Evento On-Line Gravado
Nos dias 20, 21, 22 e 23 de Setembro de 2021, aconteceu a segunda edição do maior evento aeromédico da América Latina. O 2º Congresso Aeromédico Brasileiro (CONAER) aconteceu no formato on-line.
O CONAER é destinado a todas as pessoas com interesse no serviço aeromédico e entusiastas. As palestras, estandes virtuais e as apresentações dos trabalhos científicos foram transmitidos através da plataforma Doity Play e foram gravadas. Assim, os inscritos poderão assistir todo o conteúdo do evento.
Certificado
Cada participante credenciado receberá um certificado com carga horária de 25 horas-aula, emitido pelo 2º CONAER, em parceria acadêmica com a Faculdade CENSUPEG.
Orientações Importantes
1. O conteúdo do evento ficará disponível por 10 dias, a contar da confirmação da inscrição.
2. O 2º CONAER tem formato virtual e foi realizado através do Doity Play. O inscrito receberá o seu link de transmissão no e-mail cadastrado e poderá assitir ao evento gravado.
3. Todo o conteúdo do 2º CONAER gravado ficará disponível para os inscritos e poderão assistir as palestras e os conteúdos disponibilizados.
4. Confirmada sua inscrição você tem ciência e concorda com o Regulamento do Evento e Política de Cancelamento e Reembolso da Inscrição.
5. Os inscritos no CONAER que não puderam acompanhar o evento poderão assistir GRATUITAMENTE. SOLICITE O CUPOM pelo e-mail contato@resgateaeromedico.com.br.
Acreditamos que a produção científica e a informação de qualidade possibilitam o desenvolvimento das pessoas e das organizações.
Palestra: Ambulância Aérea da Noruega, quarenta anos no extremo norte impulsionando os limites por meio de pesquisa e desenvolvimento.
The Norwegian Air Ambulance, forty years of air ambulance in the far north pushing the limits through research and development.
Diretor Médico da Fundação Norueguesa de Ambulância Aérea e Professor da Universidade de Stavanger.
Médico-chefe da Norwegian Air Ambulance Foundation e professor de atendimento pré-hospitalar na Universidade de Stavanger, na Noruega. Anestesiologista treinado e médico intensivista com 20 anos de experiência no sistema de ambulância aérea norueguês. Doutor em gestão de risco e segurança do paciente e pesquisador ativo em segurança do paciente e atendimento crítico pré-hospitalar. Educador em programas de bacharelado e mestrado pré-hospitalar.
Coordenador do Congresso Aeromédico Brasileiro.
Piloto e instrutor de voo de helicóptero por mais de 20 anos. Especialista em gestão de times em ambientes complexos, análise e solução de problemas e gestão de conflitos. Doutor em Segurança e Ordem Pública, Graduado em Direito, pós-graduado em Direito Público e estudioso do Direito Aeronáutico, Segurança de Voo e Gestão.
É empreendedor na Evoluigi, idealizador do Congresso Aeromédico Brasileiro (CONAER), editor do site Resgate Aeromédico e Professor nos cursos de pós-graduação em Direito Aeronáutico, Segurança de Voo, Gestão em Aviação, Enfermagem e Medicina Aeroespacial.
Palestra: Protocolo do Acidente Vascular Cerebral Isquêmico e vetor aéreo - qual o impacto?
Médico, especialista em Medicina Aeroespacial. Membro da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial. Elo SIPAER com formação no Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) da Força Aérea Brasileira (FAB). Operador de Suporte Médico do Grupamento Aéreo (GRAER) da Polícia Militar da Bahia. Médico intensivista e membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB). Diretor Médico da AirMed - Serviços Médicos e Treinamentos.
Palestra: Biossegurança no transporte aeromédico.
