Anais II CONEPI 2018

Postado em 20/02/2019
O e-book exposto a seguir é uma prévia da finalização da editora, com isso já pode ser usado para comprobatório.

Emissão de certificados do II CONEPI

Postado em 26/07/2018
Veja como fácil emitir seu certificado:
>> Para os certificados de participação e atividades inscritas previamente, acesse: https://doity.com.br/conepi/blog/certificados-e-trabalhos Coloque seu e-mail cadastrado, clique em buscar e depois clique no nome de cada certificado exibido.
>> Para os de apresentação de trabalhos, monitoria, demais atividades em: http://contatosempreendimentos.com.br/site/certificados/ Clique em 'Escolha aqui...' e depois em II CONEPI, digite seu CPF, clique em emitir. Aguarde, role a página e clique em baixar em cada um de seu(s) certificado(s).

Regularização de situação

Postado em 20/07/2018

Prezados autores de trabalho e orientadores que não realizaram inscrição no II CONEPI e desejam quitar sua situação para publicação nos Anais do evento, façam o seguinte procedimento:

Realize um depósito bancário até dia 31 de julho de 2018 para a conta de:

  • Rosilene Felix Mamedes ME
  • Agência: 4659
  • C/C: 130027522
  • Banco Santander

Envie um e-mail para conepi@contatosempreendimentos.com.br com o comprovante do depósito em anexo e no corpo do e-mail: seu nome completo, CPF, título do trabalho, autor (e coautores, se houver), Eixo e GT, tipo de participação (autor, coautor, orientador).

O trabalho completo deve ser enviado pelo endereço: https://doity.com.br/conepi/artigos?modelo=753#primary Não deve ser colocado os participantes que não fizeram inscrição, mas informando no e-mail anterior que estará enviando o trabalho completo pela plataforma.

 

Att. Comissão Científica do II CONEPI

HORÁRIOS DAS COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTER ( 01-06 E 02-06)

Postado em 31/05/2018

EIXO 1- GT 1: PSICOLINGUÍSTICA, NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

 SALA: 407           Dia:  01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

A AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O TESTE DECLOZE (KÁTIA NAZARETH MOURA DE ABREU)

08:50

CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PREPARAÇÃO PARA O ENSINO DE LEITURA
(MARIANA FERNANDES FONSECA)

09:10

A POLITECNIA NA TRANSLAÇÃO ENTRE PSICOLINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO
(SABRINA LOPES DOS SANTOS, PAULO CEZAR MAIA, THIAGO CAMARGO)

09:30

ESPELHAMENTO E DISLEXIA NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE BASE HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/47233"NEUROCOGNITIVA
(SAMMY CARDOZO DIAS)

09:50

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO COM UMA CRIANÇA REPETENTE DO 1º ANO FUNDAMENTAL
(BIANCA CRISTINA LEAL, LAIANE FIGUEIRÊDO NÓBREGA VASCONCELOS, NADJA MARIA DE MENEZES MORAIS)

10:10 - 10:30

DEBATE

 

 Dia: 02-06-2018

HORÁRIO

TRABALHOS

08:30

NEUROCIÊNCIA E NEUROEDUCAÇÃO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: COMO E POR QUÊ?
(MAURA REGINA DA SILVA DOURADO)

08:50

DISTÂNCIAS HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49643"LEVENSHTEINHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49643" NORMALIZADAS DE INTERLÍNGUA: UMA MEDIDA DE PERCEPÇÃO HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49643"BILÍNGUEHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49643" COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
(AMANDA POST DA SILVEIRA)

09:10

A PERCEPÇÃO-PRODUÇÃO DA FRICATIVA INTERDENTAL SURDA DO INGLÊS /?/ POR FALANTES BRASILEIROS
(ANILDA COSTA ALVES, RUBENS MARQUES DE LUCENA)

09:30

A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DE COESÃO E DA COERÊNCIA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL.

(ANTONIA BARROS GIBSON SIMÕES)

09:50

DEBATE

 

 

 

 

EIXO 1- GT 2:

LINGUAGEM, DISCURSO E SOCIEDADE  

SALA: 510    Dia:01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

TIROS OU BOMBAS: OS DISCURSOS DE RESISTÊNCIA À VIOLÊNCIA NO EXPERIMENTO SOCIAL E VIRAL “SOM DA GUERRA”
(DOUGLAS DE OLIVEIRA DOMINGOS)

08:45

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOBRE ALUNOS EM ENTREVISTAS DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA
(INGRID DE FIGUEIREDO HILÁRIO)

09:00

OS EFEITOS DE SENTIDO DO DISCURSO FEMININO EM A IMAGINÁRIA DE ADALGISA NERY
(SAMYRA FERREIRA RAMOS RODRIGUES, RAISSA GONÇALVES DE ANDRADE MOREIRA)

09:15

O DISCURSO RELIGIOSO CATÓLICO NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS “O DEMOLIDOR”, DE FRANK MILLER: A REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM “MATT MURDOCK”
(PABLO VINÍCIUS DE BRITO LIMA, WILDER KLEBER FERNANDES DE SANTANA)

09:30

A VALORAÇÃO NO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE SOBRE A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE DEUS
(ALIXANDRA GUEDES RODRIGUES DE MEDEIROS E OLIVEIRA)

09:45

10:15

DEBATE

 

     Dia: 02-06-2018

08:30

UMA ANÁLISE DO MANUAL DA SECRETÁRIA MODERNA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA
(EDIVÂNIA LUIZ DE ALMEIDA, YVE ALMEIDA LEÃO, VERÔNICA CRISTINA T. C. DE OLIVEIRA)

08:45

UMA LEITURA DE TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA SOB A ÓTICA DA PLURIDISCURSIVIDADE BAKHTINIANA
(MICHAELLA ARAÚJO FARIAS, SUZIANNE CRISTINE CORDEIRO RAMOS)

09:00

UMA ANÁLISE DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: IDENTIDADE DO PROFESSOR EM CHARGES
(SUZIANNE CRISTINE CORDEIRO RAMOS, MICHAELLA ARAÚJO FARIAS)

09:15

ANÁLISE DIALÓGICO-DISCURSIVA DO “ROMANCE XVI OU DA TRAIÇÃO DO CONDE”, DE CECÍLIA MEIRELES
(WILDER KLEBER FERNANDES DE SANTANA)

09:30

UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DO DISCURSO POLÍTICO DO PSTU SOBRE A CRISE RECENTE E SOBRE A DEGENERAÇÃO DO PT
(MARCELO TOMAZ DE LIMA)

09:45

ARTEFATO CULTURA SURDA: UMA VIVÊNCIA ARTÍSTICA A PARTIR DA OBRA DE HIDETO NORITOMI
(AUGUSTO CARLOS DE AZERÊDO, VANESSA FÁTIMA DE SOUZA)

10:00-10:30

DEBATE

 

EIXO 1 - GT 3:

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM – SALA: 512    01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: OS GESTOS RITMADOS E O CONTÍNUO VOCAL
(KEILLAANNY SILVA LIMA)

08:45

PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES
(MARIA ROSILANE DA COSTA, ERYCKDIEB SOUZA, KAMILA ALENCAR MATOS)

09:00

ORALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
(ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA, EVANGELINA MARIA BRITO DE FARIA)

09:15

NATURAL OU SOCIAL? PASSEANDO POR PERSPECTIVAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM
(JULIANA BARBOSA DOS SANTOS)

09:30

A NEGAÇÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA ANÁLISE MULTIMODAL
(KÉSIA VANESSA NASCIMENTO DA SILVA, RENATA FONSECA LIMA DA FONTE)

09:45

PRÁTICAS DE REESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
(JACIARA DE LIRA ALMEIDA DANTAS DANTAS)

10:00

CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA: GESTO DE APONTAR E A PRODUÇÃO VOCAL INFANTIL

(KÁTIA ARAÚJO DE LIMA, THALITA MARIA LUCINDO AURELIANO)

10:15

10:45

DEBATE

 

 

 Dia: 02-06-2018

08:30

A EDUCAÇÃO BILÍNGUE COMO SUPORTE PARA AQUISIÇÃO DE L1 E L2 PARA OS SURDOS
(FRANCYLLAYANS KARLA DA SILVA FERNANDES, JACIARA JORGE GONÇALVES)

08:45

A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA LÍNGUA PORTUGUESA POR CRIANÇAS SURDAS NO CICLO DE APRENDIZAGEM: SOB A PERSPECTIVA DO PROGRAMA SOMA

(FÁBIA SOUSA DE SENA, MARIANNE CARVALHO B. CAVALCANTE)

09:00

AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UM CONTRASTE ENTRE O MENTALISMO E O MATERIALISMO
(LUANA PINHEIRO SOUZA)

09:15

A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(ROSEMARY ALMEIDA SANTOS)

09:30

O GESTO DÊITICO EM SINCRONIA COM AS HOLOFRASES
(LAÍSE DE LIMA NUNES, DANIEL RODRIGUES CAVALCANTI, ULLY BARBOSA MEIRELES)

09:45

GESTOS RITMADOS EM SINCRONIA COM O JARGÃO
(ULLY BARBOSA MEIRELES, LAÍSE DE LIMA NUNES, DANIEL RODRIGUES CAVALCANTI)

10:00

EPILEPSIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: REVISÃO DE LITERATURA
(CARLA LÚCIO ALVES, JESSYKANATALYA DE SOUSA CAVALCANTI)

10:15-10:45

DEBATE

 

EIXO 1 - GT 4

ENSINO DE LINGUA(S) E OS GÊNEROS DISCURSIVOS 

SALA: 513      Dia: 01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

CONCEPÇÕES DE GÊNERO (TEXTUAL/DISCURSIVO) EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA
(ERICSON JOSÉ DE SOUZA)

08:45

O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO NA SALA DE AULA: UMA ABORDAGEM SEMÂNTICO-DISCURSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL
(FERNANDA DO NASCIMENTO PAIVA)

09:00

REFLEXÕES SOBRE O ESTÁGIO E O ENSINO DE PORTUGUÊS
(LUIZ HENRIQUE DE OLIVEIRA CALIXTO)

09:15

PRÁTICAS DE ENSINO DE GÊNERO ORAL: MATERIAL PARA FORMAÇÃO DO PROFESSOR / PESQUISADOR
(SIMONE AZEVEDO FLORIPI, GILBERTO ANTONIO PERES, GRACILIANA RIBEIRO DE ALMEIDA)

09:30

O GÊNERO DISCURSIVO REPORTAGEM IMPRESSA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO COM BASE NA TEORIA BAKHTINIANA
(FABÍOLA NÓBREGA SILVA, RONILSON FERREIRA DOS SANTOS)

09:45

PRODUÇÃO ESCRITA EM LIVRO DIDÁTICO: UM ENFOQUE HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/44813"SOCIOINTERACIONISTA
(JEFFERSON ALVES DA ROCHA, MATHEUS DE ALMEIDA BARBOSA, JUDITHE GENUÍNO HENRIQUE)

10:00

O ENSINO DA POESIA NA ESCOLA PÚBLICA
(JEOVANIA PINHEIRO DO NASCIMENTO)

10:15

COMO A AVALIAÇÃO PODE SER VOLTADA PARA MOVER O ALUNO A TER UM OLHAR CRÍTICO DIANTE DA SUA REALIDADE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA?
(ADRIANA MARTINS DA SILVA E ALINE MARTINS DA SILVA, MARIA ZILDA MEDEIROS DA SILVA)

10:30

DEBATE

 

 Dia: 02-06-2018

08:30

ATIVIDADES DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EM: ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES
(TATIANE RESENDE DE SÊNA, LAURÊNIA SOUTO SALES)

08:45

PRÁTICAS LEITORAS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO: DO QUE SE DIZ AO QUE SE FAZ
(MARIA VANESSA MONTEIRO DAS CHAGAS, LAURÊNIA SOUTO SALES)

09:00

A CRÔNICA E SUAS PERSPECTIVAS ESCOLARES

(MYLENNA VIEIRA CACHO, FRANCIELLY COELHO DA SILVA)

