Tutores
Breve apresentação dos Tutores.
- Aline Pires Vieira de Vasconcelos: doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, concluído em Abril de 2007. Mestrado em Master of Science in Computer Science pela Vrije Universiteit Brussel, concluído em Setembro de 1999. Professora na área de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense) Campus Campos Centro, nos cursos de graduação e de Pós-Graduação, sendo atualmente professora Titular e membro do corpo docente do SAEG (Mestrado em Sistemas Aplicados à Engenharia e Gestão). Diretora de Gestão Acadêmica do IF Fluminense Campus Campos Centro. Atua como colaboradora do grupo de pesquisa em Reutilização de software da COPPE Sistemas. Participou recentemente do projeto de Qualidade de Software no contexto da Renapi (Rede de Pesquisa e Inovação em Tecnologias Digitais) da SETEC - MEC. Certificada como Coach Ontológica pela NewField Network em janeiro de 2015. Áreas de interesse: modelagem de negócios, engenharia de requisitos, orientação a objetos, reutilização de software, engenharia de domínio, linha de produtos, qualidade de software, linha de processos de software, coach ontológico.
- Andre Fernando Uebe Mansur: é Administrador e Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). Membro dos grupos de pesquisa: Núcleo de Informática na Educação no IF Fluminense (NIE/IFF), Núcleo de Subjetivação, autoria, dialogia, aprendizagens, produção de sentido, poética digital, mediação tecnológica, interfaces digitais da UFRGS (NESTA/UFRGS), Grupo de Investigación, Ingenieria del Software y Sociedad de la Información y el Conocimiento pela Universidade Pontifícia de Salamanca em Madri (GISSIC/UPSAM), Núcleo de Estudos de Movimentos Sociais e Cultura da UFF (NUCEMS/UFF), Grupo de Pesquisa em Cognição e Linguagem da UENF (CiberRedes/UENF) . Membro do conselho editorial e revisor nas revistas científicas Vértices (IFFluminense), Perspectivas (ISECENSA), RBIE e ASME/IMECE. Atuou como Diretor de Ciência e Tecnologia pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, no município de Campos dos Goytacazes/RJ. Membro fundador da Incubadora de Empresas do Norte Fluminense (TecCampos) e do Núcleo de Inovação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense (IFFluminense). Atualmente atua como Coordenador do Departamento de Novas Metodologias e Tecnologias na Educação (COMTED) no IFFluminense. Desenvolve pesquisas na área de Redes Sociais Digitais aplicadas à Educação, Metodologias de Ensino, assim como Empreendedorismo na Educação. Criador da Rede de Saberes Coletivos (ReSa). Participante do programa de capacitação VET Teachers para o Futuro, na Finlândia, com bolsa SETEC/CNPq. Áreas de estudo em andamento: Modelos de Ensino Aprendizagem, Novas Tecnologias para Educação, Administração e Sociedade, Empreendedorismo, Software Livre na Gestão e Aprendizagem organizacional.
-
Arthur Rezende da Silva: é Diretor Geral no IFFluminense campus Santo Antônio de Pádua. É Mestre em Planejamento Regional e Gestão de Cidades pela Universidade Candido Mendes (UCAM) em Campos dos Goytacazes/RJ. Suas principais áreas de interesse são: Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica; Expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia; Desenvolvimento Local e Regional; Educação de Jovens e Adultos e a sua relação com a Educação Profissional e Tecnológica (EPT); Políticas Públicas em EPT; Noroeste Fluminense e a sua relação com a EPT; Ensino de Língua Portuguesa e EPT.
-
Camila Mendonça Romero: é Professora efetiva do IFFluminense campus Santo Antônio de Pádua. Doutora em Engenharia e Ciência dos Materiais (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/Brasil, 2015), Mestre em Engenharia de Produção (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/Brasil, 2011) e Graduada em Engenharia de Produção (Universidade Estadual do Norte Fluminense - UENF/Brasil, 2008). Atualmente concentra suas ações de pesquisa na solução de layouts industriais, ergonomia no trabalho, organização do trabalho e engenharia de métodos.
-
Emanuela Nunes Sodré: possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (2009). Psicóloga no Instituto Federal Fluminense. Pós-graduanda em Humanidades na Contemporaneidade pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Escolar.
-
Gilmara Teixeira Barcelos Peixoto: Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2004) e possui graduação em Licenciatura em Ciências - Habilitação em Matemática pela Faculdade de Filosofia de Campos (1988). Atualmente é professora titular da Licenciatura em Matemática e da pós-graduação Docência no século XXI, Coordenadora Adjunta da Diretoria de Ensino Superior das Licenciaturas do Instituto Federal Fluminense Campus Campos-Centro, pesquisadora do projeto de pesquisa "Aprendizagem com Dispositivos Móveis; (Núcleo de pesquisa Informática na Educação - NIE) e coordenadora/pesquisadora do projeto "TIC no processo de Ensino e Aprendizagem de Matemática" (Núcleo de Estudos Avançados em Educação - NESAE). Também é coordenadoras da Pós-Graduação lato sensu Docência no Século XXI. Tem experiência na área de Matemática e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Matemática, software educacional, Informática na Educação, Formação de Professor e Tecnologias de Informação e Comunicação.