Major Médico e Assessor de Medicina Aeroespacial da Subdiretoria de Saúde Operacional da DIRSA - Força Aérea Brasileira (FAB). Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Especialização em Medicina Aeroespacial pela Universidade da FAB, em Fisiologia de Voo e Transporte Aeromédico pela Força Aérea Chilena e Pós-Graduação em Transporte Aeromédico pela Força Aérea Canadense. Instrutor do Curso de Cuidados Críticos em Voo da FAB (CCCRIV), pelo Instituto de Medicina Aeroespacial Brigadeiro Médico Roberto Teixeira (IMAE/FAB). United Nations Buddy First Aid Master Trainer da ONU. Gestão Estratégica em transporte aeromédico de alto risco biológico na Doença do Vírus Ebola em 2015, contra-terror nos Jogos Olímpicos 2016, Operação Regresso de Wuhan/China em 2020 e Gestão Operacional Médica de Evacuações Aeromédicas do paciente crítico com COVID-19 em 2020/2021.
Palestra: ECMO no Transporte Aeromédico.
Diretor Técnico responsável pela ECMO Brasil e médico responsável pelo Serviço de Cirurgia Torácica na Santa Casa de Alfenas e Hospital Bom Pastor, em Varginha. Graduado em medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), possui especialidade em cirurgia torácica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica (SBCT) e ECMO Specialist pela ELSO - Extracorporeal Life Support Organization (Chile-2016).
Palestra: Organização da Emergência no Estado de São Paulo.
Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1991) e Doutorado em Emergências Clínicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Medicina de Emergência e Clinica Médica. Atualmente é Assistente Técnico do Gabinete do Secretário - Secretaria de Estado da Saúde e Professora Adjunto da Faculdade de Medicina do ABC.
Palestra: Operações de busca e salvamento realizadas pela Força Aérea Portuguesa
Tenente-Coronel Piloto Aviador Gonçalo Jorge Veiga Trindade ingressou na Academia da Força Aérea em 2002 no curso de Ciências Militares Aeronáuticas, especialidade Piloto Aviador, onde voou Chipmunk MK-20. Em 2006 iniciou o tirocínio de pilotagem nos Estados Unidos da América voando as aeronaves T-6 Texan II e T-38 Tallon em Columbus, Mississipi, tendo sido brevetado já em 2008.
Em abril de 2008 o Capitão Gonçalo Trindade é colocado em Beja, na Esquadra 552 "Zangões", onde frequentou o curso de Fase Avançada de Helicópteros, tendo em 2010 ficado colocado na Esquadra 552 após o fim do curso. No quarto trimestre de 2011 frequentou o Curso Básico de Comando em Sintra. Em 2013 iniciou o Curso de Instrutor da Fase Avançada em Helicópteros. Na Esquadra 552 desempenhou várias funções no solo, entre elas Chefe do Planeamento, Chefe da Instrução e Uniformização de Voo e Oficial de Operações.
A bordo da aeronave Alouette III desempenhou funções de Piloto e Piloto Instrutor e totaliza cerca de 1.800 horas de voo. Em 2017 frequentou o Curso de Promoção a Oficial Superior no Instituto Universitário Militar. Em 2018 foi nomeado como piloto responsável para a aceitação da aeronave AW119 Koala. Em julho desse ano foi nomeado o Comandante da Esquadra 552 "Zangões".
Ainda em 2018 iniciou o curso inicial de conversão para a aeronave AW119 em Filadélfia nos Estados Unidos da América. Como piloto de helicópteros conta com cerca de 2.300 horas de voo em missões operacionais e de instrução de voo. O Tenente-Coronel Gonçalo Trindade é desde o dia 6 de janeiro de 2021 o Comandante do Grupo Operacional 111.
Palestra: Tragédia e morte sob a perspectiva dos profissionais de emergência no trabalho cotidiano.
Psicóloga, pesquisadora e docente, com pós-doutorado em emergências e desastres pelo IPUSP. Doutora em perdas, morte e luto e Mestre em Bioética pela USP. Coordenadora do NIPED – Núcleo de Intervenção Psicológica em Emergências e Desastres. É membro do Laboratório de Estudos sobre a Morte LEM-IPUSP e do Centro de Pesquisas em Emergências e Desastres da USP CEPED-USP. Além disso, é sócia fundadora da Prestar Cuidados em Psicologia.