09:15

LÍNGUA – CONSTRUIR E DESCONSTRUIR TEXTOS O QUE EU SEI SOBRE OS TEXTOS QUE PRODUZO?
(LAIANA ROSENDO OLIVEIRA)

09:30

A PAISAGEM DO MEU HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53127"INTERIOR :HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53127"UM RESGATE DA IDENTIDADE NORDESTINA A PARTIR DOS CAUSOS DE HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53127"JESSIERHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53127" QUIRINO – RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DA EJA.
(INAMIRELY OLIVEIRA DA ROCHA)

09:45

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RESUMOS A RESENHAS
(FRANCIELLY COELHO DA SILVA, MYLENNA VIEIRA CACHO, YANE DE ANDRADE RAMALHO)

10:00

A MODALIZAÇÃO NAS TIRINHAS: UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS
(SERGIANE DAVID RODRIGUES)

10:15-10:45

DEBATE

 

 

 

EIXO 1 - GT 5:

LITERATURA, GÊNERO E PSICANÁLISE

 SALA: 504   02-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

POR TRÁS DAS PALAVRAS: O EMPREGO DO GÊNERO “CARTA” DESDE A ÓTICA DA PSICANALISE EM CARTA A UNA SEÑORA EN PARÍS, DE CORTÁZAR
(FLÁVIA VALÉRIA SALVIANO SERPA)

08:50

OS CONTOS DE FADAS NO ENSINO DA LITERATURA: CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM "A BELA ADORMECIDA"

(YASMIN DE ANDRADE ALVES)

09:10

DIVERSIDADE SEXUAL E INFÂNCIA: A QUESTÃO DA (HOMOHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46260")SEXUALIDADEHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46260" E DA IDENTIDADE DE GÊNERO EM DESENHOS ANIMADOS INFANTIS CONTEMPORÂNEOS
(DAYANE ADRIANA TEIXEIRA OLIVEIRA)

09:30

UMA ANÁLISE NOS CONCEITOS DE SIGMUND FREUD DA PERSONALIDADE DE NELSINHO NO CONTO “ÚLTIMO AVISO” DO AUTOR CURITIBANO DALTON TREVISAN: ID, EGO E SUPEREGO
(MARIA JOSÉ DA SILVA APOLINÁRIO, JOANA D´ARC DUTRA DE OLIVEIRA, JOANA DARK DE LIMA)

09:50

A ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS: DIALOGANDO COM OS GESTORES
(PATRICK MUNIZ ATALIBA)

10:10-10:30

DEBATE

 

 

EIXO 1 - GT 6:

LETRAMENTO ACADÊMICO: TEORIAS E PRÁTICAS 

SALA: 406    01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

O GÊNERO RESUMO NA ESCRITA DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LETRAS NA AESET
(DANIELA PAULA DE LIMA NUNES MALTA, MAGDA WACEMBERG PEREIRA LIMA CARVALHO)

08:45

SDSHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53068" À BRASILEIRA: ALTERAÇÕES NO MODELO DE SD GENEBRINO NO CONTEXTO DE ENSINO BRASILEIRO
(LARISSA GABRIELLE LUCENA MARQUES)

09:00

PRÁTICAS DE LETRAMENTO ACADÊMICO: A RESSIGNIFICAÇÃO DA ESCRITA POR INGRESSANTES EM EDUCAÇÃO FÍSICA
(KAROL COSTA GUEDES)

09:15

PROCESSO DE MODALIZAÇÃO EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOB PERSPECTIVA FUNCIONALISTA
(JACKSON CÍCERO FRANÇA BARBOSA, LUANNA VAZ AMARO FELIZ, CAROLINE SANDRISE DOS SANTOS MAIA)

09:30

REFLEXÕES SOBRE A ESCRITA ACADÊMICA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
(MAÍRA CORDEIRO DOS SANTOS)

09:45

O LETRAMENTO ACADÊMICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA DE REDES DE COMPUTADORES
(FELIPE ALVES PEREIRA PINTO, YANE DE ANDRADE RAMALHO, EVERSON MIZAEL CORTEZ SILVA)

10:00

DIÁLOGOS ENTRE CAMPOS DISCIPLINARES: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA PRÁTICO-INVESTIGATIVA NO ENSINO DE INGLÊS PARA RELAÇÕES INTERNACIONAIS
(VIVIAN MENDES LOPES)

10:15 - 10:45

DEBATE

 

 

EIXO 2 - GT 1:

LINGUAGEM, PRÁTICAS INTERDICIPLINARES E FORMAÇÃO DOCENTE 

AUDITÓRIO- 411   Dia: 01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

FORMAÇÃO DO PROFESSOR, DA TEORIA À PRÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA NO PIBID
(ANGELA MARIA DE ARAUJO)

08:40

EXPANDINDO A DEFINIÇÃO DE TRABALHO DOCENTE: UMA ANÁLISE DE TEXTOS DE LICENCIANDOS EM LETRAS A PARTIR DA INSTRUÇÃO AO SÓSIA
(RAPHAELA ALVES DE LIMA LIRA)

08:50

NARRANDO A PRÁTICA POLÍTICA NA DOCÊNCIA SUPERIOR: A EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA SAÚDE COLETIVA

(MARISA TORRES DE MOURA AGRA, ELENILZE JOSEFA DINIZ)

09:00

O DESENHO DAS CRIANÇAS: REVELANDO SABERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(DANIEL MEDEIROS DOS SANTOS)

09:10

TERTÚLIA LITERÁRIA DIALÓGICA NA FORMAÇÃO INTEGRAL DE PROFESSORES DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
(GEOVANE CÉSAR DOS SANTOS ALBUQUERQUE)

09:20

GÊNERO CRÔNICAHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49926" COMO SUPORTE PARA O ENSINO DE LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL NO HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49926"FACEBOOKHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49926": EXPERIÊNCIA PROMEB/ UFPB
(NIEDJA MARIA GOMES SILVA, LUANE DINIZ DOS SANTOS, ELIZABETH CRISTINE DA SILVA)

09:30

EDUCAÇÃO DO CAMPO: PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES DO PROJOVEM CAMPO PARA JOVENS E ADULTOS CAMPONESES
(GETULIANA SOUSA COLARES)

09:40

AS CONTRIBUIÇÕES E OS AVANÇOS PROPORCIONADOS PELO USO DA LUDICIDADE E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO DE UMA TURMA DE 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
(ERICA RAIANE DE SANTANA GALVÃO)

09:50

LEITURA E INTERPRETAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA: INSERINDO A ABORDAGEM CTS, NA MODALIDADE EJA, POR MEIO DE TEXTOS NO CONTEÚDO DE RADIOATIVIDADE.
(JOÃO MARCOS GOMES DE OLIVEIRA FERREIRA, POLIANNEKARENINE BATISTA, CRISTIANO TENÓRIO-SANTOS)

10:00

UMA VISÃO RELEVANTE SOBRE A FORMAÇÃO E PREPARAÇÃO DO DOCENTE NO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA
(SANDRA SCHAFFERSÔNEGO, EWELYN JULIANE SENA DOS SANTOS)

10:10

FORMAÇÃO CONTINUADA COM PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: A VISÃO DE UMA PROFESSORA DE MATEMÁTICA
(ROSALINE BEZERRA DE OLIVEIRA)

10:20

O PAPEL DA NEUROPSICOPEDAGOGIA E DA PSICOPEDAGOGIA NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM
(APARECIDA DE LOURDES RAMOS FORMIGA, MAXSUEL LINS ROLIM, CLEBERSON VIEIRA DE ARAÚJO)

10:30

FORMAÇÃO DOCENTE PARA O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
(ADRIANA CRISTINA DE LIMA OLIVEIRA)

10:40

DEBATE

 

 Dia:02-06-2018

08:30

O ENSINO INCLUSIVO DAS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NO CURSO DE SECRETARIADO EXCUTIVO BILINGUE: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A TEMÁTICA COMPETÊNCIA DOCENTE PARA O ENSINO INCLUSIVO, NA PESPCTIVA DE UMA ALUNA COM DEFICIÊNCIA HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53191"VISUAL.
(MARIA MANUELA COSTA DE LIMA)

08:40

O PAPEL DA PESQUISA HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53036"LINGUÍSTICAHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53036" PARA A IDENTIFICAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53036"LINGUÍSTICASHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53036", HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53036"INTERACIONAISHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/53036" E CULTURAIS DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO PARA HAITIANOS NO FIC DO IFSC
(LUIZ HERCULANO DE SOUSA GUILHERME, VIOLETA VIRGINIA RODRIGUES)

08:50

LINGUAGENS INTERDISCIPLINARES EM AULAS PRÁTICAS DE FOTOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS NO CURSO DE COMUNICACÃO SOCIAL
(DANILO ANDRADE DE MENESES, THAYANNE GOMES DA SILVA, LILIAN MARIA DO NASCIMENTO PEREIRA)

09:00

A DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA ABORDAGEM ITALIANA: POSSIBILIDADES PARA REFLETIR SOBRE AS PRÁTICAS DOCENTES
(VLÁDIA MARIA EULÁLIO RAPOSO FREIRE PIRES, ALINE CONSTÂNCIA DE FIGUEIREDO E SOUZA)

09:10

OS DOCUMENTOS OFICIAIS E O ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52959"ESTRANGEIRA.
(EZEQUIAS FELIX DE ANDRADE)

09:20

MONITORIA E ESTÁGIO CURRICULAR: REFLEXÕES SOBRE O PROCESSO FORMATIVO DE UM ARTE-EDUCADOR NO CURSO DE LICENCIATURA EM DANÇA - UFPE
(JOSÉ ROBERTO DO NASCIMENT JUNIOR)

09:30

O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA NO BRASIL: UMA REFLEXÃO SOBRE OS HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46394"PCNSHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46394", APRENDIZAGEM E PRÁTICA DOCENTE
(AZEMAR DOS SANTOS SOARES NETO, ANA CAROLINA DIAS DA COSTA)

09:40

O ESPAÇO FÍSICO DA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO INFANTIL COMO LINGUAGEM
(ALINE CONSTÂNCIA DE FIGUEIREDO E SOUZA, MARIÂNGELA MOMO, VLÁDIA MARIA EULÁLIO RAPOSO FREIRE PIRES)

09:50

EDUCAÇÃO HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52951"LINGUÍSTICAHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52951" NA SALA DE AULA DE PORTUGUÊS: UM OLHAR PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(FERNANDA ROSÁRIO DE MELLO)

10:00

FORMAÇÃO DOCENTE E O USO DE TECNOLOGIAS
(MANOEL MESSIASPEREIRAARAUJOO)

10:10

FORMAÇÃO DOCENTE UM NOVO OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE AFONSO BEZERRA/HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52668"RN.
(MISTÊNIO BERTULEZA DE ARAÚJO)

10:20

OS SABERES QUE EMERGEM NA PRÁTICA: ANALISANDO DISCURSOS E ENUNCIADOS PARA ENSINO DE GRAMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
(REGINA MARIA ALVES DE ARAÚJO, SHEILA FABIANA DE PONTES CASADO)

10:30

A LINGUAGEM E INTERDISCIPLINARIDADE: UMA BUSCA PELO LETRAMENTO CIENTÍFICO NO ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS
(CARLOS ALBERTO DE CARVALHO ANDRADE, CHRISTIANNE NOGUEIRA DONATO FORMIGA, MARIA DA CONCEIÇÃO AUGUSTA)

10:40

USO DA PONTUAÇÃO EM TEXTOS NARRATIVOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(FRANCIELLY RODRIGUES SOARES, MATHEUS DE ALMEIDA BARBOSA, JUDITHE GENUÍNO HENRIQUE)

10:50:11:10

DEBATE.

