Blog
Anais II CONEPI 2018
Emissão de certificados do II CONEPI
Regularização de situação
Prezados autores de trabalho e orientadores que não realizaram inscrição no II CONEPI e desejam quitar sua situação para publicação nos Anais do evento, façam o seguinte procedimento:
Realize um depósito bancário até dia 31 de julho de 2018 para a conta de:
- Rosilene Felix Mamedes ME
- Agência: 4659
- C/C: 130027522
- Banco Santander
Envie um e-mail para conepi@contatosempreendimentos.com.br com o comprovante do depósito em anexo e no corpo do e-mail: seu nome completo, CPF, título do trabalho, autor (e coautores, se houver), Eixo e GT, tipo de participação (autor, coautor, orientador).
O trabalho completo deve ser enviado pelo endereço: https://doity.com.br/conepi/artigos?modelo=753#primary Não deve ser colocado os participantes que não fizeram inscrição, mas informando no e-mail anterior que estará enviando o trabalho completo pela plataforma.
Att. Comissão Científica do II CONEPI
Ausência no II CONEPI
Certificados e trabalhos
HORÁRIOS DAS COMUNICAÇÕES ORAIS E PÔSTER ( 01-06 E 02-06)
EIXO 1- GT 1: PSICOLINGUÍSTICA, NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO
SALA: 407 Dia: 01-06-2018
HORÁRIO |
TRABALHO |
08:30 |
A AVALIAÇÃO DA COMPREENSÃO LEITORA EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA COM O TESTE DECLOZE (KÁTIA NAZARETH MOURA DE ABREU) |
08:50 |
CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PREPARAÇÃO PARA O ENSINO DE LEITURA |
09:10 |
A POLITECNIA NA TRANSLAÇÃO ENTRE PSICOLINGUÍSTICA E EDUCAÇÃO |
09:30 |
ESPELHAMENTO E DISLEXIA NA ALFABETIZAÇÃO: UM ESTUDO DE BASE HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/47233"NEUROCOGNITIVA |
09:50 |
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA LEITURA E ESCRITA: UM ESTUDO DE CASO COM UMA CRIANÇA REPETENTE DO 1º ANO FUNDAMENTAL |
10:10 - 10:30 |
DEBATE |
Dia: 02-06-2018
HORÁRIO |
TRABALHOS |
08:30 |
NEUROCIÊNCIA E NEUROEDUCAÇÃO NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS: COMO E POR QUÊ? |
08:50 |
|
09:10 |
A PERCEPÇÃO-PRODUÇÃO DA FRICATIVA INTERDENTAL SURDA DO INGLÊS /?/ POR FALANTES BRASILEIROS |
09:30 |
A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DE COESÃO E DA COERÊNCIA NO PROCESSO DE COMPREENSÃO TEXTUAL. (ANTONIA BARROS GIBSON SIMÕES) |
09:50 |
DEBATE |
EIXO 1- GT 2:
LINGUAGEM, DISCURSO E SOCIEDADE
SALA: 510 Dia:01-06-2018
HORÁRIO |
TRABALHO |
08:30 |
TIROS OU BOMBAS: OS DISCURSOS DE RESISTÊNCIA À VIOLÊNCIA NO EXPERIMENTO SOCIAL E VIRAL “SOM DA GUERRA” |
08:45 |
ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DO TRABALHO DOCENTE: REPRESENTAÇÕES SOBRE ALUNOS EM ENTREVISTAS DE INSTRUÇÃO AO SÓSIA |
09:00 |
OS EFEITOS DE SENTIDO DO DISCURSO FEMININO EM A IMAGINÁRIA DE ADALGISA NERY |
09:15 |
O DISCURSO RELIGIOSO CATÓLICO NA HISTÓRIA EM QUADRINHOS “O DEMOLIDOR”, DE FRANK MILLER: A REPRESENTAÇÃO DA PERSONAGEM “MATT MURDOCK” |
09:30 |
A VALORAÇÃO NO GÊNERO COMENTÁRIO ONLINE SOBRE A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE DEUS |
09:45 10:15 |
DEBATE |
Dia: 02-06-2018
08:30 |
UMA ANÁLISE DO MANUAL DA SECRETÁRIA MODERNA À LUZ DA ANÁLISE DO DISCURSO FRANCESA |
08:45 |
UMA LEITURA DE TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA SOB A ÓTICA DA PLURIDISCURSIVIDADE BAKHTINIANA |
09:00 |
UMA ANÁLISE DA TEORIA DIALÓGICA DA LINGUAGEM: IDENTIDADE DO PROFESSOR EM CHARGES |
09:15 |
ANÁLISE DIALÓGICO-DISCURSIVA DO “ROMANCE XVI OU DA TRAIÇÃO DO CONDE”, DE CECÍLIA MEIRELES |
09:30 |
UMA ANÁLISE BAKHTINIANA DO DISCURSO POLÍTICO DO PSTU SOBRE A CRISE RECENTE E SOBRE A DEGENERAÇÃO DO PT |
09:45 |
ARTEFATO CULTURA SURDA: UMA VIVÊNCIA ARTÍSTICA A PARTIR DA OBRA DE HIDETO NORITOMI |
10:00-10:30 |
DEBATE |
EIXO 1 - GT 3:
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM – SALA: 512 01-06-2018
HORÁRIO |
TRABALHO |
08:30 |
A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: OS GESTOS RITMADOS E O CONTÍNUO VOCAL |
08:45 |
PRÁTICAS DE LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES |
09:00 |
ORALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA PERSPECTIVA DA NOVA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR |
09:15 |
NATURAL OU SOCIAL? PASSEANDO POR PERSPECTIVAS DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM |
09:30 |
A NEGAÇÃO DE UMA CRIANÇA AUTISTA NA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UMA ANÁLISE MULTIMODAL |
09:45 |
PRÁTICAS DE REESCRITA NO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA |
10:00 |
CENAS DE ATENÇÃO CONJUNTA: GESTO DE APONTAR E A PRODUÇÃO VOCAL INFANTIL (KÁTIA ARAÚJO DE LIMA, THALITA MARIA LUCINDO AURELIANO) |
10:15 10:45 |
DEBATE |
Dia: 02-06-2018
08:30 |
A EDUCAÇÃO BILÍNGUE COMO SUPORTE PARA AQUISIÇÃO DE L1 E L2 PARA OS SURDOS |
08:45 |
A APROPRIAÇÃO DA LEITURA E ESCRITA NA LÍNGUA PORTUGUESA POR CRIANÇAS SURDAS NO CICLO DE APRENDIZAGEM: SOB A PERSPECTIVA DO PROGRAMA SOMA (FÁBIA SOUSA DE SENA, MARIANNE CARVALHO B. CAVALCANTE) |
09:00 |
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM: UM CONTRASTE ENTRE O MENTALISMO E O MATERIALISMO |
09:15 |
A LINGUAGEM ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
09:30 |
O GESTO DÊITICO EM SINCRONIA COM AS HOLOFRASES |
09:45 |
GESTOS RITMADOS EM SINCRONIA COM O JARGÃO |
10:00 |
EPILEPSIA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: REVISÃO DE LITERATURA |
10:15-10:45 |
DEBATE |
EIXO 1 - GT 4
ENSINO DE LINGUA(S) E OS GÊNEROS DISCURSIVOS
SALA: 513 Dia: 01-06-2018
Dia: 02-06-2018
08:30 |
ATIVIDADES DE LEITURA NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO EM: ESPAÇO PARA A FORMAÇÃO DE LEITORES |
08:45 |
PRÁTICAS LEITORAS NO LIVRO DIDÁTICO DE PORTUGUÊS DO ENSINO MÉDIO: DO QUE SE DIZ AO QUE SE FAZ |
09:00 |
