Minicurso: Por uma pedagogia dos multiletramentos na educação básica
Horários: Os minicursos serão de 6 horas, 3 horas em cada dia.
31/05/2018 - MANHÃ - 09:00 às 12:00
01/06/2018 - TARDE - 16:00 às 19:00
Ministrantes: Prof. Dr. Fábio Alexandre Silva Bezerra (UFPB/DLEM/PROLING)
(http://lattes.cnpq.br/2658982050582888)
Profa. Dra. Elaine Espindola Baldissera (UFPB/DLEM)
(http://lattes.cnpq.br/0037079253908368)
EMENTA: Do verbocentrismo aos multiletramentos. Ensino de línguas e multimodalidade. Pedagogia dos multiletramentos. Cultura, identidades e pensamento crítico. Formação docente inicial e continuada.
Público-alvo: discentes e docentes interessados em compreender e discutir o papel das multiplicidades semiótica, cultural e identitária no contexto de ensino-aprendizagem, mais especificamente na educação básica, com vistas ao desenvolvimento de práticas de multiletramentos significativas.
Carga-horária: 6 horas
I – Objetivos:
Em oposição à tradição do verbocentrismo, a contemporaneidade demanda (KLEIMAN, 2014), de maneira crescente, que a escola viabilize o trabalho com múltiplas semioses em sala de aula (HEBERLE, 2012), pois o cidadão precisa ser capaz de ler e produzir textos multimodais nos mais variados contextos da vida social a partir de uma perspectiva inclusiva de múltiplas culturas e identidades (ROJO, 2012). Diante deste contexto, o presente minicurso tem como objetivos: a) propor reflexões críticas acerca da mudança de foco no verbocentrismo para os multiletramentos na concepção de linguagem dentro do espaço escolar; b) apresentar possibilidades de desenvolvimento de uma pedagogia dos multiletramentos no contexto da educação básica a partir de sugestões de atividades.
II – Conteúdo:
-
Definição de verbocentrismo e de multiletramentos;
-
Inclusão de textos multimodais no ensino de línguas;
-
Descrição de conceitos basilares em uma pedagogia dos multiletramentos;
-
Reflexão sobre os multiletramentos no contexto da educação básica;
-
Discussão sobre formação docente no contexto de múltiplas culturas e identidades.
III – Metodologia:
O conteúdo será desenvolvido de maneira expositivo-dialogada, apoiando-se em material multimídia, visando a uma experiência capaz de integrar o conhecimento prévio dos participantes com o tema proposto a fim de que sejam capazes de compreender, explicar e discutir uma proposta de trabalho com práticas de multiletramentos no contexto da educação básica. Durante as discussões, os participantes serão motivados a fazer intervenções e interagir para tirar dúvidas, complementar informações e/ou trocar experiências. Este minicurso está organizado da seguinte maneira: a) no primeiro dia, serão trabalhados, de maneira interativa, os principais conceitos descritos na parte de conteúdo; b) no segundo dia, tais conceitos serão revisitados por meio de sugestões de atividades para o desenvolvimento de práticas de multiletramentos.