Oficina: Atividade lúdica como recurso diferencial no processo de ensino e aprendizagem dos educandos nas fases inicias de alfabetização, leitura e escrita
ATIVIDADE LÚDICA COMO RECURSO DIFERENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NAS FASES INICIAS DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA.
DURAÇÃO: 3 horas
31/05/2018 – Manhã- 9:00 às 12:00
MINISTRANTES:
Esp. Laiane Figueirêdo Nóbrega Vasconcelos
Universidade Federal da Paraíba (PROLING)
Esp. em Neuropscopedagogia (UNINASSAU/JP)
Esp. em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (UCAM)
E-mail:laly_catole@hotmail.com
Esp. Nadja Maria de Menezes Morais
Universidade Federal da Paraíba (PROLING)
Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena (UNAVIDA CE)
Especializanda em Neuropsicopedagogia (UNINASSAU/JP)
Esp. em Educação Infantil (CINTEP)
Esp. em Gestão Global e Inteligências Humanas (FESP)
E-mail: nadja.lah@hotmail.com
Participantes: Máx. 15 pessoas.
EMENTA:
Essa oficina tem como proposta desenvolver atividades diferenciadas de ensino com foco na alfabetização, leitura e escrita. Junto a educadores, estudantes e profissionais interessados, informações serão compartilhadas e isso possibilitará uma maior reflexão sobre os procedimentos utilizados em sala de aula, além da apresentação de algumas atividades que podem ser desenvolvidas para o aprimoramento de tais competências. Dentre outros pontos explorados, será evidenciada a relevância das atividades diferenciadas através da ludicidade para os processos de alfabetização, leitura e escrita nos anos iniciais. Torna-se relevante para o evento, pois, a proposta é mostrar técnicas de atividades lúdicas para serem aplicadas e desenvolvidas em salas de aula ou em ambientes de atendimento individuais, assim como também o processo de interação que ocorre entre o profissional e indivíduo envolvido. Espera-se que no final da oficina os participantes compreendam a importância da aplicação de tais atividades e sintam-se capacitados para a aplicação das mesmas com seus aprendizes.
ÁREA DE INTERESSE: Pedagogos, (neuro) psicopedagogos e interessados em acompanhamento pedagógico.
REFERENCIAL TEÓRICO:
CAGLIARI, Luiz Carlos. 2009. Alfabetização sem o Ba- Be- Bi- Bo- Bu. São Paulo: Scipione.
PILATI, Eloisa. 2017. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Campinas, SP: Pontes Editora.
RAMALHO, Danielle Manera. 2015. Psicopedagogia e Neurociência: Neuropsicopedagogia na prática clínica. Rio de Janeiro: Wak Editora.
SOARES, Magda. 2004. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Autores Associados, v. 25, p. 5-17.
Cronograma:
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS |
Material a ser disponibilizado |
|
- |
(mostrar a atividade; habilidades a serem desenvolvidas; observação sobre a atividade desenvolvida/resultados; idade que a atividade pode ser trabalhada).
|
Disponível em PDF |
|
Disponível em PDF |
|
Disponível em PDF |
|
Material adaptado |
|
Material adaptado |
|
Produção do livro |
|
Disponível em PDF |
|
Disponível em PDF |
|
Descritos no final da tabela |
|
- |
* Equipamentos a serem trazidos pelos participantes: 1 cartolina de cor; tesouras e lápis coloridos
*Equipamentos e outros recursos a serem providos: data-show; folhas brancas e coloridas (10 para cada participante); LÁPIS DE COR, HIDROCOR, GRAFITTE, TINTA
1 cartolina de cor.