Horários: Os minicursos serão de 6 horas, 3 horas em cada dia.

31/05/2018 - MANHÃ - 09:00 às 12:00

01/06/2018 - TARDE  -  16:00 às 19:00

 

Ministrantes:

Maíra Cordeiro dos Santos (http://lattes.cnpq.br/1077832655133494)

Renata de Lourdes Costa de Menezes (http://lattes.cnpq.br/6039629335894777)

Público-alvo: discentes que manifestem interesse e/ou dificuldade no processo de elaboração do gênero “relatório” e docentes que se comprometem com as práticas de letramento acadêmico.

II – Objetivo:

O relatório é um gênero de texto usualmente requisitado nas atividades didáticas da academia. Assim sendo, diante da pouca habilidade, referida pelos alunos, na escrita do gênero (PEREIRA, 2016) e da escassez de investigações científicas sobre o tema (FAIRCHILD, 2010; SILVA, 2012), esse estudo, enquanto desdobramento das ações do grupo “Ateliê de Textos Acadêmicos” (ATA/CÁTEDRA UNESCO/PROLING/UFPB), objetiva caracterizar o “relatório acadêmico” em diferentes campos do conhecimento como forma de democratizar ou desprivatizar as competências de escrita no contexto universitário.

III – Conteúdo:

  • Definição e estrutura esquemática e funcionalidade do gênero “relatório”;
  • Especificidades do contexto de produção;
  • Reflexão sobre a importância da operacionalização das orientações formais sobre o gênero;
  • Multimodalidade no gênero “relatório”;
  • O “relatório” como espaço de reflexão e desenvolvimento.

IV – Metodologia:

O conteúdo será desenvolvido por meio de apresentação oral, apoiando-se em material multimídia. Durante as discussões, os participantes serão motivados a fazer intervenções e interagir para tirar dúvidas, complementar informações e/ou trocar experiências.

Compartilhe!

Organização

Apoio Acadêmico

Parceiro

Patrocínio