente estáveis de realização da língua nos mais variados campos de atividade humana, este GT busca acolher trabalhos de pesquisa ou experiências didáticas que visem o ensino de línguas (materna ou L2) com base no estudo dos gêneros discursivos. O objetivo do GT é gerar intercâmbio entre pesquisas e práticas docentes quem compreendam o gênero do discurso como ponto de partida para o ensino de língua materna ou estrangeira.

 

 

 

GT 5: LITERATURA, GÊNERO E PSICANÁLISE

Coordenadores

Dr. Hermano de França Rodrigues (UFPB/PPGL)

Prof. Me. Jhonatan Leal da Costa (UEPB)

 

O GT alberga pesquisas, concluídas e/ou andamento, que se debrucem sobre os estudos de gênero em conexão com a Educação. Explora, ainda, os conceitos de sexo, sexismo e sexualidade, articulando-os à noção de corpo. Dessa forma, este GT acolhe pesquisas que, alicerçadas nos estudos psicanalíticos, busquem compreender a arte (literária, cinematográfica, musical etc.) como territórios capazes de reverberar a subjetividade humana, em seus novos/antigos funcionamentos.

 

GT 6: Letramento Acadêmico: teorias e práticas

Coordenadores: 

Drª. Regina Celi Mendes Pereira

Dr.ª Poliana Dayse Vasconcelos Leitão (polianadayse@hotmail.com)

Me. Hermano Aroldo Gois Oliveira (oliveirahermano.letras@gmail.com)

Ma. Alessandra Magda de Miranda (alessandra_ufpb@hotmail.com)

 

O objetivo do GT é reunir estudos e pesquisas que contemplem práticas e eventos de letramento acadêmico, tanto no que se refere aos aspectos sócio-funcionais dos gêneros de maior impacto no meio acadêmico quanto no que relaciona às práticas pedagógicas nesse contexto.  Nesse sentido, o GT acolhe trabalhos e discussões desenvolvidos sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, desde que situem a escrita acadêmica em seus usos, práticas e funções sociais.

 

EIXO 2:  LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

 

GT1: LINGUAGEM, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E FORMAÇÃO DOCENTE

Coordenadoras  

Drª. Maria de Fátima Almeida (UFPB/Proling)

 Esp. Rita de Lúcia G. de Sousa (UFPB/Proling)

 

O presente GT irá reunir estudiosos que queiram contribuir para a discussão em torno de Como a Linguagem pode ser utilizada como um dispositivo/horizonte de saberes e práticas sociais, em âmbito interdisciplinar, e principalmente no que concerne à formação docente, assunto que até hoje carece de aprofundamento. Em sua prática, o professor deve possuir conhecimento prático, mas também de panoramas teóricos que subsidiem sua postura ética/profissional.

 

GT2: EDUCAÇÃO E LETRAMENTO(S)

Coordenadoras

Ma Rosilene Felix Mamedes (PPGL-UFPB)

Ma. Maria do Carmo M. A. Neta (Faculdade Maurício de Nassau)

 

 

Com este Grupo de trabalho teremos a discussão que reflita sobre a educação e seus múltiplos letramentos, sendo norteado sobre o viés da linguagem, além de congregar trabalho que debatam as práticas leitura e escrita em sala de aula. Dessa forma, congregaremos trabalhos que tragam as Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. Análise de currículos e programas de ensino da língua materna. Programas e projetos de alfabetização atuais. Análise histórica dos métodos de Alfabetização. A prática construtivista na alfabetização. A Alfabetização como processo cognitivo. Psicogênese da alfabetização. Alfabetizar Letrando: abordagem discursiva.

 

GT 3: PRÁTICAS INCLUSIVAS, TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Coordenadora

Ma. Karla Alves Carlos (Faculdade Maurício de Nassau)

 

Este GT terá o debate com reflexões críticas sobre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. Diferenciação entre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O papel do psicopedagogo frente a não culpabilização do aluno e da família diante da queixa de dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O lugar da neurolinguagem e suas contribuições para aquisição da linguagem. Transtornos como TGD/TDAH entre outras dificuldades de aprendizagem e o processo educativo. Psicopedagogia: modelo teórico ou ciência de aplicação prática? Intervenção psicopedagógica: avaliação, conceituação e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky. A intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação da aprendizagem: implicações pedagógicas, econômicas e sociais. A avaliação na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental: objetivos, importância e características.

 

 

GT 4: EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA E NOVAS TECNOLOGIAS

Coordenadora

Ma. Ana Carolina Oliveira (IFPB)

 

Educação e Informática. Novas tecnologias no ensino. Mobilidade no Ensino. Conceitos e modelos de educação; Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem. O letramento digital no ensino-aprendizagem de literatura. Robótica, jogos e enfoque teórico-prático sobre o uso de tecnologias móveis (tablets, smathphones, netbooks). Mobile learning: o que há de “novo” para o ensino da educação básica.

 

 

GT 5: LINGUAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE LIBRAS

Coordenadores

Ma. Marie Goreth Dantas (UFPB)

Me. José Gualberto Praxedes (UFPB)

 

Este GT trará o debate sobre o ensino de LIBRAS na perspectiva inclusiva, discutindo o tema pelo viés do ensino, além de trazer à tona a importância dos protagonistas dessa inclusão: Aluno surdo; intérprete e tradutor de LIBRAS; professor em processo de inclusão; atividades e práticas inclusivas; Libras e ensino; Libras e Inclusão. Além de trabalhos que discutam e inclusão social e direitos humanos. Elementos constitutivos do sistema de exclusão/inclusão social: as pessoas, as instituições sociais. Desigualdade social e diversidade. Processo/produto da construção do conhecimento e inclusão social. Pertencimento social e relações sociais. Fundamentação teórica e metodológica da educação inclusiva para surdos. Práticas educacionais, estratégias de inclusão social para alunos surdos. A inclusão como construção do indivíduo cidadão (surdo). Identidade pessoal, protagonismo social e construção do projeto de vida na escola. Educação inclusiva e políticas públicas para alunos surdos. A contribuição da neurolinguagem para educação inclusiva.

 

GT 6: LITERATURA, CINEMA E OUTROS GÊNEROS

Coordenador

Dr. Natanael Duarte (UFRPE)

 

Este GT terá  o enfoque de atrelar a interdisciplinaridade entre a Literatura, cinema e outros gêneros, congregando trabalhos que discutam  essa temática, assim, como  diálogos pertinentes em subáreas da Literatura como: literatura fantástica, neofantástica, literatura intimista,  Literatura e cinema, literatura e música; literatura e cultora; semiótica   e demais  diálogos possíveis.

 

GT 7: Linguagem, diversidade e multiculturalismo

Coordenadora

Ma Larissa Albuquerque (UFPB-PPGE)

Refletir a respeito do uso da linguagem no contexto educativo, compreendendo a complexidade dos processos de eliminação ou minimização das exclusões em vinculação com as perspectivas interculturais, inclusivas, da diversidade e da justiça social. Discussão sobre os estudos das políticas de ações afirmativas; cotas no ensino superior e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.