-
Manoela Barros Guimarães: Mestranda em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Rio de Janeiro campus Nilópolis. Atuou como professora de Química do Ensino Básico Tecnológico no Instituto Federal Fluminense campus Macaé. Graduada do Curso de Ciências da Natureza - Licenciatura em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense). Atuou como bolsista, desde 2012, no Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes em Ciências da Natureza realizando trabalhos nas áreas pesquisa, ensino e extensão. Atuou como bolsista voluntária de Iniciação Científica do Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro. Atuou como monitora da disciplina de Físico Química do III período do Curso de Ciências da Natureza. Atuou como monitora de Astronomia no Observatório Astronômico do Instituto Federal Fluminense campus Campos-Centro. Formada no Curso Técnico em Farmácia pelo IF Fluminense campus Guarus no ano de 2012. Formada no Curso Técnico em Química pelo IF Fluminense campus Campos-Centro no ano de 2010.
-
Maria Luísa Terra Cola: possui graduação em Letras - Inglês pelo Centro Universitário Fluminense (2014). Atualmente é docente do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas. É conselheira no Conselho de Campus do IFF São João da Barra desde 2015, e conselheira no Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Fluminense desde março de 2016. Atualmente é aluna do curso de pós-graduação em Literatura Memória Cultural e Sociedade pelo Instituto Federal Fluminense.
-
Marlúcia Cereja de Alencar: é Diretora de Ensino Superior das Licenciaturas no IFFluminense campus Campos Centro. Possui Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia de Campos (1979), Mestrado em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ,1986) e Doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro ( UFRJ,2003), graduação em Direito pela Universidade Castelo Branco (2003). Professora das disciplinas pedagógicas nos Cursos de Licenciatura nas Instituições: IFFluminense campus Campos Centro, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert - ISEPAM/FAETEC, Centro Universitário Fluminense - UNIFLU/Faculdade de Filosofia de Campos. Desenvolve pesquisas na área de Formação de Professores, Metodologia de Ensino- processos de aprendizagem. Atividades acadêmicas na área de Didática.
-
Renata Lacerda Caldas Martins: Graduada em Licenciatura em Física pela Universidade de Brasília (1997), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília (2007) e Doutorado em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2011). É Professora efetiva do IFFluminense campus Campos Centro. Tem experiência na área de Física Geral, com ênfase em Ensino de Física, atuando principalmente nos seguintes temas: utilização de estratégias de ensino e avaliação da aprendizagem, aprendizagem significativa em física, interdisciplinaridade em ciências naturais, formação de professores. Atualmente coordena a área de Ciências da Natureza no Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) e o Subprojeto de Física do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), ambos no IFF. Desde 2014/2 coordena o polo 34/IFFluminense do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF) da SBF/CAPES.
-
Roberta Braga Tôrres: possui doutorado em Ciências Naturais (2014) pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro. Mestre em Pesquisa Operacional e Inteligência Computacional (2005) e Bacharel em Ciência da Computação (2002) pela Universidade Candido Mendes - Campos. Atualmente é professora efetiva da área de informática do Instituto Federal Fluminense. Já atuou como: analista de sistemas e professor auxiliar da Universidade Candido Mendes - Campos; técnico em informática na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro; professor de ensino fundamental da Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Programação, Banco de Dados, Engenharia de Software e Gestão de Projetos.
-
Rômulo dos Santos Rangel: possui graduação em LETRAS (Português/Inglês) pela Universidade Salgado de Oliveira (2010). Especialista em Coordenação Pedagógica e Planejamento (FACCREI, 2015). É professor de inglês do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense; foi professor, coordenador e gerente de operações da CULTURA INGLESA (Campos dos Goytacazes - RJ) e atualmente é Coordenador do Centro de Línguas do Instituto Federal Fluminense campus Avançado São João da Barra - RJ e Coordenador do curso de Petróleo e Gás do Instituto Federal Fluminense campus Avançado São João da Barra - RJ. É membro do Grupo de Trabalho MeTeD (Metodologias e Tecnologias para a Educação - IFFluminense campus Campos Centro). Portador do Certificate In Advanced English (University of Cambridge ESOL Examinations) e do Teaching Knowledge Test (University of Cambridge ESOL Examinations). Tem experência como ELT Teacher Trainer na Área de Letras com ênfase no ensino de Língua Inglesa através do Communicative Approach Language Teaching, Possui interesse por investigações relacionadas a métodos, abordagens e técnicas no ensino de Língua Inglesa, Informática na Educação, Linguística Aplicada ao Ensino de Idiomas, Tecnologias Digitais na Educação, Ensino-aprendizagem de línguas, Estudos de Cultura e Literatura (Inglesa, Britânica e Americana), Trabalho Docente, Currículo, Aprendizagem e Práticas Pedagógicas.
-
Valéria de Souza Marcelino Terra: é Coordenadora de Metodologias de Ensino do Centro de Referência em Tecnologia Informação e Comunicação na Educação vinculado a Reitoria do IFFluminense, e professora do curso técnico em química e da licenciatura em Ciências da Natureza do IFFluminense campus Campos Centro. Doutora em Ensino de Ciências, realizado no Programa de pós Graduação em Ciências Naturais na UENF. Desenvolve pesquisa sobre a prática profissional de futuros professores de química/ciências, investigando diferentes metodologias e abordagens que possam ser utilizadas no ensino de química/ciências.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.