 

 

 

EIXO 2 - GT 2: EDUCAÇÃO E LETRAMENTO(S)

SALA: 514    Dia: 01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

ENSINO DA VÍRGULA E O LIVRO DIDÁTICO: UMA BREVE ANÁLISE E ALGUMAS SUGESTÕES
(REGINA CLAUDIA CUSTODIO DE LIMA, JUAREZ NOGUEIRA LINS)

08:45

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA
(NADJA MARIA MENEZES DE MORAIS, LAIANEFIGUEIRÊDO NÓBREGA VASCONCELOS, BIANCA CRISTINA LEAL)

09:00

O PERFIL LEITOR DOS ALUNOS DOS CURSOS HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46407"SUBSEQUENTESHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46407" DO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA NO CAMPUS HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46407"PICUÍHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46407"
(LAVÍNIA MARIA CASADO SOUTO, TIAGO SALES DA COSTA BARROS)

09:15

EDUCAÇÃO E LETRAMENTO PARA ALUNOS DA EJA: PRÁTICAS SOCIAIS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO ALUNADO
(URANDY ALVES DE MELO)

09:30

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: OS CAMINHOS QUE LEVAM AO APRENDER
(MARIA LEONILDE DA SILVA)

09:45

“GENERALIZANDO A LEITURA” “PRATICAS E NOÇÕES DE LEITURA ATRAVÉS DAS NOVAS MÍDIAS NA SALA DE AULA”
(EMYGDIO FLORIANO DINIZ VIEIRA)

10:00

DEBATE

 

 

 

 

 Dia: 02-06-2018

08:30

TRABALHANDO O GÊNERO TEXTUAL “CONTO”: UMA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO COMO PRÁTICA SOCIAL
(RAYLLA SAMARA PONTES DOS SANTOS, TAMYRES SOARES TARGINO MUNIZ, PRISCILLA DA SILVA HENRIQUE PEREIRA)

08:50

CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DE PAULO FREIRE E DE ANA MAE BARBOSA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO
(JACKSON NASCIMENTO DA HORA)

09:10

RETRATOS DO LEITOR DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFPB, NO CAMPUS PICUÍ

(WEBER FIRMINO ALVES, JOSEFA MAIARA DINIZ SILVA, CAROLINE DOS SANTOS ALVES)

09:30

ALFABETIZAÇÃO E PROGRESSO EM LEITURA: ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
(JOSÉ JÚNIOR DE SANTANA SÁ)

09:50

A ORALIDADE: UM OLHAR INTERATIVO NAS AULAS DE PORTUGUÊS
(MARIA DE FÁTIMA DA FONSECA SAILER)

10:10

FONOAUDIOLOGIA E PEDAGOGIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(KELLY DIAS MOURA, GENIVAL DO NASCIMENTO, MICHELE TEIXEIRA DE PONTES)

10:30-10:50

DEBATE

 

 

 

EIXO 2 - GT 3: PRÁTICAS INCLUSIVAS, TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO –

SALA: 515    Dia:01-06-2018 

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

ESTUDANTES COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO ENSINO SUPERIOR: ESTRATÉGIAS DE GESTÃO PARA GARANTIR A INCLUSÃO
(ANDREZA APARECIDA POLIA)

08:45

O USO DE ESTRATÉGIAS MULTIMODAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DA CRIANÇA COM DISLEXIA EM LÍNGUA INGLESA COMO L2
(MIKAYLSON ROCHA DA SILVA, ALMIR ANACLETO DE ARAÚJO GOMES, RAMISIO VIEIRA DE SOUZA)

09:00

O ALUNO AUTISTA NA SALA DE AULA REGULAR: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OU INCLUSÃO?
(GONÇALO, CAROLINE CRISTINA DIAS, OLIVEIRA, ADRIANA CRISTINA DE LIMA)

09:15

ALUNO PRESENTE: ENFRENTAMENTO A HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/45961"INFREQUÊNCIAHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/45961" E AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
(LARISSA CAVALCANTI DE ALBUQUERQUE)

09:30

PEDAGOGIA E FONOAUDIOLOGIA: REFLEXÕES SOBRE A DISLEXIA
(MICHELE TEIXEIRA DE PONTES, JACILENE DE SOUZA SILVA, KELLY DIAS MOURA)

09:45-10:15

 

ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA FRENTE HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/44829"ASHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/44829" DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE UMA ALUNA COM TDAH – UM ESTUDO DE CASO
(PRISCILLA DE ALBUQUERQUE ALMEIDA, ARINEYDE MARIA D'ALMEIDA ALVES DE OLIVEIRA, DEBORAH KALLYNE SANTOS DA SILVA)

 

10:15-10:30

DEBATE

 

Dia: 02-06-2018

08:30

TEA – O TRANSTORNO, A APRENDIZAGEM E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR
(MÍRIAN VITAL DE MORAIS)

08:50

O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGOGICAS

(LUANE DINIZ DOS SANTOS, ELIZABETH CRISTINI DA SILVA, NIEDJA MARIA GOMES SILVA)

 

09:10

ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DO TDAH: UM ESTUDO DE CASO COM UMA CRIANÇA NA FASE DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO
(LAIANEFIGUEIRÊDO NÓBREGA VASCONCELOS, PRISCILLA DE ALBUQUERQUE ALMEIDA, NADJA MARIA DE MENEZES MORAIS

09:30

 

09:50-10:20

DEBATE

 

 

 

EIXO 2 - GT 4: EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA E NOVAS TECNOLOGIAS 

SALA: 506   Dia:01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

LETRAMENTOS DIGITAIS EM UMA COMUNIDADE INDÍGENA NO INTERIOR DO CEARÁ
(ERYCKDIEB SOUZA, MARIA ROSILANE COSTA, KAMILA ALENCAR MATOS)

08:45

PARCERIA INTERDISCIPLINAR INFORMÁTICA EDUCATIVA E INGLÊS: #HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46959"LIKEAGIRL
(BRUNA SCHEINER GOMES PIMENTA, SIMONE DA COSTA LIMA)

09:00

LETRAMENTO DIGITAL EM AULAS DE FRANCÊS: PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(SIMONE DA COSTA LIMA, MARIANA APOTEKER AZEVEDO DE SOUZA)

09:15

USO DO EDMODO COM TURMAS DE 6º ANO: EXPANDINDO A SALA DE AULA PRESENCIAL
(NATHALIA GASPAR PERESTRELLO DE MENEZES, SIMONE DA COSTA LIMA)

09:30

O USO DE TECNOLOGIAS NA ALFABETIZAÇÃO

(JONH HERBERT DE ALMEIDA FALCÃO TRAJANO)

09:45

AS TDIC E A ESCOLA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES NO ENSINO DE ARTE
(LINDINEY REIS VIANA)

10:00

DESAFIOS EDUCACIONAIS NA ERA DIGITAL: A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS COMO FERRAMENTAS METODOLÓGICAS EM AULAS DO ENSINO RELIGIOSO.
(MARCILHO DOMINGOS EDUARDO, JEOVÁ BATISTA PAIVA)

 

10:15 -10:30

DEBATE.

 

Dia: 02-06-2018

08:30

AQUISIÇÃO DE LÍNGUA INGLESA E TECNOLOGIA: VANTAGENS E DESVANTAGENS DO USO DE INTERNET EM SALA DE AULA
(ROSI ANA GRÉGIS)

08:45

USO DO APLICATIVO WHATSAPP NAS AULAS DE LÍNGUA INGLESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
(MANOEL ALVES TAVARES DE MELO, LYEDJA SYMEA FERREIRA BARROS CARVALHO)

09:00

A ESCOLA BÁSICA E A TECNOLOGIA NA PERSPECTIVA DO MUNDO CONECTADO
(CLEBERSON VIEIRA DE ARAÚJO)

09:15

O USO DO TWITTER EM SALA DE AULA
(CAROLINE SANDRISE DOS SANTOS MAIA)

09:30

A UTILIZAÇÃO DO DUOLINGO NAS AULAS DE LÍNGUA ESPANHOLA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
(YANE DE ANDRADE RAMALHO, MYLENNA VIERA CASTRO, FRANCIELLY COELHO DA SILVA)

09:45

REANIME: UM SIMULADOR BASEADO EM REALIDADE VIRTUAL PARA AUXILIAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
(ANA CAROLINA COSTA DE OLIVEIRA, SÉRGIO RIBEIRO DOS SANTOS)

10:00

O USO DA PLATAFORMA HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49421"MOODLEHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49421" COMO ESTÍMULO AOS ESTUDOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O 9º ANO
(ELIZABETH CRISTINI DA SILVA, NIEDJA MARIA GOMES SILVA, LUANE DINIZ DOS SANTOS)

10:15

ROBÓTICA EDUCACIONAL: CONTROLE DE ROBÔS VIA CELULAR
(JOÃO VILHETE VIEGAS D'ABREU, ROBERTO SUSSUMUWATAYA)

10:30 - 10:50

DEBATE

 

 

 

 

 

 

EIXO 2 - GT 5:

LINGUAGEM , INTERDISCIPLINARIDADE E INCLUSÃO DE ENSINO DE LIBRAS

SALA:505   01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

FAZENDO INCLUSÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DAS AÇÕES DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DA CIDADE DE PEDRO RÉGIS/HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52369"PB.
(MARIA ZILDA MEDEIROS DA SILVA, ADRIANA MARTINS DA SILVA, SAULO NASCIMENTO COSTA)

08:45

A IMPORTÂNCIA DO CENTRO DE LÍNGUAS DE MARACANAÚ - CLM PARA O ENSINO DE LIBRAS: O OLHAR DO CORPO DOCENTE
(SAMARA DA SILVA BEZERRA, LUANA LINS COELHO)

09:00

CONTRIBUIÇÕES DOS GLOSSÁRIOS BILÍNGUES NA FORMAÇÃO DOCENTE: DO APRENDIZADO HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49346"DA LIBRASHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49346" AO ENSINO DE BIOLOGIA NA ESCOLA INCLUSIVA
(ADRIANA MOREIRA DE SOUZA CORRÊA)

09:15

AMBIENTE ESCOLAR REGULAR E A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS: LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO DOCUMENTAL
(AMANDA SILVA DE LIMA, RAQUEL MARTINS FERNANDES MOTA, GABRIEL BELO LYRA E LIMA)

09:30

O ENSINO DE LIBRAS COMO L2 ENTRE AVANÇOS E DESAFIOS
(ALINE DE FATIMA DA SILVA ARAUJO)

09:45

O INTÉRPRETE DE LIBRAS: RELAÇÕES DE INCLUSÃO ENTRE ALUNO SURDO/PROFESSOR/OUVINTES NO CONTEXTO ESCOLAR
(JOANA D´ARC DUTRA DE OLIVEIRA, JOANA DARK DE LIMA, MARIA JOSÉ DA SILVA APOLINÁRIO)

10:00-

LIBRAS no Ensino de English mediado pelo Intérprete no Ensino Fundamental: Caminhos e desafios.

MARIA CONCEIÇÃO AUGUSTA; CARLOS ALBERTO ALCÂNTRA; CHRISTIANE NOGUEIRA.