A CRÔNICA E SUAS PERSPECTIVAS ESCOLARES (MYLENNA VIEIRA CACHO, FRANCIELLY COELHO DA SILVA) |
09:15 |
LÍNGUA – CONSTRUIR E DESCONSTRUIR TEXTOS O QUE EU SEI SOBRE OS TEXTOS QUE PRODUZO? |
09:30 |
|
09:45 |
SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ESTUDO DE RESUMOS A RESENHAS |
10:00 |
A MODALIZAÇÃO NAS TIRINHAS: UM RECURSO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS |
10:15-10:45 |
DEBATE |
EIXO 1 - GT 5:
LITERATURA, GÊNERO E PSICANÁLISE
SALA: 504 02-06-2018
HORÁRIO |
TRABALHO |
08:30 |
POR TRÁS DAS PALAVRAS: O EMPREGO DO GÊNERO “CARTA” DESDE A ÓTICA DA PSICANALISE EM CARTA A UNA SEÑORA EN PARÍS, DE CORTÁZAR |
08:50 |
OS CONTOS DE FADAS NO ENSINO DA LITERATURA: CONSTRUÇÃO DO FEMININO EM "A BELA ADORMECIDA" (YASMIN DE ANDRADE ALVES) |
09:10 |
DIVERSIDADE SEXUAL E INFÂNCIA: A QUESTÃO DA (HOMOHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46260")SEXUALIDADEHYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/46260" E DA IDENTIDADE DE GÊNERO EM DESENHOS ANIMADOS INFANTIS CONTEMPORÂNEOS |
09:30 |
UMA ANÁLISE NOS CONCEITOS DE SIGMUND FREUD DA PERSONALIDADE DE NELSINHO NO CONTO “ÚLTIMO AVISO” DO AUTOR CURITIBANO DALTON TREVISAN: ID, EGO E SUPEREGO |
09:50 |
A ABORDAGEM DA SEXUALIDADE NO PROGRAMA SAÚDE NAS ESCOLAS: DIALOGANDO COM OS GESTORES |
10:10-10:30 |
DEBATE |
EIXO 1 - GT 6:
LETRAMENTO ACADÊMICO: TEORIAS E PRÁTICAS
SALA: 406 01-06-2018
EIXO 2 - GT 1:
LINGUAGEM, PRÁTICAS INTERDICIPLINARES E FORMAÇÃO DOCENTE
AUDITÓRIO- 411 Dia: 01-06-2018
Dia:02-06-2018
EIXO 2 - GT 2: EDUCAÇÃO E LETRAMENTO(S)
SALA: 514 Dia: 01-06-2018
Dia: 02-06-2018
08:30 |
TRABALHANDO O GÊNERO TEXTUAL “CONTO”: UMA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO COMO PRÁTICA SOCIAL |
08:50 |
CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DE PAULO FREIRE E DE ANA MAE BARBOSA PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO |
09:10 |
RETRATOS DO LEITOR DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS DO IFPB, NO CAMPUS PICUÍ (WEBER FIRMINO ALVES, JOSEFA MAIARA DINIZ SILVA, CAROLINE DOS SANTOS ALVES) |
09:30 |
ALFABETIZAÇÃO E PROGRESSO EM LEITURA: ACOMPANHAMENTO LONGITUDINAL DE ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL |
09:50 |
A ORALIDADE: UM OLHAR INTERATIVO NAS AULAS DE PORTUGUÊS |
10:10 |
FONOAUDIOLOGIA E PEDAGOGIA: A INTERDISCIPLINARIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
10:30-10:50 |
DEBATE |
EIXO 2 - GT 3: PRÁTICAS INCLUSIVAS, TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO –
SALA: 515 Dia:01-06-2018
Dia: 02-06-2018
08:30 |
TEA – O TRANSTORNO, A APRENDIZAGEM E AS DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR |
08:50 |
O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA E AS INTERVENÇÕES PSICOPEDAGOGICAS (LUANE DINIZ DOS SANTOS, ELIZABETH CRISTINI DA SILVA, NIEDJA MARIA GOMES SILVA)
|
09:10 |
ABORDAGEM NEUROPSICOPEDAGÓGICA E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE SINTOMAS DO TDAH: UM ESTUDO DE CASO COM UMA CRIANÇA NA FASE DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO |
09:30 |
|
09:50-10:20 |
DEBATE |
EIXO 2 - GT 4: EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA E NOVAS TECNOLOGIAS
SALA: 506 Dia:01-06-2018
Dia: 02-06-2018
EIXO 2 - GT 5:
LINGUAGEM , INTERDISCIPLINARIDADE E INCLUSÃO DE ENSINO DE LIBRAS
SALA:505 01-06-2018
Dia:02-06-2018
EIXO 2 - GT 6
LITERATURA, CINEMA E OUTROS GÊNEROS
SALA: 504 02-06-2018
HORÁRIO |
TRABALHO |
08:30 |
A LITERATURA INFANTO JUVENIL EM ARNALDO ANTUNES: UMA RELAÇÃO DE MATERIAIS |
08:45 |
O MEDO NA MODERNA NARRATIVA FANTÁSTICA DE MURILO RUBIÃO |
09:00 |
AGROECOLOGIA E EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA: EXPERIÊNCIAS DE CONVIVÊNCIA NO SEMIÁRIDO EM CONTEXTO ESCOLAR |
09:15 |
EXPERIMENTANDO O GÊNERO POEMA EM SALA DE AULA |
09:30 |
|
09:45 |
EDUCAÇÃO ANARQUISTA E O CINEMA DO POVO: NARRATIVAS DE EMANCIPAÇÃO |
10:00 |
O FANTÁSTICO, A MODERNIDADE E O MEDO: UMA ANÁLISE DE A METAMORFOSE |
10:15-10:45 |
DEBATE |
EIXO 2 - GT 7
LINGUAGEM, DIVERSIDADE E MULTICULTURALISMO
SALA: 507 01-06-2018
Dia: 02-06-2018
08:30 |
INTERDISCIPLINARIDADE E ANTIRRACISMO: A BUSCA POR UMA DEMOCRACIA RACIAL NA ESCOLA |
08:50 |
ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA E COMPETÊNCIA INTERCULTURAL |
09:10 |
ENTRE O TERRITÓRIO E A DIÁSPORA NEGRA: BRASIL Á MÁTRIA QUE NOS HYPERLINK "https://doity.com.br/admin/artigos/view/52911"ADOTOU” |
09:30 |
A IMPORTÂNCIA DA CONSULTORIA COLABORATIVA NO ÂMBITO EDUCACIONAL |
09:50-10:20 |
DEBATE |
SESSÃO DE PÔSTER
01-06-2018
11:00 ÀS 12:00
02-06-2018
14:00 ÀS 15:00
COMUNICADO -31 DE MAIO
COMUNICADO
Caros Congressistas,
Comunicamos a todos que a certificação dos orientadores será feita de forma manual. Dessa forma, solicitamos a todos que se certifiquem de que enviaram os nomes dos orientadores no resumo aceito e se os colocaram também no cadastramento do trabalho. Além disso, comunicamos que serão certificados apenas os que estiverem inscritos no evento. Segue a lista dos trabalhos aprovados para as apresentações nos dois dias, já ajustados de acordo com as solicitações dos congressistas ou análise, no cadastro, do sistema Doyti.
A organização.
O congresso
O CONEPI (Congresso Nacional de Educação e Práticas Interdisciplinares) é um evento acadêmico que está em sua segunda edição e tem a função de discutir a educação em seu contexto interdisciplinar. Dessa forma, congregamos grupos de trabalhos, minicursos, oficinas de modo a propiciar o debate sobre educação em caráter interdisciplinar. O evento é anual, e na edição de 2018 será realizado nos dias 31 de maio, 1 e 2 de junho (no feriado de corpus christi), contando com a iniciativa pública e privada, como forma de fomentar o debate e a formação continuada dos docentes e demais profissionais da educação e áreas afins.