Palestra: Atendimento aeromédico ao queimado
Pós-graduado em Enfermagem nas áreas de Urgência, Emergência e UTI. Possui experiência como Socorrista em Atendimento Pré-Hospitalar (APH), Instrumentação Cirúrgica e Bombeiro Profissional Civil, tendo ainda exercido posto de Oficial Militar. Instrutor Técnico credenciado pela WaterJel Technologies, Inc no Brasil. Certificou-se Instrutor do Curso Nacional de Normatização de Atendimento ao Queimado - CNNAQ, pela Sociedade Brasileira de Queimaduras.
Mesa Redonda: Mulheres na Aviação Aeromédica.
Pós-graduada em Gestão de RH pela FAAP e possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Possui também certificações como Coach Pessoal, Profissional, de Equipes e de Action Learning, além de ser certificada em Gestão de Mudança Organizacional pelo HUCMI.
Com mais de 20 anos de carreira corporativa em RH, Bettyna atuou com Desenvolvimento Organizacional em empresas nacionais e multinacionais nos mais diversos segmentos de mercado. Essa experiência permitiu que mantivesse a mente aberta para um diagnóstico profundo e entendimento das mais diferentes necessidades dos diversos perfis de pessoas e organizações.
Desde 2016 é empreendedora na Evoluigi e tem apoiado os líderes e o RH na estruturação e condução de seus processos de gestão de pessoas e desenvolvimento organizacional.
Mesa Redonda: Mulheres na Aviação Aeromédica.
Enfermeira graduada pela Universidade Paranaense Unipar. Pós-Graduada em Urgência Emergência e Trauma pelo Centro Universitário Uningá. Pós-Graduada em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial pela Faculdade Censupeg. Atualmente é Coordenadora do Suporte Básico do SAMU 192 de Chapecó e operadora de suporte médico do Serviço de Atendimento e Resgate Aeromedico (SARA) de Chapecó, Santa Catarina.
Mesa Redonda: Mulheres na Aviação Aeromédica.
Graduada em medicina pela PUC do Paraná, com residência em Cirurgia Geral no Hospital Universitário Cajuru e Santa Casa de Misericórdia de Curitiba; e residência em Cirurgia Plástica no Hospital Universitário Cajuru. Atualmente é médica do Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) de Curitiba e médica do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas do Paraná (BPMOA).
Possui Curso de Operador de Suporte Médico (OSM) realizado pelo BPMOA. Pós-Graduada em Resgate e Transporte Aeromédico pela Faculdade Inspirar, Curitiba, PR.
Mesa Redonda: Mulheres na Aviação Aeromédica.
Capitão da Polícia Militar do Espírito Santo, com 20 anos de serviço. Graduada em Segurança Pública e em Direito. Pós-graduada em Gestão Policial Militar e Segurança Pública e em Ciências Jurídicas. Piloto Privado de Helicóptero em novembro de 2009 e Piloto Comercial de Helicóptero em 2011. É atualmente comandante de aeronave do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) da Casa Militar, atuando em missões de defesa civil, segurança pública e aeromédicas, em apoio ao SAMU 192.
Palestra: Uso de hemoderivados em operações aeromédicas na Alemanha
Médico da operadora de resgate aéreo da Alemanha, DRF Luftrettung, com formação em anestesia, cuidados intensivos e medicina de emergência pré-hospitalar. Responsável pela medicina transfusional e procedimentos operacionais padrão para todas as bases da DRF. Chefe clínico da base aeromédica em Mannheim, Alemanha. Além disso, trabalha no Departamento de Anestesia e Cuidados Críticos do Hospital da Universidade de Mannheim, com foco em medicina transfusional, tratamento de pacientes criticamente enfermos e anestesia pediátrica.
Palestra: Transporte aeromédico neonatal
Enfermeiro, especialista em Enfermagem Aeroespacial, Urgência e Emergência, professor e coordenador dos cursos de pós-graduação em saúde da Faculdade CENSUPEG e enfermeiro de voo da empresa Hércules Táxi Aéreo que realiza serviço de UTI aérea.
Palestra: Transporte Aeromédico no AVC hemorrágico e hipertensão intracraniana
Neurocirurgião no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, em Curitiba; Operador de Suporte Médico (OSM) no Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), Base Leste; Médico Intervencionista do SAMU/SIATE Curitiba e São José dos Pinhais; mestrando em Cirurgia pela Faculdade Evangélica Mackenzie (HUEM).
