José Pacheco

Educador

Fundador da Escola da Ponte, em Portugal. Trabalhou em conjunto com o MEC para iniciativa de Inovação e Criatividade na Educação Básica do Brasil. Colaborador do Projeto Âncora em Cotia - SP, orienta o projeto de mais de 200 escolas pelo Brasil. Especialista em Leitura e Escrita, é mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. É autor de vários livros e artigos sobre educação, destaque para o Dicionário de Valores, publicado recentemente.

Roberto Lent

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1972), obteve o Mestrado e o Doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho, da UFRJ (1973 e 1978), e depois realizou estágio de pós-doutorado no Massachusetts Institute of Technology (1979-1982). É professor titular da UFRJ, e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Na UFRJ, chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas, no qual dirige uma equipe voltada para o estudo da Neuroembriologia, Neuroplasticidade e Evolução do Sistema Nervoso. É fundador e  Coordenador-Geral da Rede Nacional de Ciência para Educação. Atua também em popularização da ciência para adultos e crianças, com livros publicados para ambos.

Marcus Antonio Rezende Maia

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutor em Lingüística pela University of Southern California – USC, (1994). Realizou estágio de pós-doutorado na área de Processamento da Linguagem como pesquisador visitante na City University of New York – CUNY (2003-2004). Atualmente é Professor Titular de Lingüística do Departamento de Lingüística e do Programa de Pós-graduação em Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Linguística entre 2010 e 2015. Representou o Centro de Letras e Artes da UFRJ no Conselho Superior de Pós-graduação (CEPG/UFRJ), por dois mandatos, entre 2009 e 2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa, nível 1C (CNPq) e Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) no triênio 2015-2018. Foi professor visitante no Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas e no Language Acquisition Research Center (LARC), da University of Massachusetts, Amherst, no primeiro semestre de 2012, no Departamento de Linguística da Massey University, Nova Zelândia, em setembro/outubro de 2015 e no Departamento de Espanhol e Portuguës da University of Toronto, Canada, em novembro de 2015. Fundou e coordena o Laboratório de Psicolingüística Experimental (LAPEX), grupo de pesquisa da UFRJ, registrado no CNPq, em 2001. Coordenou o Grupo de Trabalho de Psicolingüística da ANPOLL no biênio 2006-2008. Organizou a Conferência e a Escola de Altos Estudos Recursion in Brazilian Languages Beyond, na UFRJ, com apoio da CAPES, CNPq e FAPERJ, em agosto de 2013. Atua nas áreas de Psicolingüística, Teoria e Análise Lingüística e Línguas Indígenas Brasileiras, desenvolvendo pesquisas e orientando projetos sobre processamento sintático e lexical, sintaxe experimental, teoria da gramática, línguas indígenas brasileiras.

Silvia Rodrigues Vieira

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professora associada (nível III) do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras da UFRJ, Bolsista de produtividade 2 do CNPq (2015) e Pesquisadora FAPERJ, contemplada nos Programas Jovem Cientista do Nosso Estado 2011 (2012-2014) e Cientista do Nosso Estado 2014 (2015-2017). Possui Doutorado (2002) e Mestrado (1995) em Letras Vernáculas (Língua Portuguesa), além de Graduação em Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992). Atua nos Programas de Pós-graduação em Letras Vernáculas e no Mestrado Profissional em Letras, na UFRJ. Coordenadora de projetos de pesquisa nacional e de cooperação internacional (com destaque ao Projeto ALFAL 21), sua produção bibliográfica conta com organização de livros e periódicos, capítulos publicados em livros, artigos em periódicos e trabalhos em anais de congressos no âmbito nacional e internacional. Atua principalmente nas áreas da Sociolinguística, sobretudo no que se refere à descrição de variedades do Português e ao ensino de gramática.

Carla Alexandra da Silva Moita Minervino

Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Possui estágio pós-doutoral em Psicologia Cognitiva na Universidade Federal de Pernambuco. Possui doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2004). Professora Adjunta da Universidade Federal da Paraíba. Professora da Pós-Graduação em Neurociência Cognitiva e Comportamento. Líder do grupo de pesquisa: Núcleo de Estudos em Saúde Mental, Educação e Psicometria (NESMEP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fundamentos e Medidas da Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, neuropsicologia, emoção e cognição.

