O ateísmo moderno, fenômeno mais que manifesto e ditador da cultura contemporânea, ancorado no princípio moderno da imanência, que põe o homem como fim último de sua existência, é o mais terrível e ameaçador inimigo da civilização cristã, inclusive mais que seus próprios e conhecidos filhos: o iluminismo, o liberalismo e o comunismo.
O Congresso Cornélio Fabro, primeiro congresso brasileiro sobre o ateísmo, pretende demonstrar como o princípio animador dos grandes sistemas filosóficos modernos levam inevitavelmente ao ateísmo radical, sendo a causa das mais variadas ideologias que querem eliminar ideia de Deus da cultura e da religiosidade do homem contemporâneo.
QUEM FOI CORNÉLIO FABRO
Cornelio Fabro (Flumignano 1911 – Roma 1995) foi um sacerdote estigmatino italiano, grande filósofo e teólogo, glória do tomismo do século XX.
Entre outros méritos intelectuais destaca-se a originalidade na recuperação do tomismo em suas raízes e sua relação com o pensamento moderno. As direções fundamentais dos seus estudos sobre as quais permaneceu fiel ao longo de meio século foram: 1º o aprofundamento da noção metafísica de participação; 2º a determinação da essência metafísica do moderno princípio de imanência como “ateísmo radical”; e 3º, a recuperação do realismo clássico-cristão no existencialismo metafísico de Kierkegaard contra o antropologismo ateu da imanência moderna. Além disso, foi um dos primeiros estudiosos do existencialismo, introduzindo na Itália a obra de Kierkegaard, que traduziu diretamente do dinamarquês.
Foi professor ordinário de filosofia em diversas universidades italianas, fundando 1959 na Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma, o Instituto de História do Ateísmo, que foi o primeiro de seu gênero na Europa e o primeiro grito de alarme na Igreja diante da ameaça do ateísmo moderno.
Sua extensa obra compreende cerca 40 livros e 900 artigos, sua contribuição intelectual chega a quase 60 anos de intensos estudos, conferências, convenções, debates, polêmicas, na Itália, na Dinamarca, nos Estados Unidos e em várias partes do mundo, para defender o tomismo, para difundir o pensamento cristão e para refutar o imanentismo.
PERGUNTAS FREQUENTES
Vocês emitem certificado de participação online?
Sim. Os certificados podem ser enviados via e-mail caso seja solicitado no próprio evento.
Como efetuar o pagamento da minha inscrição? Posso parcelar a compra?
Todas as inscrições podem ser compradas exclusivamente pelo site da Doity por boleto bancário e cartão de crédito (em até 12x com juros).
Se precisar, posso cancelar minha inscrição?
Cancelamentos serão aceitos em até 07 dias corridos após a compra do ingresso, com as seguintes observações:
Posso transferir minha inscrição?
Não. O ingresso para o evento é nominal e intransferível.
O Instituto do Verbo Encarnado (IVE) é um Instituto clerical de vida apostólica e contemplativa.
Tire suas dúvidas pelos canais:
E-mail: eventos@verbobrasil.org
Instagram: https://www.instagram.com/congressocorneliofabro/
WhatsApp: https://api.whatsapp.com/send?phone=5533988804784
Natural da Argentina, mestre em teologia dogmática com especialização em sacramentos; formado em filosofia pelo Seminário Venerável Fulton J. Sheen House of Formation (Washington, D.C.), em teologia pelo seminário Maria Mãe do Verbo Encarnado na Argentina e licenciado pelo Centro de estudos superiores São Bruno (Itália). Atualmente exerce o cargo de professor no Seminário Maior Venerável Fulton J. Sheen House of Formation (Washington), no Seminário São José de Anchieta e no Juniorado das irmãs Servidoras do Senhor, ambos em São Paulo. Pe. Martelli é conferencista e atualmente provincial do Instituto do Verbo Encarnado no Brasil.
É natural da Argentina, atualmente é Reitor e professor do Seminário Maior São José de Anchieta em São Paulo, graduado em filosofia pelo Centro de estudos superiores São Bruno (Itália), estudioso de psicologia com foco em caracterologia e escritor do livro O conhecimento de si – os 8 temperamentos.
Sacerdote, doutor em Teologia Moral pela Universidade da Santa Cruz, em Roma. Conferencista em temas como gênero, aborto, defesa da família e educação. Atualmente é Pároco da Paróquia São Domingos, em Osasco.
Jornalista, editor, escritor, professor e estudioso da filosofia medieval, conhecido por ser um dos maiores divulgadores da escolástica no Brasil – com ênfase na obra de Tomás de Aquino.
Doutor (1997) em Filosofia pela Pontificia Università San Tommaso (Roma). Atualmente é professor titular da Universidade Católica de Petrópolis e professor adjunto da PUC-Rio. Vice-Diretor do Centro de Teologia e Humanidades da Universidade Católica de Petrópolis.
Possui Mestrado e doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo e Especialização em Teologia. Tem experiência no ensino de Filosofia e Teologia, com ênfase em História da Filosofia Medieval, Patrística, Ética, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião e Teologia Cristã Oriental. Estuda o final da Antiguidade e o Medievo, e suas relações com o pensamento contemporâneo.
Leciona na Faculdade São Bento de São Paulo, na qual é coordenador pedagógico do Curso de Filosofia e realiza, também, o Grupo de Pesquisa Fenomenologia e Cristianismo voltado ao pensamento de Karol Wojtyla. No Seminário Maria Mater Ecclesiae do Brasil em Itapecerica da Serra e no Instituto Superior de Filosofia Sede da Sabedoria na Diocese de Osasco.
Autor de livros e artigos nas áreas de Filosofia e Teologia, ministra cursos e palestras em todo o Brasil e no âmbito Internacional.
Licenciado em Filosofia (UFES 2007), Bacharel em Filosofia (UFES 2008) e Mestre em Filosofia (UFES 2010). Atual Presidente do Centro Anchieta e professor efetivo da Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo.
Licenciado em História. Professor de História, Geografia e Filosofia com passagens pela São Camilo, Colégio Anchieta e Colégio Jesus Cristo Rei. Servidor do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Palestrante, escritor e ativista pró vida.
Mestre em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), especialização em Direito Público pelo Centro Universitário do Espírito Santo, aperfeiçoamento em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes. Atualmente é professor na Universidade de Vila Velha (UVV).
Argentino, monge e sacerdote do Instituto do Verbo Encarnado, realizou sua formação filosófico-teológica no Seminário Maria Madre del Verbo Encarnado (San Rafael – Argentina), e obteve a licenciatura em Filosofia no Centro Universitário Ítalo-Brasileiro em São Paulo. Atualmente é professor de filosofia e teologia no Seminário São José de Anchieta em São Paulo, ministrando os cursos Teodiceia, Deo Uno e Espiritualidade Sacerdotal.
Graduado em Filosofia pela Faculdade Pontifícia Regina Apostolorum – APRA (Roma) e Mestre em Metafísica aristotélico-tomista pela mesma instituição. Atualmente é doutorando em Filosofia pela Universidade Federal do Paraná – UFPR.
Licenciado em Filosofia pelo Centro Universitário Salesiano (Vitória-ES, 2015), pós-graduado em Ensino Religioso pelo Centro Universitário Claretiano (Vitória-ES, 2016), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES, Vitória-ES, 2020) e professor efetivo de Filosofia e Ensino Religioso da rede estadual de educação do ES (2016).
Licenciado em filosofia, foi mestre de noviços (2009-2014) e pároco (2014-2019), e atualmente é gestor editorial da EDIVE (Editora Verbo Encarnado).