Palestra: Atendimento aeromédico no afogamento.
Médico do SIATE (Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência) – Curitiba. Mestre em Ensino das Ciências da Saúde (afogamento). Diretor de recomendações da SOBRASA (Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático).
Diretor médico da ABRES (Associação Brasileira de Resgate e Salvamento). Médico coordenador da Operação Verão Paraná (SIATE e SAMU). Instrutor do curso de Operador Aerotático do GOA (Grupamento de Operações Aéreas da Polícia Civil do Paraná) e Médico do Resgate Aéreo do BPMOA (Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas).
Mesa Redonda: O futuro da regulamentação do serviço aeromédico no Brasil
Graduado em Enfermagem pela Faculdades Integradas Einstein de Limeira. Pós graduado em Urgências, Emergências e Terapia Intensiva pela Universidade de Ribeirão Preto e em Gestão de Saúde Pública - UNIP. Atualmente é Ouvidor Geral do Conselho Federal de Enfermagem, Coordenador da Comissão Nacional de Urgência e Emergência e do Comitê Gestor de Crise COVID-19 do Sistema Cofen/Coren. Integra o Comitê Técnico do Serviço de Transporte Aeromédico - CT/STA - ANAC. Atuou como Assessor Técnico de Organização Panamericana da Saúde (OPS) na República Dominicana em 2017 e foi Consultor Técnico da Coordenação Geral de Emergência e Emergência (CGUE) do Ministério da Saúde de 2009 a 2014.
Mesa Redonda - Futuro da legislação do aeromédico no Brasil
Especialista em Regulação de Aviação Civil na Agência Nacional de Aviação Civil desde março de 2010 e atua como Gerente Técnico de Normas Operacionais na Superintendência de Padrões Operacionais da ANAC desde março de 2021. É graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília – UnB em 2005 e possui mestrado em Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica – ITA obtido em 2010. Trabalhou como Engenheiro de Desenvolvimento de Produto na Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer) entre ago/2007 e jan/2010, antes de seu ingresso na ANAC.
Mesa Redonda
Médica do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (GRAER). Diretora e médica de voo do Aeromédico Abaeté - Salvador/BA. Médica Offshore - SERSIM/Petrobrás. Especialista em Medicina de Tráfego pela ABRAMET/AMB. Área de Atuação em Medicina Aeroespacial pela SBMA/AMB. Pós Graduada em Medicina Aeroespacial e da Altitude pela Universidade Gama Filho (RJ). Membro da Câmara Técnica de Medicina Aeroespacial do Conselho Federal de Medicina (CFM) e de Medicina de Tráfego da ABRAMET/AMB. Membro do Comitê Técnico do Serviço de Transporte Aeromédico - CT/STA - ANAC. Coordenadora do Departamento de Medicina Aeroespacial e Transporte Aeromédico da ABRAMET/AMB. Professora de Medicina Aeroespacial e de Altitude na área de Ciências Aeronáuticas - UNIFTC Salvador/BA.
Coordenador do 1º Encontro Nacional de Operadores de Suporte Médico.
Cirurgião Torácico. Coordenador do programa ATLS - Advanced Trauma Life Support - ACS - Núcleo - Maringá. Coordenador do programa PHTLS - PreHospital Trauma Life Support- Núcleo - Maringá. Pós-graduação em Emergência Pré-Hospitalar. Coordenador Médico e intervencionista do resgate da VIAPAR - Rodovias Integradas do Paraná. Médico regulador e intervencionista do SAMU 192 Regional - Maringá. Operador de Suporte Médico (OSM) do serviço de operações aéreas da Unidade Aérea Pública - SESA/PR. Mestre em ciências da saúde - PCS - UEM. Doutorando em Promoção da Saúde - Unicesumar. Membro Adjunto do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e Sociedade Brasileira de Cirurgia Torácica. Membro da NAEMT.