10:30

DEBATE

Dia:02-06-2018

08:30

A LÍNGUA INGLESA E O PROFESSOR PROTAGONISTA NO PROCESSO DE INCLUSÃO

(PRISCILLA DA SILVA HENRIQUE PEREIRA, TAMYRES SOARES TARGINO MUNIZ, RAYLLA SAMARA PONTES DOS SANTOS)

08:45

A LIBRAS COMO INSTRUMENTO DE INCLUSÃO
(TAMYRES SOARES TARGINO MUNIZ, RAYLLA SAMARA PONTES DOS SANTOS, PRISCILLA DA SILVA HENRIQUE PEREIRA)

09:00

A INTERDISCIPLINARIDADE TRABALHADA ENTRE OS PLANOS DE AÇÃO: O TRABALHO DE TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE CANTIGAS JUNINAS PARA LIBRAS, TRANSFORMADAS EM LITERATURAS DE CORDEL NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO- AEE.
(ROSÂNGELA DE SOUSA MENCATO)

09:15

DESAFIOS NA FORMAÇÃO SUPERIOR DO SURDO COMO PROFESSOR DE LIBRAS
(NASCIMENTO, JAKELINE DANIELA SOARES DA SILVA, SILVA, MARIA ZILDA MEDEIROS DA, COSTA, SAULO NASCIMENTO)

09:30

O AUTODITADO COMO MECANISMO INCLUSIVO E INTERACIONAL EM SALA DE AULA
(MAXWILLIAM DOMINGUES DA SILVA LIMA)

09:45

NEORALISMO: PROBLEMATIZANDO O LUGAR DA LÍNGUA PORTUGUESA ESCRITA NO DISCURSO SOBRE O SURDO E SUA EDUCAÇÃO
(VANESSA FÁTIMA DE SOUZA)

10:00-10:30

DEBATE

 

 

EIXO 2 - GT 6

LITERATURA, CINEMA E OUTROS GÊNEROS 

SALA: 504    02-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

A LITERATURA INFANTO JUVENIL EM ARNALDO ANTUNES: UMA RELAÇÃO DE MATERIAIS
(JUANNA BEATRIZ DE BRITO GOUVEIA, KÉSIA VANESSA NASCIMENTO DA SILVA)

08:45

O MEDO NA MODERNA NARRATIVA FANTÁSTICA DE MURILO RUBIÃO
(JOAZ SILVA DE MELO)

09:00

AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA: EXPERIÊNCIAS DE CONVIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO EM CONTEXTO ESCOLAR
(MARCILENE SANTOS SILVA, MARIA DINAIZA DE LIMA FERREIRA)

09:15

EXPERIMENTANDO O GÊNERO POEMA EM SALA DE AULA
(MELISSA CORDEIRO DA SILVA)

09:30

EXPERIÊNCIAS DO SENSÍVEL E NARRATIVAS DE SI COMO SUGESTÃO DE FORMAÇÃO D(O-ISHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52985")CENTEHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52985": PERSPECTIVA COMPARADA INTERDISCIPLINAR ENTRE “OLHOS D’AGUA”, DE CONCEIÇÃO EVARISTO E “A TERCEIRA MARGEM DO RIO”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA
(RAFAEL DOS PRAZERES)

09:45

EDUCAÇÃO ANARQUISTA E O CINEMA DO POVO: NARRATIVAS DE EMANCIPAÇÃO
(ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR)

10:00

O FANTÁSTICO, A MODERNIDADE E O MEDO: UMA ANÁLISE DE A METAMORFOSE
(JOSÉ LEANDRO DA SILVA NETO, BEATRIZ OLIVEIRA ROSENDO, JOAZ SILVA DE MELO)

10:15-10:45

 

DEBATE

 

 

 

 

EIXO 2 - GT 7

LINGUAGEM, DIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO 

SALA: 507   01-06-2018

HORÁRIO

TRABALHO

08:30

INTERDISCIPLINARIDADE E ANTIRRACISMO: A BUSCA POR UMA DEMOCRACIA RACIAL NA ESCOLA
(MARIANA APOTEKER AZEVEDO DE SOUZA, BRUNA SCHEINER GOMES PIMENTA, NATHALIA GASPAR PERESTRELLO DE MENEZES)

08:45

RECORTES DA HISTÓRIA E CULTURAS AFRICANAS: A LEI HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52083"NRºHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52083" 10.639/03 NA SALA DE AULA DE LÍNGUA INGLESA
(ANDIARA ARAUJO NASCIMENTO)

09:00

EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO CONTEXTO DA REDE FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONALHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49594" HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49594"
(ISABEL CRISTINA SILVA, GILSON PEQUENO SILVA, GABRIEL BELO LYRA LIMA)

09:15

PLURALIDADE CULTURAL E REDES SOCIAIS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA DE ANÁLISE DO DISCURSO E VALORIZAÇÃO DAS IDENTIDADES CULTURAIS BRASILEIRAS
(RENATA WALESKA DE SOUSA PIMENTA, ANA PAULA KUCZMYNDA DA SILVEIRA)

09:30

BIOINFORMATICS@HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49134"IFSC:HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/49134" APLICAÇÃO DE FERRAMENTAS DE BIOINFORMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS DA VIDA.
(THIAGO LIPINSKI PAES, RENATA WALESKA DE SOUSA PIMENTA)

 

09:45-10:15

TIMORENSES NA PARAÍBA: UM ESTUDO DAS CRENÇAS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA E SEU ENSINO NO DISCURSO OFICIAL E MIDIÁTICO

(ROBERTA SOARES PAIVA, SOCORRO CLÁUDIA TAVARES DE SOUSA)

 

 

DEBATE

 

 

Dia: 02-06-2018

08:30

INTERDISCIPLINARIDADE E ANTIRRACISMO: A BUSCA POR UMA DEMOCRACIA RACIAL NA ESCOLA
(MARIANA APOTEKER AZEVEDO DE SOUZA, BRUNA SCHEINER GOMES PIMENTA, NATHALIA GASPAR PERESTRELLO DE MENEZES)

08:50

ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E COMPETÊNCIA INTERCULTURAL
(DÉBORA DE JESUS CONCEIÇÃO)

09:10

ENTRE O TERRITÓRIO E A DIÁSPORA NEGRA: BRASIL Á MÁTRIA QUE NOS HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52911"ADOTOU”
(AUDA MARIA DE SOUZA GODOY, DANIELA PAULA DE L. NUNES MALTA, JOAQUIM A. DA SILVA)

09:30

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA COLABORATIVA NO ÂMBITO EDUCACIONAL
(ELYÊUDA RIBEIRO DA SILVA, DANIELLICRISTINA DE LIMA SILVA)

09:50-10:20

 

DEBATE

 

 

SESSÃO DE PÔSTER

01-06-2018

11:00 ÀS 12:00

TRABALHO

 

ECONOMIA CRIATIVA: INOVAÇÃO, DIVERSIDADE CULTURAL, SUSTENTABILIDADE E INCLUSÃO SOCIAL NA REGIÃO DO VALE DO RIO CUIABÁ
(ANTÔNIO ANANIAS MOTA JÚNIOR, CARLOS ROBERTO RABELO MACHADO)

 

OFICINA DE WEBQUEST PARA DOCENTES: PERSPECTIVAS EDUCOMUNICATIVAS PARA SALA DE AULA
(IASMIN ARAÚJO BANDEIRA MENDES)

EDUCAÇÃO ANARQUISTA E O CINEMA DO POVO: NARRATIVAS DE EMANCIPAÇÃO
(ALCIDESIO OLIVEIRA DA SILVA JUNIOR)

SIMULAÇÃO A PARTIR DA REALIDADE VIRTUAL: UMA FERRAMENTA DE AVALIAÇÃO DE TREINAMENTO DE UM PROCEDIMENTO MÉDICO
(GILSON CELSO RODRIGUES FILHO, CARLOS JOSÉ SABINO NASCIMENTO, MARCOS TÚLIO GOMES SILVA JÚNIOR)

O FANTÁSTICO, A MODERNIDADE E O MEDO: UMA ANÁLISE DE A METAMORFOSE
(JOSÉ LEANDRO DA SILVA NETO, JOAZ SILVA DE MELO, BEATRIZ OLIVEIRA ROSENDO)

A GRAMÁTICA NORMATIVA NO ENSINO DE LÍNGUA MATERNA
(AMANDA PEREIRA DA SILVA, HYOUCOAMA RODRIGUES TRIGUEIRO)

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM
(SCHARLLETRAYANE DE ALENCAR ALEXANDRE, TAIZA VIEIRA FERREIRA)

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NAS SALAS DE AULA DO ENSINO MÉDIO
(LEONARDO DA SILVA SANTOS)

IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE E USO DE ESTRUTURAS SINTÁTICAS COMO FERRAMENTA DE CONSTRUÇÃO DE IDEIAS E EMPODERAMENTO PARA HAITIANOS NO CURSO DE PORTUGUÊS E CULTURA BRASILEIRA
(MARIA ANTONIAPAIANO DO NASCIMENTO, PEDRO VINICIUS PAMPLONA)

REFLEXÕES SOBRE OS DESAFIOS DA MUDANÇA NA EDUCAÇÃO MÉDICA
(MÁRIA DE FÁTIMA LIMA FERREIRA, ELENILZE JOSEFA INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS POPULAR SOLIDÁRIO - INCUPES-FORMAÇÃO PEDRO AMÉRICO)

POR UMA PRÁXIS PEDAGÓGICA NA DISCIPLINA DE ECONOMIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
(ELENILZE JOSEFA DINIZ, MARISA TORRES DE MOURA AGRA)

OFICINA DE WEBQUEST PARA DOCENTES: PERSPECTIVAS EDUCOMUNICATIVAS PARA SALA DE AULA
(IASMIN ARAÚJO BANDEIRA MENDES)

 

 

 

02-06-2018

14:00 ÀS 15:00

USO DE ESTRATÉGIAS DE PATEMIZAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E PARA OS DIREITOS HUMANOS: O CASO DOS HAITIANOS
(JOÃO PEDRO SCHNEIDER, DOUGLAS AFONSO PORTO MOREIRA)

CONCEPÇÕES DE LEITURA EM UM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE
(GRACIELLE ANGELINE TAVARES DA SILVA, MARIA LUCIVANIA DA SILVA BERNARDINO)

PROCESSAMENTO DAS RELAÇÕES CORREFERENCIAIS E SUA RELAÇÃO COM A MEMÓRIA DE TRABALHO: A INFLUÊNCIA DA DISTÂNCIA SINTÁTICA NO PROCESSAMENTO ANAFÓRICO EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
(JULLYANEGLAICY DA COSTA FERREIRA, JOSÉ FERRARI NETO)

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA COLABORATIVA NO ÂMBITO EDUCACIONAL
(ELYÊUDA RIBEIRO DA SILVA, DANIELLICRISTINA DE LIMA SILVA)

A IMPORTÂNCIA DA PSICOPEDAGOGIA E DA PSICOLINGUÍSTICA NA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM PROBLEMAS NO PROCESSAMENTO DA LINGUAGEM
(DANIELLI CRISTINA DE LIMA SILVA, HENRIQUEMIGUEL DE LIMA SILVA, ELYÊUDA RIBEIRO DA SILVA)

A INTERDISCIPLINARIDADE DOS PROFESSORES DO ENSINO PÚBLICO NA COMUNIDADE DE FORTE VELHO-PB
(LUANA DO NASCIMENTO ALMEIDA)

PSICOLINGUÍSTICA EXPERIMENTAL E EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA FORMAL: CONTRIBUTOS DAS TEORIAS PSICOLINGUÍSTICAS EM PROCESSAMENTO CORREFERENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIADES DE LEITURA E ESCRITA CONCERNENTES AO EFETIVO EMPREGO DO PADRÃO CULTO DO PORTUGUÊS
(PABLO MACHELNABOT SILVA DE ALMEIDA)

A ACEITABILIDADE DA ANÁFORA LOGOFÓRICA EM PORTUGUÊS BRASILEIRO
(FLÁVIA GONÇALVES CALAÇA DE SOUZA)

UM OLHAR GERATIVO: A INFLUÊNCIA DA REFLEXIVIDADE VERBAL NO PROCESSAMENTO DAS ANÁFORAS ‘A SI MESMO (A)’ E ‘SE’
(JUDITHE GENUÍNO HENRIQUE, JEFFERSON ALVES DA ROCHA, FRANCIELLY RODRIGUES SOARES)

INTERFACE FALA-ESCRITA NO DISCURSO DE UM SUJEITO POLÍTICO
(MAGDA WACEMBERG PEREIRA LIMA CARVALHO, DANIELA PAULA NUNES DE LIMA MALTA)

PROGRAMMING - AULAS DE PROGRAMAÇÃO EM LÍNGUA INGLESA NAS SÉRIES INICIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(DANIELA RUSCHEL)

INTERPRETAÇÃO PREFERENCIAL ENTRE BILÍNGUES PORTUGUÊS BRASILEIRO E ESPANHOL TAREFA DE JULGAMENTO DE ACEITABILIDADE (ACCEPTABILITY JUDGMENT TASK)
(RITA DE CASSIA FREIRE, JOSÉ FERRARI NETO)