Para a edição de 2018, a organização do CONEPI optou por discutir a interdisciplinaridade à luz dos estudos da linguagem, e como estes podem colaborar para o processo da educação a partir de diversas áreas, não apenas da Linguística, mas sobretudo, da neurociência, educação, das artes, mídias, literatura, cinema e etc. Assim, nessa edição, a linguagem estará permeando todos os grupos de trabalhos, por meio de dois grandes eixos: EIXO 1: LINGUAGEM E ENSINO e o EIXO 2: LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES.
Faça já sua inscrição
Busque a chamada (lote) que está em vigência, escolha uma opção, insira seus dados e pague dentro do prazo da chamada.
Confira as modalidadesNormas de submissão
Regras quanto a submissão e participação de trabalhos, seja em comunicação oral ou pôster
Acessar normasInscreva-se nas atividades
Ao se inscrever o congressista tem direito a participar das atividades e submissão de trabalhos, contudo apenas os minicursos e oficinas tem taxa à parte.
Saiba maisÁrea do participante
Caro congressita, confira detalhes de sua inscrição em uma página dedicada à você.
Saiba como acessarEstá com dúvidas?
Navegue pelas páginas do site e encontrará mais informações, mas ainda está com dúvidas?
Enviem-nos uma mensagemComo atividades a serem desenvolvidas ao longo do II CONEPI teremos, assim, como na primeira edição:
1- Oficinas pedagógicas (necessário inscrição)- Esta modalidade de atividade será destinada ao público da educação infantil, fundamental I e áreas de inclusão, pois entedemos que este público necessita de práticas interdisciplinares que desenvolvam habilidades psicomotoras, manuais, artes e etc. As oficinas terão carga horária de 3h, acontecendo sempre em turnos opostos aos Gt's (grupos de trabalhos). Assim, como no ano passado, abriremos períodos de submissão de propostas.
2- Minicursos (necessário inscrição) - Para esta modalidade destinaremos carga horária de 6 horas, com a possibilidade de ser dividido em dois dias ( 3 h e 3h), para que todos possam participar das demais atividades.
3- Palestras- As palestras serão com temas veiculados aos grupos de trabalhos e terão a carga horária de 2 horas.
4- Conferências (abertura e encerramento) - conferir a programação.
5- Mesas- redondas - As mesas também estarão com temas relacionados aos grupos de trabalhos.
Programação e trabalhos aprovados (01 e 02/06)
Área do participante
Para o primeiro acesso, vá em: https://doity.com.br/cadastro/, preencha seu e-mail cadastrado. Abra o seu provedor de e-mail, confira a caixa de entrada um e-mail enviado pelo Doity e clique para ativar sua conta e preencha seus dados.
Ativada a conta, pode acessar sempre o link acima, clicar no botão 'LOGIN' no canto superior direito e colocar o e-mail e senha cadastrada. No painel haverá todas as suas inscrições em eventos que utilizam a plataforma Doity. Com informações sobre suas inscrições, basta passar o mouse sobre algum link ou símbolo para saber seu significado e então navegar pelo site.
Inscrição nas atividades
Programação
Acesse aqui a programação detalhada
Conferências
- 01/06 - 14:30 - 15:30
Conferência de Abertura: Formação de professores em novas construções sociais de aprendizagem
- 02/06 - 16:15 - 17:45
Conferência de encerramento: Ciência para Educação: Uma ponte entre dois mundos
Mesas-redondas
- 31/05 - 16:00 - 18:00
Mesa-redonda: Escrita na universidade: letramento e práticas
- 01/06 - 16:30 - 18:30
Mesa-redonda: Alfabetização no Nordeste e formação continuada
- 02/06 - 13:30 - 15:30
Mesa-redonda: Psicolinguística e Neurociência em interface com a Educação
- 02/06 - 14:00 - 16:00
Palestras
- 01/06 - 11:00 - 12:00
Palestra: O ensino da Língua Portuguesa em meio às variantes linguísticas do Brasil
Minicursos - 31/05/2018 - MANHÃ - 09:00 às 12:00 / 01/06/2018 - TARDE - 13:30 - 16:30
| R$ 40,00/minicurso
Minicurso: Bakhtin e Chomsky: divergências sobre a linguagem
Minicurso: Esquematizando na graduação: orientações e arquitetura textual para o texto acadêmico
Minicurso: Uso e comunicação através do desenho livre: uma linguagem dos sentimentos e emoções
Minicurso: Letramento e Formação Docente
Minicurso: Psicanálise e Linguagem: Compreendendo o Universo Humano
Minicurso: Por uma pedagogia dos multiletramentos na educação básica
Minicurso: Ensino de gramática e aprendizagem ativa: teoria e prática
Minicurso: Como não traduzir: estratégias para evitar a poluição na interpretação Novo
Oficinas pedagógicas - R$ 25,00/oficina - 31/05/2018 - MANHÃ - 09:00 às 12:00
Como fazer inscrição nas atividades?
- Estando aberta as inscrições, busque o número de sua inscrição no comprovante de inscrição enviado por e-mail.
- Ciente de qual(is) atividades fará, faça agora a sua inscrição a página: https://doity.com.br/conepi/inscricao. Os minicursos custam R$ 40,00 cada e as oficinas R$ 25,00 cada.
- No fim da página há a seguinte frase: "Caso já tenha feito sua inscrição no evento e deseja se inscrever apenas em alguma atividade, clique aqui". Então clique na palavra 'aqui'.
- No campo Inscrição em atividade coloque o número da sua inscrição e clique em buscar.
- Será exibido todas as atividades disponíveis para inscrição no momento com seus respectivos horários, clique em 'Participar' para escolher.
- Escolhidas as atividades é só clicar em continuar, aguarde e clique em continuar de novo.
- Sua inscrição foi realizada com sucesso! Iremos avaliá-la e entraremos em contato por e-mail.
- Depois de avaliado pela comissão organizadora poderá receber o status de sua inscrição como cancelada ou confirmada.
- Se sua inscrição for confirmada receberá um e-mail e nele terá um botão para visualizar o comprovante de inscrição.
- Feito a inscrição em uma atividade não há mais como modificar. Então não desejando mais essa atividade já inscrita terá que solicitar previamente para à organização o cancelamento da inscrição nessa atividade.
Parceria em Hospedagens
Ambassador Flat
Categoria |
Solteiro |
Duplo |
Triplo |
Quadruplo |
Apto. Studio |
R$ 165,00 |
R$ 199,00 |
R$ 236,00 |
- |
Apto. St. Superior |
R$ 200,00 |
R$ 235,00 |
R$ 270,00 |
R$ 300,00 |
Endereço: Av. Cabo Branco, 1890 - Cabo Branco, João Pessoa - PB, 58045-010
Reservas pelo telefone: (83) 3044-6700
Acesse seu site: http://ambassadorflat.wdcom.online/
Nord Hotels
Faça já a sua reserva nos melhores hóteis da Paraíba, acesse e saiba mais: www.nordhoteis.com.br/hoteis
Parahyba Hostel
O Parahyba Hostel é um empreendimento familiar, que tem como proposta oferecer hospedagem agradável, descontraída, de forma convivial, aconchegante e com preços acessíveis para jovens, adultos, famílias e grupos.
Com decoração rústica, de toque nordestino, é ambiente ideal para quem quer passar férias na praia, curtir a lua de mel ou participar de eventos, concursos e congressos. Os quartos (coletivos e exclusivos) possuem banheiros privativos e podem comportar de 1 a 8 pessoas + cama extra. Você vai se apaixonar!