Erica dos Santos Rodrigues

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Graduou-se em Letras Português-Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 1991, completando sua Licenciatura Plena em Letras (Port.-Literaturas), pela mesma instituição , em 1993. Concluiu mestrado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1996. Defendeu, em março de 2006, tese de doutorado em Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na área de Psicolingüística, a respeito do processamento da concordância de número entre sujeito e verbo na produção de sentença. É professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1992 e ministra disciplinas da área de Lingüística, na graduação do Departamento de Letras. Integra o Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem, ligada à linha de pesquisa "Língua e Cognição: Representação , Processamento e Aquisição da Linguagem". Desenvolve projetos vinculados ao grupo de pesquisa do Laboratório de Psicolingüística e Aquisição da Linguagem (LAPAL) e também ao grupo interdisciplinar de Neurociências e Cognição (INCog). Coordena a equipe de Leitura e Escrita do Núcleo de Orientação e Atendimento Psicopedagógico (NOAP), da PUC-Rio. Tem interesse pelas áreas de Psicolingüística, Lingüística Teórica, Sintaxe do Português, Educação. Coordenou o GT de Psicolinguística da ANPOLL (2014-2016) e é a atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL), PUC-Rio.

Janaina Weissheimer

Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas Letras e Artes

Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999), mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2002) e doutorado em Letras (Inglês e Literatura Correspondente) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Realizou estágio pós-doutoral (bolsista CAPES) no Kutas Cognitive Electrophysiology Lab na University of California San Diego (UCSD) de 2014 a 2015. É professora associada do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal, membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL-UFRN), atuando na linha de pesquisa sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, e colaboradora no Instituto do Cérebro da UFRN. Tem experiência na área de Psicolinguística, com ênfase em Aprendizagem de Inglês como Segunda Língua (L2), atuando principalmente nos seguintes temas: Memória Operacional e desenvolvimento de habilidades na L1 e L2, especialmente da fala, leitura e escrita e aprendizagem mediada por tecnologias digitais. Seus interesses atuais de pesquisa estão voltados para o estudo dos correlatos neurais e comportamentais da leitura, da dislexia e do bilinguismo através de estudos de eletroencefalografia e neuropsicológicos.

Eloisa Nascimento Silva Pilati

Universidade de Brasília (UnB)

Possui doutorado em Linguística, realizado na Universidade de Brasília (2006). Atualmente é professora da Universidade de Brasília, no Departamento de Linguística Português e Línguas Clássicas (LIP). É coordenadora do Curso de Licenciatura em Letras noturno e coordena a equipe do Curso de Letras no Projeto Prodocência (CAPES). Desenvolve pesquisas em duas áreas principais: na área da gramática gerativa, pesquisa a sintaxe da ordem de palavras, sujeitos nulos e fenômenos de concordância nas línguas naturais e, na área de ensino de línguas, pesquisa temas relacionados a formação de professores e metodologias de ensino de língua portuguesa.

Eliana Camargo Moreira Utzig

Universidade do Vale do Itajaí (Univali)

Doutora em Estudos da Língua Materna;  Mestrado em educação (2003); Graduação em Letras; Graduação em Jornalismo; Graduação em Publicidade e Propaganda. Atualmente, é professora titular da Universidade do Vale do Itajaí. Tem experiência na área da Educação e atua, principalmente, com as seguintes temáticas: educação, oratória e produção textual. Escreveu todos os módulos de Língua Portuguesa (EaD) do curso de Letras da Universidade do Vale do Itajaí e atua como palestrante no estado de Santa Catarina, trabalhando com professores da rede municipal de ensino.  É docente  em programada de Pós-graduação da Universidade do Vale do Itajaí e da Faculdade Sinergia.

Fábio Alexandre Silva Bezerra

Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística (UFPB). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras pela Universidade Federal da Paraíba (2003), Mestre em Letras/Inglês e Literatura Correspondente pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008), Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada também pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012) e PhD em Linguística pela University of Sydney (2013). Tem experiência na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Língua Inglesa, desenvolvendo atividades com fundamentação teórica na Linguística Sistêmico-Funcional, na Análise Crítica do Discurso, nos estudos em Multimodalidade e Multiletramentos, na Semiótica Social, bem como em Estudos de Gênero (Gender) e Estudos Culturais.

Maria Zilda Medeiros da Silva

Professora de prefeituras no estado da Paraíba

Possui graduação em pedagogia pelo Instituto de Apoio ao Desenvolvimento da Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008) e graduação em LETRAS/LIBRAS pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2015). Especialista em Educação Inclusiva e em Psicopedagogia. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Capim/PB e da Prefeitura de Pedro Régis/PB. Tem experiência na área de Educação, desenvolve trabalho no Atendimento Educacional Especializado - AEE com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino.