ATIVIDADE LÚDICA COMO RECURSO DIFERENCIAL NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS EDUCANDOS NAS FASES INICIAS DE ALFABETIZAÇÃO, LEITURA E ESCRITA.

 

DURAÇÃO: 3 horas

31/05/2018 – Manhã- 9:00 às 12:00  

MINISTRANTES:

Esp. Laiane Figueirêdo Nóbrega Vasconcelos

Universidade Federal da Paraíba (PROLING)

Esp. em Neuropscopedagogia (UNINASSAU/JP)

Esp. em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (UCAM)

E-mail:laly_catole@hotmail.com

 

Esp. Nadja Maria de Menezes Morais

Universidade Federal da Paraíba (PROLING)

Graduada em Pedagogia Licenciatura Plena (UNAVIDA CE)

Especializanda em Neuropsicopedagogia (UNINASSAU/JP)

Esp. em Educação Infantil (CINTEP)

Esp. em Gestão Global e Inteligências Humanas (FESP)

E-mail: nadja.lah@hotmail.com

 

Participantes: Máx. 15 pessoas.

 

EMENTA:

Essa oficina tem como proposta desenvolver atividades diferenciadas de ensino com foco na alfabetização, leitura e escrita.  Junto a educadores, estudantes e profissionais interessados, informações serão compartilhadas e isso possibilitará uma maior reflexão sobre os procedimentos utilizados em sala de aula, além da apresentação de algumas atividades que podem ser desenvolvidas para o aprimoramento de tais competências. Dentre outros pontos explorados, será evidenciada a relevância das atividades diferenciadas através da ludicidade para os processos de alfabetização, leitura e escrita nos anos iniciais. Torna-se relevante para o evento, pois, a proposta é mostrar técnicas de atividades lúdicas para serem aplicadas e desenvolvidas em salas de aula ou em ambientes de atendimento individuais, assim como também o processo de interação que ocorre entre o profissional e indivíduo envolvido. Espera-se que no final da oficina os participantes compreendam a importância da aplicação de tais atividades e sintam-se capacitados para a aplicação das mesmas com seus aprendizes.

 

ÁREA DE INTERESSE: Pedagogos, (neuro) psicopedagogos e interessados em acompanhamento pedagógico.

 

REFERENCIAL TEÓRICO:

CAGLIARI, Luiz Carlos. 2009. Alfabetização sem o Ba- Be- Bi- Bo- Bu. São Paulo: Scipione.

PILATI, Eloisa. 2017. Linguística, gramática e aprendizagem ativa. Campinas, SP: Pontes Editora.

RAMALHO, Danielle Manera. 2015. Psicopedagogia e Neurociência: Neuropsicopedagogia na prática clínica. Rio de Janeiro: Wak Editora.

SOARES, Magda. 2004. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação. São Paulo: Autores Associados, v. 25, p. 5-17.

 

Cronograma:

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS

Material a ser disponibilizado

  1. Apresentação dos participantes e da proposta da oficina

-

  1. Apresentação das atividades:

(mostrar a atividade; habilidades a serem desenvolvidas; observação sobre a atividade desenvolvida/resultados; idade que a atividade pode ser trabalhada).

  1. Atividade da turma da Mônica

 

 

 

 

 

 

Disponível em PDF

  1. 1001 Histórias Malucas

Disponível em PDF

  1. Texto Maluco

Disponível em PDF

  1. Pescaria

Material adaptado

  1. Mural do quem sou

Material adaptado

  1. Monstrinho

Produção do livro

  1. Desafio do Ladrão

Disponível em PDF

  1. Jogo do soletrando

Disponível em PDF

  1. Confecção de algumas atividades

Descritos no final da tabela

  1. Agradecimentos e Encerramento

-

 

* Equipamentos a serem trazidos pelos participantes: 1 cartolina de cor; tesouras e lápis coloridos

*Equipamentos e outros recursos a serem providos: data-show; folhas brancas e coloridas (10 para cada participante); LÁPIS DE COR, HIDROCOR, GRAFITTE, TINTA

1 cartolina de cor.

Compartilhe!

Organização

Apoio Acadêmico

Parceiro

Patrocínio