A INTERFERÊNCIA DE FALSOS COGNATOS SOBRE A COMPREENSÃO LEITORA NA LÍNGUA ESPANHOLA POR BRASILEIROS APRENDIZES DO ESPANHOL
(JOSÉ FERRARI NETO, PABLO MACHEL NABOT SILVA DE ALMEIDA, RITA DE CÁSSIA FREIRE DE MELO VASCONCELOS

A PRÁTICA DA LEITURA NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DE ENSINO: IMPLICAÇÕES NO COTIDIANO EXTRACLASSE
(NATHÁLIA LEITE DE SOUSA SOARES, EDILEIDE DE SOUZA GODOI)

O FANTÁSTICO, A MODERNIDADE E O MEDO: UMA ANÁLISE DE A METAMORFOSE
(JOSÉ LEANDRO DA SILVA NETO, BEATRIZ OLIVEIRA ROSENDO, JOAZ SILVA DE MELO)

O DIÁLOGO ENTRE A LINGUAGEM SOCIAL E A EDUCAÇÃO EMOCIONAL
(ANACAROLINE ROSAS LEAL DE ALBUQUERQUE)

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA COLABORATIVA NO ÂMBITO EDUCACIONAL
(ELYÊUDA RIBEIRO DA SILVA, DANIELLI CRISTINA DE LIMA SILVA

O AUTODITADO COMO MECANISMO INCLUSIVO E INTERACIONAL EM SALA DE AULA
(MAXWILLIAM DOMINGUES DA SILVA LIMA)

INTERPRETAÇÃO PREFERENCIAL DA CORREFERÊNCIA ANAFÓRICA ENTRE FALANTES BILÍNGUES DE PORTUGUÊS BRASILEIRO (PB) COMO L1 E DE ESPANHOL COMO L2: UM ESTUDO OFF-LINE DE TAREFA DE JULGAMENTO DE ACEITABILIDADE BASEADO EM WEB-BASED QUESTIONNAIRE
(RITA DE CÁSSIA FREIRE DE MELO VASCONCELOS, JOSÉ FERRARI NETO, PABLO MACHEL NABOT SILVA DE ALMEIDA

 

 

 

COMUNICADO -31 DE MAIO

Postado em 31/05/2018

COMUNICADO

 

Caros Congressistas,

Comunicamos a todos que a certificação dos orientadores será feita de forma manual. Dessa forma, solicitamos a todos que se certifiquem de que enviaram os nomes dos orientadores no resumo aceito e se os colocaram também no cadastramento do trabalho. Além disso, comunicamos que serão certificados apenas os que estiverem inscritos no evento. Segue a lista dos trabalhos aprovados para as apresentações nos dois dias, já ajustados de acordo com as solicitações dos congressistas ou análise, no cadastro, do sistema Doyti.

 

A organização.

Nota Oficial

Postado em 29/05/2018

Nota Oficial

O congresso

Postado em 29/05/2018

O CONEPI (Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares) é um evento acadêmico que está em sua segunda edição e tem a função de discutir a educação em seu contexto interdisciplinar. Dessa forma, congregamos grupos de trabalhos, minicursos, oficinas de modo a propiciar o debate sobre educação em caráter interdisciplinar.  O evento é  anual, e na edição de 2018 será realizado nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho (no feriado de corpus christi), contando com a iniciativa pública e privada, como forma de fomentar o debate e a formação continuada dos docentes e demais profissionais da educação e áreas afins.

Para a edição de 2018, a organização do CONEPI optou por discutir a interdisciplinaridade à luz dos estudos da linguagem, e como estes podem colaborar para o processo da educação a partir de diversas áreas, não apenas da Linguística, mas sobretudo,  da neurociência, educação, das artes, mídias, literatura, cinema e etc. Assim, nessa edição, a linguagem estará permeando todos os grupos de trabalhos, por meio de dois grandes eixos: EIXO 1: LINGUAGEM E ENSINO e o EIXO 2:  LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES.

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Normas do evento

Confira os detalhes sobre o evento

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Regras quanto a submissão e participação de trabalhos, seja em comunicação oral ou pôster

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Ao se inscrever o congressista tem direito a participar das atividades e submissão de trabalhos, contudo apenas os minicursos e oficinas tem taxa à parte.

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Como atividades a serem desenvolvidas ao longo do  II CONEPI  teremos, assim, como na primeira edição:

1- Oficinas pedagógicas (necessário inscrição)-  Esta modalidade de atividade será destinada ao público da educação infantil, fundamental I e  áreas de inclusão, pois entedemos que este público necessita de práticas interdisciplinares que desenvolvam habilidades psicomotoras, manuais, artes e etc.    As oficinas terão carga horária de 3h, acontecendo sempre em turnos opostos aos  Gt's (grupos de trabalhos).  Assim, como no ano passado, abriremos períodos de submissão de propostas.

2- Minicursos (necessário inscrição) - Para esta modalidade destinaremos  carga horária de 6 horas,  com a possibilidade de  ser dividido em dois dias ( 3 h e 3h), para que todos possam participar das  demais atividades.

3- Palestras-   As palestras serão com temas veiculados aos grupos de trabalhos e terão  a carga horária de 2 horas.

4- Conferências (abertura e encerramento) - conferir a programação.

5- Mesas- redondas - As mesas também estarão com temas relacionados aos grupos de trabalhos.

Área do participante

Postado em 04/04/2018

Para o primeiro acesso, vá em: https://doity.com.br/cadastro/, preencha seu e-mail cadastrado. Abra o seu provedor de e-mail, confira a caixa de entrada um e-mail enviado pelo Doity e clique para ativar sua conta e preencha seus dados.

Ativada a conta, pode acessar sempre o link acima, clicar no botão 'LOGIN' no canto superior direito e colocar o e-mail e senha cadastrada. No painel haverá todas as suas inscrições em eventos que utilizam a plataforma Doity. Com informações sobre suas inscrições, basta passar o mouse sobre algum link ou símbolo para saber seu significado e então navegar pelo site.

Inscrição nas atividades

Postado em 21/03/2018

Programação

Acesse aqui a programação detalhada

Conferências

  • 01/06 - 14:30 - 15:30

Conferência de Abertura: Formação de professores em novas construções sociais de aprendizagem

  • 02/06 - 16:15 - 17:45

Conferência de encerramento: Ciência para Educação: Uma ponte entre dois mundos

Mesas-redondas

  • 31/05 - 16:00 - 18:00

Mesa-redonda: Escrita na universidade: letramento e práticas

  • 01/06 - 16:30 - 18:30

Mesa-redonda: Alfabetização no Nordeste e formação continuada

  • 02/06 - 13:30 - 15:30

Mesa-redonda: Psicolinguística e Neurociência em interface com a Educação 

Palestras

  • 01/06 - 11:00 - 12:00

Palestra: O ensino da Língua Portuguesa em meio às variantes linguísticas do Brasil

Minicursos - 31/05/2018 - MANHÃ - 09:00 às 12:00 / 01/06/2018 - TARDE - 13:30 - 16:30

| R$ 40,00/minicurso

Minicurso: Bakhtin e Chomsky: divergências sobre a linguagem

Minicurso: O relatório acadêmico nos diferentes campos do saber: desvelando a escrita, encaminhando a didatização

Minicurso: Esquematizando na graduação: orientações e arquitetura textual para o texto acadêmico

Minicurso: Uso e comunicação através do desenho livre: uma linguagem dos sentimentos e emoções

Minicurso: Letramento e Formação Docente

Minicurso: Psicanálise e Linguagem: Compreendendo o Universo Humano

Minicurso: A utilização da escrita como forma de construção identitária em comunidades indígenas e afro-brasileiras na Paraíba

Minicurso: Por uma pedagogia dos multiletramentos na educação básica

Minicurso: Atendimento Educacional Especializado-AEE: Atividades pedagógicas adaptadas para crianças com deficiência na Sala de Recursos Multifuncionais

Minicurso: Ensino de gramática e aprendizagem ativa: teoria e prática

Minicurso: Como não traduzir: estratégias para evitar a poluição na interpretação Novo

Oficinas pedagógicas - R$ 25,00/oficina - 31/05/2018 - MANHÃ - 09:00 às 12:00

Como fazer inscrição nas atividades?

  1. Estando aberta as inscrições, busque o número de sua inscrição no comprovante de inscrição enviado por e-mail.
  2. Ciente de qual(is) atividades fará, faça agora a sua inscrição a página: https://doity.com.br/conepi/inscricao. Os minicursos custam R$ 40,00 cada e as oficinas R$ 25,00 cada.
  3. No fim da página há a seguinte frase: "Caso já tenha feito sua inscrição no evento e deseja se inscrever apenas em alguma atividade, clique aqui". Então clique na palavra 'aqui'.
  4. No campo Inscrição em atividade coloque o número da sua inscrição e clique em buscar.
  5. Será exibido todas as atividades disponíveis para inscrição no momento com seus respectivos horários, clique em 'Participar' para escolher.
  6. Escolhidas as atividades é só clicar em continuar, aguarde e clique em continuar de novo.
  7. Sua inscrição foi realizada com sucesso! Iremos avaliá-la e entraremos em contato por e-mail.
  8. Depois de avaliado pela comissão organizadora poderá receber o status de sua inscrição como cancelada ou confirmada.
  9. Se sua inscrição for confirmada receberá um e-mail e nele terá um botão para visualizar o comprovante de inscrição.
  10. Feito a inscrição em uma atividade não há mais como modificar. Então não desejando mais essa atividade já inscrita terá que solicitar previamente para à organização o cancelamento da inscrição nessa atividade.

Seja nosso parceiro

Postado em 20/03/2018

Parceria em Hospedagens

Postado em 20/03/2018

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Apto. Studio

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R$ 200,00

R$ 235,00

R$ 270,00

R$ 300,00

Endereço: Av. Cabo Branco, 1890 - Cabo Branco, João Pessoa - PB, 58045-010

Reservas pelo telefone: (83) 3044-6700

Acesse seu site: http://ambassadorflat.wdcom.online/

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O Parahyba Hostel é um empreendimento familiar, que tem como proposta oferecer hospedagem agradável, descontraída, de forma convivial, aconchegante e com preços acessíveis para jovens, adultos, famílias e grupos.

Com decoração rústica, de toque nordestino, é ambiente ideal para quem quer passar férias na praia, curtir a lua de mel ou participar de eventos, concursos e congressos. Os quartos (coletivos e exclusivos) possuem banheiros privativos e podem comportar de 1 a 8 pessoas + cama extra. Você vai se apaixonar!

Ligar (83) 3021.1522 / (83) 99629.2307 (WhatsApp) / parahybahostel.com.br

Parahyba Hostel

Normas do Congresso

Postado em 16/02/2018

O que minha inscrição dá direito?

A Inscrição é intransferível e pessoal. Não haverá devolução de taxas. Inscrevendo em qualquer uma das modalidades o participante terá direito de participar de como palestras, mesas-redondas e submissão de trabalhos. Contudo para os minicursos e oficinas há uma taxa de inscrição à parte.

Declaração de participante

Para o congressita ser devidamente inscrito na modalidade escolhida deverá comprovar com um documento escaneado no formato pdf que tem vinculo com uma instituição de ensino.

Inscrição sem Apresentação de Trabalho

- Grupos de Trabalho como Espectador 

- Mesas redondas, Palestras e Amostras

Inscrição com Apresentação de Trabalho 

- Grupos de Trabalho com submissão de Artigo completo para Publicação, sendo: 1 Trabalho como autor e até 2 Trabalhos como co-autor. 

- Os Orientadores precisam se inscrever no Evento para ganhar certificação.

- Alunos Graduandos: Precisam ter um Orientador vinculado a uma Instituição de Ensino Superior, Instituto Federal ou Escola Técnica.

- Todos os participantes precisam se inscrever no Congresso de acordo com a Modalidade de Inscrição. Caso a modalidade seja como discente, é necessário o envio da Declaração de Vínculo, com a instituição de origem.

Submissão e Avaliação dos resumos 

Os resumos submetidos serão avaliados pelo(s) Coordenador(es) de cada GT, cabendo aos coordenadores aceitar ou não as propostas, ou redirecioná-las para outro GT, caso não se adeque àquele Grupo de discussões. Caso sejam aceitos com restrições, é necessário que o congressista faça as devidas alterações solicitadas, e após isso, reenviar para nova Análise.

Oficinas e Minicursos

Tanto as Oficinas quanto os Minicursos serão modalidades pagas à parte, e cabe ao Congressista querer ou não participar das mesmas.  Dessa forma, é necessário que o congressista se inscreva para que possa participar e ser certificado.

Valores:

- Minicursos: R$ 40,00

- Oficinas: R$ 25,00

Submissão de Oficinas e Minicursos

Os Congresistas (Professores Doutores ou Mestres) poderão enviar propostas de Atividades (Minicursos e Ofinicas) para análises e posteriormente receber o Aceite. 

O Template destas Atividades está Disponível na Aba "Submissão de Atividades", conforme calendário.

O prazo para submissão das atividades se estende do dia 10.03.2018 a 10.04.2018

Forma de envio: RESUMO ESTENDIDO com até duas laudas (Conforme Template). 

A Organização do Evento solicita que os ministrantes das atividades deverão registrar, no Template, os recursos necessários para a sua execução.  

Formas de pagamento

Cartão de crédito

As bandeiras de cartão disponiveis são: American Express, Diners, Mastercard, Hipercard, Visa e Elo. É necessário preencher o Número do cartão,  Código de segurança (3 dígitos que ficam atrás do cartão), Nome exibido no cartão, Data de validade, Data de nascimento (do titular do cartão), Número de parcelas. A inscrição pode ser parcelada, mas para poder ser o valor sem juros deverá escolher 1 parcela. No setor 'Dados do comprador' coloque os dados do 1º titular do cartão.

Boleto Bancário

Nesse método é gerado um boleto que pode ser impresso e pago em qualquer banco ou utilizando o Internet Banking por um celular ou computador que está liberado para fazer transações financeiras (Consulte seu Banco). O boleto tem o vencimento de 3 dias, podendo ser renovado por um link enviado ao e-mail no momento da inscrição. Se não for pago dentro de uma semana sua inscrição será cancelada, de terá que refazê-la.

Depósito Bancário

Os bancos disponíveis são o Banco do Brasil, Banrisul, Itaú e Bradesco. Escolhido o banco é direcionado para uma página do banco correspondente. Para isso, o participante deve fazer essa operação de seu computador pessoal, que já esteja cadastrado e configurado ao Internet Banking e liberado para fazer transações financeiras (Consulte seu Banco).

Nota de empenho

Empenho é uma promessa de pagamento feita pelo órgão público para você ou sua empresa. Ao emitir a nota de empenho, a instituição pública está reservando o dinheiro para ser pago em um momento futuro. Indicado para congressitas que precisam de fundos para custear sua inscrição a partir de sua instituição de ensino.

Para que a inscrição seja confirmada a instituição pagadora deverá enviar à secretaria do evento a Nota de Empenho
por e-mail (conepi@contatosempreendimentos.com.br) com o título: "Nota de empenho" e no corpo do e-mail, informar o nome da instituição pagadora, contato do Departamento Financeiro (telefone, e-mail), endereço completo, nome(s) do(s) participante(s) com seus respectivos CPF, e-mail e categoria (lote) de inscrição. Será considerado o valor correspondente à categoria do participante vigente na data de inscrição.

O Empenho deverá ser emitido a nome de: Rosilene Felix Mamedes-ME

Endereço: Rua Comerciante Aristides Costa, 564, Jd. Cidade Universitária - CEP: 58.052-240

Dados Bancários: Banco Santander, Agência: 4659, Conta-corrente: 1300027522.

Após  o  pagamento  da  Nota  de  Empenho  a  instituição  pagadora  deverá  enviar  o  comprovante  por e-mail conepi@contatosempreendimentos.com.br para para que seja efetuada a baixa do debito da mesma. O respectivo recibo será enviado por e-mail após o termino no congresso.

Participação nas atividades do congresso

Para participar de todas as atividades os congressitas terão que se inscrever, previamente, em cada atividade que desejar participar desde palestras até minicursos, uma vez que liberamos as certificações de todas as atividades do evento. Além disso, terão que entrar em cada atividade  e se credenciar. Isso facilitará a confirmação de sua participação que ocasionará no recibimento do certificado. 

Equipamentos para Apresentações

Todos os Equipamentos utilizados para as Apresentações Individuais, nos GT's, são de INTEIRA RESPONSABILIDADE DE CADA PARTICIPANTE! Portanto, cabe a cada Congressista levar o seu próprio equipamento, como Notebooks e Pendrivers. Não nos responsabilizamos pelos equipamentos, cabendo unicamente aos Congressistas. Disponibilizaremos apenas o Data Show. A Organização do evento comunica que fará o possível para disponibilizar todos os equipamentos, inclusive, notebooks em todas as salas, porém caso não haja  a possibilidade, por alguma eventualidade, o congressista terá que apresentar sem  o referido equipamento. Portanto, para que para que possamos evitar transtornos,  caso seja possível,  será permitido o uso do equipamento de uso pessoal.

CONEPI 2017

Postado em 19/01/2018

Acesse os links abaixo para conteúdos relacionados ao I CONEPI:

 

Certificados 2017

Postado em 18/01/2018

Atenção! Está indisponível no momento a consulta online de certificados emitidos pela Contatos Empreendimentos, pois o setor de desenvolvimento está elaborando um gerenciador que permitirá o aluno ou congressista consultar com mais facilidade e segurança e a certificante gerenciar como um todo.

Enquanto não está disponível, caso tenha algum certificado que ainda não baixou, favor solicitar via e-mail, descrevendo-o: faleconosco@contatosempreendimentos.com.br

Anais I CONEPI (2017)

Postado em 18/01/2018

Prezados congressistas do I CONEPI,

A publicação dos trabalhos nos Anais do I Congresso Nacional em Educação e Práticas Interdisciplinares realizado em junho de 2017 será lançado nos próximos dias neste endereço eletrônico.

Caso algum congressista, necessite da verificação para titulação, basta solicitar por um dos meios de comunicação do congresso, seja a página 'Contato' ou redes sociais que a comissão estará enviando em tempo hábil.

 

Att. Comissão Organizadora do I CONEPI

Normas de submissão

Postado em 11/01/2018

1. PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS DE TRABALHO:

1ª chamada*:

O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia 18 de janeiro até as 23:59 do dia 18  de fevereiro de 2018.

*Desconto promocional  de 50% - Código de acesso para ser colocado na inscrição = CONEPI2018

2ª chamada:

O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia 19 de fevereiro de 2018 até as 23:59 do dia 30 de março de 2018. 

3ª chamada:

O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia 31 de março de 2018 até as 23:59 do dia 22 de abril de 2018

4ª chamada:

O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia  23 de abril de 2018 até as 23:59 do dia 25 de maio de 2018.

* Horário de Brasília.

Faça sua inscrição em: doity.com.br/conepi/inscricao

1.1 Promoção de lançamento

Inscreva-se com desconto de 50% na 1ª chamada! Ao entrar na página de inscrição coloque no campo 'Cupom / Código de acesso' o seguinte termo: CONEPI2018 e clique em validar, escolha sua modalidade trocando o número 0 por 1 na modalidade desejada e continue a inscrição. As modalidades permitem participar de todas as atividades, exceto a de Participante sem submissão de trabalho(s).

1.2 Eixos temáticos para submissão de trabalhos:

1. EIXO 1: LINGUAGEM E ENSINO

2. EIXO 2:  LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

Na página Grupos de trabalho encontram-se os detalhes de cada área temática, acesse aqui.

2. Comunicação Oral

Os trabalhos para comunicação oral devem passar pelo processo de submissão do resumo, carta de aceite do resumo, faz inscrição no evento, correções pelo congressita, envio do trabalho completo com o resumo, carta de aceite do trabalho. Aguarde-se a programação ser definida para encontrar o horário da apresentação e então chegado o dia apresenta-se. A seguir segue as normas quanto à comunicação oral.

2.1 NORMAS DO RESUMO

O resumo do trabalho deve ser escrito em português, entre 200 e 500 palavras (excluindo o título, nome de autores, filiação e palavras-chave), 3 a 6 palavras-chave, formato em papel A4.

Deverá ser organizado contendo: título (centralizado), autor, coautor(es), orientador alinhado à esquerda com suas requeridas instituição(ões) de origem.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou superior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5. As submissões devem ser enviadas no formato Word for Windows  e de acordo com o modelo exposto. Não tendo um computador com o sistema operacional Windows, elabore o texto num programa de edição livre, como LibreOffice ou OpenOffice e ao salvar coloque no formato doc e a codificação ISO 8859-1.

2.2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 10 (DEZ) e, no máximo, 15 (QUINZE) LAUDAS. Deverá ser organizado contendo: título (centralizado), autor, coautor(es), orientador alinhado à esquerda com suas requeridas instituição(ões) de origem.

Estrutura: introdução, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e discussão, conclusão e referências.

Obs.: Ao longo do trabalho poderá conter tabelas e/ou figuras.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou superior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5. As submissões devem ser enviadas no formato Word for Windows. Não tendo um computador com o sistema operacional Windows, elabore o texto num programa de edição livre, como LibreOffice ou OpenOffice e ao salvar coloque no formato doc e a codificação ISO 8859-1.

2.3 PRAZO DE ENVIO DO TRABALHO (ARTIGO COMPLETO)

O envio do trabalho completo será  30 dias após o evento, portanto, no dia 02/07/2018. (Prazo para envio do trabalho completo- todas as chamadas)

* Horário de Brasília.

3. Pôster:

3.1 ELABORAÇÃO DO RESUMO Estendido:

Os trabalhos serão publicados nos anais, com ISBN, de acordo com as normas de publicação da biblioteca nacional. Publicação do resumo Estendido (mínimo 2 laudas e máximo 5 laudas).

Deverá ser organizado contendo: título (centralizado), autor, coautor(es), orientador alinhado à esquerda com suas requeridas instituição(ões) de origem.

Estrutura: introdução, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e discussão, conclusão e referências.

Obs.: Ao longo do trabalho poderá conter tabelas e/ou figuras.

O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou superior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5. As submissões devem ser enviadas no formato Word for Windows. Não tendo um computador com o sistema operacional Windows, elabore o texto num programa de edição livre, como LibreOffice ou OpenOffice e ao salvar coloque no formato doc e a codificação ISO 8859-1.

2.3 Elaboração do Pôster

A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores, seguindo as orientações do evento.

Os painéis podem medir até 120 centímetros de comprimento e até 90 centímetros de largura. A fixação e retirada dos mesmos é de responsabilidade dos autores.

A informação nele contida deve ser legível de modo a permitir uma leitura fácil, devendo apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o resumo submetido.

3. COMO SUBMETER O RESUMO / Trabalho?

O participante deve realizar sua inscrição e logo após acessar a página Submissão e enviar seu resumo. Após o envio, aguardar o e-mail de confirmação de recebimento pelo comitê científico. Trabalhos fora da formatação serão devolvidos ou com pedências,  portanto, fiquem atentos aos e-mails, pois caso  o seu resumo seja aceito com "ressalvas", estas serão solicitadas, após o ajuste, o congressista deverá reenviar o resumo para nova análise. Lembramos que os trabalhos só estarão aceitos após a carta de aceite da comissão científica e o pagamento da taxa de inscrição de acordo com o prazo de cada chamada.

No momento do envio os autores deverão informar o eixo temático e grupo de trabalho de adequação de seu trabalho e a modalidade de apresentação de sua preferência, podendo ser oral ou pôster. Entretanto, o parecer final sobre a modalidade de apresentação será a cargo da comissão científica.

3.1 Grau acadêmico do autor

Para melhor distribuição dos Trabalhos, faz-se necessário que o(s) autor(es) especifique(m) sua situação acadêmica, logo abaixo do nome completo:
Graduando ou Graduado em:
Mestrando ou Mestre em:
Doutorando ou Doutor em:  
Em seguida, descreve-se a Instituição de filiação.

