Minicurso: O relatório acadêmico nos diferentes campos do saber: desvelando a escrita, encaminhando a didatização
Horários: Os minicursos serão de 6 horas, 3 horas em cada dia.
31/05/2018 - MANHÃ - 09:00 às 12:00
01/06/2018 - TARDE - 16:00 às 19:00
Ministrantes:
Maíra Cordeiro dos Santos (http://lattes.cnpq.br/1077832655133494)
Renata de Lourdes Costa de Menezes (http://lattes.cnpq.br/6039629335894777)
Público-alvo: discentes que manifestem interesse e/ou dificuldade no processo de elaboração do gênero “relatório” e docentes que se comprometem com as práticas de letramento acadêmico.
II – Objetivo:
O relatório é um gênero de texto usualmente requisitado nas atividades didáticas da academia. Assim sendo, diante da pouca habilidade, referida pelos alunos, na escrita do gênero (PEREIRA, 2016) e da escassez de investigações científicas sobre o tema (FAIRCHILD, 2010; SILVA, 2012), esse estudo, enquanto desdobramento das ações do grupo “Ateliê de Textos Acadêmicos” (ATA/CÁTEDRA UNESCO/PROLING/UFPB), objetiva caracterizar o “relatório acadêmico” em diferentes campos do conhecimento como forma de democratizar ou desprivatizar as competências de escrita no contexto universitário.
III – Conteúdo:
- Definição e estrutura esquemática e funcionalidade do gênero “relatório”;
- Especificidades do contexto de produção;
- Reflexão sobre a importância da operacionalização das orientações formais sobre o gênero;
- Multimodalidade no gênero “relatório”;
- O “relatório” como espaço de reflexão e desenvolvimento.
IV – Metodologia:
O conteúdo será desenvolvido por meio de apresentação oral, apoiando-se em material multimídia. Durante as discussões, os participantes serão motivados a fazer intervenções e interagir para tirar dúvidas, complementar informações e/ou trocar experiências.