Ligar (83) 3021.1522 / (83) 99629.2307 (WhatsApp) / parahybahostel.com.br
Normas do Congresso
O que minha inscrição dá direito?
A Inscrição é intransferível e pessoal. Não haverá devolução de taxas. Inscrevendo em qualquer uma das modalidades o participante terá direito de participar de como palestras, mesas-redondas e submissão de trabalhos. Contudo para os minicursos e oficinas há uma taxa de inscrição à parte.
Declaração de participante
Para o congressita ser devidamente inscrito na modalidade escolhida deverá comprovar com um documento escaneado no formato pdf que tem vinculo com uma instituição de ensino.
Inscrição sem Apresentação de Trabalho
- Grupos de Trabalho como Espectador
- Mesas redondas, Palestras e Amostras
Inscrição com Apresentação de Trabalho
- Grupos de Trabalho com submissão de Artigo completo para Publicação, sendo: 1 Trabalho como autor e até 2 Trabalhos como co-autor.
- Os Orientadores precisam se inscrever no Evento para ganhar certificação.
- Alunos Graduandos: Precisam ter um Orientador vinculado a uma Instituição de Ensino Superior, Instituto Federal ou Escola Técnica.
- Todos os participantes precisam se inscrever no Congresso de acordo com a Modalidade de Inscrição. Caso a modalidade seja como discente, é necessário o envio da Declaração de Vínculo, com a instituição de origem.
Submissão e Avaliação dos resumos
Os resumos submetidos serão avaliados pelo(s) Coordenador(es) de cada GT, cabendo aos coordenadores aceitar ou não as propostas, ou redirecioná-las para outro GT, caso não se adeque àquele Grupo de discussões. Caso sejam aceitos com restrições, é necessário que o congressista faça as devidas alterações solicitadas, e após isso, reenviar para nova Análise.
Oficinas e Minicursos
Tanto as Oficinas quanto os Minicursos serão modalidades pagas à parte, e cabe ao Congressista querer ou não participar das mesmas. Dessa forma, é necessário que o congressista se inscreva para que possa participar e ser certificado.
Valores:
- Minicursos: R$ 40,00
- Oficinas: R$ 25,00
Submissão de Oficinas e Minicursos
Os Congresistas (Professores Doutores ou Mestres) poderão enviar propostas de Atividades (Minicursos e Ofinicas) para análises e posteriormente receber o Aceite.
O Template destas Atividades está Disponível na Aba "Submissão de Atividades", conforme calendário.
O prazo para submissão das atividades se estende do dia 10.03.2018 a 10.04.2018
Forma de envio: RESUMO ESTENDIDO com até duas laudas (Conforme Template).
A Organização do Evento solicita que os ministrantes das atividades deverão registrar, no Template, os recursos necessários para a sua execução.
Formas de pagamento
Cartão de crédito
As bandeiras de cartão disponiveis são: American Express, Diners, Mastercard, Hipercard, Visa e Elo. É necessário preencher o Número do cartão, Código de segurança (3 dígitos que ficam atrás do cartão), Nome exibido no cartão, Data de validade, Data de nascimento (do titular do cartão), Número de parcelas. A inscrição pode ser parcelada, mas para poder ser o valor sem juros deverá escolher 1 parcela. No setor 'Dados do comprador' coloque os dados do 1º titular do cartão.
Boleto Bancário
Nesse método é gerado um boleto que pode ser impresso e pago em qualquer banco ou utilizando o Internet Banking por um celular ou computador que está liberado para fazer transações financeiras (Consulte seu Banco). O boleto tem o vencimento de 3 dias, podendo ser renovado por um link enviado ao e-mail no momento da inscrição. Se não for pago dentro de uma semana sua inscrição será cancelada, de terá que refazê-la.
Depósito Bancário
Os bancos disponíveis são o Banco do Brasil, Banrisul, Itaú e Bradesco. Escolhido o banco é direcionado para uma página do banco correspondente. Para isso, o participante deve fazer essa operação de seu computador pessoal, que já esteja cadastrado e configurado ao Internet Banking e liberado para fazer transações financeiras (Consulte seu Banco).
Nota de empenho
Empenho é uma promessa de pagamento feita pelo órgão público para você ou sua empresa. Ao emitir a nota de empenho, a instituição pública está reservando o dinheiro para ser pago em um momento futuro. Indicado para congressitas que precisam de fundos para custear sua inscrição a partir de sua instituição de ensino.
Para que a inscrição seja confirmada a instituição pagadora deverá enviar à secretaria do evento a Nota de Empenho
por e-mail (conepi@contatosempreendimentos.com.br) com o título: "Nota de empenho" e no corpo do e-mail, informar o nome da instituição pagadora, contato do Departamento Financeiro (telefone, e-mail), endereço completo, nome(s) do(s) participante(s) com seus respectivos CPF, e-mail e categoria (lote) de inscrição. Será considerado o valor correspondente à categoria do participante vigente na data de inscrição.
O Empenho deverá ser emitido a nome de: Rosilene Felix Mamedes-ME
Endereço: Rua Comerciante Aristides Costa, 564, Jd. Cidade Universitária - CEP: 58.052-240
Dados Bancários: Banco Santander, Agência: 4659, Conta-corrente: 1300027522.
Após o pagamento da Nota de Empenho a instituição pagadora deverá enviar o comprovante por e-mail conepi@contatosempreendimentos.com.br para para que seja efetuada a baixa do debito da mesma. O respectivo recibo será enviado por e-mail após o termino no congresso.
Participação nas atividades do congresso
Para participar de todas as atividades os congressitas terão que se inscrever, previamente, em cada atividade que desejar participar desde palestras até minicursos, uma vez que liberamos as certificações de todas as atividades do evento. Além disso, terão que entrar em cada atividade e se credenciar. Isso facilitará a confirmação de sua participação que ocasionará no recibimento do certificado.
Equipamentos para Apresentações
Todos os Equipamentos utilizados para as Apresentações Individuais, nos GT's, são de INTEIRA RESPONSABILIDADE DE CADA PARTICIPANTE! Portanto, cabe a cada Congressista levar o seu próprio equipamento, como Notebooks e Pendrivers. Não nos responsabilizamos pelos equipamentos, cabendo unicamente aos Congressistas. Disponibilizaremos apenas o Data Show. A Organização do evento comunica que fará o possível para disponibilizar todos os equipamentos, inclusive, notebooks em todas as salas, porém caso não haja a possibilidade, por alguma eventualidade, o congressista terá que apresentar sem o referido equipamento. Portanto, para que para que possamos evitar transtornos, caso seja possível, será permitido o uso do equipamento de uso pessoal.
CONEPI 2017
Certificados 2017
Atenção! Está indisponível no momento a consulta online de certificados emitidos pela Contatos Empreendimentos, pois o setor de desenvolvimento está elaborando um gerenciador que permitirá o aluno ou congressista consultar com mais facilidade e segurança e a certificante gerenciar como um todo.
Enquanto não está disponível, caso tenha algum certificado que ainda não baixou, favor solicitar via e-mail, descrevendo-o: faleconosco@contatosempreendimentos.com.br
Anais I CONEPI (2017)
Prezados congressistas do I CONEPI,
A publicação dos trabalhos nos Anais do I Congresso Nacional em Educação e Práticas Interdisciplinares realizado em junho de 2017 será lançado nos próximos dias neste endereço eletrônico.
Caso algum congressista, necessite da verificação para titulação, basta solicitar por um dos meios de comunicação do congresso, seja a página 'Contato' ou redes sociais que a comissão estará enviando em tempo hábil.
Att. Comissão Organizadora do I CONEPI
Normas de submissão
1. PERÍODO DE SUBMISSÃO DOS RESUMOS DE TRABALHO:
1ª chamada*:
O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia 18 de janeiro até as 23:59 do dia 18 de fevereiro de 2018.
*Desconto promocional de 50% - Código de acesso para ser colocado na inscrição = CONEPI2018
2ª chamada:
O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia 19 de fevereiro de 2018 até as 23:59 do dia 30 de março de 2018.
3ª chamada:
O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia 31 de março de 2018 até as 23:59 do dia 22 de abril de 2018
4ª chamada:
O período de submissão do resumo ocorrerá entre às 00:00 do dia 23 de abril de 2018 até as 23:59 do dia 25 de maio de 2018.
* Horário de Brasília.
Faça sua inscrição em: doity.com.br/conepi/inscricao
1.1 Promoção de lançamento
Inscreva-se com desconto de 50% na 1ª chamada! Ao entrar na página de inscrição coloque no campo 'Cupom / Código de acesso' o seguinte termo: CONEPI2018 e clique em validar, escolha sua modalidade trocando o número 0 por 1 na modalidade desejada e continue a inscrição. As modalidades permitem participar de todas as atividades, exceto a de Participante sem submissão de trabalho(s).
1.2 Eixos temáticos para submissão de trabalhos:
1. EIXO 1: LINGUAGEM E ENSINO
2. EIXO 2: LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
Na página Grupos de trabalho encontram-se os detalhes de cada área temática, acesse aqui.
2. Comunicação Oral
Os trabalhos para comunicação oral devem passar pelo processo de submissão do resumo, carta de aceite do resumo, faz inscrição no evento, correções pelo congressita, envio do trabalho completo com o resumo, carta de aceite do trabalho. Aguarde-se a programação ser definida para encontrar o horário da apresentação e então chegado o dia apresenta-se. A seguir segue as normas quanto à comunicação oral.
2.1 NORMAS DO RESUMO
O resumo do trabalho deve ser escrito em português, entre 200 e 500 palavras (excluindo o título, nome de autores, filiação e palavras-chave), 3 a 6 palavras-chave, formato em papel A4.
Deverá ser organizado contendo: título (centralizado), autor, coautor(es), orientador alinhado à esquerda com suas requeridas instituição(ões) de origem.
O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou superior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5. As submissões devem ser enviadas no formato Word for Windows e de acordo com o modelo exposto. Não tendo um computador com o sistema operacional Windows, elabore o texto num programa de edição livre, como LibreOffice ou OpenOffice e ao salvar coloque no formato doc e a codificação ISO 8859-1.
2.2. ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO
O artigo deverá ser elaborado em, no mínimo, 10 (DEZ) e, no máximo, 15 (QUINZE) LAUDAS. Deverá ser organizado contendo: título (centralizado), autor, coautor(es), orientador alinhado à esquerda com suas requeridas instituição(ões) de origem.
Estrutura: introdução, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e discussão, conclusão e referências.
Obs.: Ao longo do trabalho poderá conter tabelas e/ou figuras.
O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou superior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5. As submissões devem ser enviadas no formato Word for Windows. Não tendo um computador com o sistema operacional Windows, elabore o texto num programa de edição livre, como LibreOffice ou OpenOffice e ao salvar coloque no formato doc e a codificação ISO 8859-1.
2.3 PRAZO DE ENVIO DO TRABALHO (ARTIGO COMPLETO)
O envio do trabalho completo será 30 dias após o evento, portanto, no dia 02/07/2018. (Prazo para envio do trabalho completo- todas as chamadas)
* Horário de Brasília.
3. Pôster:
3.1 ELABORAÇÃO DO RESUMO Estendido:
Os trabalhos serão publicados nos anais, com ISBN, de acordo com as normas de publicação da biblioteca nacional. Publicação do resumo Estendido (mínimo 2 laudas e máximo 5 laudas).
Deverá ser organizado contendo: título (centralizado), autor, coautor(es), orientador alinhado à esquerda com suas requeridas instituição(ões) de origem.
Estrutura: introdução, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e discussão, conclusão e referências.
Obs.: Ao longo do trabalho poderá conter tabelas e/ou figuras.
O texto deverá ser elaborado em formato Word na versão 2007 ou superior, tamanho A-4, margens superior/esquerda 3,0 cm e inferior/direita 2,0 cm. Deve ser empregada fonte TIMES NEW ROMAN, tamanho 12, justificado e espaçamento 1,5. As submissões devem ser enviadas no formato Word for Windows. Não tendo um computador com o sistema operacional Windows, elabore o texto num programa de edição livre, como LibreOffice ou OpenOffice e ao salvar coloque no formato doc e a codificação ISO 8859-1.
2.3 Elaboração do Pôster
A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores, seguindo as orientações do evento.
Os painéis podem medir até 120 centímetros de comprimento e até 90 centímetros de largura. A fixação e retirada dos mesmos é de responsabilidade dos autores.
A informação nele contida deve ser legível de modo a permitir uma leitura fácil, devendo apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o resumo submetido.
3. COMO SUBMETER O RESUMO / Trabalho?
O participante deve realizar sua inscrição e logo após acessar a página Submissão e enviar seu resumo. Após o envio, aguardar o e-mail de confirmação de recebimento pelo comitê científico. Trabalhos fora da formatação serão devolvidos ou com pedências, portanto, fiquem atentos aos e-mails, pois caso o seu resumo seja aceito com "ressalvas", estas serão solicitadas, após o ajuste, o congressista deverá reenviar o resumo para nova análise. Lembramos que os trabalhos só estarão aceitos após a carta de aceite da comissão científica e o pagamento da taxa de inscrição de acordo com o prazo de cada chamada.
No momento do envio os autores deverão informar o eixo temático e grupo de trabalho de adequação de seu trabalho e a modalidade de apresentação de sua preferência, podendo ser oral ou pôster. Entretanto, o parecer final sobre a modalidade de apresentação será a cargo da comissão científica.
3.1 Grau acadêmico do autor
Para melhor distribuição dos Trabalhos, faz-se necessário que o(s) autor(es) especifique(m) sua situação acadêmica, logo abaixo do nome completo:
Graduando ou Graduado em:
Mestrando ou Mestre em:
Doutorando ou Doutor em:
Em seguida, descreve-se a Instituição de filiação.
4. ORIENTAÇÕES GERAIS:
Para que os artigos sejam incluídos na programação e para que todos sejam publicados nos anais do congresso, o autor e coautores deverão estar inscritos no evento. Cada participante inscrito poderá submeter 1 trabalho como autor e até dois como coautor. Os orientadores dos trabalhos precisarão ter vínculo com universidades, institutos federais ou faculdades e serão certificados por orientações.
O(a) congressista inscrito(a) com graduando que esteja sem orientador(a) deve submeter pôster. Caso graduandos queiram submeter resumo para a modalidade comunicação oral, é necessário que estejam vinculados a um Orientador Mestre ou Doutor.
O congressista que submeteu um trabalho em um Grupo de trabalho errado, por erro de digitação no formulário ou porquê o avaliador solicitou a alteração, deve requerer à Comissão Científica pela página de contato a exclusão desta submissão. Depois disso, o congressista terá que submeter novamente, agora no GT certo.
5. SELEÇÃO:
Os trabalhos a serem apresentados no II CONEPI- E(M) LINGUAGENS terão seus resumos avaliados por pareceristas Ad hoc e serão aprovados após análise de mérito. É de responsabilidade da comissão científica avaliar a qualidade científica e formatação do resumo, caso a comissão julgue que o resumo precisa de ajustes, este será aceito, parcialmente, até o envio das adequações solicitadas. O Comitê Organizador aceitará ou rejeitará o trabalho de acordo com os pareceres.
A modalidade de apresentação pretendida pelo(s) Congressista(s) não implica diretamente que este(s) serão alocados naquela modalidade. Cabe à Comissão Científica do Congresso decidir, por um critério de seleção de qualidade das temáticas e inovação das propostas, quais Trabalhos se adequam às modalidades:
a) Comunicação Oral
b) Pôster
5.1. Prazos de correções de trabalho
Caso o trabalho (resumo) seja aceito com pendências, A COMISSÃO SOLICITARÁ OS AJUSTES que deverão ser atendidos pelos autores e o trabalho reenviado para A PUBLICAÇÃO, de acordo com os prazos para os reenvios ( será disponibilizado posteriormente).
Publicação com ISBN: APRESENTAÇÃO ORAL PUBLICAÇÃO DO ARTIGO COMPLETO / PÔSTER.
Pôsteres – publicação do trabalho completo.
6. RESULTADOS:
De acordo com os envios dos resumos, a qual é enviado junto com a inscrição, a banca estará enviando a carta de aceite em tempo hábil, para as correções que deverão ser enviadas para o II CONEPI. Após o aceite, do resumo do trabalho, o congressista deverá gerar o seu boleto e efetuar o pagamento para a efetivação da sua inscrição.
7. Apresentação de trabalhos
7.1. APRESENTAÇÃO DO PÔSTER:
A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores, seguindo as orientações do evento.
Os painéis podem medir até 120 centímetros de comprimento e até 90 centímetros de largura. A fixação e retirada dos mesmos é de responsabilidade dos autores.
A informação nele contida deve ser legível de modo a permitir uma leitura fácil, devendo apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o resumo submetido.
Os trabalhos também serão publicados nos anais, com ISBN, de acordo com as normas de publicação da biblioteca nacional.
*Seguir a estrutura do artigo (introdução, objetivos, metodologia, fundamentação teórica, resultados e discussão, conclusão e referências).
7.2. APRESENTAÇÃO ORAL:
Recomenda-se que os autores utilizem entre 10 e 12 minutos, reservando entre 5 minutos para as perguntas e respostas, ao final da apresentação.
Em cada uma das sessões técnicas haverá monitores que auxiliarão o coordenador na organização da sessão, como conferência dos trabalhos e controle do tempo das apresentações.
Os autores deverão estar presentes no local da apresentação 30 minutos antes do início da sessão a fim de transferir o arquivo da apresentação para o equipamento disponibilizado na sala.
A ordem de apresentação será previamente divulgada.
O autor do trabalho receberá o certificado de apresentação. O trabalho será ainda publicado sobre a forma de ANAIS que será divulgado posteriormente no site eletrônico do evento.
F.A.Q. - Tira dúvidas
O que minha inscrição dá direito?
Inscrevendo em qualquer uma das modalidades o participante terá direito de participar de todos os itens da programação, como palestras, mesas-redondas, oficinas e submissão de trabalhos. As duas últimas modalidades de inscrição são para participantes sem apresentação de trabalhos, o qual poderão participar do resto da programação. Para as oficinas é necessário se inscrever na(s) desejada(s) com taxa já inclusa. O prazo de inscrição das oficinas ainda não foi aberto, mas será comunicado pelos canais de comunicação do evento.
Como se inscrever no II CONEPI?
- Vá no menu Inscrições Se estiver na 1ª chamada coloque o cupom / código de acesso: CONEPI2018, clique em validar e obtenha 50% de desconto em qualquer modalidade.
- Escolha sua modalidade e clique no botão 'mais (+)' em Quantidade. As modalidades que estão com os botões verdes são as ativas.
- Desça a página, coloque seu nome e e-mail e avançe em Continuar
- Preencha todos os dados dentro de 15 minutos
- Clique na forma de pagamento desejada, preecha os dados solicitados embaixo, clique no checkbox 'Li e concordo com o regulamento' e clique em Continuar.
- Se for, Boleto tem até três dias para ser feito o pagamento. No e-mail enviado há a opção de imprimir novamente o e-mail ou se passou do vencimento gerar um novo boleto em até uma semana. Fique atento aos prazos.
- Em todas os métodos é enviado um e-mail para o endereço cadastrado ou para realizar o pagamento do Boleto ou criar uma conta no Moip (Gerenciador Financeiro) para concluir.
- Confirmado o pagamento, o participante terá uma conta no sistema para sua área do participante. Nele, o participante poderá conferir todas as suas inscrições em eventos e editá-las, acessar os trabalhos submetidos e os certificados disponíveis.
Formas de pagamento
Cartão de crédito
As bandeiras de cartão disponiveis são: American Express, Diners, Mastercard, Hipercard, Visa e Elo. É necessário preencher o Número do cartão, Código de segurança (3 dígitos que ficam atrás do cartão), Nome exibido no cartão, Data de validade, Data de nascimento (do titular do cartão), Número de parcelas. A inscrição pode ser parcelada, mas para poder ser o valor sem juros deverá escolher 1 parcela. No setor 'Dados do comprador' coloque os dados do 1º titular do cartão.
Boleto Bancário
Nesse método é gerado um boleto que pode ser impresso e pago em qualquer banco ou utilizando o Internet Banking por um celular ou computador que está liberado para fazer transações financeiras (Consulte seu Banco). O boleto tem o vencimento de 3 dias, podendo ser renovado por um link enviado ao e-mail no momento da inscrição. Se não for pago dentro de uma semana sua inscrição será cancelada, de terá que refazê-la.
Depósito Bancário
Os bancos disponíveis são o Banco do Brasil, Banrisul, Itaú e Bradesco. Escolhido o banco é direcionado para uma página do banco correspondente. Para isso, o participante deve fazer essa operação de seu computador pessoal, que já esteja cadastrado e configurado ao Internet Banking e liberado para fazer transações financeiras (Consulte seu Banco).
Pagamento
O pagamento deve ser quitado em até uma semana de feita a inscrição. Se for Boleto Bancário pode ser renovado dentro desse periodo sem ônus. Quando passar de uma semana a inscrição deixará de ser pendente para está cancelada. O participante pode entrar em contato com a organização por um de nossos canais para gerar uma nova cobrança, contudo se dará o valor da chamada de inscrições atual. Confirmado o pagamento, o participante receberá o comprovante de inscrição.
Como submeter trabalhos?
- Feito sua inscrição, acesse a página de Submissão e escolha o tipo de submissão nas abas, como resumo, oficina, trabalho completo, etc.
- Leia o regulamento e áreas temáticas.
- Baixe o modelo de submissão (Template).
- Preencha o formulário e envie.
- Aguarde a avaliação e recebimento da Carta de Aceite pela Comissão Científica.
- Fique atento ao seu e-mail, pois o seu trabalho pode está precisando de correções e será enviado para a Revisão.
Imprimir Comprovante de inscrição
- Acesse este endereço eletrônico: https://doity.com.br/conepi/comprovante
- Digite seu e-mail e clique em Continuar.
- Clique sobre seu nome
- Pronto! Será gerado o comprovante. Imprima-o e apresente no credenciamento no dia do evento.
Inscrição nas atividades
- Estando aberta as inscrições, busque o número de sua inscrição.
- Esse número pode ser localizado no e-mail de confirmação de inscrição ou pelo comprovante de inscrição que precisa seguir os passos do tutorial acima, pegar o número de inscrição e depois voltar para o próximo passo deste.
- Acesse a página da programação em https://doity.com.br/conepi/calendario e analise qual(is) atividades participará. Observe os horários e clicando sobre eles poderá ver mais informações. Ciente de qual(is) atividades fará, faça agora a sua inscrição. Os minicursos e oficinas tem uma taxa à parte confira aqui.
