Mesa-redonda: Alfabetização no Nordeste e formação continuada
Título da Mesa: Alfabetização no Nordeste e formação continuada (mesa confirmada)
ALFABETIZAÇÃO E ENSINO: UM OLHAR SOBRE A FORMAÇÃO CONTINUADA EM ESTADOS DO NE
Denise Maria de Carvalho Lopes (UFRN)
Ester Calland de Sousa Rosa (UFPE)
Evangelina Maria Brito de Faria (UFPB)
Marianne Carvalho Bezerra Cavalcante ( UFPB)
A expressão Formação Continuada tem sido associada à qualidade da educação e, consequentemente, à qualidade de ensino. Essa associação aponta para a complexidade desse processo, que requer reflexão, planejamento e, sobretudo, continuidade. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, como programa de formação continuada, é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Para o alcance desses objetivos, as ações do Pacto compreendem um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas, disponibilizados pelo Ministério da Educação, que contribuem para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada dos professores alfabetizadores. Naturalmente, cada Estado vivencia o PNAIC com características próprias. Essa mesa tem como objetivo apresentar e discutir a Formação do PNAIC em diferentes estados do NE.
O PNAIC EM PERNAMBUCO: IMPACTOS NAS PRÁTICAS DOCENTES NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Ester Calland de Sousa Rosa (CEEL-UFPE)
A formação continuada de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é orientada por alguns princípios, dentre eles, o da articulação entre teoria e prática docente. Em Pernambuco, a equipe de coordenação do PNAIC realizou, no período de 2015 a 2017, uma pesquisa envolvendo 16 turmas de 1º ao 3º ano e multisseriadas, de quatro municípios pernambucanos e que gerou dados que abordam três campos temáticos, a saber: a formação continuada, estratégias e aprendizagens no fazer docente; a prática docente e formas de organização cotidiana; os recursos didáticos e o fazer docente. Nesta apresentação discutiremos algumas das reflexões e conclusões advindas desse estudo, que apontam para avanços e desafios para a formação continuada no campo da alfabetização.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: O PNAIC EM CURSO NO RN – ENTRE AVANÇOS E RECUOS.
Denise Maria de Carvalho Lopes –UFRN
O desafio em que consiste, historicamente, em nosso país, a alfabetização de crianças na escola pública tem, reconhecidamente, múltiplos condicionantes e demanda, para seu enfrentamento, entre outras ações governamentais, políticas de formação permanente dos profissionais responsáveis e de melhoria de condições de trabalho. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, programa posto em funcionamento pelo MEC em parceria com universidades públicas e com alcance em todos os municípios do país, envolveu, em seus anos iniciais – 2013 a 2015 – um conjunto de ações, dentre as quais a formação continuada – presencial – de professores alfabetizadores. No estado do RN, mesmo em meio a limites impostos pelas condições locais, as ações de formação promoveram significativos avanços em diversos aspectos de práticas escolares de alfabetização e em resultados de aprendizagem de crianças, ainda que não visíveis nos índices oficiais. Mas, em meio aos avanços, recuos. Nos dois últimos anos, em consequência das profundas modificações no contexto social e político brasileiro, a continuidade das ações tem sido comprometida e sua finalização é prevista para maio do corrente ano (2018). Em que avançamos e quais os recuos que se apontam?
O PNAIC NA PARAÍBA: OS RELATOS E SUAS POSSÍVEIS LEITURAS DA FORMAÇÃO CONTINUADA
Evangelina Maria Brito de Faria (NEALIM-UFPB)
Desde 2014, a UFPB é responsável pela Formação Continuada do PNAIC para professores do ciclo de alfabetização no estado da Paraíba. Na equipe de Formação da UFPB, estão integrados 32 profissionais da UFPB, UFCG, UEPB e de redes municipal e/ou estadual, que já são engajados na discussão de uma prática de ensino de Língua Portuguesa e de Matemática, o que possibilita uma oportunidade única de reflexão conjunta sobre a formação de professores de nosso estado. A produção de relatos por parte dos formadores locais e por professores alfabetizadores constitui parte da estrutura da formação para acompanharmos a implementação do processo nos diferentes municípios. Através dos relatos, podemos vislumbrar as expectativas dos participantes, transformações efetivadas e lacunas existentes no processo de formação. Nesta apresentação, apontaremos evidências positivas encontradas e discutiremos impasses que permeiam a efetivação concreta da formação continuada do PNAIC.