1º Encontro Nacional de Operadores de Suporte Médico
Graduada em Enfermagem pela UNICESUMAR. Especialista em Fisiopatologia Humana pela Universidade Estadual de Maringá. Especialista em Enfermagem Aeroespacial e Transporte Aeromédico pela Faculdade Censupeg. Mestranda em Gestão, Tecnologia e Inovação em Urgência e Emergência pela UEM. Docente do curso de medicina da UNICESUMAR. Coordenadora de Enfermagem do SAMU Norte Novo - PR. Operadora de Suporte Médico da Unidade de Aviação Publica (UAP) da SESA/SAMU PR, Base Maringá. Instrutora dos programas PHTLS e ATCN.
1º Encontro Nacional de Operadores de Suporte Médico
Médico do Grupo de Resgate (GRAU) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Membro do Núcleo Científico da Sociedade Brasileira de Medicina Aeroespacial (SBMA). Especialista em Medicina de Emergência pela ABRAMEDE. Coordenador médico do serviço de Atendimento Pré-Hospitalar do Hospital Israelita Albert Einstein (UME – Unidade Móvel Einstein). Especialista em Segurança de Aviação pelo ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Curso Basic Aviation Medicine pelo King’s College London. Médico do 4º Esquadrão de Transporte Aéreo da Força Aérea Brasileira (FAB) de 2014 a 2018. Operador de Suporte Médico do helicóptero Águia do Comando de Aviação (CAvPM) da Polícia Militar de São Paulo.
1º Encontro Nacional de Operadores de Suporte Médico
Residência Médica em Emergências Médicas pela FAMEMA-SP/ Universidade de Grenoble (França). Especialista em Medicina do Tráfego pela ABRAMET - AMB / CFM / ABRAMET. Diretor da Comissão de APH da ABRAMET. Médico do Sistema Resgate (GRAU) da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Coordenador Médico do SAMU Regional Assis – SP. Membro da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE), membro Honorário da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (SBAIT) e Secretário Geral da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES).
Mesa Redonda - Operações aeromédicas durante a pandemia de COVID-19 – Desafios e aprendizados
Ten Cel Médico do Hospital de Força Aérea do Galeão (HFAG). Chefe da Seção Aeromédica Operacional do HFAG. Instrutor e coordenador do curso de transporte aeromedico do HFAG. Possui especialização em cirurgia cardíaca, terapia intensiva, medicina aeroespacial, medicina operacional, APH Tático (TC3). Coordenador médico de transporte aeromédico da Uniar Rio de Janeiro. Tripulante operacional, resgate em terra, mar e ar ministrado pelo Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Membro Coordenador de resposta QBRN do HFAG.
Mesa Redonda - Operações aeromédicas durante a pandemia de COVID-19 – Desafios e aprendizados
Diretor de Operações da Air Jet Táxi Aéreo. Piloto de Linha Aérea de Helicóptero (PLAH/IFR) ANAC e FAA. Instrutor de voo com mais de 11 mil horas de voo. Proficiência Linguística: ICAO NÍVEL 4. Possui experiência nos helicópteros EC155, H135, H145, Bell 407, Bell 206, AS 365 N2, AS350, AW 109, R22, R44 e Enstron 280FX.
Mesa Redonda - Operações aeromédicas durante a pandemia de COVID-19 – Desafios e aprendizados
Major do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). Graduada no Curso de Formação de Oficiais do CBMMG; em Engenharia de Produção Civil; e possui especialização em Segurança Pública. É piloto comercial de helicóptero, instrutora de voo e examinadora credenciada da ANAC. Atualmente está na Diretoria de Recursos Humanos à disposição da Secretária de Estado da Saúde.
Possui cursos de salvamento em altura; técnico de emergências médicas; gerenciamento de abrigo temporário; capacitação de gestores de defesa civil para uso do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres – S2ID; sistema de gestão de segurança operacional (SGSO); CRM - Crew e Corporate Resource Management; e comandante de operações aéreas.
Foto: Douglas Magno.
Fisioterapeuta, psicólogo e sargento enfermeiro veterano da Força Aérea Brasileira, especialista em ensino superior pela UNINTER, professor da cadeira de fisiologia aeroespacial na Faculdade CENSUPEG, na Pós Graduação em Enfermagem Aeroespacial. Professor da matéria de Aspectos Fisiológicos da Aviação no Aeroclube do Paraná, na Escola de Aviação CWB e na Escola de Aviação Drakon.