4. ORIENTAÇÕES GERAIS:

Para que os artigos sejam incluídos na programação e para que todos sejam publicados nos anais do congresso,  o autor e coautores deverão estar inscritos no evento. Cada participante inscrito poderá submeter 1 trabalho como autor e até dois como coautor. Os orientadores dos trabalhos precisarão ter vínculo com universidades, institutos federais ou faculdades e serão certificados por orientações.

O(a) congressista inscrito(a) com graduando que esteja sem orientador(a) deve submeter pôster. Caso graduandos queiram submeter resumo para a modalidade comunicação oral, é necessário que estejam vinculados a um Orientador Mestre ou Doutor.

O congressista que submeteu um trabalho em um Grupo de trabalho errado, por erro de digitação no formulário ou porquê o avaliador solicitou a alteração, deve requerer à Comissão Científica pela página de contato a exclusão desta submissão. Depois disso, o congressista terá que submeter novamente, agora no GT certo.

5. SELEÇÃO:

Os trabalhos a serem apresentados no II CONEPI- E(M) LINGUAGENS terão seus resumos avaliados por pareceristas Ad hoc e serão aprovados após análise de mérito. É de responsabilidade da comissão científica avaliar a qualidade científica e formatação do resumo, caso a comissão julgue que o resumo precisa de ajustes, este será aceito, parcialmente, até o envio das adequações solicitadas. O Comitê Organizador aceitará ou rejeitará o trabalho de acordo com os pareceres.

A modalidade de apresentação pretendida pelo(s) Congressista(s) não implica diretamente que este(s) serão alocados naquela modalidade. Cabe à Comissão Científica do Congresso decidir, por um critério de seleção de qualidade das temáticas e inovação das propostas, quais Trabalhos se adequam às modalidades:
a) Comunicação Oral
b) Pôster

5.1. Prazos de correções de trabalho

Caso o trabalho (resumo) seja aceito com pendências, A COMISSÃO SOLICITARÁ OS AJUSTES que deverão ser atendidos pelos autores e o trabalho reenviado para A PUBLICAÇÃO, de acordo com os prazos   para os reenvios ( será disponibilizado posteriormente).

Publicação com ISBN: APRESENTAÇÃO ORAL PUBLICAÇÃO DO ARTIGO COMPLETO / PÔSTER.

Pôsteres – publicação do trabalho completo.

6. RESULTADOS:

De acordo com os envios dos resumos, a qual é enviado junto com a inscrição, a banca estará enviando a carta de aceite em tempo hábil, para as correções que deverão ser enviadas para o  II CONEPI. Após o aceite, do resumo do trabalho, o congressista deverá gerar o seu boleto e efetuar o pagamento para a efetivação da sua inscrição.

7. Apresentação de trabalhos

7.1. APRESENTAÇÃO DO PÔSTER:

A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores, seguindo as orientações do evento.

Os painéis podem medir até 120 centímetros de comprimento e até 90 centímetros de largura. A fixação e retirada dos mesmos é de responsabilidade dos autores.

A informação nele contida deve ser legível de modo a permitir uma leitura fácil, devendo apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o resumo submetido.

Os trabalhos também serão publicados nos anais, com ISBN, de acordo com as normas de publicação da biblioteca nacional. 

*Seguir a estrutura do artigo (introdução, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e discussão, conclusão e referências).

7.2. APRESENTAÇÃO ORAL:

Recomenda-se que os autores utilizem entre 10 e 12 minutos, reservando entre 5 minutos para as perguntas e respostas, ao final da apresentação.

Em cada uma das sessões técnicas haverá monitores que auxiliarão o coordenador na organização da sessão, como conferência dos trabalhos e controle do tempo das apresentações.

Os autores deverão estar presentes no local da apresentação 30 minutos antes do início da sessão a fim de transferir o arquivo da apresentação para o equipamento disponibilizado na sala.

A ordem de apresentação será previamente divulgada.

O autor do trabalho receberá o certificado de apresentação. O trabalho será ainda publicado sobre a forma de ANAIS que será divulgado posteriormente no site eletrônico do evento.

F.A.Q. - Tira dúvidas

Postado em 11/01/2018

O que minha inscrição dá direito?

Inscrevendo em qualquer uma das modalidades o participante terá direito de participar de todos os itens da programação, como palestras, mesas-redondas, oficinas e submissão de trabalhos. As duas últimas modalidades de inscrição são para participantes sem apresentação de trabalhos, o qual poderão participar do resto da programação. Para as oficinas é necessário se inscrever na(s) desejada(s) com taxa já inclusa. O prazo de inscrição das oficinas ainda não foi aberto, mas será comunicado pelos canais de comunicação do evento.

Como se inscrever no II CONEPI?

  1. Vá no menu Inscrições Se estiver na 1ª chamada coloque o cupom / código de acesso: CONEPI2018, clique em validar e obtenha 50% de desconto em qualquer modalidade.
  2. Escolha sua modalidade e clique no botão 'mais (+)' em Quantidade. As modalidades que estão com os botões verdes são as ativas.
  3. Desça a página, coloque seu nome e e-mail e avançe em Continuar
  4. Preencha todos os dados dentro de 15 minutos
  5. Clique na forma de pagamento desejada, preecha os dados solicitados embaixo, clique no checkbox 'Li e concordo com o regulamento' e clique em Continuar.
  6. Se for, Boleto tem até três dias para ser feito o pagamento. No e-mail enviado há a opção de imprimir novamente o e-mail ou se passou do vencimento gerar um novo boleto em até uma semana. Fique atento aos prazos.
  7. Em todas os métodos é enviado um e-mail para o endereço cadastrado ou para realizar o pagamento do Boleto ou criar uma conta no Moip (Gerenciador Financeiro) para concluir.
  8. Confirmado o pagamento, o participante terá uma conta no sistema para sua área do participante. Nele, o participante poderá conferir todas as suas inscrições em eventos e editá-las, acessar os trabalhos submetidos e os certificados disponíveis.

Formas de pagamento

Cartão de crédito

As bandeiras de cartão disponiveis são: American Express, Diners, Mastercard, Hipercard, Visa e Elo. É necessário preencher o Número do cartão,  Código de segurança (3 dígitos que ficam atrás do cartão), Nome exibido no cartão, Data de validade, Data de nascimento (do titular do cartão), Número de parcelas. A inscrição pode ser parcelada, mas para poder ser o valor sem juros deverá escolher 1 parcela. No setor 'Dados do comprador' coloque os dados do 1º titular do cartão.

Boleto Bancário

Nesse método é gerado um boleto que pode ser impresso e pago em qualquer banco ou utilizando o Internet Banking por um celular ou computador que está liberado para fazer transações financeiras (Consulte seu Banco). O boleto tem o vencimento de 3 dias, podendo ser renovado por um link enviado ao e-mail no momento da inscrição. Se não for pago dentro de uma semana sua inscrição será cancelada, de terá que refazê-la.

Depósito Bancário

Os bancos disponíveis são o Banco do Brasil, Banrisul, Itaú e Bradesco. Escolhido o banco é direcionado para uma página do banco correspondente. Para isso, o participante deve fazer essa operação de seu computador pessoal, que já esteja cadastrado e configurado ao Internet Banking e liberado para fazer transações financeiras (Consulte seu Banco).

Pagamento

O pagamento deve ser quitado em até uma semana de feita a inscrição. Se for Boleto Bancário pode ser renovado dentro desse periodo sem ônus. Quando passar de uma semana a inscrição deixará de ser pendente para está cancelada. O participante pode entrar em contato com a organização por um de nossos canais para gerar uma nova cobrança, contudo se dará o valor da chamada de inscrições atual. Confirmado o pagamento, o participante receberá o comprovante de inscrição.

Como submeter trabalhos?

  1. Feito sua inscrição, acesse a página de Submissão e escolha o tipo de submissão nas abas, como resumo, oficina, trabalho completo, etc.
  2. Leia o regulamento e áreas temáticas.
  3. Baixe o modelo de submissão (Template).
  4. Preencha o formulário e envie.
  5. Aguarde a avaliação e recebimento da Carta de Aceite pela Comissão Científica.
  6. Fique atento ao seu e-mail, pois o seu trabalho pode está precisando de correções e será enviado para a Revisão.

Imprimir Comprovante de inscrição

  1. Acesse este endereço eletrônico: https://doity.com.br/conepi/comprovante
  2. Digite seu e-mail e clique em Continuar.
  3. Clique sobre seu nome
  4. Pronto! Será gerado o comprovante. Imprima-o e apresente no credenciamento no dia do evento.

Inscrição nas atividades

  1. Estando aberta as inscrições, busque o número de sua inscrição.
  2. Esse número pode ser localizado no e-mail de confirmação de inscrição ou pelo comprovante de inscrição que precisa seguir os passos do tutorial acima, pegar o número de inscrição e depois voltar para o próximo passo deste.
  3. Acesse a página da programação em https://doity.com.br/conepi/calendario e analise qual(is) atividades participará. Observe os horários e clicando sobre eles poderá ver mais informações. Ciente de qual(is) atividades fará, faça agora a sua inscrição. Os minicursos e oficinas tem uma taxa à parte confira aqui.
  4. Abra a página de inscrição em https://doity.com.br/conepi/inscricao
  5. No fim da página há a seguinte frase: "Caso já tenha feito sua inscrição no evento e deseja se inscrever apenas em alguma atividade, clique aqui". Então clique na palavra 'aqui'.
  6. No campo Inscrição em atividade coloque o número da sua inscrição e clique em buscar.
  7. Será exibido todas as atividades disponíveis para inscrição no momento com seus respectivos horários, clique em 'Participar' para escolher.
  8. Escolhidas as atividades é só clicar em continuar, aguarde e clique em continuar de novo.
  9. Sua inscrição foi realizada com sucesso! Iremos avaliá-la e entraremos em contato por e-mail.
  10. Depois de avaliado pela comissão organizadora poderá receber o status de sua inscrição como cancelada ou confirmada.
  11. Se sua inscrição for confirmada receberá um e-mail e nele terá um botão para visualizar o comprovante de inscrição.
  12. Feito a inscrição em uma atividade não há mais como modificar. Então não desejando mais essa atividade já inscrita terá que solicitar previamente para a organização o cancelamento da inscrição nessa atividade.

Grupos de Trabalho

Postado em 11/01/2018

EIXO 1: LINGUAGEM E ENSINO

 

GT 1: PSICOLINGUÍSTICA, NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Coordenadores

Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Proling)

Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB/Proling)

 

O nosso Grupo de Trabalho tem como objetivo agregar pesquisas que focalizem a interface entre Psicolinguística, Neurociência e Educação, possibilitando a reflexão e o diálogo entre essas áreas, tendo, como ponto de convergência, a possibilidade de contribuir direta ou indiretamente com a Educação Linguística que ainda precisa ser divulgada e levada tanto para os alunos da licenciatura em LETRAS e áreas afins, quanto para os alunos dos níveis básico, fundamental e médio. Essas áreas têm muitos resultados de pesquisa e conhecimento sedimentado que devem ser postos em prática, visando a melhora das possibilidades de aprendizagem da língua portuguesa como língua materna e de línguas estrangeiras como L2. O nosso GT é uma oportunidade para o fomento desse diálogo e dessa reflexão. Para isso, contaremos com um minicurso e uma mesa redonda vinculados ao GT, além de apresentações via comunicação oral e pôster. Esperamos receber trabalhos que focalizem essas interfaces.