- Abra a página de inscrição em https://doity.com.br/conepi/inscricao
- No fim da página há a seguinte frase: "Caso já tenha feito sua inscrição no evento e deseja se inscrever apenas em alguma atividade, clique aqui". Então clique na palavra 'aqui'.
- No campo Inscrição em atividade coloque o número da sua inscrição e clique em buscar.
- Será exibido todas as atividades disponíveis para inscrição no momento com seus respectivos horários, clique em 'Participar' para escolher.
- Escolhidas as atividades é só clicar em continuar, aguarde e clique em continuar de novo.
- Sua inscrição foi realizada com sucesso! Iremos avaliá-la e entraremos em contato por e-mail.
- Depois de avaliado pela comissão organizadora poderá receber o status de sua inscrição como cancelada ou confirmada.
- Se sua inscrição for confirmada receberá um e-mail e nele terá um botão para visualizar o comprovante de inscrição.
- Feito a inscrição em uma atividade não há mais como modificar. Então não desejando mais essa atividade já inscrita terá que solicitar previamente para a organização o cancelamento da inscrição nessa atividade.
Grupos de Trabalho
EIXO 1: LINGUAGEM E ENSINO
GT 1: PSICOLINGUÍSTICA, NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO
Coordenadores
Dr. José Ferrari Neto (UFPB/Proling)
Dr. Márcio Martins Leitão (UFPB/Proling)
O nosso Grupo de Trabalho tem como objetivo agregar pesquisas que focalizem a interface entre Psicolinguística, Neurociência e Educação, possibilitando a reflexão e o diálogo entre essas áreas, tendo, como ponto de convergência, a possibilidade de contribuir direta ou indiretamente com a Educação Linguística que ainda precisa ser divulgada e levada tanto para os alunos da licenciatura em LETRAS e áreas afins, quanto para os alunos dos níveis básico, fundamental e médio. Essas áreas têm muitos resultados de pesquisa e conhecimento sedimentado que devem ser postos em prática, visando a melhora das possibilidades de aprendizagem da língua portuguesa como língua materna e de línguas estrangeiras como L2. O nosso GT é uma oportunidade para o fomento desse diálogo e dessa reflexão. Para isso, contaremos com um minicurso e uma mesa redonda vinculados ao GT, além de apresentações via comunicação oral e pôster. Esperamos receber trabalhos que focalizem essas interfaces.
GT 2: LINGUAGEM, DISCURSO E SOCIEDADE
Coordenadores
Dr. Pedro Farias Francelino (UFPB/Proling)
Me. Wilder Kleber Fernandes de Santana (UFPB/Proling)
Este Grupo de trabalho trará o debate sobre os diferentes discursos que estão imersos na sociedade, trazendo à luz debates com a temática da Análise Dialógica do Discurso, Teoria da Enunciação e áreas afins. Após a grande virada para o século XXI, pudemos presenciar um crescimento gradativo de discussões, em âmbito nacional e internacional, sobre a os meios de manifestação da linguagem humana, em suas micro e macro esferas: religião, política, educacional, estética, moral etc. Esses campos de saber também são denominados de criações ideológicas [Medviédev (2010 (1929)]. Apesar de a maioria das análises terem se voltado para os domínios da escrita durante grande parte das Idades Média e Contemporânea, também temos presenciado, na pós-modernidade, a inserção e proposição de trabalhos voltados para a oralidade. É nessa perspectiva mútua de saberes orais e escritos que este GT visa a reunir trabalhos que explorem esses espaços ideológicos, reflexões que abordem os discursos que se proliferam na sociedade, através de Estudos que tenham fundamentação teórica em Bakhtin e o Círculo.
GT 3: DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM
Coordenadoras
Drª. Evangelina Maria Brito de Faria (UFPB-Proling)
Drª. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante (UFPB-Proling)
O GT Aquisição da Linguagem e Letramento tem por objetivo apresentar discussões acerca dos processos iniciais de aquisição da Linguagem oral e sinalizada, bem como, trazer discussões acerca dos processos iniciais da aquisição da escrita escolarizada. Sob a coordenação de Dra Evangelina Faria e Dra Marianne Cavalcante.
GT 4: ENSINO DE LÍNGUA(S) E OS GÊNEROS DISCURSIVOS
Coordenador
Me. Elias Coelho da Silva (IFPE)
Partindo do princípio de que os gêneros discursivos são formas relativamente estáveis de realização da língua nos mais variados campos de atividade humana, este GT busca acolher trabalhos de pesquisa ou experiências didáticas que visem o ensino de línguas (materna ou L2) com base no estudo dos gêneros discursivos. O objetivo do GT é gerar intercâmbio entre pesquisas e práticas docentes quem compreendam o gênero do discurso como ponto de partida para o ensino de língua materna ou estrangeira.
GT 5: LITERATURA, GÊNERO E PSICANÁLISE
Coordenadores
Dr. Hermano de França Rodrigues (UFPB/PPGL)
Prof. Me. Jhonatan Leal da Costa (UEPB)
O GT alberga pesquisas, concluídas e/ou andamento, que se debrucem sobre os estudos de gênero em conexão com a Educação. Explora, ainda, os conceitos de sexo, sexismo e sexualidade, articulando-os à noção de corpo. Dessa forma, este GT acolhe pesquisas que, alicerçadas nos estudos psicanalíticos, busquem compreender a arte (literária, cinematográfica, musical etc.) como territórios capazes de reverberar a subjetividade humana, em seus novos/antigos funcionamentos.
GT 6: Letramento Acadêmico: teorias e práticas
Coordenadores:
Drª. Regina Celi Mendes Pereira
Dr.ª Poliana Dayse Vasconcelos Leitão (polianadayse@hotmail.com)
Me. Hermano Aroldo Gois Oliveira (oliveirahermano.letras@gmail.com)
Ma. Alessandra Magda de Miranda (alessandra_ufpb@hotmail.com)
O objetivo do GT é reunir estudos e pesquisas que contemplem práticas e eventos de letramento acadêmico, tanto no que se refere aos aspectos sócio-funcionais dos gêneros de maior impacto no meio acadêmico quanto no que relaciona às práticas pedagógicas nesse contexto. Nesse sentido, o GT acolhe trabalhos e discussões desenvolvidos sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, desde que situem a escrita acadêmica em seus usos, práticas e funções sociais.
EIXO 2: LINGUAGEM, EDUCAÇÃO E PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES
GT1: LINGUAGEM, PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES E FORMAÇÃO DOCENTE
Coordenadoras
Drª. Maria de Fátima Almeida (UFPB/Proling)
Esp. Rita de Lúcia G. de Sousa (UFPB/Proling)
O presente GT irá reunir estudiosos que queiram contribuir para a discussão em torno de Como a Linguagem pode ser utilizada como um dispositivo/horizonte de saberes e práticas sociais, em âmbito interdisciplinar, e principalmente no que concerne à formação docente, assunto que até hoje carece de aprofundamento. Em sua prática, o professor deve possuir conhecimento prático, mas também de panoramas teóricos que subsidiem sua postura ética/profissional.
GT2: EDUCAÇÃO E LETRAMENTO(S)
Coordenadoras
Ma Rosilene Felix Mamedes (PPGL-UFPB)
Ma. Maria do Carmo M. A. Neta (Faculdade Maurício de Nassau)
Com este Grupo de trabalho teremos a discussão que reflita sobre a educação e seus múltiplos letramentos, sendo norteado sobre o viés da linguagem, além de congregar trabalho que debatam as práticas leitura e escrita em sala de aula. Dessa forma, congregaremos trabalhos que tragam as Contribuições da Teoria do Letramento para os Estudos sobre Alfabetização. Análise de currículos e programas de ensino da língua materna. Programas e projetos de alfabetização atuais. Análise histórica dos métodos de Alfabetização. A prática construtivista na alfabetização. A Alfabetização como processo cognitivo. Psicogênese da alfabetização. Alfabetizar Letrando: abordagem discursiva.
