NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS AO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTISMO

ÁREAS: PSICOLOGIA, PEDAGOGIA, EDUCAÇÃO FÍSICA, FONOAUDIOLOGIA, TERAPIA OCUPACIONAL / FISIOTERAPIA, MEDICINA / ENFERMAGEM, TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, MÚSICA / ARTES.

IMPORTANTE: Todos os trabalhos submetidos devem ser voltados para tratamento e educação de pessoas com TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO. Todos os trabalhos submetidos devem obedecer às normas e ao formato sugeridos pela comissão organizadora (ver modelo do artigo). Só serão aceitos trabalhos com, no máximo, 05 (cinco) autores.

Normas para envio dos trabalhos:
Todos os artigos serão submetidos à avaliação da Comissão Julgadora, que decidirá sobre sua aceitação (para apresentação oral ou pôster) de acordo com os seguintes critérios:

1. Originalidade do trabalho e relevância do tema;
2. Qualidade da revisão de literatura;
3. Clareza, pertinência e consecução dos objetivos;
4. Consistência teórica do trabalho e contribuição;
5. Metodologia utilizada (adequação e qualidade);
6. Análise de dados e resultados: articulação teórica e metodológica da interpretação;
7. Conclusões: fundamento, coerência e alcance;
8. Qualidade da redação e organização do texto (ortografia, gramática, clareza, objetividade e
estrutura formal).

Todos os trabalhos enviados devem conter resumo e texto completo, de acordo com as seguintes especificações:

O título do trabalho deverá estar na parte superior da primeira folha em letras maiúsculas, centralizado e em negrito. Os nomes dos autores deverão estar alinhados centralizados contendo a identificação da instituição a que os membros estão vinculados e o email de cada um. O autor principal deverá ser o primeiro nome.
Em seguida, deverá constar a palavra abstract centralizada, tamanho 12, em letras maiúsculas, em negrito e itálico. O texto do abstract não deverá ultrapassar 250 palavras (mínimo de 100), com espaço simples, fonte Times New Roman, itálico, tamanho 10, sem parágrafo, margens 2,0 (superior), 3,0 (esquerda), 2,0 (direita), 3,0 (inferior). Ao final devem ser informadas três keywords, separadas por “;”. Logo abaixo deverá constar o resumo e as palavras-chave, no mesmo formato do abstract, no entanto com estilo normal do texto.

Na segunda página deverá constar o titulo do artigo, centralizado e em negrito, seguido do abstract e keywords / resumo e palavras-chave, sendo omitidos os nomes dos autores.

Na terceira folha inicia-se o texto completo, contendo no mínimo 6 e no máximo 13 laudas com espaçamento 1,5 (incluindo as referências bibliográficas e as duas páginas iniciais com identificação do artigo), em documento do Word, página A4, fonte Times New Roman, tamanho 12.

O texto completo deverá explicitar Introdução, Referencial Teórico ou Revisão Bibliográfica, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusão ou Considerações Finais e Referências. Todas as figuras, tabelas, quadros e referências bibliográficas devem estar de acordo com as regras da ABNT vigente.

Observações:
a) Serão disponibilizados apenas computador e datashow para as apresentações orais (sessões técnicas). Para os pôsters serão disponibilizados espaços para afixação dos mesmos no foyer do hotel.
b) Os artigos serão encaminhados aos avaliadores em regime de blind review (sem identificação), para isso os documentos não devem ter informações sobre os autores (verificar propriedades). A Comissão Julgadora decidirá qual o tipo de apresentação (oral ou pôster) dos artigos selecionados.

O artigo deve ser submetido com o seguinte identificador: [AREA] nome_do_artigo.doc. Exemplo:
[PEDAGOGIA] Experiências_com_uso_do_programa_TEACCH_em_uma_escola_inclusiva.doc.
Se o titulo do artigo for muito grande, aconselha-se abreviar o nome do artigo, mas é imprescindível indicar a área de submissão no titulo do artigo, entre colchetes.

O artigo deve ser enviado para o email congresso.ama.alagoas@gmail.com entre os dias 01 e 31 de julho de 2013. Os resultados das avaliações serão divulgados até 30 de agosto. A versão definitiva dos trabalhos aceitos, com as correções sugeridas pelos avaliadores, deve ser enviada até 20 de setembro de 2013. A inscrição de pelo menos um dos autores de cada artigo aceito para apresentação no congresso deverá ser efetuada até 10 de setembro de 2013.

ATENÇÃO: Prazo de submissão adiado para 11 de agosto, até 23h59.

Modalidades de apresentação de artigo científicos:

Apresentação Oral:
a. O artigo será apresentado nas sessões técnicas. O tempo para apresentação oral será de 20 minutos, sendo 15 minutos para exposição e 05 minutos para perguntas.
b. Os autores devem verificar, previamente, na programação, o local, dia e horário da sua apresentação, evitando atrasos. Na ausência de alguma apresentação, por qualquer motivo, não haverá alteração no cronograma.
c. As apresentações orais deverão ser feitas em português e elaboradas com o auxílio de aplicativos de apresentação multimídia (slides), gravadas em pendrive.
Caso haja necessidade de algum outro tipo de recurso audiovisual, o autor deverá entrar em contato com a Comissão Organizadora pelo e-mail congresso.ama.alagoas@gmail.com para verificar a possibilidade de atendimento do pleito.

Pôster:
a. O pôster deverá ter uma extensão de 120 cm (vertical) e 90 cm (horizontal), obedecer as normas científicas da ABNT e apresentar, necessariamente, a logomarca da instituição a qual pertence(m) o(s) autor(es) no canto inferior direito.
b. O pôster deverá ser afixado no local, dia e horário estabelecidos pela Comissão Organizadora, com pelo menos uma hora de antecedência. A fixação, manutenção e retirada do pôster será de inteira e exclusiva responsabilidade do(s) autor (es), que ficarão disponíveis para dúvidas e solicitações de explicações dos apreciadores dos trabalhos no espaço de tempo determinado na programação do evento.
c. Os pôsteres deverão acompanhar o seguinte roteiro: título, nome dos autores e vínculo institucional, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusão e referências bibliográficas.
d. Os autores devem utilizar o modelo do pôster que será disponibilizado pelo evento.

Os anais do congresso serão disponibilizados para download no site do evento e no site da AMA-AL, após o término do evento.

Clique no link a seguir para baixaar o modelo do Artigo do IX Congresso Brasileiro de Autismo:

https://www.dropbox.com/s/1zocrexi05g8lpv/CONGRESSO-AUTISMO_Template_Artigo.docx