 

GT 2: LINGUAGEM, DISCURSO E SOCIEDADE

Coordenadores

 Dr. Pedro Farias Francelino (UFPB/Proling)

Me. Wilder Kleber Fernandes de Santana (UFPB/Proling)

 

Este Grupo de trabalho trará o debate sobre os diferentes discursos que estão imersos na sociedade, trazendo à luz debates com a temática da Análise Dialógica do Discurso, Teoria da Enunciação e áreas afins. https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif Após a grande virada para o século XXI, pudemos presenciar um crescimento gradativo de discussões, em âmbito nacional e internacional, sobre a os meios de manifestação da linguagem humana, em suas micro e macro esferas: religião, política, educacional, estética, moral etc. Esses campos de saber também são denominados de criações ideológicas [Medviédev (2010 (1929)]. Apesar de a maioria das análises terem se voltado para os domínios da escrita durante grande parte das Idades Média e Contemporânea, também temos presenciado, na pós-modernidade, a inserção e proposição de trabalhos voltados para a oralidade. É nessa perspectiva mútua de saberes orais e escritos que este GT visa a reunir trabalhos que explorem esses espaços ideológicos, reflexões que abordem os discursos que se proliferam na sociedade, através de Estudos que tenham fundamentação teórica em Bakhtin e o Círculo.

 

GT 3: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Coordenadoras

Drª. Evangelina Maria Brito de Faria (UFPB-Proling)

Drª. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB-Proling)

 

O GT Aquisição da Linguagem e Letramento tem por objetivo apresentar discussões acerca dos processos iniciais de aquisição da Linguagem oral e sinalizada, bem como, trazer discussões acerca dos processos iniciais da aquisição da escrita escolarizada. Sob a coordenação de Dra  Evangelina Faria e  Dra Marianne Cavalcante.

 

GT 4: ENSINO DE LÍNGUA(S) E OS GÊNEROS DISCURSIVOS

Coordenador

 Me. Elias Coelho da Silva (IFPE)

 

Partindo do princípio de que os gêneros discursivos são formas relativamente estáveis de realização da língua nos mais variados campos de atividade humana, este GT busca acolher trabalhos de pesquisa ou experiências didáticas que visem o ensino de línguas (materna ou L2) com base no estudo dos gêneros discursivos. O objetivo do GT é gerar intercâmbio entre pesquisas e práticas docentes quem compreendam o gênero do discurso como ponto de partida para o ensino de língua materna ou estrangeira.

 

 

 

GT 5: LITERATURA, GÊNERO E PSICANÁLISE

Coordenadores

Dr. Hermano de França Rodrigues (UFPB/PPGL)

Prof. Me. Jhonatan Leal da Costa (UEPB)

 

O GT alberga pesquisas, concluídas e/ou andamento, que se debrucem sobre os estudos de gênero em conexão com a Educação. Explora, ainda, os conceitos de sexo, sexismo e sexualidade, articulando-os à noção de corpo. Dessa forma, este GT acolhe pesquisas que, alicerçadas nos estudos psicanalíticos, busquem compreender a arte (literária, cinematográfica, musical etc.) como territórios capazes de reverberar a subjetividade humana, em seus novos/antigos funcionamentos.

 

GT 6: Letramento Acadêmico: teorias e práticas

Coordenadores: 

Drª. Regina Celi Mendes Pereira

Dr.ª Poliana Dayse Vasconcelos Leitão (polianadayse@hotmail.com)

Me. Hermano Aroldo Gois Oliveira (oliveirahermano.letras@gmail.com)

Ma. Alessandra Magda de Miranda (alessandra_ufpb@hotmail.com)

 

O objetivo do GT é reunir estudos e pesquisas que contemplem práticas e eventos de letramento acadêmico, tanto no que se refere aos aspectos sócio-funcionais dos gêneros de maior impacto no meio acadêmico quanto no que relaciona às práticas pedagógicas nesse contexto.  Nesse sentido, o GT acolhe trabalhos e discussões desenvolvidos sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, desde que situem a escrita acadêmica em seus usos, práticas e funções sociais.

 

EIXO 2:  LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES

 

GT1: LINGUAGEM, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E FORMAÇÃO DOCENTE

Coordenadoras  

Drª. Maria de Fátima Almeida (UFPB/Proling)

 Esp. Rita de Lúcia G. de Sousa (UFPB/Proling)

 

O presente GT irá reunir estudiosos que queiram contribuir para a discussão em torno de Como a Linguagem pode ser utilizada como um dispositivo/horizonte de saberes e práticas sociais, em âmbito interdisciplinar, e principalmente no que concerne à formação docente, assunto que até hoje carece de aprofundamento. Em sua prática, o professor deve possuir conhecimento prático, mas também de panoramas teóricos que subsidiem sua postura ética/profissional.

 

GT2: EDUCAÇÃO E LETRAMENTO(S)

Coordenadoras

Ma Rosilene Felix Mamedes (PPGL-UFPB)

Ma. Maria do Carmo M. A. Neta (Faculdade Maurício de Nassau)

 

 

Com este Grupo de trabalho teremos a discussão que reflita sobre a educação e seus múltiplos letramentos, sendo norteado sobre o viés da linguagem, além de congregar trabalho que debatam as práticas leitura e escrita em sala de aula. Dessa forma, congregaremos trabalhos que tragam as Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. Análise de currículos e programas de ensino da língua materna. Programas e projetos de alfabetização atuais. Análise histórica dos métodos de Alfabetização. A prática construtivista na alfabetização. A Alfabetização como processo cognitivo. Psicogênese da alfabetização. Alfabetizar Letrando: abordagem discursiva.

 

GT 3: PRÁTICAS INCLUSIVAS, TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

Coordenadora

Ma. Karla Alves Carlos (Faculdade Maurício de Nassau)

 

Este GT terá o debate com reflexões críticas sobre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. Diferenciação entre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O papel do psicopedagogo frente a não culpabilização do aluno e da família diante da queixa de dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O lugar da neurolinguagem e suas contribuições para aquisição da linguagem. Transtornos como TGD/TDAH entre outras dificuldades de aprendizagem e o processo educativo. Psicopedagogia: modelo teórico ou ciência de aplicação prática? Intervenção psicopedagógica: avaliação, conceituação e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky. A intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação da aprendizagem: implicações pedagógicas, econômicas e sociais. A avaliação na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental: objetivos, importância e características.

 

 

GT 4: EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA E NOVAS TECNOLOGIAS

Coordenadora

Ma. Ana Carolina Oliveira (IFPB)

 

Educação e Informática. Novas tecnologias no ensino. Mobilidade no Ensino. Conceitos e modelos de educação; Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem. O letramento digital no ensino-aprendizagem de literatura. Robótica, jogos e enfoque teórico-prático sobre o uso de tecnologias móveis (tablets, smathphones, netbooks). Mobile learning: o que há de “novo” para o ensino da educação básica.

 

 

GT 5: LINGUAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE LIBRAS

Coordenadores

Ma. Marie Goreth Dantas (UFPB)

Me. José Gualberto Praxedes (UFPB)

 

Este GT trará o debate sobre o ensino de LIBRAS na perspectiva inclusiva, discutindo o tema pelo viés do ensino, além de trazer à tona a importância dos protagonistas dessa inclusão: Aluno surdo; intérprete e tradutor de LIBRAS; professor em processo de inclusão; atividades e práticas inclusivas; Libras e ensino; Libras e Inclusão. Além de trabalhos que discutam e inclusão social e direitos humanos. Elementos constitutivos do sistema de exclusão/inclusão social: as pessoas, as instituições sociais. Desigualdade social e diversidade. Processo/produto da construção do conhecimento e inclusão social. Pertencimento social e relações sociais. Fundamentação teórica e metodológica da educação inclusiva para surdos. Práticas educacionais, estratégias de inclusão social para alunos surdos. A inclusão como construção do indivíduo cidadão (surdo). Identidade pessoal, protagonismo social e construção do projeto de vida na escola. Educação inclusiva e políticas públicas para alunos surdos. A contribuição da neurolinguagem para educação inclusiva.

 

GT 6: LITERATURA, CINEMA E OUTROS GÊNEROS

Coordenador

Dr. Natanael Duarte (UFRPE)

 

Este GT terá  o enfoque de atrelar a interdisciplinaridade entre a Literatura, cinema e outros gêneros, congregando trabalhos que discutam  essa temática, assim, como  diálogos pertinentes em subáreas da Literatura como: literatura fantástica, neofantástica, literatura intimista,  Literatura e cinema, literatura e música; literatura e cultora; semiótica   e demais  diálogos possíveis.

 

GT 7: Linguagem, diversidade e multiculturalismo

Coordenadora

Ma Larissa Albuquerque (UFPB-PPGE)

Refletir a respeito do uso da linguagem no contexto educativo, compreendendo a complexidade dos processos de eliminação ou minimização das exclusões em vinculação com as perspectivas interculturais, inclusivas, da diversidade e da justiça social. Discussão sobre os estudos das políticas de ações afirmativas; cotas no ensino superior e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Objetivos

Postado em 11/01/2018

GERAL

Fomentar o debate interdisciplinar sobre educação e demais áreas que envolvem a escola, sociedade e o contexto de ensino-aprendizagem, a partir da linguagem e das contribuições que esta pode trazer para a educação e para todos os sujeitos envolvidos no processo educacional.

 

ESPECÍFICOS

  • Propiciar o debate sobre educação, espaços sociais e interdisciplinaridade;
  • Compreender o processo de educação à luz da interdisciplinaridade;
  • Debater a educação como meio de inserção social e inclusiva;
  • Ampliar e aperfeiçoar a discussão sobre o papel do psicólogo, psicopedagogo, neuropsicopedagogo e da equipe multiprofissional nas diversas esferas sociais, como forma de agregar valores à educação e, consequentemente, ao ensino-aprendizagem;
  • Discutir a educação a partir da óptica do currículo, formação docente, legislações educacionais, educação inclusiva, diversidade e direitos humanos e etc.
  • Ampliar o debate sobre a Linguagem, congregando diversas áreas da linguística.

 

PROGRAMAÇÃO

Será divulgada posteriormente com grandes nomes da educação nacional, oficinas, minicursos, conferências e grupos de trabalhos com publicação com ISSN.

Comissões

Postado em 11/01/2018

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues

 Prof. Dr. Pedro Farias de Francelino

Profª. Drª. Maria de Fátima Almeida

Profª. Ma. Rosilene Felix Mamedes

Prof. Me. Wilder Kleber Fernandes de Santana

Profª. Ma. Maria do Carmo M. A Neta

Profª. Ma. Marie Goreth Dantas de Assis e M. Batista

Prof. Me. Elias da Silva Coelho

Prof. Dr. Márcio Martins Leitão

 Prof. Dr. José Ferrari Neto

Profª. Drª. Evangelina Maria Brito de Faria

Profª. Drª. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

Profª. Drª Regina Celi Mendes Pereira

 

COMISSÃO CIENTÍFICA

Prof. Dr. Márcio Martins Leitão

Prof. Dr. José Ferrari Neto

Profª. Drª. Evangelina Maria Brito de Faria

Profª. Drª. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante

Profª. Drª Regina Celi Mendes Pereira

Profª. Drª  Poliana Dayse Vasconcelos Leitão

Profª. Ma. Karla A. Carlos

Profª. Ma. Rosilene Felix Mamedes

Prof Me Wilder Kleber Fernandes de Santana

Profª. Ma. Maria do Carmo M. A. Neta

Prof.  Me Hermano Aroldo Gois Oliveira

Profª. Ma Alessandra Magda de Miranda

 

                                                                                         

COMISSÃO TÉCNICA

Profª. Ma. Karla A. Carlos

Profª. Ma. Rosilene Felix Mamedes

Prof. Me. Wilder Kleber Fernandes de Santana

Profª. Ma. Maria do Carmo M. A. Neta

Esp. Adilma Machado

Adriana Cláudia da Silva Rocha

Vanderson D. S. Santos

Edian Pinheiro de Sousa Natália Diniz

 

 

COMISSÃO DE INTÉRPRETES

Vanderson D. S. Santos

Edian Pinheiro de Sousa Natália Diniz

 

COMISSÃO DE CORPO EDITORIAL

Profª. Ma. Rosilene Felix Mamedes

Prof. Me. Wilder Kleber Fernandes de Santana

Profª. Ma. Maria do Carmo M. A Neta

 

PROJETO GRÁFICO E WEB SITE

Natan Cardoso Bezerra