GT 3: PRÁTICAS INCLUSIVAS, TRANSTORNOS E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO
Coordenadora
Ma. Karla Alves Carlos (Faculdade Maurício de Nassau)
Este GT terá o debate com reflexões críticas sobre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. Diferenciação entre dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O papel do psicopedagogo frente a não culpabilização do aluno e da família diante da queixa de dificuldades de aprendizagem e de escolarização. O lugar da neurolinguagem e suas contribuições para aquisição da linguagem. Transtornos como TGD/TDAH entre outras dificuldades de aprendizagem e o processo educativo. Psicopedagogia: modelo teórico ou ciência de aplicação prática? Intervenção psicopedagógica: avaliação, conceituação e prática. A aprendizagem na teoria comportamentalista. O modelo como suporte para uma prática e intervenção psicopedagógicas. O modelo histórico-cultural de Vygotsky. A intervenção psicopedagógica no modelo sociocultural. Avaliação da aprendizagem: implicações pedagógicas, econômicas e sociais. A avaliação na pré-escola e nas séries iniciais do Ensino Fundamental: objetivos, importância e características.
GT 4: EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA E NOVAS TECNOLOGIAS
Coordenadora
Ma. Ana Carolina Oliveira (IFPB)
Educação e Informática. Novas tecnologias no ensino. Mobilidade no Ensino. Conceitos e modelos de educação; Utilização das novas tecnologias de informação e comunicação no ensino-aprendizagem. O letramento digital no ensino-aprendizagem de literatura. Robótica, jogos e enfoque teórico-prático sobre o uso de tecnologias móveis (tablets, smathphones, netbooks). Mobile learning: o que há de “novo” para o ensino da educação básica.
GT 5: LINGUAGEM, INTERDISCIPLINARIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DE LIBRAS
Coordenadores
Ma. Marie Goreth Dantas (UFPB)
Me. José Gualberto Praxedes (UFPB)
Este GT trará o debate sobre o ensino de LIBRAS na perspectiva inclusiva, discutindo o tema pelo viés do ensino, além de trazer à tona a importância dos protagonistas dessa inclusão: Aluno surdo; intérprete e tradutor de LIBRAS; professor em processo de inclusão; atividades e práticas inclusivas; Libras e ensino; Libras e Inclusão. Além de trabalhos que discutam e inclusão social e direitos humanos. Elementos constitutivos do sistema de exclusão/inclusão social: as pessoas, as instituições sociais. Desigualdade social e diversidade. Processo/produto da construção do conhecimento e inclusão social. Pertencimento social e relações sociais. Fundamentação teórica e metodológica da educação inclusiva para surdos. Práticas educacionais, estratégias de inclusão social para alunos surdos. A inclusão como construção do indivíduo cidadão (surdo). Identidade pessoal, protagonismo social e construção do projeto de vida na escola. Educação inclusiva e políticas públicas para alunos surdos. A contribuição da neurolinguagem para educação inclusiva.
GT 6: LITERATURA, CINEMA E OUTROS GÊNEROS
Coordenador
Dr. Natanael Duarte (UFRPE)
Este GT terá o enfoque de atrelar a interdisciplinaridade entre a Literatura, cinema e outros gêneros, congregando trabalhos que discutam essa temática, assim, como diálogos pertinentes em subáreas da Literatura como: literatura fantástica, neofantástica, literatura intimista, Literatura e cinema, literatura e música; literatura e cultora; semiótica e demais diálogos possíveis.
GT 7: Linguagem, diversidade e multiculturalismo
Coordenadora
Ma Larissa Albuquerque (UFPB-PPGE)
Refletir a respeito do uso da linguagem no contexto educativo, compreendendo a complexidade dos processos de eliminação ou minimização das exclusões em vinculação com as perspectivas interculturais, inclusivas, da diversidade e da justiça social. Discussão sobre os estudos das políticas de ações afirmativas; cotas no ensino superior e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.
Objetivos
GERAL
Fomentar o debate interdisciplinar sobre educação e demais áreas que envolvem a escola, sociedade e o contexto de ensino-aprendizagem, a partir da linguagem e das contribuições que esta pode trazer para a educação e para todos os sujeitos envolvidos no processo educacional.
ESPECÍFICOS
- Propiciar o debate sobre educação, espaços sociais e interdisciplinaridade;
- Compreender o processo de educação à luz da interdisciplinaridade;
- Debater a educação como meio de inserção social e inclusiva;
- Ampliar e aperfeiçoar a discussão sobre o papel do psicólogo, psicopedagogo, neuropsicopedagogo e da equipe multiprofissional nas diversas esferas sociais, como forma de agregar valores à educação e, consequentemente, ao ensino-aprendizagem;
- Discutir a educação a partir da óptica do currículo, formação docente, legislações educacionais, educação inclusiva, diversidade e direitos humanos e etc.
- Ampliar o debate sobre a Linguagem, congregando diversas áreas da linguística.
PROGRAMAÇÃO
Será divulgada posteriormente com grandes nomes da educação nacional, oficinas, minicursos, conferências e grupos de trabalhos com publicação com ISSN.
Comissões
COMISSÃO ORGANIZADORA
Prof. Dr. Hermano de França Rodrigues
Prof. Dr. Pedro Farias de Francelino
Profª. Drª. Maria de Fátima Almeida
Profª. Ma. Rosilene Felix Mamedes
Prof. Me. Wilder Kleber Fernandes de Santana
Profª. Ma. Maria do Carmo M. A Neta
Profª. Ma. Marie Goreth Dantas de Assis e M. Batista
Prof. Me. Elias da Silva Coelho
Prof. Dr. Márcio Martins Leitão
Prof. Dr. José Ferrari Neto
Profª. Drª. Evangelina Maria Brito de Faria
Profª. Drª. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
Profª. Drª Regina Celi Mendes Pereira
COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. Márcio Martins Leitão
Prof. Dr. José Ferrari Neto
Profª. Drª. Evangelina Maria Brito de Faria
Profª. Drª. Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante
Profª. Drª Regina Celi Mendes Pereira
Profª. Drª Poliana Dayse Vasconcelos Leitão
Profª. Ma. Karla A. Carlos
Profª. Ma. Rosilene Felix Mamedes
Prof Me Wilder Kleber Fernandes de Santana
Profª. Ma. Maria do Carmo M. A. Neta
Prof. Me Hermano Aroldo Gois Oliveira
Profª. Ma Alessandra Magda de Miranda
COMISSÃO TÉCNICA
Profª. Ma. Karla A. Carlos
Profª. Ma. Rosilene Felix Mamedes
Prof. Me. Wilder Kleber Fernandes de Santana
Profª. Ma. Maria do Carmo M. A. Neta
Esp. Adilma Machado
Adriana Cláudia da Silva Rocha
Vanderson D. S. Santos
Edian Pinheiro de Sousa Natália Diniz
COMISSÃO DE INTÉRPRETES
Vanderson D. S. Santos
Edian Pinheiro de Sousa Natália Diniz
COMISSÃO DE CORPO EDITORIAL
Profª. Ma. Rosilene Felix Mamedes
Prof. Me. Wilder Kleber Fernandes de Santana
Profª. Ma. Maria do Carmo M. A Neta
PROJETO GRÁFICO E WEB SITE
Natan Cardoso Bezerra
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.