O CONGRESSO de CRIMINOLOGIA E PSICOLOGIA FORENSE DO IUEJ
APRESENTAÇÃO
O Congresso busca promover discussões envolvendo a Criminologia , Psicologia Investigativa e Pericia Criminal. Trata-se de viabilizar um espaço de debate e divulgação técnico- científica junto à comunidade acadêmica, estudantes, discentes, profissionais e áreas afins, fomentando uma reflexão sobre os temas de cada um dentro da temática do Congresso. Nesta edição, pretende-se ampliar ainda mais os diálogos com outras várias áreas do conhecimento em relação ao tema do Congresso com suas características respeitando suas correlações históricas, socioeconômicas, culturais e políticas. Tem por objetivo desenvolver ainda mais a ênfase no olhar interdisciplinar sobre a Criminologia nos dias atuais. Para tanto, contaremos com conferencistas nacionais que se destacam pelo compromisso com o debate plural sobre a temática do congresso. Para ter acesso a programação e realizar sua inscrição acesse o site: www.iuej.com.br.
APRESENTA A SEGUINTE TEMÁTICA:
CRIME, MÍDIA, TECNOLOGIA E REALIDADE, apresenta-se ao público acadêmico e profissional sendo um grande evento que está consolidado como referência nacional no estudo de excelência na temática, notadamente pela sua proposta de examinar o complexo diálogo entre as áreas citadas e os grandes desafios da democracia no tempo em que vivemos.
O evento contará com a participação de 5 palestrantes de renome nacional que vão discutir sobre o assunto. O Congresso busca promover discussões envolvendo a Psicologia Forense e a Criminologia.
Trata-se de viabilizar um espaço de debate e divulgação técnico- científica junto à comunidade acadêmica, estudantes, discentes, profissionais e áreas afins, fomentando uma reflexão sobre os temas de cada um dentro da temática do Congresso. Nesta edição, pretende-se ampliar ainda mais os diálogos com outras várias áreas do conhecimento em relação ao tema do Congresso com suas características respeitando suas correlações históricas, socioeconômicas, culturais e políticas.
O congresso tem por objetivo desenvolver ainda mais a ênfase no olhar interdisciplinar sobre a Criminologia, tecnologia e os desafios para a continuidade e afirmação de um direito penal democrático.
Pesquisadores(as), professores(as) e estudantes dos mais variados Programas de Graduação e Pós-Graduação em Direito, Psicologia e áreas afins de diferentes Universidades, especialmente, aqueles(as) vinculados a grupos de pesquisa, estudos ou linhas de pesquisa que possuam estreita relação com as temáticas de Ciências Criminais, tecnologia, comunicação, mídia e sociedade.
HORÁRIO
De 19h ás 21h30
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
IUEJ- INSTITUTO UNIFICADO DE ENSINO JURÍDICO
Advogado, palestrante e criminólogo, mestre em Ciências pela USP.
Professor de pós-graduação em criminologia, direito penal, criminal profiling, ciências forenses e psicologia jurídica no IPEBJ/SP, UNIT/SE, ESP/MA, PUC/MG, UNIUBE/MG, FACTHUS/ MG dentre outras.
Professor de graduação no curso de Direito FACTHUS/MG.
Escritor de livros na área de comportamento violento (Editora Tirant le Blanch).
Tradutor de livros na área de psicanálise (Editora Atheneu).
Coordenador de curso de Direito FACTHUS/MG.
PERITO RICARDO SALADA
CONTRA A PESSOA
Tamy Picolo
(CRP nº 06/158433)
Psicóloga clínica Junguiana formada pela Universidade do Sagrado Coração – Bauru, SP. Pós-graduação em Psicologia Investigativa e Criminal Profiling pela Faculdade Volpe Miele. Sócia e docente dos cursos do TD Profiling. Professora de Psicologia Jurídica, Criminal e Investigativa. Pesquisadora de campo na pesquisa internacional intitulada ‘O crime na América Latina (CRIMLA): o papel da família, do emprego, da cultura e do Estado’, conduzida pela Universidade de Oslo, Noruega. Recebeu menção honrosa pelo trabalho publicado ‘Assassinos em série brasileiros: análise de variáveis para elaboração de perfil criminal nacional’, em coautoria com Eduarda Szpilman.
Eduarda Szpilman
(OAB/RJ 221.641)
Advogada formada pela PUC-RIO. Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário IBMR. Pós-graduação em Psicologia Investigativa e Criminal Profiling pela Faculdade Volpe Miele. Pós-graduação em Ministério Público e Direito Contemporâneo pela Escola de Direito da Associação do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. Residência Jurídica na Procuradoria Geral do Município do Rio de Janeiro. Sócia e docente dos cursos do TD Profiling. Professora de Direito Penal, Psicologia Criminal e Investigativa. Pesquisadora de campo na pesquisa internacional ‘O crime na América Latina (CRIMLA): o papel da família, do emprego, da cultura e do Estado’, conduzida pela Universidade de Oslo, Noruega. Recebeu menção honrosa pelo trabalho publicado ‘Assassinos em série brasileiros: análise de variáveis para elaboração de perfil criminal nacional’, em coautoria com Tamy Picolo.